Para quem está pensando no que fazer depois da escola, como você, se perguntar o que é Ensino Médio Profissionalizante é algo muito comum. Afinal, muitos estudantes procuram por uma forma de concluir o Ensino Médio e já ter portas abertas para o mercado de trabalho, mas não sabem muito bem por onde começar a pesquisar.

Por isso, acompanhe a gente aqui, que vamos te mostrar por que esse é um dos melhores caminhos para atender essa demanda profissional de grande parte da população jovem do país.

Antes de qualquer coisa, vamos a algumas diferenças de nomenclaturas: o Ensino Médio nada mais é do que o ensino instituído em uma escola contínua, enquanto o Ensino Técnico oferece um diploma via MEC e possui cargas horárias específicas, com aulas práticas e simulações dos acontecimentos cotidianos profissionais. Ele é uma formação feita juntamente com o Ensino Médio, extremamente focada no aprendizado de uma profissão para que o você saia da escola já preparado para o mercado.

O Ensino Médio Profissionalizante mescla disciplinas da base do Ensino Médio e componentes do ensino profissionalizante. Ou seja, após as três séries, o estudante conclui o Ensino Médio e obtém uma qualificação profissional, podendo continuar os estudos no nível da Educação Superior.

A diferença é que os cursos técnicos exigem escolaridade mínima (o Ensino Médio, no caso), o que significa que ele pode ser integrado ao Ensino Médio regular ou ser feito após a sua conclusão.

Agora, vamos nos aprofundar mais nos conceitos que definem o que é Ensino Médio Profissionalizante e outras variações, para você ficar por dentro de tudo:


O ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE

Como dissemos, essa pode ser uma ótima opção para quem está estudando poder ingressar no mercado de trabalho muito mais rápido, sem necessariamente precisar partir para uma universidade. Isso porque, neste modelo aqui, você pode cursar o ensino regular normalmente, como em qualquer instituição, mas juntamente cursando disciplinas técnicas para a sua formação na área que quiser.

Normalmente, os cursos profissionalizantes duram pouco tempo, mais especificamente entre seis meses a dois anos, porque são bastante direcionados para os conhecimentos teóricos e práticos de uma determinada profissão. E, ainda assim, sua carga de conteúdos teóricos é muito menor que a do ensino regular.

Também é comum que os ensinos profissionalizantes no Brasil integrem a tecnologia às suas metodologias, o que dá mais possibilidades ao aluno na hora de simular situações reais do dia a dia no trabalho. É dessa forma que, quando pensamos no que é ensino técnico profissionalizante, pensamos em conteúdos complexos entregues de forma simplificada para você concluir as aulas suficientemente capacitado, com ambos os diplomas em mãos, pronto para começar a exercer.

Ah, e os cursos estão voltados para inúmeros segmentos, principalmente os de saúde, informática, administração, agricultura, comércio, educação, meio ambiente e turismo. Pode escolher. 😉

 

CURSO PROFISSIONALIZANTE BÁSICO

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) diz que os cursos profissionalizantes se dividem em três níveis diferentes: básico, técnico e tecnológico.

No nível básico, eles podem ser ofertados por qualquer unidade escolar, uma vez que são articulados para atender pessoas com nível de instrução mais baixo. Voltados para assuntos muito específicos, esses cursos são recomendados para quem deseja começar a trabalhar imediatamente – ou para quem já trabalhar e quer se atualizar na área.

Aqui, os conteúdos são completamente direcionados para a prática profissional (o que faz todo o sentido usar a tecnologia para otimizar o aprendizado). No nível básico, os estudantes aprendem uma determinada profissão ou a manusear alguma ferramenta específica, por exemplo.

CURSO PROFISSIONALIZANTE TÉCNICO

Já o nível técnico exige autorização das secretarias estaduais de educação, e atendem estudantes do nível médio, ou seja, é exatamente o que estávamos falando: o aluno que cursa o Ensino Médio sai da escola qualificado profissionalmente.

Um curso profissionalizante técnico tem uma média de duração de dois anos, durante os quais mantém foco na prática profissional com conteúdos teóricos levemente aprofundados. Assim como a autorização das secretarias, para funcionar, precisa do aval do MEC (tanto é que os seus certificados de conclusão possuem selo do Ministério).

E, como o próprio nome diz, a formação é técnica (como os casos de técnico em enfermagem, técnico em informática, técnico em logística e por aí vai).


CURSO PROFISSIONALIZANTE TECNÓLOGO

Essa modalidade de curso profissionalizante é realizada por faculdades e instituições ligadas ao ensino superior; por isso, é considerado como nível de graduação ou especialização.

