ENTENDA COMO FUNCIONAM AS BOLSAS DE ESTUDOS

Ter um diploma de graduação é, muitas vezes, o primeiro passo para a sua carreira de sucesso. Mas, antes dela, é preciso cursar alguma universidade – o que pode acarretar um alto valor total das mensalidades. A boa notícia é que é plenamente possível investir no seu curso superior gastando bem pouco ou até nada graças a bolsas de estudo.

As bolsas de estudo são, sem dúvidas, uma grande porta de entrada para o seu futuro. Resumidamente, elas são uma contribuição econômica que uma empresa, governo, entidade social (como a nossa, o GAUSS) ou instituição de ensino oferece ao aluno a fim de que ele pague suas despesas, além das mensalidades do curso (seja de graduação ou pós-graduação e de cursinhos pré-vestibular). Assim, a pessoa consegue prosseguir com seus estudos com mais tranquilidade.

Se é isso que você quer, iniciar e concluir seus estudos sem se preocupar com o orçamento, continue lendo o nosso artigo e saiba como conseguir uma bolsa com  GAUSS!

 

BOLSAS DE ESTUDO x FINANCIAMENTO UNIVERSITÁRIO

Muita gente confunde as duas coisas.

Enquanto as bolsas de estudo são valores deduzidos de forma permanente da mensalidade (ou seja, o aluno não precisará devolver NADA à instituição), os financiamentos são uma espécie de empréstimo que você pega com o governo ou instituição financeira. Isso significa que você deverá devolver o valor futuramente; com sorte, sem taxas de juros e com um prazo interessante.

 

BOLSAS DE ESTUDO PARCIAIS x INTEGRAIS

Para bolsas destinadas à faculdade, é bem comum que o aluno receba o benefício por meio do abatimento parcial das mensalidades ou que paga 100% dos encargos educacionais, o que abrange o curso escolhido inteiro ou períodos específicos.

E tem mais: alguns programas ainda pagam um valor extra para o estudante, com a intenção de que ele possa se manter enquanto estuda. Essa ajuda de custo pode cobrir despesas como moradia, transporte, alimentação, materiais e livros usados no curso pretendido.

BOLSAS INSTITUCIONAIS x BOLSAS DO GOVERNO

Primeiro, tenhamos em mente que o investimento no aluno por meio da bolsa objetiva a ampliação do acesso ao ensino superior para, sobretudo, pessoas com renda limitada ou vulneráveis socioeconomicamente.

Grande parte das bolsas atualmente vem de recursos públicos, como:

. PROUNI – Programa Universidade Para Todos: se você não viveu em uma caverna na última década, com certeza pelo menos já ouviu falar na PROUNI. Ele disponibiliza tanto bolsas integrais quanto de 50% para alunos de baixa renda que estudam em instituições privadas;

. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES): aqui, as bolsas são destinadas para, entre várias coisas, intercâmbios e programas de mestrado e doutorado;

. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico: bolsas com auxílio para pesquisa científica, em especial.

E, quando falamos em programas de bolsas de estudos do governo federal, saiba que os critérios são super bem elaborados a fim de que haja uma distribuição o mais justa possível da verba destinada.

No caso do PROUNI, os critérios são estes aqui:

. Renda familiar por pessoa de 1,5 salário mínimo (para bolsas integrais) a 3 (para parciais);

. O aluno pode ter estudado em escola pública ou particular, desde que como bolsista integral;

. Precisa ter atingido 450 pontos na última edição ENEM, sem zerar a redação;

. Tem que ser a primeira graduação.

E as bolsas de iniciação científica, você conhece?

Esses tipos de bolsas de estudo são especificamente para alunos de faculdades e universidades que desejam entrar no campo da pesquisa científica dentro da instituição de ensino. E, para conseguir a sua, é necessário passar por um processo seletivo, em que você deverá apresentar um projeto sob orientação de um professor e ter bom desempenho nas disciplinas.

