A LISTA DEFINITIVA DE LIVROS FUVEST 2023

Os livros da Fuvest 2023 foram definidos, sem possibilidades de trocas de obras, para você se preparar melhor e com antecedência para os estudos. Anualmente, a Universidade de São Paulo (USP) divulga uma lista de livros obrigatórios para o vestibular, elaborado pela Fuvest – ou Fundação Universitária para o Vestibular, que sofre algumas alterações de um ano para o outro. Mas não dessa vez.

A USP, que ocupa o 1º lugar no Ranking Universitário da Folha (RUF) e a 121.ª posição no QS World University Ranking, possui o segundo maior processo de seleção universitária do Brasil. Na prova, são cobradas questões de Literatura sobre as obras sugeridas na lista de livros Fuvest.

Essa lista é definida pela Pró-Reitoria de Graduação (PRG) da USP e, em geral, é divulgada para três anos em sequência, com troca de três livros por ano, como mencionamos. Porém, nesta edição em especial, devido aos reflexos da pandemia na dinâmica das escolas, a Fuvest e a PRG bateram o martelo e resolveram divulgar as obras escolhidas até 2026.

Os livros Fuvest 2023 mantêm os títulos do vestibular de 2022 a fim de colaborar com melhores condições para professores e estudantes na organização do calendário escolar. Legal, né? Então, continue a leitura para saber qual é a lista definitiva do ano, as obras dos próximos vestibulares Fuvest e algumas dicas bem valiosas para você se preparar da melhor maneira para as provas.

Lembre-se que, mesmo depois de ler os livros Fuvest 2023, é interessante que você acesse resumos e análises que, certamente, irão te ajudar na organização dos pontos principais das obras e na contextualização histórica.

COMO SÃO AS PROVAS DA FUVEST

São duas as fases que compõem o vestibular da USP: a primeira, de múltipla escolha, e a segunda, de questões dissertativas.

1ª FASE

Ela seleciona os candidatos que poderão prosseguir para a próxima etapa e também serve como uma das três notas que serão consideradas para formular a classificação final.

. Realizada em 1 dia, com 5 horas de duração

. 90 questões (cada uma valendo um ponto)

. Disciplinas cobradas: matemática, português, biologia, geografia, história, física, química e inglês, com possibilidade de questões interdisciplinares.

2º FASE

Esta é distribuída em dois dias, somente com questões dissertativas.

. 1º dia: 10 questões de português e uma prova de redação.

As questões têm o mesmo peso e totalizam 50 pontos. A redação também vale 50 pontos, ou seja, essa etapa vale 100 pontos.

. 2º dia: 12 questões envolvendo duas a quatro disciplinas a depender da escolha do curso, divididas igualmente.

Nesta etapa, todas as questões têm mesmo valor, que também devem totalizar 100 pontos.

Porém, estudantes que optarem por artes cênicas, música ou artes visuais também farão uma prova de habilidades específicas. Ela varia de formato conforme a área e também vale 100 pontos, com caráter eliminatório e classificatório. Passam nesta fase os candidatos que obtiverem aproveitamento igual ou superior a 50%.
Leia também: Fique Por Dentro Da Nota De Corte Fuvest 2022

A LISTA DE LIVROS FUVEST 2023

Anote para não esquecer e já comece a pesquisar os seguintes títulos em livrarias, bibliotecas, sebos ou mesmo na internet, de graça (algumas podem estar em domínio público):

Poemas Escolhidos, de Gregório de Matos

Quincas Borba, de Machado de Assis

Alguma Poesia, de Carlos Drummond de Andrade

Angústia, de Graciliano Ramos

Mensagem, de Fernando Pessoa

Terra Sonâmbula, de Mia Couto

Campo Geral, de Guimarães Rosa

Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles

Nove Noite Seja, de Bernardo Carvalho

Para a lista de livros Fuvest 2024, marcamos com um asterisco as obras que mudam com relação ao vestibular do ano anterior:

*Marília de Dirceu, de Tomás Antônio Gonzaga

Quincas Borba, de Machado de Assis

Angústia, de Graciliano Ramos

Alguma Poesia, de Carlos Drummond de Andrade

Mensagem, de Fernando Pessoa

*Nós matamos o cão tinhoso!, de Luís Bernardo Honwana

Campo Geral, de Guimarães Rosa

Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles

*Dois irmãos, de Milton Hatoum

 

Para a lista da Fuvest de 2025, mesmo esquema:

Marília de Dirceu, de Tomás Antônio Gonzaga

Quincas Borba, de Machado de Assis

*Os ratos, de Dyonélio Machado

Alguma Poesia, de Carlos Drummond de Andrade

*A Ilustre Casa de Ramires, de Eça de Queirós

Nós matamos o cão tinhoso!, de Luís Bernardo Honwana

*Água Funda, de Ruth Guimarães

Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles

Dois irmãos, de Milton Hatoum

E, por fim, os livros para o vestibular 2026:

Marília de Dirceu, de Tomás Antônio Gonzaga

*Primeiros Cantos, de Gonçalves Dias

*Várias Histórias, de Machado de Assis

Os Ratos, de Dyonélio Machado

A Ilustre Casa de Ramires, de Eça de Queirós

Nós matamos o cão tinhoso!, de Luís Bernardo Honwana

Água Funda, de Ruth Guimarães

*Amar, Verbo Intransitivo, de Mário de Andrade

Dois irmãos, de Milton Hatoum

A título de curiosidade, estes foram os livros da Fuvest em 2020:

Poemas Escolhidos, de Gregório de Matos

Quincas Borba, de Machado de Assis

Claro Enigma, de Carlos Drummond de Andrade

Angústia, de Graciliano Ramos

A Relíquia, de Eça de Queirós

Mayombe, de Pepetela

Sagarana, de Guimarães Rosa

O Cortiço, de Aluísio Azevedo

Minha Vida de Menina, de Helena Morley

6 PASSOS PARA ESTUDAR OS LIVROS FUVEST 2023

  1. PESQUISE SOBRE AS OBRAS E OS AUTORES

Corra atrás de artigos e análises sobre as obras, a sua importância e o seu contexto histórico e, aos poucos, você vai entender porque determinados livros estão sendo cobrados na lista.

Conhecer os autores também pode te ajudar a entender melhor as obras, uma vez que os livros representam determinadas mentalidades, valores e perspectivas.

  1. FAÇA UM ROTEIRO DE LEITURA PARA NÃO SE PERDER NOS PRAZOS

O segredo para ficar longe de contratempos e da correria de dar conta de tudo aos 45 do segundo tempo é: organização.

Por isso, fique atento para se preparar com antecedência. Não existe um prazo ideal, mas que tal se você tentar concluir um livro por mês, por exemplo?

  1. LEIA ENQUANTO ANALISA CRITICAMENTE

Ler, principalmente neste caso – em que os livros caem nas provas da Fuvest –, significa ir além de entender a história, acompanhar os fatos e decorar os nomes dos personagens.

É analisar os conteúdos, retomando passagens importantes e, basicamente, anotar tudo o que você achar relevante para o contexto da produção.

  1. FAÇA REVISÕES ANTES DA PROVA

Os livros Fuvest 2023 (e qualquer outra lista do vestibular da USP) pedem uma revisão antes do derradeiro dia da prova. Você pode aproveitar a semana que a antecede para fazer isso, o que acha?

Estudar utilizando resumos, questões de fixação e quadros sinópticos é uma boa pedida.

  1. FAÇA EXERCÍCIOS

Não, não estamos falando de academia (mas se bem que colocar o corpo em atividade nunca é uma dica ruim, tá?).

Inclua no seu planejamento um tempinho para resolver questões sobre as obras literárias exigidas, uma vez que, como dissemos na dica número 3, sua análise delas é o que será cobrado em prova. Então, a orientação é treinar, treinar e treinar mediante exercícios.

A gente tem tudo pra te ajudar nessa (apenas continue lendo este texto). 😉

  1. IDENTIFIQUE A MELHOR EDIÇÃO DE CADA OBRA

É comum encontrar alunos que têm dificuldade em saber qual é a melhor edição dos livros pedidos na lista. Alguns vestibulares até indicam as suas edições recomendadas, mas, no caso da Fuvest, não.

Muitas das obras estão disponíveis no domínio público, como dissemos. Porém, se você tiver condição e interesse – porque este é um método que ajuda, mas não é primordial –, invista em edições com textos críticos. São ótimos para análises.

ESTUDE OS LIVROS FUVEST 2023 COM O PROJETO GAUSS E PASSE NA USP!

Agora que você está melhor preparado para analisar as obras da lista e realizar o seu sonho de entrar em uma das melhores universidades do país, saiba que o projeto GAUSS oferece a melhor equipe pra te conduzir ao vestibular da Fuvest.

O GAUSS é uma ONG que que investe em vidas e acredita em pessoas. Oferece bolsas de estudo, mentoria e apoio multidisciplinar para alunos que também acreditam na educação como ferramenta de transformação e que, por muitos motivos, não tiveram oportunidades.

Estamos no caminho certo para ser referência como a alavanca mais eficiente no acesso ao ensino superior de qualidade no Brasil! Isso porque, desde 2015, 85% dos nossos alunos são aprovados nas melhores instituições brasileiras graças aos vários benefícios que você também pode aproveitar:

  • Bolsa de estudos integral em uma das instituições parceiras e de qualidade do GAUSS (seja presencial ou EAD): Master Aracaju, Anglo, Cursinho CPV, Intergraus, Pódion e Curso Positivo;
  • Acompanhamento individualizado escolar e pessoal por meio de mentorias;
  • Acompanhamento psicológico e pedagógico, dentro do nosso programa de suporte multidisciplinar;
  • Bolsa auxílio presencial para custeio das suas despesas com transporte e/ou alimentação e, na modalidade EAD, para custeio das suas despesas com internet;
  • Aulas de reforço em disciplinas que o candidato tenha mais dificuldade;
  • Acesso a plataforma de simulados e de redações.

Ou seja, com o GAUSS, você pode se dedicar totalmente aos estudos, sem se preocupar com qualquer contrapartida. As únicas coisas que exigimos “de volta” de você é comprometimento com os estudos e total transparência.

Aproveite para ficar sempre atento ao nosso ano letivo para entrar no nosso projeto – basta acompanhar o site oficial do Projeto GAUSS e as nossas redes; assim, você não perde nenhuma novidade. Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube!

Se quiser tirar dúvidas, também marcamos presença no WhatsApp (para acessar cada um deles, é só conferir nosso site mesmo).