Não é segredo para ninguém que o vestibular medicina é um dos mais concorridos do país (se não for o mais concorrido). Isso porque o curso é bastante procurado, por inúmeros motivos: além de render uma carreira com alta empregabilidade, traz prestígio, paga bem (a média salarial é superior a R$ 15 mil, pra se ter ideia) e é uma realização pessoal pra muita gente.

Quem se forma médico, com curso de duração mínima de 6 anos, está apto a prescrever medicamentos, acompanhar e conduzir o tratamento do paciente e prevenir as mais diversas enfermidades. E, para quem visa a seguir uma especialidade, ainda são necessários mais dois anos de residência após a graduação.

Dependendo da instituição e independentemente do vestibular para medicina, há cursos cuja grade curricular é mais voltada para disciplinas majoritariamente teóricas no início e mais práticas a partir da metade, enquanto outros apresentam mais metodologias baseadas na solução de problemas – o que irá expor os alunos a experiências mais práticas logo cedo.

Em relação ao estágio, ele acontece em regime de internato e requer pelo menos 35% da carga horária do curso; desse percentual, 30% devem ser realizados no SUS (atenção básica e no serviço de urgência e emergência). Já os 70% restantes se dividem entre os conteúdos de Clínica Médica, Cirurgia, Pediatria, Ginecologia, Obstetrícia, Saúde Coletiva e Saúde Mental. O pormenor é que nenhum deles pode ocupar mais que 20% do tempo total de estágio.

O mercado de trabalho para médicos é bem amplo, com muitas oportunidades para profissionais de várias especialidades. Os lugares que oferecem vagas com os melhores salários – e que têm a maior concentração de médicos – ficam nas regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste. No entanto, nas cidades do interior, há uma grande carência de profissionais, com concursos públicos que oferecem uma excelente remuneração.

 

CONSIGA SUA NOTA NO ENEM PRA VESTIBULAR MEDICINA

Vamos lá: quando se trata de ENEM, não basta simplesmente somar os erros e os acertos das questões com base no gabarito e aí calcular a média final.

Acontece que o método de correção do Enem se dá pela Teoria de Respostas ao Item (TRI), em que o item é a unidade básica de análise, qualificado de acordo com estes parâmetros:

  • Poder de discriminação (capacidade de um item em distinguir quem tem a proficiência requisitada daqueles quem não a têm);
  • Grau de dificuldade;
  • Possibilidade de acerto ao acaso.

Dessa forma, é possível não só estimar a habilidade de um candidato, como assegurar que essas habilidades sejam comparadas com outro conjunto na mesma escala.

Com o método TRI, não tem como comparar o número de acertos em uma área do conhecimento com o de outra; ou seja, a quantidade de questões por nível de dificuldade e suas características afetam diretamente o resultado das provas e, por isso, o resultado demora um pouco pra sair.

No entanto, é possível tentar simular a nota:

 

CALCULANDO DA NOTA DE CORTE DO ENEM POR MÉDIA SIMPLES

Você vai precisar somar as notas obtidas em cada uma das áreas – Matemática e suas Tecnologia; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e a Redação – e dividir o valor final por cinco.

 

CALCULANDO DA NOTA DE CORTE DO ENEM POR PESO

Já neste modo você terá que saber qual é o peso que cada instituição de ensino superior aplica para cada área das provas do Enem, entre peso 1, 2 e 3. Aí, depois, deve-se multiplicar cada nota pelo peso atribuído. Se a faculdade onde você quer ingressar atribui peso 2 para Ciências Humanas e suas Tecnologias, por exemplo, você precisa multiplicar a sua nota dessa disciplina por 2!

 

Agora, você já tem uma base legal para entender que estudar bastante é pré-requisito básico para passar no vestibular medicina, né?

 

AS 10 MELHORES FACULDADES DE MEDICINA SEGUNDO O ENADE

Se você quer estar entre as melhores faculdades na hora de prestar seu vestibular medicina, esta é a linda mais recente do ENADE (na data de publicação deste texto):

  1. UFV – Universidade Federal de Viçosa
  2. FAMERP – Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
  3. UECE – Universidade Estadual do Ceará
  4. UEM – Universidade Estadual de Maringá
  5. UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  6. PUC-RS – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  7. FCMSCSP – Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
  8. Unicamp – Universidade Estadual de Campinas
  9. UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora
  10. PUC-PR – Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Porém, existem outras instituições de avaliação considerando outros critérios e outros rankings. Por isso, te aconselhamos a ler: As Melhores Faculdades de Medicina Pra Você.

 

QUAL FACULDADE DE MEDICINA ESCOLHER

Mas você também pode ter seus próprios critérios, baseados em outras questões relevantes.

