COMO CONSEGUIR A NOTA DE CORTE DE ENFERMAGEM NO PROUNI

Antes de entender como você fica sabendo sobre a nota de corte de Enfermagem para o PROUNI, que tal reforçarmos como funciona o PROUNI em si?

O PROUNI é um programa criado em 2004, pela Lei nº 11.096/2005, pelo ex-ministro da Educação Fernando Haddad. Sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em seu antigo mandato, a lei do Programa Universidade para Todos assegura bolsas de estudo integrais e bolsas de estudo parciais de 50% (meia-bolsa) para estudantes dos cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de ensino superior (com ou sem fins lucrativos).

Enquanto a bolsa integral é ofertada a quem tem renda familiar per capita não superior a 1,5 salário mínimo, a parcial é voltada a quem a renda per capita não exceda três salários mínimos.

No caso de bolsas integrais, o PROUNI paga 100% da mensalidade para a faculdade. Quando a bolsa é parcial, o PROUNI paga metade e, o estudante, a outra metade, direto pra faculdade em questão. Claro que, ao se formar, o bolsista (seja da bolsa parcial ou integral) não precisa devolver o valor pago pelo governo.

Leia Também: Seu Guia Para O PROUNI 2023


COMO FUNCIONA A NOTA DE CORTE DO PROUNI?

A nota de corte é, em resumo, a média entre a menor e a maior nota conseguida entre os que concorreram para o curso em questão. Ou seja, se você alcançar esses números para Enfermagem, poderá passar no processo seletivo.

Só que muitas pessoas acham que todo mundo concorre com todo mundo, já que o PROUNI é um processo seletivo nacional. Da mesma forma, a disputa não é entre todos que escolheram o mesmo curso, sem considerar o local.

A concorrência do PROUNI só vale entre aqueles que selecionaram as mesmas opções de curso, turno, faculdade, campus e até modalidade de concorrência (cotas ou não). Tendo em vista todas essas variáveis, isso significa que a nota de corte de um mesmo curso (como Enfermagem) pode ser diferente até dentro da mesma faculdade.

NOTA DE CORTE PROUNI PARCIAL E FINAL

Existem dois tipos de nota de corte para Enfermagem no PROUNI, sendo que a que merece mais atenção é a nota parcial. Afinal, ela é calculada diariamente enquanto as inscrições para o programa estão abertas, considerando as variáveis de que falamos. Ou seja, essas informações ficam disponíveis no sistema de inscrições e, se você ficar de olho nelas, pode ter mais chances de passar no processo seletivo.

Lembrando que as notas de corte de cada curso são disponibilizadas pelo sistema em caráter informativo, para te orientar quanto à média dos participantes para a vaga. Ela não é garantia de pré-seleção para a bolsa, uma vez que o sistema não faz o cálculo em tempo real e a nota de corte se modifica de acordo com a nota dos inscritos.


A NOTA DE CORTE ENFERMAGEM NO PROUNI

Considerando a edição de 2021 pra gente ter uma ideia da nota de corte de Enfermagem no PROUNI, o curso apresentou nota de corte média de 595.16 pontos, levando em conta a menor nota de corte de 508.08 pontos (FABIC) e a maior nota de corte de 666.96 (FASB) pontos.

 

SIMULADOR PROUNI: OS MELHORES DA INTERNET

Depois de uma boa pesquisa, selecionamos dois sites com os melhores simuladores de notas do PROUNI para você tomar conhecimento da sua nota quando tentar o processo.

São eles:

A primeira coisa que você precisa ter em mente é que os simuladores do PROUNI não podem te dar certeza de nada; eles são mais como uma bússola, apresentando uma estimativa baseada na sua pontuação. Ou seja, é uma forma de saber quais chances você tem de conseguir a bolsa em Enfermagem (lembre-se que pode haver anulação de questões na prova do ENEM, e isso embaralha todas as previsões).

Primeiro, você precisa informar à plataforma a cidade onde quer estudar, curso e seu e-mail. Com esses dados, o site do PROUNI te mostra as melhores opções conforme sua pontuação no ENEM.

Se você não for selecionado em nenhuma das chamadas do PROUNI para Enfermagem (bate na madeira!), é possível conseguir uma bolsa concorrendo a vagas remanescentes, que não foram preenchidas devido à desistência de candidatos (ou porque deixaram de atender a requisitos).

 

E A LISTA DE ESPERA?

Ao final das duas chamadas, você, se quiser, pode participar da Lista de Espera, sendo única para cada curso e turno de cada local de oferta.

Para tanto, você deverá comparecer à ou às instituições que escolheu e entregar a documentação que comprova as informações prestadas na inscrição do PROUNI.

Participam dessa Lista de Espera exclusivamente para o curso correspondente à primeira opção aqueles candidatos que:

  • não foram pré-selecionados nas chamadas regulares;
  • não foram pré-selecionado na segunda opção de curso, reprovados por não formação de turma.

E participam da Lista de Espera exclusivamente para o curso correspondente à segunda opção aqueles candidatos que:

  • não foram pré-selecionados nas chamadas regulares em que não existiam bolsas disponíveis na sua primeira opção de curso;
  • não foram pré-selecionados nas chamadas regulares de turmas não formadas na primeira opção de curso;
  • foram pré-selecionados em sua primeira opção de curso, mas reprovados por não formação de turma.