Apesar de os cursos tecnólogos darem ao aluno uma certificação de ensino superior, sua metodologia também foi desenvolvida com o objetivo de proporcionar a inserção imediata do estudante ao mercado de trabalho, como os outros cursos.

E, mesmo que o foco seja nessa profissionalização, a formulação do curso tecnólogo é mista, abrangendo disciplinas teóricas e práticas bem mescladas, mas com menor atenção ao lado científico. Nesse caso, a duração do curso é mais longa, podendo passar dos dois anos, e ele também é regulamentado pelo MEC.

 

ONDE FAZER ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE

Uma boa notícia é que, graças a um lançamento do governo federal de 2010, classificado como subprojeto do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia vêm se ampliando consideravelmente. Para se ter uma ideia, só na época, 140 unidades saltaram para 354.

O MEC, apesar de ser o órgão máximo da educação e principal fiscalizador desses cursos, não recomenda escolas específicas que os oferecem. Porém, existe, sim, um sistema de consulta pública das escolas e cursos regulares nos sistemas de ensino cadastrados no MEC, que você pode acessar por este link.

Além disso, também há escolas mais conhecidas e também muito reconhecidas pela qualidade de seus cursos. Abaixo você conhece algumas que merecem destaque:

  • Senac – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial
  • Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
  • Rede Federal – Rede de escolas do Instituto Federal de Educação Profissional e Tecnológica
  • Colégios Cotil e Cotuca da Unicamp no interior de São Paulo
  • Escola Técnica de Formação Gerencial em MG – Sebrae
  • ETEC – SP. Rede de escolas do Centro Paula Souza do Estado de São Paulo

Especificamente sobre a ETEC, ou Escola Técnica Estadual, já falamos algumas vezes em outros artigos do blog. Ela é um programa do governo que visa à formação de profissões de nível técnico. Atualmente, há centenas de ETECs espalhadas pelas cidades do estado de São Paulo, consideradas também excelentes opções para um Ensino Médio de qualidade.

A prova de seleção das ETECs se chama Vestibulinho, que oferece mais de 85 mil vagas para os Ensinos Técnico, Médio Integrado ao Técnico, Médio com ênfase e Especialização Técnica. Para o Ensino Médio Integrado ao Técnico, na edição de 2021 foram mais de 35 mil vagas disponibilizadas, distribuídas entre os programas Novotec Integrado e Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS).

Já o programa Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS) permite a conclusão dos Ensinos Médio, Técnico e Superior Tecnológico em cinco anos – um ano a menos que o período previsto para cursar as três modalidades.

 

VENHA PARA O PROJETO GAUSS, QUE NÓS VAMOS TE PREPARAR PARA ENTRAR NOS MELHORES CURSOS!

Prazer! Somos o Projeto GAUSS, uma ONG que investe em vidas e acredita em pessoas. Oferecemos bolsas de estudo, mentoria e apoio multidisciplinar para alunos que também acreditam na educação como ferramenta de transformação e que, por razões diversas, não tiveram as mesmas oportunidades de acesso a um ensino formal de qualidade.

Estamos no caminho certo para sermos reconhecidos como a alavanca mais eficiente de acesso ao ensino superior de qualidade no Brasil! Isso porque, desde 2015, 85% dos nossos alunos são aprovados nas melhores instituições brasileiras graças aos vários benefícios que você também pode aproveitar:

  • Bolsa de estudos nos cursos de português e matemática do Curso Kumon (no 8º ano do Ensino Fundamental)
  • Mentoria com pelo menos dois voluntários experientes
  • Auxílio financeiro
  • Apoios pedagógico e psicológico profissional
  • Aulas de reforço escolar

No segundo ano de apoio, quando você estiver no 9° ano do EF, receberá:

  • Bolsa de estudos em cursinho preparatório para o Vestibulinho
  • Mentoria com pelo menos dois voluntários experientes
  • Auxílio financeiro
  • Apoio psicológico profissional
  • Aulas de reforço escolar
  • Pagamento da taxa de inscrição em provas de Vestibulinho

Dessa forma, você pode se dedicar totalmente aos estudos, sem se preocupar com qualquer contrapartida para o GAUSS, só mesmo muito comprometimento com os estudos e total transparência conosco:

  • Informar notas da escola e Kumon para os mentores em até três dias úteis após a divulgação oficial
  • Para alunos do cursinho no 9° ano: frequência mínima 80% nas aulas e 100% nos simulados, salvo justificativa prévia, claro, pois também sabemos que imprevistos acontecem 🙂
  • Comparecer às mentorias (virtuais ou presenciais)

 

Aproveite para participar da próxima turma do perfil 1 do projeto GAUSS. O processo seletivo  começa em dezembro de 2022. Fique de olho no nosso site oficial e acompanhe nossas redes sociais: estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube e no WhatsApp, para dúvidas.