TIPOS DE FACULDADES: O MELHOR GUIA PARA VOCÊ

Entrar na fase do ensino superior é um momento marcante da vida de qualquer pessoa, concorda? Com ela, vêm junto muitas expectativas, ansiedade e, claro, dúvidas. Como, por exemplo, escolher o curso que vai definir sua carreira, qual habilitação ter e em qual tipo de faculdade ingressar. Tudo isso deve ir ao encontro das suas necessidades e objetivos. 😉

O bom é que, hoje, opções não faltam. Pra se ter uma ideia, eram menos de mil instituições de ensino no país na metade da década de 1990, que se concentravam basicamente em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Desse número, mais de 70% eram particulares. 

Já em 2019, segundo o Inep, a quantidade de instituições do tipo pulou para 2.608, ainda que continuem concentradas nos quatro estados citados. Além disso, o órgão revelou que a rede privada de ensino é, hoje, a principal forma de alguém iniciar uma graduação. Isso porque 88,42% das faculdades e universidades existentes são privadas.

Dito isso tudo, vamos lá entender melhor os tipos de faculdade, suas diferenças e benefícios para que você possa dar um passo certo em direção ao seu sonho.

FACULDADE, UNIVERSIDADE OU CENTRO UNIVERSITÁRIO?

Antes de falar dos tipos de faculdades, é preciso conceber a ideia de que nem sempre é de uma faculdade que saem os diplomas mais cobiçados do Brasil, rs. Ainda que a gente popularmente use essa palavra pra se referir a qualquer unidade de ensino superior, a verdade é que essas instituições se dividem em três: faculdade, universidade e centro universitário.

A diferença na denominação está relacionada ao espaço que elas destinam aos cursos ofertados. Faculdades são instituições que oferecem um número pequeno deles e, geralmente, demonstram especialidade em determinados campos de atuação. No Brasil, somam incríveis 82,5% das instituições de ensino superior.

Já a universidade é o oposto: correspondendo a pouco mais de 8% das unidades de educação, ela oferece uma grande variedade de formações e também é a mais indicada para estudantes que querem seguir carreira em pesquisa. Por fim, o centro universitário é quase um meio-termo: tem uma boa diversidade de cursos – mais que a faculdade – mas não se compara à gama das universidades.

OS TIPOS DE “FACULDADES”

Existem três modelos de formação acadêmica de características específicas pra você conhecer e escolher. Bora lá:

A FACULDADE PRESENCIAL

Esse formato é um velho conhecido nosso, com o qual já estamos habituados desde a educação infantil. 

Como o nome diz e já sabemos, suas principais características são:

. Aulas e atividades curriculares 100% presenciais.
. Em conjunto com colegas de turma e professores no espaço físico da instituição de ensino.
. As aulas ocorrem em um período previamente marcado.

Isso significa que o estudante precisa se comprometer com sua assiduidade e participação a fim de aproveitar toda a experiência que só a frequência no campus da faculdade pode oferecer, e isso inclui networking e cursos de extensão, por exemplo.

O EAD

Bastante difundido principalmente em 2020, quando a pandemia da covid-19 impossibilitou (quase) todo mundo de conviver presencialmente, o EAD é o tipo de faculdade que representa os cursos feitos a distância.

Tudo é acompanhado por meio de um ambiente online desenvolvido especialmente para o aprendizado e qualificação profissional dos estudantes. Não existe cronograma de aulas ao vivo e presenciais com horário marcadinho no campus, ou seja, o modelo foi criado justamente para você ter mais liberdade e praticidade – em outras palavras, autonomia.

Porém (sempre tem um porém), vale frisar que, apesar de ser essencialmente virtual, o EAD ainda mantém algumas atividades presenciais, mas de forma pontual (por conta do decreto nº 9057/17 seguido pelo Ministério da Educação). Nessa entram estágios, práticas laboratoriais, provas de fim de semestre e apresentação do trabalho de conclusão de curso.

 

A FACULDADE SEMIPRESENCIAL

Sabia que esse formato é recente?
Esse tipo de faculdade é um desdobramento do EAD, sendo uma espécie de meio-termo entre esta e a faculdade presencial. Aqui, a grade curricular é dividida nas categorias teórica e prática, sendo as disciplinas do primeiro grupo ministradas virtualmente.

O motivo é fácil de entender: enquanto as áreas teóricas das matérias podem facilmente ser ensinadas no ambiente online, as práticas requerem encontros presenciais com os professores, tutores e/ou monitores, e elas ocorrem semanalmente, mensalmente ou de forma ainda mais espaçada, conforme o andamento do semestre.

Não podemos esquecer como aulas práticas são fundamentais para aprendermos e desenvolvermos habilidades específicas do curso que queremos seguir, como lidar com pacientes, controlar substâncias químicas, manusear equipamentos e etc.

