QUAL FACULDADE ESCOLHER? 10 DICAS DEFINITIVAS

O momento de “qual faculdade escolher?” pode ser tão marcante quanto tenso, em especial para aquelas pessoas que sequer sabem que graduação querem seguir. Concorda?

E escolher uma faculdade não é como escolher o que vai comer no almoço ou o que vai assistir na Netflix; envolve vários dilemas e pode até definir uma carreira. Mas, calma, e respire fundo: estamos aqui para te ajudar a optar pela melhor instituição de ensino superior seguindo algumas dicas megafundamentais.

Bora lá?

DICA 1:  QUAL FACULDADE ESCOLHER PENSANDO NAS TENDÊNCIAS DE MERCADO

Se você ainda não sabe qual profissão quer chamar de sua, que tal analisar como o mercado de hoje se comporta e projetar um cenário pra quatro ou cinco anos à frente? Dá para ter uma boa noção de quais profissões estarão em alta, ou, mais amplo, quais segmentos estarão aquecidos com chances de continuarem por um bom tempo assim.

Vamos ao exemplo da área de TI. Não é segredo pra ninguém que os avanços tecnológicos estão a todo vapor, né? Por isso, natural concluirmos que profissionais dessa área se deem bem num futuro próximo.

Esta quarta revolução industrial (e não é exagero chamar assim) também evoca quem trabalha com ciências de dados, engenharia mecânica, engenharia de produção, mecatrônica e outros. Biologia sintética, uma área que muita gente sequer ouviu falar, promete revolucionar com reestruturação de sistemas biológicos naturais que já existem.

Se esse caminho te interessa, faça uma pesquisa por essas áreas que estão se desenvolvendo e quais faculdades já oferecem cursos nesse sentido.

DICA 2:  QUAL FACULDADE ESCOLHER CONSIDERANDO SUA AVALIAÇÃO

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) avalia as universidades por meio de 3 aspectos:

  1. A) Conceito Preliminar de Curso (CPC)
    B) Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC)
    C) Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade)

Analise se as faculdades em que você está de olho apresentam boas notas nesses quesitos, além de, claro, uma boa nota no MEC. Isso é o básico.

Você também pode trocar ideia com alunos do curso (ou cursos) que você pretende fazer, perguntando o que eles acham da faculdade, das disciplinas, professores, coordenação, estrutura e etc.

DICA 3:  QUAL FACULDADE ESCOLHER BASEANDO-SE NO TIPO DE CURSO QUE VOCÊ ALMEJA

Trocando em miúdos, o que vai ser: bacharelado, licenciatura ou curso tecnológico?

Isso deve contar muito ao optar pela instituição de ensino, afinal, há bastante diferença entre esses tipos de cursos. Olha só:

O bacharelado costuma durar mais – entre 4 e 6 anos – e dá uma formação mais generalista. Se você tem vontade de ser professor, então a licenciatura é a melhor opção, pois ela é mais voltada para o ensino. Sua duração varia de 3 a 4 anos. Por fim, o curso tecnológico é mais curto, entre 2 e 3 anos, e sua formação foca mais no lado prático por visar a rápida inserção do aluno no mercado de trabalho.

DICA 4:  QUAL FACULDADE ESCOLHER CONSIDERANDO MODALIDADE EAD

Essa dica é importante principalmente pra quem mora em uma cidade com poucas opções de ensino superior e não quer viver em outro lugar, ou pra quem precisa cuidar de alguém em casa ou mora longe “de tudo” e não tem transporte e nem itinerário adequados.

Se flexibilidade nos horários de estudos faz diferença na sua vida, o EAD (Ensino a Distância) é um excelente critério para você fazer sua escolha. Não tenha medo: há inúmeras universidades e cursos excelentes ofertados a distância; fique de olho e aproveite essa possibilidade que está ainda mais em evidência desde que a pandemia chegou ao país.

DICA 5:  QUAL FACULDADE ESCOLHER DEPENDENDO DO PERÍODO

Hummm, dúvida cruel: período integral ou turno único?

Coloque essas opções com cuidado na balança. Afinal, se você está ansioso para entrar no mercado de trabalho, com um curso de período integral vai ser bem difícil arrumar tempo pra trabalhar 6 ou 8 horas diárias, certo? Por outro lado, estudando praticamente o dia inteiro é provável que você se gradue com uma bagagem teórica bem mais densa ou até em menos tempo.

Fica aí a #reflexão.

DICA 6:  QUAL FACULDADE ESCOLHER DE ACORDO COM AS GRADES CURRICULARES

Imagine que você queira seguir duas carreiras. E imagine que a gente adivinhou isso, rs. Então, provavelmente você está analisando como é o curso superior relacionado com essas duas áreas.

Acontece que muitos estudantes costumam se informar sobre as grades curriculares dos cursos que estão em vista para, então, escolher a universidade. Dessa forma, conseguem constatar se a graduação pretendida possui um conteúdo voltado para as áreas do conhecimento com que eles têm mais afinidade.

Isso também deve funcionar com você; afinal, de que adianta querer estudar Engenharia da Computação se você não tem afinidade com disciplinas de Exatas, entende? Não levar essa questão em consideração pode ser um tiro no pé depois que você já tiver ingressado na faculdade, lidando com as respectivas áreas de estudo.

