SAIBA TUDO SOBRE O LICEU DE ARTES E OFÍCIOS

Antes de falarmos sobre o Liceu de Artes e Ofícios, você sabe o que é um “liceu”?

Na Grécia Antiga, o Liceu era um gymnasion perto de Atenas e, também, uma palavra que designa a escola filosófica fundada por Aristóteles, em 335 a.C. O Liceu de Aristóteles tinha discursos regulares; pela manhã, eram direcionados a um público interno e mais restrito, enquanto os discursos da tarde voltavam-se para o público em geral e diziam respeito a temas mais acessíveis, como retóricapolíticaliteratura.

Hoje, o termo “liceu” designa um estabelecimento do ensino secundário em alguns países.

Contexto explicado, a partir daqui você vai entender tudo sobre o Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo: sua história, cursos, infraestrutura, provas e como ingressar na instituição. Vamos lá?

 

A HISTÓRIA DO LICEU DE ARTES E OFÍCIOS

O Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo (LAOSP) foi fundado em 1873 por um grupo de aristocratas da elite cafeeira nacional, cuja intenção era formar mão de obra especializada para uma futura possível industrialização do país. 

O líder do grupo foi Carlos Leôncio da Silva Carvalho, advogado e Deputado Geral (equivalente, hoje, ao posto de Deputado Federal). Com apoio financeiro necessário, ele conseguiu tornar real a instituição para divulgar as artes e ofícios com foco na mão de obra para a lavoura, a indústria e o comércio.

Atualmente, o Liceu de Artes e Ofícios é uma sociedade civil de direito privado que se desdobra em três organismos diferentes: 

  • A LAO-Indústria: resultado do desmembramento da atividade produtiva da escola, atua também como mantenedora das atividades educacionais; 
  • A Escola Técnica do LAOSP: responsável pela atividade principal do Liceu de Artes e Ofícios, oferece cursos técnicosEnsino Médio e cursos livres relacionados à área de tecnologia;
  • O Centro Cultural: responsável pela promoção das artes em geral e da preservação da memória da própria instituição; um espaço utilizado como apoio e interação para os alunos. 

 

COMO FUNCIONA O LICEU DE ARTES E OFÍCIOS HOJE:
FORMAÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO E TÉCNICO GRATUITO

Atualmente, o Liceu é uma instituição de ensino particular sem fins lucrativos cujo objetivo é oferecer a melhor formação de seus alunos no Ensino Médio e no Ensino Técnico gratuito.

Para o Liceu de Artes e Ofícios, estão aptos jovens a partir com 13 ou 14 anos que estejam cursando o 9º ano do Ensino Fundamental. Porém, com uma restrição: para concorrerem a vagas em um dos dois cursos técnicos oferecidos, suas famílias precisam ganhar até 3 salários-mínimos per capta). 

A proposta pedagógica do Liceu se estabelece a partir de princípios de formação integral de cada indivíduo, visando experiências que sejam capazes de garantir responsabilidade e cidadania, além de proporcionar o exercício do pensamento científico e crítico e o estímulo à participação nas práticas artísticas e culturais. 

Faz parte da missão da instituição guiar o ensino por um conjunto de valores que expressam sua conduta: o respeito interpessoal, o princípio da orientação didática e da exigência acadêmica como constituintes da excelência educacional.

 

A INFRAESTRUTURA DO LICEU DE ARTES E OFÍCIOS

Para ofertar tudo isso que o Liceu promete (e cumpre), existe uma infraestrutura completa e especializada, a fim de que nenhum estudante fique sem suporte:

  • Controle de acesso individualizado
  • Laboratório de ciências da natureza e matemática 
  • Estúdio audiovisual
  • Biblioteca com mais de 20.000 obras
  • Auditório
  • Quadras poliesportivas
  • Enfermaria
  • Vestiários
  • Sala de almoço
  • Restaurante
  • Praça de convivência
  • CCLAO (Centro Cultural do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo)

BOLSAS PARA ENSINO MÉDIO

Segundo o ranking mais recente do ENEM, o Ensino Médio do Liceu está entre os 5 melhores de São Paulo. O curso na instituição tem carga horária semi-integral, pensando na possibilidade de o aluno ter mais tempo para se desenvolver individualmente com os conteúdos das disciplinas. 

São 3 bolsas por turma no Ensino Médio aqui e, pra concorrer a elas, dica: fique de olho na página oficial do Processo Seletivo do Liceu. O desafio da instituição é preparar os estudantes para que estejam aptos para dar continuidade à sua vida acadêmica, deixando-os preparados para as exigências do vestibular e para a prova do ENEM. 😉

 

ENSINO TÉCNICO INTEGRADO AO MÉDIO

Por ser uma escola secular, o Liceu de Artes e Ofícios é respaldado com um prestígio também de longo tempo junto ao mercado de trabalho, tornando a empregabilidade de seus alunos muito alta.

