Você, estudante, está em uma das etapas mais importantes da sua vida: o final do ensino médio. Neste ano é quando o vestibular se aproxima e, junto dele, muitas questões importantes que irão definir grande parte do seu futuro – como “qual curso escolher”.

Qual será a carreira da sua vida? Qual instituição de ensino escolher? Como tomar a melhor decisão? Como sossegar com essa responsabilidade em mãos?

A gente tem experiência com muitos alunos que viveram o esmo dilema, e tudo o que podemos dizer é: respire fundo e vem com a gente neste texto, que traz o roteiro definitivo pra te guiar entre essas escolhas. Preparado(a)?

 

ETAPA 1: ANALISE QUAIS SÃO SUAS MATÉRIAS FAVORITAS

A primeira coisa a se fazer é uma reflexão profunda sobre de quais áreas do conhecimento você mais gosta, relembrando as disciplinas cursadas durante o colégio.

Assim, você consegue perceber pelo menos qual das áreas, entre humanas, exatas ou biológicas, se adequa mais ao seu perfil. De resto, essa bússola vai ajudar a eliminar muitas possibilidades de cursos que não fazem tanto jus ao que você espera.


ETAPA 2: QUAIS SÃO SUAS HABILIDADES?

Isso é diferente de analisar em qual área você se dá melhor; afinal, você pode adorar as aulas práticas de química no laboratório, mas odiar mexer com números. Percebe?

É preciso, portanto, ir além: considerar quais são os seus talentos, suas habilidades e seus pontos fortes. Afinal de contas, se você irá usá-los na sua futura profissão diariamente, o retorno tem que ser prazeroso.

ETAPA 3: QUAL CURSO ESCOLHER DE ACORDO COM SUAS PRIORIDADES

Planejar o futuro vale ouro a este ponto também, em médio e longo prazo.

Isso significa se perguntar, entre algumas coisas, qual padrão de vida você almeja. Pretende alcançar uma alta remuneração para ter uma vida mais luxuosa e confortável, ou bens materiais não são o seu foco e, sim, uma estabilidade?

É importante ter esses questionamentos em mente quando consideramos que existem profissões no mercado mais e menos valorizadas, com salários altos e baixos, mas que, em contrapartida, podem exigir rotinas mais inflexíveis. Portanto, estude o mercado de trabalho, pois ele tem bastante peso na sua decisão.

 

ETAPA 4: ESTUDE AS INSTITUIÇÕS DE ENSINO

Entender qual curso escolher também envolve a opção da faculdade ideal de acordo com a formação pretendida. Afinal, é bom garantir uma qualificação que atenda às suas necessidades e expectativas, certo?

Por isso, para te ajudar a fazer uma escolha mais consciente, recomendamos que leia este outro artigo do nosso blog: Qual Faculdade Escolher? 10 Dicas Definitivas

ETAPA 5: CONVERSE COM PROFISSIONAIS DA ÁREA

A máxima “respeite os mais velhos” cai muito bem nesta etapa. Brincadeiras à parte, saber o que pensam profissionais que já vivem a experiência do mercado é uma ótima maneira de entender melhor sobre a área que você está “namorando”.

Tire dúvidas com conhecidos, ex-alunos de cursos que você está curtindo, descubra as vantagens e desvantagens de cada, os desafios, a rotina, a remuneração, a flexibilidade (ou ausência dela), oportunidades de crescimento e por aí vai.

ETAPA 6: TESTES VOCACIONAIS

Sim, essa etapa é meio que imprescindível, né? Testes vocacionais com certeza irão te ajudar nessa decisão de qual curso escolher, já que trabalham o seu autoconhecimento e seu perfil pessoal.

As próprias escolas disponibilizam esse tipo de teste (confira se a sua é uma delas). Se preferir fazer online, e gratuitamente, existem muitos sites que disponibilizam a ferramenta. Outra alternativa é buscar por profissionais especializados em orientação vocacional, como psicólogos, psicopedagogos e coaches. De toda forma, é bom ter um suporte de especialistas ou da equipe pedagógica da instituição em que você estuda.

ETAPA 7: TESTES DE PERSONALIDADE

Descobrir que curso escolher também tem a ver com explorar sua personalidade, sabia?
Vamos supor que você fez um teste e descobriu que a sua personalidade é ENFP Diplomata — ou “Ativista”. Isso significa que você é considerado o típico “espírito livre”, com criatividade aflorada, é sociável, curioso, observador, comunicativo e sempre tem um motivo pra sorrir, mesmo quando o contexto não está favorável. Pra pessoas dentro desse perfil, existem algumas áreas que se encaixam melhor:

  • Artes
  • Entretenimento
  • Vendas
  • Cuidados Pessoais
  • Comunicação Social
  • Ciências e Natureza
  • Educação
  • Saúde
  • Negócios
  • Serviço Social
  • Etc.

Além desse grupo de Ativistas, existem outras personalidades diferentes divididas nestes grupos:

  • Analistas: arquiteto, lógico, comandante e inovador.
  • Sentinelas: logístico, defensor, executivo e cônsul.
  • Exploradores: virtuoso, aventureiro, empresário e animador.