DICA 7:  QUAL FACULDADE ESCOLHER SEGUNDO A OPINIÃO DE QUEM IMPORTA

Profissionais experientes têm muito a dizer pra você.

Faça um pequeno networking e converse com alguém que já possui uma carreira mais sólida e, certamente, tem conhecimento suficiente a respeito das exigências do mundo corporativo para contratar futuros empregados.

Busque entender melhor quais as habilidades necessárias para ser um profissional diferenciado dentro da área que você quer entrar. Qual é a receptividade do mercado para recém-formados? O que valorizam em um diploma? Que universidades consideram “top” e deixam o currículo de um novo profissional mais valioso?

DICA 8:  QUAL FACULDADE ESCOLHER POR MEIO DA INFRAESTRUTURA

Todos os ambientes e instalações da universidade pela qual você optar devem estar em excelente estado. Aqui, não tem conversa, pois vão afetar diretamente não só a qualidade dos seus estudos e aprendizado, como a sua própria qualidade de vida e bem-estar.

Faça uma pesquisa, portanto, e avalie como são os laboratórios de atividades práticas, bem como as salas de aula, espaços de lazer e descanso e bibliotecas. Ela é completa? Têm em seu acervo as obras necessárias para complementar seus materiais de estudo?

Leve tudo isso em consideração quando você for analisar a infraestrutura disponibilizada pelas instituições de ensino que você está namorando, combinado?

DICA 9:  QUAL FACULDADE ESCOLHER PELO CORPO DOCENTE

Doutores, mestres e grandes especialistas em suas áreas de atuação devem fazer parte de um corpo docente de qualidade. Se estiverem envolvidos com pesquisas e produzindo artigos, melhor ainda. E aí, a faculdade que você tá curtindo cumpre isso?

Pra ver como esse aspecto é importante, pense que professores são muito mais que os instrutores das disciplinas que você aprenderá. Eles serão, também, verdadeiros mentores ao longo da sua jornada dentro do curso de graduação, te auxiliando em dúvidas, pesquisas científicas, iniciativas extracurriculares e, claro, compartilhando experiências profissionais valiosas.

DICA 10:  QUAL FACULDADE ESCOLHER PELO QUE DIZEM EX-ALUNOS

Ponha seu lado detetive pra fora e pesquise na internet alguns ex-alunos da instituição na qual quer entrar (de preferência, do curso do seu interesse também) e dê uma olhada em como se desenvolveram profissionalmente.

Tente começar pelo LinkedIn, já que essa rede social é justamente voltada para o networking e, nos perfis dos usuários, podemos descobrir os locais de ensino que frequentaram e, claro, o currículo.

Dá pra perceber como não é nada simples a tarefa de escolher a melhor faculdade, segundo seus critérios, por onde você vai andar pelos próximos anos. Esperamos que, ao menos, essas 10 dicas tenham ajudado você a ter um norte, com mais segurança e confiança para seguir adiante!

ESTUDE COM O NOSSO PROJETO GAUSS E ENTRE NA SUA FACULDADE FAVORITA!

Agora, permita-nos apresentar: prazer, somos o GAUSS! Basicamente, uma ONG que oferece, para jovens em situação de vulnerabilidade social e grande potencial, oportunidades de acesso à educação de qualidade por meio da concessão de bolsas de estudo, mentoria e apoio multidisciplinar.

Ou seja, estamos caminhando para ser a alavanca mais eficiente no acesso ao ensino superior de qualidade no Brasil e convidamos você para fazer parte da nossa turma de gaussianos, a fim de se preparar para entrar de primeira na universidade.

Motivos não faltam, começando pela estatística de que, desde 2015, 85% dos nossos alunos são aprovados nas melhores instituições brasileiras.

Olha os benefícios que você pode aproveitar com a gente:

  • Bolsa de estudos integral em uma das instituições parceiras e de qualidade do GAUSS (seja presencial ou EAD): Master Aracaju, Pódion, Curso Positivo, Anglo, Cursinho CPV e Intergraus;
  • Acompanhamento individualizado escolar e pessoal por meio de mentorias;
  • Acompanhamento psicológico e pedagógico, dentro do nosso programa de suporte multidisciplinar;
  • Bolsa auxílio presencial para custeio das suas despesas com transporte e/ou alimentação e, na modalidade EAD, para custeio das suas despesas com internet;
  • Aulas de reforço em Redação, Matemática, Física e outras disciplinas que o candidato tenha mais dificuldade;
  • Acesso à plataforma de simulados TriEduc e de redações Redação Nota 1000.

 

Dessa forma, você pode se dedicar totalmente aos estudos, sem se preocupar com qualquer contrapartida para o GAUSS, já que só exigimos de você comprometimento com os estudos e total transparência.

Para ficar de olho no próximo ano letivo do nosso projeto, fique de olho no site oficial do Projeto GAUSS e acompanhe nossas redes sociais: estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube. Se quiser tirar dúvidas, também estamos no WhatsApp. Para acessar cada um deles, é só conferir nosso site mesmo. 😉

E, se você quiser conhecer quem já estudou com a gente, ingressou no curso superior e tem muito a dizer, acesse as histórias de sucesso dos nossos alunos.

Até lá, e boa sorte!