A bolsa de iniciação científica é oferecida por entidades vinculadas ao governo, como a Fundação CAPES e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Porém, instituições privadas também oferecem esses programas de bolsa de pesquisa. Como exemplos, podemos citar o Santander, que possui bolsas em vários locais do mundo, a Fullbright (nos EUA) e a Fundação Carolina (na Espanha).

Já as bolsas institucionais são criadas pelas próprias faculdades e cursinhos pré-vesibular a fim de atingirem um número muito maior de perfis de estudantes. Porém, ainda que mais abrangentes, os programas de bolsas de estudo dessa categoria têm critérios claros para participação, que podem ser de natureza econômica (levando em consideração a renda do estudante e da sua família), desempenho (histórico escolar e nota do Enem, por exemplo), parentesco (bolsas destinadas a familiares de alunos e funcionários da faculdade) e até potencial de desenvolvimento (sabe empresas que pagam a faculdade de seus funcionários? Pois é!).

Também existem bolsas para o primeiro semestre, para servidores públicos e militares, bolsa transferência, convênios e, como citamos, bolsas de instituições do 3º setor, como o Instituto Semear, que oferece apoio financeiro para jovens universitários de baixa renda.

De toda forma, deu para perceber que os critérios de seleção aqui são bem menos rígidos e bastante diversificados, né? Isso também abrange a possibilidade de bolsas com percentuais variados também, passeando entre 20%, 30% e até 50%.

O legal é que, além dos valores atrativos das mensalidades, essas ofertas de bolsa dão um gás e tanto para o aluno fazer o curso dos sonhos, sem se preocupar com burocracias demais no processo.

Agora, a gente explica um pouco melhor como funcionam esses critérios que citamos acima.

 

CRITÉRIO ACADÊMICO

Quem tira as notas mais altas da turma podem garantir que suas mensalidades ganhem um abatimento considerável no valor. O porém é que esse tipo de bolsa geralmente vale para um ano ou mesmo um único semestre.

CRITÉRIO ESPORTIVO

Instituições de ensino patrocinarem atletas é algo bastante comum no mundo acadêmico. Nesse caso, não importa quais notas você alcança: o desconto na mensalidade vem em troca do aluno levar o nome da faculdade nas competições esportivas.

CRITÉRIO CULTURAL

É a mesma lógica do patrocínio de atletas, com a diferença que os alunos beneficiados pelo desconto são artistas, como músicos, atores ou dançarinos, e participam dos programas culturais da faculdade/universidade.

CRITÉRIO FAMILIAR

Aqui, ganha-se a bolsa de estudos quando mais de um membro da família estuda na mesma faculdade; no caso, cada um dos familiares recebe um desconto na mensalidade do curso.

CRITÉRIO EMPRESARIAL

Como sugerimos, há empresas que fazem convênios com faculdades e, assim, seus colaboradores podem ganhar descontos. Outras, inclusive, bancam os estudos de graduação e/ou pós-graduação deles.

LEGAL! E POR QUE, ALIÁS, BOLSAS DE ESTUDOS SÃO TÃO IMPORTANTES?

Porque elas contribuem para o desenvolvimento da sociedade, justamente por serem uma ferramenta de ajuda para os alunos se qualificarem! Principalmente quando consideramos que muitos deles não conseguem custear seus estudos ou despesas associadas a eles devido à situação socioeconômica.

Quando pensamos em faculdades particulares e em cursos de pós-graduação, muitas pessoas não conseguiriam estudar se não fossem pelas bolsas, sejam integrais ou parciais. E estudantes de faculdades ou universidades públicas podem até não pagar mensalidades, mas muitos possuem gastos com alojamento, alimentação, transporte e outros materiais. Por isso, para não largarem os estudos, precisam de um financiamento desses custos, e a bolsa é que mantém esse sonho adiante. <3

 

E COMO É A BOLSA DE ESTUDOS DO GAUSS?

Primeiramente, vamos nos apresentar: nós, do projeto GAUSS, apoiamos o desenvolvimento integral de jovens com poucas oportunidades e grande potencial, com o objetivo de projetá-los a universidades de excelência. E é aí que entram não só as bolsas de estudos que oferecemos em cursos preparatórios, como também a mentoria e o apoio multidisciplinar.

