CRONOGRAMA PROUNI 2022

O PROUNI – Programa Universidade para Todos – foi criado pelo Ministério da Educação e oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições particulares de educação superior. Ou seja, contar com o PROUNI fica muito mais fácil na hora de conseguir entrar para um curso de ensino superior.  

No entanto, antes de querer pular para a parte do cronograma PROUNI 2022, saiba que existem algumas regras que devem ser seguidas. Primeiramente, se você quer concorrer às bolsas integrais, é necessário comprovar renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Já para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos, também por pessoa.

Além disso, você só estará apto a se inscrever no PROUNI 2022 se não tiver diploma de curso superior. Também precisa ter participado não só do Enem mais recente, como não ter zerado a redação e ter obtido, no mínimo, 450 pontos de média das notas. 

O próximo processo seletivo está chegando: continue a leitura para entender melhor como o Programa funciona, como são as inscrições e, claro, qual deve ser o cronograma PROUNI 2022!

POSSO ME INSCREVER NO PROUNI 2022?

Pode, caso se encaixe em um dos 3 grupos de pessoas abaixo: 

ESTUDANTES

Somente aqueles que tenham cursado todo o ensino médio na rede pública ou na rede particular (nesse caso, desde que na condição de bolsista integral da própria escola).

ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA

Qualquer estudante com deficiência pode participar. Ou seja, não é necessário ter cursado todo ensino médio na rede pública ou na rede particular na condição de bolsista integral da própria escola.

PROFESSORES

Desde que sejam da rede pública de ensino e exercendo o magistério da educação básica, sendo integrantes do quadro de pessoal permanente da instituição. 

Para professores não é exigida a comprovação de renda, porém, a bolsa a concorrer precisa ser de licenciatura.


COMO ME INSCREVO NO PROUNI 2022?

O passo a passo é todo online, e bem didático. Copie e cole em algum lugar seguro para não perder: 

  1. Primeiro, acesse o site do PROUNI – siteprouni.mec.gov.br – durante o período de inscrição.
  2. Clique no botão “FAZER INSCRIÇÃO”, que estará na home.
  3. Faça login com seus dados e senha ou crie uma conta, caso você ainda não tenha uma.
  4. Preencha seus dados enquanto candidato, responda o questionário corretamente e informe as rendas do seu grupo familiar.

Se você preencher o número de inscrição e senha do ENEM 2022 no ano anterior, a plataforma irá resgatar vários dos seus dados pessoais, além da nota obtida nas provas do Exame.

  1. Selecione os cursos em que deseja concorrer a uma bolsa e, também, a modalidade (cota ou ampla concorrência). Escolha também o turno e modalidade.
  2. Confirme a inscrição e acompanhe o cronograma do PROUNI 2022 (que estará, em breve, oficialmente no site do Programa), nota de corte e resultado.

Mas, atenção aos detalhes: ao se inscrever, você tem até duas opções de instituição, cursos e turnos para escolher, de acordo com sua ordem de preferência e seu perfil socioeconômico.

Você pode até alterar essas opções depois, mas só durante o período de inscrição. Ou seja, quando as inscrições se encerrarem, será considerada válida a última inscrição sua confirmada, ok?

Ah e lembre-se: você não precisa se preocupar com gastos nesse processo para seu PROUNI: não há pagamento de taxas.


O CRONOGRAMA PROUNI 2022

No cronograma PROUNI 2022 estarão apresentadas todas as datas de cada etapa do processo seletivo.

O Ministério da Educação (MEC) ainda não divulgou a data exata de início das inscrições, mas, sim, uma previsão: 22 a 25 de fevereiro de 2022. Considerando as edições passadas e a divulgação do resultado do Enem, faz todo o sentido que as inscrições do novo PROUNI sejam abertas no final de fevereiro.

A partir daí, a ordem do cronograma PROUNI é:

  • Inscrições abertas;
  • Resultado divulgado (1ª chamada);
  • Primeira chamada (comprovação de informações)
  • Resultado da segunda chamada;
  • Comprovação de informações, para as pessoas da lista da 2ª chamada;
  • Lista de espera;
  • Resultado da lista de espera e comprovação de informações.

Durante o prazo de inscrição, você poderá mudar as opções dos cursos escolhidos. Imagine que você escolheu Psicologia como primeira opção e Química como segunda; se a sua nota ENEM foi maior que a nota de corte durante a seleção, existe a probabilidade de conseguir vaga nos dois cursos!