Essas etapas são muito importantes para você entender melhor sua personalidade, seus pontos fortes e fracos e, assim, pesquisar melhor carreiras que trarão maior afinidade e mais possibilidades de uma jornada bem-sucedida na sua vida.

ETAPA 8: ANALISE BEM QUAL A MELHOR FORMA DE ENTRAR NUMA UNIVERSIDADE

Esse assunto é, talvez, o mais falado entre os artigos do blog do GAUSS. Pois, após decidido o curso e qual a faculdade onde você quer ingressar, vem o momento de entender como ingressar. Como sabido, várias universidades tanto estaduais quanto federais estão adotando o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para selecionar os estudantes – um mecanismo que tem como critério a nota do ENEM.

Além disso, outras instituições de ensino superior levam em consideração a performance no ENEM para avaliar se os candidatos estão aptos para dar início ao curso escolhido lá dentro. Porém, atenção ao detalhe: instituições públicas e privadas adotam apenas a primeira fase do ENEM no processo seletivo; a etapa posterior é aplicar, por conta própria, testes para verificar o nível de conhecimento dos candidatos em potencial. Ou seja, essa fase vai variar de faculdade pra faculdade.

No caso de candidatos em situação vulnerável, a possibilidade de fazer o ensino superior aumentou com a criação do Programa Universidade para Todos – o PROUNI. Ele oferece bolsas parciais (50%) e totais em faculdades ou universidades participantes do programa, também com base na nota do ENEM. Além dessas opções, o Governo Federal disponibiliza o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), que oferece juros reduzidos para os alunos pagarem as mensalidades das instituições privadas.

LEIA TAMBÉM: Saiba Tudo Sobre A Nota De Corte Do ENEM E Como Conseguir A Sua

ETAPA 9: FAÇA UMA IMERSÃO EM CADA CURSO

A essa altura, provavelmente você já selecionou algumas opções de cursos ou ao menos decidiu entre alguma das áreas de conhecimento. Então, bora lá: antes de bater o martelo sobre qual curso escolher, é o momento de estudar cada uma das possibilidades de forma mais prática.

Use a internet a seu favor: ela está repleta de informações sobre os mais diversos cursos, entre artigos de blog, sites especializados e os próprios sites oficiais das universidades, que trazem informações como a duração, as áreas de atuação, a grade curricular com as matérias oferecidas em cada semestre, projetos extracurriculares, possibilidade de EAD e etc.

Em feiras de profissões, workshops sobre carreira e mercado de trabalho, palestras de coordenadores e professores ou em eventos dentro das instituições de ensino mesmo você também descobre mais dados valiosos para definir o curso que você quer. Aproveite para conhecer a infraestrutura das faculdades e conversar com essas pessoas, que poderão melhor do que ninguém te contar sobre as propostas e projetos acadêmicos oferecidos.

ESTUDE COM O PROJETO GAUSS E PASSE NO CURSO QUE VOCÊ DEFINIU!

Agora que você está melhor preparado para traçar um plano de qual curso escolher, saiba que o projeto GAUSS oferece a melhor equipe pra te preparar para o vestibular ou ENEM.

O GAUSS é uma ONG que oferece, para jovens em situação de vulnerabilidade social e grande potencial, oportunidades de acesso à educação de qualidade por meio da concessão de bolsas de estudo, mentoria e apoio multidisciplinar.

Estamos no caminho certo para ser referência como a alavanca mais eficiente no acesso ao ensino superior de qualidade no Brasil! Isso porque, desde 2015, 85% dos nossos alunos são aprovados nas melhores instituições brasileiras graças aos vários benefícios que você também pode aproveitar:

  • Bolsa de estudos integral em uma das instituições parceiras e de qualidade do GAUSS (seja presencial ou EAD): Master Aracaju, Anglo, Cursinho CPV, Intergraus, Pódion e Curso Positivo;
  • Acompanhamento individualizado escolar e pessoal por meio de mentorias;
  • Acompanhamento psicológico e pedagógico, dentro do nosso programa de suporte multidisciplinar;
  • Bolsa auxílio presencial para custeio das suas despesas com transporte e/ou alimentação e, na modalidade EAD, para custeio das suas despesas com internet;
  • Aulas de reforço em disciplinas que o candidato tenha mais dificuldade;
  • Acesso a plataforma de simulados e de redações.

Ou seja, com o GAUSS, você pode se dedicar totalmente aos estudos, sem se preocupar com qualquer contrapartida. As únicas coisas que exigimos “de volta” de você é comprometimento com os estudos e total transparência.

Aproveite para ficar sempre atento ao nosso ano letivo para entrar no nosso projeto – basta acompanhar o site oficial do Projeto GAUSS e as nossas redes; assim, você não perde nenhuma novidade. Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube! Se quiser tirar dúvidas, também marcamos presença no WhatsApp (para acessar cada um deles, é só conferir nosso site mesmo).