Meritocracia, sem igualdade de oportunidades, não existe. E a gente sabe que no Brasil há uma alta concentração de renda e que os desafios do ensino público são barreiras ao desenvolvimento. Por isso, nós, do GAUSS, acreditamos que investir em pessoas por meio da educação é a principal ferramenta de transformação social. E o ENEM 2023 é uma das pontes para isso!

Prazer! Somos uma ONG que apoia o desenvolvimento integral de jovens com poucas oportunidades e grande potencial, com o objetivo de projetá-los a universidades de excelência. Para isso, oferecemos bolsas de estudo em cursos preparatórios, mentoria e apoio multidisciplinar sem você precisar pagar 1 centavo.
O ENEM, ou Exame Nacional do Ensino Médio, surgiu em 1998 para avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Mas foi só em 2009 que ele passou a ser utilizado como mecanismo de acesso à educação superior em 2009.

Hoje, as notas do ENEM servem para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni), além de mais de 50 instituições em Portugal. Se quiser, você também pode procurar financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Prepare-se para o ENEM 2023 com a gente. Estamos aqui pra fazer você se dar bem na prova e entrar no curso dos sonhos. Vamos lá? 😉

 

QUEM PODE PARTICIPAR DO ENEM 2023?

Assim como em todos os programas criados pelo Governo Federal juntamente com o Ministério da Educação, é preciso se encaixar em algumas regras para participar do ENEM:

• Estudantes que estão no ensino médio ou que já o concluíram;
• Quem pagar a taxa de inscrição das provas (exceto aqueles que tenham direito a isenção, claro);
• Estar munido do RG e CPF nos dias das provas.

Sim, só isso! Mas, se você ainda não concluiu o ensino médio, dá para participar como “treineiro”: pela experiência de conhecer o processo e as provas e autoavaliar seus conhecimentos.

Também existem casos especiais de alunos que requerem um acompanhamento específico ou especializado para as provas, o que, no caso, exige documentos diferentes. Portanto, na hora da sua inscrição para o ENEM 2023, fique atento!

 

DÁ PARA NÃO PAGAR A TAXA DE INSCRIÇÃO DO ENEM 2023?

O ENEM estabelece três perfis de participantes que têm direito à gratuidade:

• Estudantes que estão cursando a última série do Ensino Médio, no ano de aplicação do exame, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar;
• Todo mundo que cursou o ensino médio inteiro em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e possui renda, por pessoa da família, igual ou menor que um salário mínimo e meio;
• Quem se encontra em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda que possua NIS, único e válido; além de ter renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

 

ATENDIMENTO ESPECIAL PARA O ENEM 2023

Estudantes com condições especiais, como deficientes visuais ou alunos com dificuldade de movimentação, podem pedir apoio especial para realização das provas na hora de se inscrever para o ENEM. As opções de atendimento nesse sentido são estas:

• Salas de fácil acesso para estudantes com dificuldade de mobilidade;
• Provas em braile;
• Provas com letra aumentada;
• Presença de leitor da prova;
• Interprete de libras.

 

EDITAL DO ENEM 2023

Antes de realizar a sua inscrição para o ENEM 2023, conselho de amigo: dê uma lida no edital do exame para não perder nenhum detalhe da edição e ficar por dentro de todas as regras, OK?

A data da sua divulgação, bem como do cronograma oficial, provavelmente será por volta de maio de 2023, pelo site oficial: https://www.enem.inep.gov.br. Anote!

 

COMO FUNCIONAM AS PROVAS DO ENEM 2023

O ENEM 2023, como nos anos anteriores, deve acontecer em dois domingos consecutivos. No primeiro dia, você vai precisar responder questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas suas Tecnologias, e fazer a Redação, totalizando 5 horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização do chefe de sala para o início das provas. No segundo, é hora de testar seus conhecimentos em conteúdos ligados às Ciências da Natureza e suas Tecnologias, além de Matemática e suas Tecnologias, com duração de prova de 5 horas.

Ao todo, são 180 questões objetivas, sendo que as questões de língua estrangeira podem ser respondidas em inglês ou espanhol, segundo o que você escolheu no momento da inscrição. Na avaliação da redação, será considerado o desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema.

Lembre-se de que o tema da redação – escolhido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) – será revelado apenas na hora da prova. Se quiser uma dica, fique atento(a) a temas da atualidade, fatos históricos que estejam ocorrendo no ano, meio ambiente, trânsito, cidades urbanas, política e outros assuntos do cotidiano.