Porém, atenção: o sistema do PROUNI irá conceder a bolsa somente na primeira opção de curso escolhida. Essa informação é muito importante, pois trata-se de uma escolha automática do sistema. Portanto, fique ciente disso e atento na hora de se inscrever! Além disso, é bom ficar de olho no portal durante o período de inscrição a fim de conhecer como está a concorrência pelo curso. Boa sorte na seletiva!


ENTENDA MELHOR COMO É A PRÉ-SELEÇÃO DO PROUNI

Agora que você já sabe o essencial sobre o cronograma PROUNI, vamos bater um papo sobre a pré-seleção? Ela funciona com duas chamadas.

Os estudantes pré-selecionados devem comparecer às instituições de ensino para comprovarem as informações prestadas na inscrição do PROUNI. Na segunda chamada, o prazo para fazer essa confirmação estará na página oficial do PROUNI e nas instituições de ensino participantes do programa. Fique de olho no cronograma que disponibilizamos aqui, OK? 

Os resultados também estarão nesses sites oficiais. 


QUAIS OS DOCUMENTOS EXIGIDOS?

Atualmente, os documentos que o PROUNI 2022 exige para comprovar as informações são:

  • Carteira de Trabalho
  • Carteira de Identidade (RG)
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
  • Histórico Escolar do Ensino Médio
  • Atestado de bolsa de estudos integral no decurso dos períodos letivos do Ensino Médio
  • Comprovante de residência
  • Comprovante de renda


SOBRE A LISTA DE ESPERA

Ao final dessas duas chamadas, você, se quiser, pode participar da Lista de Espera, sendo única para cada curso e turno de cada local de oferta.

Para tanto, você deverá comparecer à ou às instituições que escolheu e entregar a documentação que comprova as informações prestadas na inscrição do PROUNI. 

Participam dessa Lista de Espera exclusivamente para o curso correspondente à primeira opção aqueles candidatos que:

  • não foram pré-selecionados nas chamadas regulares
  • não foram pré-selecionado na segunda opção de curso, reprovados por não formação de turma.

E participam da Lista de Espera exclusivamente para o curso correspondente à segunda opção aqueles candidatos que:

  • não foram pré-selecionados nas chamadas regulares em que não existiam bolsas disponíveis na sua primeira opção de curso
  • não foram pré-selecionados nas chamadas regulares em que tenha ocorrido não formação de turma na sua primeira opção
  • foram pré-selecionados em sua primeira opção de curso, mas reprovados por não formação de turma.

ESTUDE COM O PROJETO GAUSS E CONSIGA A BOLSA DO PROUNI!

Agora que você já está por dentro das principais informações do Programa e sabe da importância de estar atento ao cronograma PROUNI, vamos nos apresentar: prazer, somos o GAUSS! Uma ONG que oferece, para jovens em situação de vulnerabilidade social e grande potencial, oportunidades de acesso à educação de qualidade por meio da concessão de bolsas de estudo, mentoria e apoio multidisciplinar. 

Estamos no caminho certo para ser referência como a alavanca mais eficiente no acesso ao ensino superior de qualidade no Brasil! Isso porque, desde 2015, 85% dos nossos alunos são aprovados nas melhores instituições brasileiras graças aos vários benefícios que você também pode aproveitar:

  • Bolsa de estudos integral em uma das instituições parceiras e de qualidade do GAUSS (seja presencial ou EAD): Master Aracaju, Pódion, Curso Positivo, Anglo, Cursinho CPV e Intergraus
  • Acompanhamento individualizado escolar e pessoal por meio de mentorias;
  • Acompanhamento psicológico e pedagógico, dentro do nosso programa de suporte multidisciplinar;
  • Bolsa auxílio presencial para custeio das suas despesas com transporte e/ou alimentação e, na modalidade EAD, para custeio das suas despesas com internet;
  • Aulas de reforço em Redação, Matemática, Física e outras disciplinas que o candidato tenha mais dificuldade;
  • Acesso à plataforma de simulados TriEduc e de redações Redação Nota 1000.

Ou seja, com o GAUSS, você pode se dedicar totalmente aos estudos, sem se preocupar com qualquer contrapartida. As únicas coisas que exigimos “de volta” de você é comprometimento com os estudos e total transparência.

Nosso ano letivo começa em breve. Portanto, fique de olho no site oficial do Projeto GAUSS para se matricular e acompanhe nossas redes sociais: estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube. Se quiser tirar dúvidas, também estamos no WhatsApp. Para acessar cada um deles, é só conferir nosso site mesmo. 😉

E, se você quiser conhecer quem já estudou com a gente, ingressou no curso superior e tem muito a dizer, acesse as histórias de sucesso dos nossos alunos.