Existe vida, muita vida após a escola. Por isso, “O que fazer depois do Ensino Médio” é uma pergunta extremamente comum entre os estudantes que têm dúvidas sobre qual caminho seguir. Há um vasto mundo a enfrentar e descobrir, e as possibilidades pela frente são cheias de desafios.

Que decisão tomar? Onde estudar? Qual curso escolher? E a instituição de ensino, qual é a ideal? Se você também se faz esses questionamentos, fique tranquilo: neste texto, você vai descobrir 7 opções do que fazer depois de completar seus estudos no colégio. Vem com a gente!

 

PRIMEIRA DICA SOBRE O QUE FAZER DEPOIS DO ENSINO MÉDIO

Logo de cara, nós já damos o conselho: escolha algo que você goste de fazer. Esse é o segredo. Afinal, é baseada nisso que sua vida profissional vai seguir, ainda que nada impossibilite uma mudança de rumo com o passar dos anos.

No entanto, abraçar algo que leve alegria e prazer ao seu dia a dia continua fundamental.

 

1. FAÇA UM TESTE VOCACIONAL

Antes de qualquer coisa, tenha em mente que o teste vocacional é apenas um instrumento para identificar habilidades, facilidades e atributos subjetivos que podem ajudar você a traçar uma rota mais assertiva de realização pessoal e profissional.

Os testes vocacionais podem ser feitos com a ajuda de um psicólogo clínico, um especialista com formação teórica e científica, que pode identificar os traços de personalidade de alguém. Outra opção é apostar em testes online, que, embora menos técnicos, podem te ajudar a responder o que fazer depois do Ensino Médio.

De qualquer forma, os testes vocacionais são importantes não apenas para que o candidato escolha um curso técnico ou superior, mas, também, para ele aprender mais sobre si.

2. PROCURE UM ESTÁGIO

Em geral, os estágios vêm junto dos cursos técnicos, profissionalizantes ou superiores, mas existem estudantes que, na ânsia de trabalharem, já preferem buscar uma vaga por conta própria. Afinal, há empresas que contratam estagiários sem experiência e concedem contrato com probabilidade de renovação.

Se, entre as possibilidades do que fazer depois do Ensino Médio, você procura enriquecer seu currículo através de experiência prática e juntar dinheiro para conquistar novos objetivos, um estágio pode ser a escolha ideal.

Além do mais, o estágio é uma ótima oportunidade para conseguir vivência em um ambiente laboral, aumentando as chances de você ser efetivado pela instituição!

3. FAÇA UM CURSO SUPERIOR

O Ensino Superior no Brasil está mudando. Hoje, começar uma licenciatura é muito mais fácil do que era há algumas décadas. Além disso, é quase um passo essencial na carreira, né?

A formação académica pode dar a você acesso às melhores vagas (públicas ou privadas) para avançar na sua trajetória profissional. Além disso, durante a graduação, sua experiência pode ser adquirida por meio de estágios (esses, claro, atrelados ao curso que você escolher) e atividades extracurriculares.

3.1 COMO ESCOLHER A MELHOR FACULDADE?

Se um curso superior parece mais atraente pra você, imaginamos como a pergunta “qual faculdade escolher?” pode ser tão marcante quanto tensa.

Escolher uma faculdade não é como escolher o que vai comer no almoço ou o que vai assistir na Netflix; envolve vários dilemas e pode até definir uma carreira. Mas, calma, e respire fundo: também estamos aqui para te ajudar a optar pela melhor instituição de ensino superior seguindo algumas dicas fundamentais, que levam em consideração tendências de mercado, as avaliações de mercado das faculdades, modalidades de ensino e etc.

Veja mais no nosso outro texto: Qual Faculdade Escolher? 10 Dicas Definitivas

4. FAÇA UM CURSO TÉCNICO

Com a crise financeira do país, muita gente descobriu que os cursos técnicos são tanto uma ótima opção para quem está pensando no que fazer depois do Ensino Médio, quanto uma saída do desemprego para garantir empregos bem remunerados.  Os cursos de tecnologia em enfermagem são um deles.

Os graduados em enfermagem podem atuar em centros cirúrgicos, clínicas, laboratórios, farmácias e até mesmo como cuidadores de idosos, cargo muitas vezes bem remunerado. Muitas famílias lutam para encontrar especialistas para preencher esse papel, sabia?

Os cursos técnicos combinam qualificação profissional com um leque de opções para o mercado de trabalho. Isso sem você precisar gastar nem um centavo, estudando em uma ETEC, por exemplo.

A ETEC, ou Escola Técnica Estadual, em si: ela é um programa do governo que visa à formação de profissões de nível técnico. Atualmente, há centenas de ETECs espalhadas pelas cidades do estado de São Paulo, consideradas também excelentes opções para um Ensino Médio de qualidade. Esse, no caso, pode ser cursado de forma isolada ou integrada ao curso técnico profissionalizante!

Sim, TODOS os cursos ETEC são de graça (desde que você passe no processo seletivo deles, claro).

Saiba mais em ETEC: Cursos Gratuitos

5. ESTUDE PARA CONCURSO PÚBLICO NÍVEL MÉDIO

Se você já pensa em sair do Ensino Médio com uma estabilidade profissional, o concurso público é uma boa pra você.