Em um país em que a alta concentração de renda e os desafios do ensino público são barreiras ao desenvolvimento, o Gauss acredita que investir em pessoas por meio da educação é a principal ferramenta de transformação social.

Reconhecendo que o contexto socioeconômico em que uma pessoa nasce, cresce e se desenvolve é determinante para o seu futuro, e que oportunidades são acompanhadas de responsabilidades, o Gauss une e mobiliza pessoas que desejam transformar vidas e, com isso, causar um impacto positivo na sociedade e país em que vivemos.

E é isso: investimos em vidas porque acreditamos em pessoas!

Nosso trabalho começou lá em 2014 e, desde 2015, incríveis 85% dos nossos alunos – também conhecidos como gaussianos – são aprovados nas melhores instituições do Brasil.

Queremos ser a referência, tanto para jovens em situação de vulnerabilidade social quanto para colaboradores (doadores e voluntários), como a alavanca mais eficiente no acesso ao ensino superior de qualidade no Brasil.

E você pode fazer parte da nossa turma no ano letivo de 2022, aproveitando nossos vários benefícios:

  • Bolsa de estudos integral em uma das instituições parceiras e de qualidade do GAUSS (seja presencial ou EAD);
  • Acompanhamento escolar e pessoal por meio de mentoria de dois supermentores;
  • Acompanhamento psicológico e pedagógico, dentro do nosso programa de suporte multidisciplinar;
  • Bolsa auxílio presencial para custeio das suas despesas com transporte e/ou alimentação e, na modalidade EAD, para custeio das suas despesas com internet;
  • Aulas de reforço em Redação, Matemática, Física e outras disciplinas que o candidato tenha mais dificuldade.

 

Ou seja, você pode ficar tranquilo para se dedicar 100% aos estudos, porque o GAUSS não exige nenhuma contrapartida, apenas a sua total transparência com a gente e comprometimento. O seu sonho é o nosso: queremos que você utilize todos os recursos disponíveis para ingressar na faculdade e se formar naquilo que sempre quis!

 

Se quiser saber todos os detalhes sobre o Projeto GAUSS, clique aqui.

 

 

GARANTA A SUA VAGA: PARTICIPE DO PROCESSO SELETIVO GAUSS E GANHE UMA BOLSA DE ESTUDOS!

Para se juntar aos nossos gaussianos, é só preencher o pré-cadastro e a ficha de inscrição até 10 de outubro deste ano de 2021!

 

As vagas são divididas assim:

Na modalidade presencial do GAUSS, você concorre a pelo menos 15 vagas em São Paulo (SP), 10 em Aracaju (SE), 5 em Brasília (DF) e 5 em Curitiba (PR), dependendo da nossa disponibilidade orçamentária e do desempenho dos candidatos!

Já na modalidade EAD, conte com pelo menos 10 vagas em todo o Brasil, excluindo os estados atendidos pela modalidade presencial.

 

Quer garantir a sua bolsa de estudos e se preparar para a faculdade ou universidade dos seus sonhos? Então não perca mais tempo: clique aqui e faça o seu pré-cadastro no GAUSS para entrar no próximo ano letivo!

Depois, é só aguardar pelo e-mail de confirmação e para preenchimento de um novo formulário, completo, com seus dados e notas de vestibulares anteriores, para fins de elegibilidade. Em seguida, você ganhará um login exclusivo para responder a um questionário e fazer duas provas.

A primeira é de português e matemática; após avaliação, é a vez da prova de redação, que encaminhará os candidatos para as entrevistas com aprovação da bolsa GAUSS de estudos. E pronto!

Acolhimento, confiança, comprometimento e eficiência fazem parte dos nossos valores. E não vemos a hora de você conhecê-los junto com a gente!

Se você conhece alguém que pode se interessar pelo propósito do nosso projeto, não deixe de compartilhar este artigo. Também nos conte o que você achou nos comentários abaixo, combinado?