OS TIPOS DE HABILITAÇÃO

Pois é! Além do tipo de faculdade e do curso em si que você quer seguir, existe o tipo de habilitação. Ele influencia não só a duração da sua graduação, mas os próprios conteúdos e atividades, o contato que você terá com o mercado, as demandas de trabalho e a carreira depois da formação.

Também são três as habilitações:

BACHARELADO

Essa é a formação básica e mais longa no ensino superior, com duração de 6 a 12 semestres. O bacharelado é preparatório e introdutório para todas as carreiras possíveis dentro de cada área que existe no mercado, como o Direito (que se desdobra em direito civil, direito ambiental, direito penal, tributário e por aí vai).

Isso quer dizer que, na conclusão do seu curso, você saberá de forma geral a respeito de todas as áreas, mas pode escolher um ou mais desses campos para se aprofundar. São o que chamamos de especialidades, geralmente estudados especificamente na pós-graduação.


TECNÓLOGO

Com menos semestres de duração que o bacharelado (entre 4 e 5), a formação tecnóloga também traz uma proposta introdutória sobre o mercado de trabalho. No entanto,
ao invés de abordar os vários campos de atuação de um ramo, foca em nichos de atividades que um profissional pode exercer, capacitando-o para dominar o assunto.

Há, inclusive, pesquisas recentes que apontam como os processos tecnológicos em diferentes setores são, hoje, cruciais para uma produção com melhor custo-benefício, aquecendo a economia. Alguns exemplos de cursos tecnólogos são: Radiologia, Estética e Cosmética, Jogos Digitais, Comércio ExteriorProcessos Gerenciais.

LICENCIATURA

A licenciatura é um tipo de formação que prepara o aluno especificamente para a área de educação. Com uma grade curricular distribuída entre 2 a 8 semestres, ela foca na pesquisa e na produção de conhecimento sobre um determinado ramo do saber. Cursos de BiologiaMatemáticaMúsicaFísicaLetras e Pedagogia se encaixam na licenciatura.

A modalidade também proporciona o contato com as práticas pedagógicas e inclusivas de ensino, como o didatismo, as atividades lúdicas e as em geral para que,  uma vez graduado, você seja capaz de lecionar para alunos das redes pública e privada de ensino em qualquer canto do país. 

NO FIM DAS CONTAS, SÓ UM TIPO DE FACULDADE IMPORTA

Seja presencial, semipresencial ou EAD, a maior recomendação de todas é buscar uma universidade, faculdade ou centro universitário reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação)! Afinal, essa qualificação e a relevância da instituição vão ajudar e muito a impulsionar o seu currículo e, claro, sua carreira.

Leia também: Qual faculdade escolher? 10 dicas definitivas

ESTUDE COM O PROJETO GAUSS E ENTRE NA FACULDADE QUE VOCÊ SEMPRE SONHOU (SEJA DE QUAL TIPO FOR)!

Agora que você já está por dentro das diferenças entre instituições de ensino superior, habilitações e tudo mais, está na hora de conhecer o GAUSS. 😉

Prazer! Somos uma ONG que oferece, para jovens em situação de vulnerabilidade social e grande potencial, oportunidades de acesso à educação de qualidade por meio da concessão de bolsas de estudo, mentoria e apoio multidisciplinar. 

Estamos no caminho certo para ser referência como a alavanca mais eficiente no acesso ao ensino superior de qualidade no Brasil! Isso porque, desde 2015, 85% dos nossos alunos são aprovados nas melhores instituições brasileiras graças aos vários benefícios que você também pode aproveitar:

  • Bolsa de estudos integral em uma das instituições parceiras e de qualidade do GAUSS (seja presencial ou EAD): Master Aracaju, Pódion, Curso Positivo, Anglo, Cursinho CPV e Intergraus
  • Acompanhamento individualizado escolar e pessoal por meio de mentorias;
  • Acompanhamento psicológico e pedagógico, dentro do nosso programa de suporte multidisciplinar;
  • Bolsa auxílio presencial para custeio das suas despesas com transporte e/ou alimentação e, na modalidade EAD, para custeio das suas despesas com internet;
  • Aulas de reforço em Redação, Matemática, Física e outras disciplinas que o candidato tenha mais dificuldade;
  • Acesso à plataforma de simulados TriEduc e de redações Redação Nota 1000.

 

Ou seja, com o GAUSS, você pode se dedicar totalmente aos estudos, sem se preocupar com qualquer contrapartida. As únicas coisas que exigimos “de volta” de você é comprometimento com os estudos e total transparência.

Nosso ano letivo começa em breve (mesmo!). Portanto, fique de olho no site oficial do Projeto GAUSS para se matricular e acompanhe nossas redes sociais: estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube. Se quiser tirar dúvidas, também estamos no WhatsApp. Para acessar cada um deles, é só conferir nosso site mesmo. 😉

E, se você quiser conhecer quem já estudou com a gente, ingressou no curso superior e tem muito a dizer, acesse as histórias de sucesso dos nossos alunos.