Conheça os cursos oferecidos:


CURSO TÉCNICO DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL – ÊNFASE EM TECNOLOGIAS DE CONSTRUÇÃO

O curso técnico em Automação Industrial com ênfase em Tecnologias de Construção foi desenvolvido com base em pesquisas de necessidades de empresas de variados setores. A demanda mundial – de setores como construção civil, hospitais, aeroportos e outros segmentos da economia – tem requerido profissionais versáteis com conhecimentos sólidos e visão geral sobre o ambiente, sem deixar a sustentabilidade de lado.

O curso busca capacitar o estudante no desenvolvimento de projetos, manutenção, instalação e integração de sistemas de Automação e Inteligência Artificial, utilizando para isso dispositivos programáveis e configuráveis que se interconectam às redes de computadores, sensores, atuadores e sistemas de supervisão.

CURSO TÉCNICO DE MULTIMÍDIA

O objetivo é formar um profissional criativo e hábil em design gráfico, criação visual e produção audiovisual, que compreende processos de informação e novas tecnologias de comunicação.  

Com a infraestrutura completa do Liceu, o aluno poderá trabalhar sobre situações reais de trabalho, aproveitando palestras com profissionais do mercado em busca do melhor preparo para o mercado de trabalho. Este, englobando produtoras de áudio, com vídeo e internet, estúdios de foto, animação e empresas que desenvolvem conteúdos para educação à distância (e-learning).

Para ficar de olho na grade do ano letivo de 2022, acesse esta página do Liceu de Artes e Ofícios. Por ela também dá pra ver as provas dos anos anteriores!
Leia também: Cursos ETEC: confira quais são e passe na prova

 

COMO ENTRAR NO LICEU DE ARTES E OFÍCIOS

Se você quer conseguir uma vaga no Liceu, como dissemos, é preciso estar cursando o 9º ano do Ensino Fundamental. E, claro, se inscrever no período certo para fazer o processo seletivo (o Vestibulinho). 

As inscrições geralmente abrem entre agosto e setembro, durante até outubro, uma vez que o exame é realizado em novembro. Ah, lembrando que também existe opção paga apenas para o Ensino Médio do Liceu de Artes e Ofícios! 

 

COMO É A PROVA DO LICEU

O que geralmente é cobrado na prova do Liceu de Artes e Ofícios compreende conhecimentos de português, matemática, ciências da natureza (que são as matérias de física, química e biologia) e ciências humana (história e geografia). Não, redação não entra aqui

De toda forma, o volume de matéria é extenso e são cursos bem concorridos na maioria dos casos. Por isso, é ideal que você, como candidato, crie uma rotina diária de estudos. Foque em conteúdos dos componentes curriculares do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e revise os conteúdos dos anos iniciais. Mas não se esqueça de se aprofundar também nos conhecimentos dos anos finais, realizando simulados a fim de se autoavaliar e identificar para quais tópicos você precisa direcionar os estudos!

O Liceu de Artes e Ofícios está localizado na Zona Norte da cidade de São Paulo, pertinho da estação Tiradentes do metrô (linha azul). 😉

A MELHOR FORMA DE ENTRAR PARA UM CURSO TÉCNICO DO LICEU É ESTUDAR COM O PROJETO GAUSS

Antes de mais nada, prazer: somos o Gauss, uma ONG que oferece, para jovens em situação de vulnerabilidade social e grande potencial, oportunidades de acesso à educação de qualidade por meio da concessão de bolsas de estudo, mentoria e apoio multidisciplinar.

Desde 2015, 85% dos nossos alunos são aprovados nas melhores instituições brasileiras, sem contar os processos seletivos das várias ETECs pelo país. Vestibular e Vestibulinho é com a gente mesmo! Com a gente, você foca seus estudos nos principais pontos requeridos pelo exame do Liceu de Artes e Ofícios, aproveitando vários benefícios, entre eles:

  • Bolsa de estudos em curso de Kumon
  • Mentoria com pelo menos dois voluntários experientes 
  • Auxílio financeiro (transporte/alimentação para o cursinho) 
  • Apoio psicológico profissional 
  • Aulas de reforço escolar
  • Bolsa de estudos em cursinho preparatório para o Vestibulinho (no 9º ano)

Ah, e você não precisa se preocupar com nenhuma contrapartida para o GAUSS; o que esperamos de você é somente muito comprometimento com os estudos e total transparência conosco:

  • Informar notas da escola e Kumon para os mentores em até três dias úteis após a divulgação oficial
  • Frequência mínima 80% nas aulas e 100% nos simulados
  • Comparecer às mentorias (virtuais ou presenciais)

Em breve, vamos divulgar os selecionados que se inscreveram no nosso processo e vão prestar vestibular. Se você conhece alguém que esteja entrando no 8° ano em 2022, indique o processo seletivo do Gauss que está com inscrições abertas até 07/02. Afinal, quanto mais cedo começar a se preparar para a universidade, melhor!

Também fique de olho no site oficial do Projeto GAUSS e nas nossas redes para acompanhar novidades: estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube. Se quiser tirar dúvidas, também estamos no WhatsApp. Para acessar cada um deles, é só conferir nosso site mesmo. 😉

E, se você quiser conhecer quem já estudou com a gente, ingressou no curso superior e tem muito a dizer, acesse as histórias de sucesso dos nossos alunos.