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), por exemplo, avalia as universidades por meio de 3 aspectos:

  1. A) Conceito Preliminar de Curso (CPC)
  2. B) Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC)
  3. C) Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade)

Analise se as faculdades em que você está de olho para fazer seu vestibular de medicina apresentam boas notas nesses quesitos, além de, claro, uma boa nota no MEC. Isso é o básico.

Você também pode trocar ideia com alunos do curso (ou cursos) que você pretende fazer, perguntando o que eles acham da faculdade, das disciplinas, professores, coordenação, estrutura e etc.

Faça um pequeno networking e converse com alguém que já possui uma carreira mais sólida e, certamente, tem conhecimento suficiente a respeito das exigências do mundo corporativo para contratar futuros empregados.

ESCOLHA PELA INFRAESTRUTURA

Todos os ambientes e instalações da universidade pela qual você optar devem estar em excelente estado. Aqui, não tem conversa, pois vão afetar diretamente não só a qualidade dos seus estudos e aprendizado, como a sua própria qualidade de vida e bem-estar.

Faça uma pesquisa, portanto, e avalie como são os laboratórios de atividades práticas, bem como as salas de aula, espaços de lazer e descanso e bibliotecas.

ESCOLHA PELO CORPO DOCENTE

Doutores, mestres e grandes especialistas em suas áreas de atuação devem fazer parte de um corpo docente de qualidade. Se estiverem envolvidos com pesquisas e produzindo artigos, melhor ainda.

Pra ver como esse aspecto é importante, pense que professores são muito mais que os instrutores das disciplinas que você aprenderá. Eles serão, também, verdadeiros mentores ao longo da sua jornada dentro do curso de medicina, te auxiliando em dúvidas, pesquisas científicas, iniciativas extracurriculares e, claro, compartilhando experiências profissionais valiosas.

 

ENTENDA COMO O GAUSS PODE TE AJUDAR A PASSAR NO VESTIBULAR MEDICINA!

O GAUSS é uma ONG que investe em vidas e acredita em pessoas. Oferecemos bolsas de estudo, mentoria e apoio multidisciplinar para alunos que também acreditam na educação como ferramenta de transformação e que, por muitos motivos, não tiveram oportunidades.

Estamos no caminho certo para ser referência como a alavanca mais eficiente no acesso ao ensino superior de qualidade no Brasil! Isso porque, desde 2015, 85% dos nossos alunos são aprovados nas melhores instituições brasileiras graças aos vários benefícios que você também pode aproveitar:

  • Bolsa de estudos integral em uma das instituições parceiras e de qualidade do GAUSS (seja presencial ou EAD): Master Aracaju, Anglo, Cursinho CPV, Intergraus, Pódion e Curso Positivo;
  • Acompanhamento individualizado escolar e pessoal por meio de mentorias;
  • Acompanhamento psicológico e pedagógico, dentro do nosso programa de suporte multidisciplinar;
  • Bolsa auxílio presencial para custeio das suas despesas com transporte e/ou alimentação e, na modalidade EAD, para custeio das suas despesas com internet;
  • Aulas de reforço em disciplinas que o candidato tenha mais dificuldade;
  • Acesso a plataforma de simulados e de redações.

Para estudantes que ainda não pensam em ingressar numa faculdade, mas querem fazer um curso técnico ou de ensino médio profissionalizante, por exemplo, os benefícios são:

  • Bolsa de estudos nos cursos de português e matemática do Curso Kumon (no 8º ano do Ensino Fundamental)
  • Mentoria com pelo menos dois voluntários experientes
  • Auxílio financeiro
  • Apoios pedagógico e psicológico profissional
  • Aulas de reforço escolar

No segundo ano de apoio, quando você estiver no 9° ano do EF, receberá:

  • Bolsa de estudos em cursinho preparatório para o Vestibulinho
  • Mentoria com pelo menos dois voluntários experientes
  • Auxílio financeiro
  • Apoio psicológico profissional
  • Aulas de reforço escolar
  • Pagamento da taxa de inscrição em provas de Vestibulinho

Com o GAUSS, você pode se dedicar totalmente aos estudos, sem se preocupar com qualquer contrapartida. As únicas coisas que exigimos “de volta” de você é comprometimento com os estudos e total transparência conosco:

  • Informar notas da escola e Kumon para os mentores em até três dias úteis após a divulgação oficial
  • Para alunos do cursinho no 9° ano: frequência mínima 80% nas aulas e 100% nos simulados, salvo justificativa prévia, claro, pois também sabemos que imprevistos acontecem 🙂
  • Comparecer às mentorias (virtuais ou presenciais)

A próxima turma do perfil 2 do projeto GAUSS já vem aí: o processo seletivo começa em setembro de 2022. A do perfil 1, em dezembro.

Fique de olho no nosso site oficial e acompanhe nossas redes sociais: estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube e no WhatsApp, para dúvidas. Não perca nenhuma novidade! Estamos na torcida para que possamos nos encontrar em breve e fazer de você o mais novo calouro de medicina de uma grande universidade. 😊