 

QUAL É A NOTA DE CORTE DO ENEM 2023? COMO CALCULAR?

Muita calma nessa hora: quando se trata de ENEM, não basta simplesmente somar os erros e os acertos das questões com base no gabarito e aí calcular a média final.
Acontece que o método de correção do Enem se dá pela Teoria de Respostas ao Item (TRI), em que o item é a unidade básica de análise, qualificado de acordo com estes parâmetros:

• Poder de discriminação (capacidade de um item em distinguir quem tem a proficiência requisitada daqueles quem não a têm);
• Grau de dificuldade;
• Possibilidade de acerto ao acaso (o famoso “chute”).

Dessa forma, é possível não só estimar a habilidade de um candidato, como assegurar que essas habilidades sejam comparadas com outro conjunto na mesma escala.
Como o tema é um pouquinho mais complexo, a gente recomenda que você leia este outro texto do nosso blog: Tudo Sobre a Nota De Corte do ENEM e Como Conseguir a Sua!

COMO O GAUSS PODE TE AJUDAR A ENTRAR EM UMA FACULDADE DE EXCELÊNCIA POR MEIO DO ENEM 2023!

Como sugerimos no começo deste artigo, o GAUSS é uma ONG que investe em vidas e acredita em pessoas. Oferecemos bolsas de estudo, mentoria e apoio multidisciplinar para alunos que também acreditam na educação como ferramenta de transformação e que, por muitos motivos, não tiveram oportunidades.

Estamos no caminho certo para ser referência como a alavanca mais eficiente no acesso ao ensino superior de qualidade no Brasil! Isso porque, desde 2015, 85% dos nossos alunos são aprovados nas melhores instituições brasileiras graças aos vários benefícios que você também pode aproveitar:

• Bolsa de estudos integral em uma das instituições parceiras e de qualidade do GAUSS (seja presencial ou EAD): Master Aracaju, Anglo, Cursinho CPV, Intergraus, Pódion e Curso Positivo;
• Acompanhamento individualizado escolar e pessoal por meio de mentorias;
• Acompanhamento psicológico e pedagógico, dentro do nosso programa de suporte multidisciplinar;
• Bolsa auxílio presencial para custeio das suas despesas com transporte e/ou alimentação e, na modalidade EAD, para custeio das suas despesas com internet;
• Aulas de reforço em disciplinas que o candidato tenha mais dificuldade;
• Acesso a plataforma de simulados e de redações.

Para estudantes que ainda não pensam em ingressar numa faculdade, mas querem fazer um curso técnico ou de ensino médio profissionalizante, por exemplo, os benefícios são:

• Bolsa de estudos nos cursos de português e matemática do Curso Kumon (no 8º ano do Ensino Fundamental)
• Mentoria com pelo menos dois voluntários experientes
• Auxílio financeiro
• Apoios pedagógico e psicológico profissional
• Aulas de reforço escolar

No segundo ano de apoio, quando você estiver no 9° ano do EF, receberá:

• Bolsa de estudos em cursinho preparatório para o Vestibulinho
• Mentoria com pelo menos dois voluntários experientes
• Auxílio financeiro
• Apoio psicológico profissional
• Aulas de reforço escolar
• Pagamento da taxa de inscrição em provas de Vestibulinho

Com o GAUSS, você pode se dedicar totalmente aos estudos, sem se preocupar com qualquer contrapartida. As únicas coisas que exigimos “de volta” de você são comprometimento com os estudos e total transparência conosco:

• Informar notas da escola e Kumon para os mentores em até três dias úteis após a divulgação oficial
• Para alunos do cursinho no 9° ano: frequência mínima 80% nas aulas e 100% nos simulados, salvo justificativa prévia, claro, pois também sabemos que imprevistos acontecem 🙂
• Comparecer às mentorias (virtuais ou presenciais)

 

A próxima turma do perfil 1 do projeto GAUSS já vem aí: o processo seletivo começa em dezembro de 2022.

No mais, fique de olho no nosso site oficial e acompanhe nossas redes sociais: estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube e no WhatsApp, para dúvidas. Não perca nenhuma novidade! Estamos na torcida para que possamos nos encontrar em breve e fazer de você o mais novo calouro de uma grande universidade, através do ENEM 2023. 😊