COMO VER O RESULTADO DO PROUNI PARA ENFERMAGEM?

Calma, calma: esse resultado só é divulgado depois do encerramento das inscrições. 😉 Pra ter acesso à lista dos aprovados, é preciso entrar no site do programa e fazer o login com seus dados.

Além disso, lá são divulgadas as informações da convocação, como prazos para comparecer na instituição para matrícula, qual a documentação necessária para o PROUNI, entre outras.

Leia também: Documentos PROUNI: Conheça A Lista Definitiva


ALGUMAS FACULDADES PRIVADAS DE ENFERMAGEM QUE ACEITAM PROUNI

São diversas as faculdades que aceitam o PROUNI para Enfermagem, e algumas bem avaliadas pelo MEC são a Anhanguera, UNOPAR, Cruzeiro do Sul e UNICID.

Na Anhanguera você também pode conseguir uma bolsa integral ou parcial do PROUNI para Enfermagem. No caso de não conseguir a bolsa 100%, é possível integrar outros descontos oferecidos pela universidade. Lá, em 2021, a menor nota de corte de Enfermagem foi 529.02 e, a maior, 642.92.

Na UNOPAR também há bolsas pra Enfermagem, tanto parciais quanto integrais. A nota de corte de Enfermagem no Prouni 2021 foi de 674.91.

Já na Cruzeiro do Sul, você pode usar a nota do ENEM para garantir desconto nos estudos, mas a disponibilidade de vagas para o curso varia conforme a edição do PROUNI, OK? Lá, a nota de corte do Prouni para Enfermagem foi de 565 na edição de 2021.

Por fim, a UNICID oferece somente bolsas integrais para Enfermagem, o que significa que o candidato precisa ter renda familiar bruta de até um salário-mínimo e meio por pessoa.

 

CONSIGA SUA NOTA DE CORTE ENFERMAGEM PROUNI ESTUDANDO COM O PROJETO GAUSS

Prazer, somos o GAUSS: uma ONG que investe em vidas e acredita em pessoas. Oferecemos bolsas de estudo, mentoria e apoio multidisciplinar para alunos que também acreditam na educação como ferramenta de transformação e que, por muitos motivos, não tiveram oportunidades.

Estamos no caminho certo para ser referência como a alavanca mais eficiente no acesso ao ensino superior de qualidade no Brasil! Isso porque, desde 2015, 85% dos nossos alunos são aprovados nas melhores instituições brasileiras graças aos vários benefícios que você também pode aproveitar:

  • Bolsa de estudos integral em uma das instituições parceiras e de qualidade do GAUSS (seja presencial ou EAD): Master Aracaju, Anglo/SP, Cursinho CPV/SP, Intergraus/SP, Pódion/DF e Curso Positivo/PR;
  • Acompanhamento individualizado escolar e pessoal por meio de mentorias;
  • Acompanhamento psicológico e pedagógico, dentro do nosso programa de suporte multidisciplinar;
  • Bolsa auxílio presencial para custeio das suas despesas com transporte e/ou alimentação e, na modalidade EAD, para custeio das suas despesas com internet;
  • Aulas de reforço em disciplinas que o candidato tenha mais dificuldade;
  • Acesso a plataforma de simulados e de redações.

Para estudantes que estão entrando no oitavo ano do ensino fundamental e gostariam de cursar um ensino médio de qualidade, seja uma ETEC ou bolsa de estudo em escolas particulares, os benefícios são:

  • Bolsa de estudos nos cursos de português e matemática do Curso Kumon (no 8º ano do Ensino Fundamental)
  • Mentoria com pelo menos dois voluntários experientes
  • Auxílio financeiro
  • Apoios pedagógico e psicológico profissional
  • Aulas de reforço escolar

No segundo ano de apoio, quando você estiver no 9° ano do EF, receberá:

  • Bolsa de estudos em cursinho preparatório para o Vestibulinho
  • Mentoria com pelo menos dois voluntários experientes
  • Auxílio financeiro
  • Apoio psicológico profissional
  • Aulas de reforço escolar
  • Pagamento da taxa de inscrição em provas de Vestibulinho

Durante todo o ensino médio:

  • Mentoria com pelo menos dois voluntários experientes
  • Inglês
  • Auxílio financeiro
  • Apoio psicológico profissional
  • Aulas de reforço escolar
  • Pagamento da taxa de inscrição em provas de Vestibular

Com o GAUSS, você pode se dedicar totalmente aos estudos, sem se preocupar com qualquer contrapartida. As únicas coisas que exigimos “de volta” de você é comprometimento com os estudos e total transparência conosco:

  • Informar notas da escola e Kumon para os mentores em até três dias úteis após a divulgação oficial
  • Para alunos do cursinho no 9° ano: frequência mínima 80% nas aulas e 100% nos simulados, salvo justificativa prévia, claro, pois também sabemos que imprevistos acontecem 🙂
  • Comparecer às mentorias (virtuais ou presenciais)

 

Para saber sobre nossas próximas inscrições, fique de olho no nosso site oficial e acompanhe nossas redes sociais: estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube e, no WhatsApp, para dúvidas.