São várias vagas no setor público para pessoas com nível médio e, embora a estabilidade seja mesmo real, os salários não são lá essas coisas de altos e as provas são bastante concorridas.

Portanto, e essa for sua escolha, procure se preparar com antecedência. São muitas matérias apontadas nos editais e, mesmo que você tenha acabado de sair da escola, é bom revisar todos os conteúdos e, claro, “entrar de cabeça” nas matérias específicas segundo a vaga que você quer ocupar.

6. PROCURE UM EMPREGO

Uma coisa é verdade: o mercado de trabalho costuma absorver ativamente a demanda dos jovens que procuram o primeiro emprego, mesmo que você não tenha experiência (mesmo caso dos estágios).

Se você quer ou precisa dessa fonte de renda, nada mais justo do que iniciar essa busca – o que, além do dinheiro, vai te trazer conhecimento em novas áreas, networking e crescimento pessoal.

Existe também a opção de jovem aprendiz, que traz a oportunidade de você conhecer várias áreas de uma empresa e ver com qual vai se identificar e. em paralelo, continuar estudando para entrar em uma facilidade de qualidade!

7. FAÇA UM INTERCÂMBIO

Quer saber? Aventure-se primeiro em terras gringas!

Isso é muito legal para conhecer uma cultura diferente, o que certamente irá acrescentar bastante na sua formação. Além disso, você vai trabalhar a sua resiliência, se adaptando a tradições e costumes diversos do seu e desenvolvendo habilidades importantes, como a empatia e a tolerância, principalmente se você parar pra pensar que estará sozinho – sem família e sem os amigos com quem sempre conviveu.

Enfim, é um caminho mais rápido para a maturidade. Outra grande vantagem é a oportunidade de aprender um idioma estrangeiro de forma prática (e, por isso, mais rápida também!).

 

INDEPENDENTEMENTE DO QUE VOCÊ VAI FAZER DEPOIS DO ENSINO MÉDIO, ESTUDE COM O PROJETO GAUSS!

O GAUSS é uma ONG que investe em vidas e acredita em pessoas como você. Oferecemos bolsas de estudo, mentoria e apoio multidisciplinar para alunos que também acreditam na educação como ferramenta de transformação e que, por muitos motivos, não tiveram oportunidades.

Estamos no caminho certo para ser referência como a alavanca mais eficiente no acesso ao ensino superior de qualidade no Brasil! Isso porque, desde 2015, 85% dos nossos alunos são aprovados nas melhores instituições brasileiras graças aos vários benefícios que você também pode aproveitar:

  • Bolsa de estudos integral em uma das instituições parceiras e de qualidade do GAUSS (seja presencial ou EAD): Master Aracaju, Anglo, Cursinho CPV, Intergraus, Pódion e Curso Positivo
    • Acompanhamento individualizado escolar e pessoal por meio de mentorias
    • Acompanhamento psicológico e pedagógico, dentro do nosso programa de suporte multidisciplinar
    • Bolsa auxílio presencial para custeio das suas despesas com transporte e/ou alimentação e, na modalidade EAD, para custeio das suas despesas com internet;
    • Aulas de reforço em disciplinas que o candidato tenha mais dificuldade;
    • Acesso a plataforma de simulados e de redações.

Para estudantes que ainda não pensam em ingressar numa faculdade, mas querem fazer um curso técnico ou de ensino médio profissionalizante, por exemplo, os benefícios são:

  • Bolsa de estudos nos cursos de português e matemática do Curso Kumon (no 8º ano do Ensino Fundamental)
    • Mentoria com pelo menos dois voluntários experientes
    • Auxílio financeiro
    • Apoios pedagógico e psicológico profissional
    • Aulas de reforço escolar

No segundo ano de apoio, quando você estiver no 9° ano do EF, receberá:

  • Bolsa de estudos em cursinho preparatório para o Vestibulinho
    • Mentoria com pelo menos dois voluntários experientes
    • Auxílio financeiro
    • Apoio psicológico profissional
    • Aulas de reforço escolar
    • Pagamento da taxa de inscrição em provas de Vestibulinho

Com o GAUSS, você pode se dedicar totalmente aos estudos, sem se preocupar com qualquer contrapartida. As únicas coisas que exigimos “de volta” de você são comprometimento com os estudos e total transparência conosco:

  • Informar notas da escola e Kumon para os mentores em até três dias úteis após a divulgação oficial
    • Para alunos do cursinho no 9° ano: frequência mínima 80% nas aulas e 100% nos simulados, salvo justificativa prévia, claro, pois também sabemos que imprevistos acontecem 🙂
    • Comparecer às mentorias (virtuais ou presenciais)

 

Com nossos parceiros, você garante o seu curso ETEC com o respaldo de uma equipe pedagógica especializada e qualificada, aulas interativas e dinâmicas, material didático específico e simulados periódicos para avaliação das suas necessidades e progressão. É uma coisa exclusiva mesmo, de verdade.

Aproveite para participar do próximo ano letivo do projeto GAUSS, que começa em dezembro de 2022. Fique de olho no nosso site oficial e acompanhe nossas redes sociais: estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube e no WhatsApp, para dúvidas.