9 DICAS INFALÍVEIS DE COMO ESTUDAR PARA O ENEM

Procurar as melhores maneiras de como estudar para o ENEM é “rotina” para quem está se preparando para conseguir uma boa nota e ingressar no Ensino Superior, não é?

Desde o final dos anos 1990 o ENEM existe para avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da Educação Básica, que hoje engloba a Educação Infantil, o Ensino Fundamental obrigatório de 9 anos e o Ensino Médio. Já há alguns anos, substitui o vestibular de muitas universidades;

Para saber como estudar para o ENEM, é bom entender que o Exame é composto de duas partes: uma redação no estilo dissertativo-argumentativo, que vale até mil pontos, e uma prova objetiva, com questões de múltipla escolha, também valendo até mil pontos. Já a parte objetiva possui quatro provas, com 45 questões cada: Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática.

Atualmente, as notas do ENEM também podem ser usadas para acesso ao SISU e ao PROUNI, além de permitir financiamento estudantil em programas do governo, como o FIES.

 

QUEM PODE PARTICIPAR DO ENEM?

Qualquer pessoa que já concluiu o Ensino Médio ou está concluindo a etapa pode se inscrever no ENEM. A exceção fica para os conhecidos “treineiro”, que fazem as provas pela experiência de conhecer o processo e as questões cobradas, a fim de avaliar o próprio conhecimento.

 

COMO SÃO AS PROVAS DO ENEM?

No primeiro dia do Exame, você vai precisar responder questões de:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, com conteúdos de Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação.
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias, com conteúdos sobre História, Geografia, Filosofia e Sociologia.
  • Redação, sobre um tema da atualidade.

No segundo dia, prepare-se para testar seus conhecimentos em conteúdos ligados a:

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias, que trata de Química, Física e Biologia.
  • Matemática e suas Tecnologias.

 

CONHEÇA O GUIA DE COMO ESTUDAR PARA O ENEM: 9 DICAS


1. DEFINA UM LOCAL DE ESTUDOS

Antes de qualquer coisa, prepare o seu “cantinho do ENEM”: prefira um lugar calmo, silencioso e sem interrupções, como um quarto, uma sala, a biblioteca da sua escola ou até uma cafeteria. O importante é estar confortável. Confortável, mas atento para garantir um bom rendimento.

Por isso, se isole das interferências cotidianas: desligue o celular e procure não fazer pausas para conferir as redes sociais. A partir daí, pergunte-se:

  • Quantas horas por dia eu tenho para estudar para as provas?
  • Quantos dias restam até a data das provas?
  • Em quais matérias eu tenho mais dificuldade?


2. O SEGUNDO PASSO É CRIAR UM CRONOGRAMA

Essa etapa é trabalhosa, mas fundamental quando pensamos em como estudar para o ENEM com foco e eficiência:

2.1 Primeiro, pegue um calendário e marque todos os dias que faltam para o ENEM.
2.2 Liste todas as matérias que caem no ENEM (de todas as quatro áreas do conhecimento) e na redação (informações que estarão no edital).
2.3 Liste as matérias em que você sente mais dificuldade.
2.4 Então, defina quantas horas por dia você vai dedicar a cada matéria e distribua os conteúdos no calendário. O detalhe é dar foco naquelas que são mais difíceis pra você.

Sobre o edital, lembre-se que ele traz todo o roteiro de matérias que irão cair. Ou seja, não faz sentido estudar outros assuntos que não estejam lá. Além disso, o edital mostra quais competências serão usadas para corrigir as provas, o que podem ser uma referência na hora de você direcionar seus estudos.

 

3. DE OLHO NO RELÓGIO

Isso é um fato: por mais que você comece os estudos com antecedência, sempre vai parecer que nunca há tempo suficiente. Afinal, além do volume de conteúdo pra estudar em si, é preciso tirar todas as dúvidas possíveis, revisar, revisar de novo, fazer exercícios, etc.

Além disso, uma hora o cansaço bate, a ansiedade ataca, os ruídos de casa e da rua desconcentram e resultam em frustração. Calma: se você não estiver conseguindo seguir em uma matéria no momento, pule pra outra e redirecione suas energias a fim de continuar rendendo.

E, com isso tudo em mente, depois de acabar de ler este texto, comece os estudos JÁ! 😉

 

4. NÃO HÁ COMO ESTUDAR PARA O ENEM SEM ANALISAR AS PROVAS ANTERIORES

Há quem diga, aliás, que essa é a melhor forma de estudar para o Exame.

Analisando as edições passadas, você consegue ficar familiarizado com o modelo das questões e identificar quais conteúdos parecem mais difíceis pra você, por exemplo, e destrinchá-los.

Lá no portal do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) você confere todas as provas anteriores do ENEM, com questões e, claro, gabarito.

 

5. DE OLHO NO RELÓGIO DE NOVO, MAS NA HORA DA PROVA

Quem sabe controlar o tempo na “hora H” tem mais uma manha pra garantir vaga em um dos processos seletivos que usam a nota do ENEM.

É só pensar que, entre os candidatos, tem muita gente (muita mesmo) que não dá conta de ler todas as questões da prova (que geralmente têm muito texto), interpretar e responder em seguida. Sem contar aquela revisada básica e ainda passar a limpo no cartão resposta.

Se, no ENEM, você tem dois minutos e meio em média para responder cada questão objetiva e mais uma hora para fazer a redação e passar o texto a limpo, calcule os seguintes prazos:

  • Quatro horas e meia para concluir as provas de Linguagens e de Ciências Humanas.
  • Quatro horas e meia para as provas de Ciências da Natureza e de Matemática.
  • Uma hora para a prova de redação (incluindo passar a limpo).

O que nos leva a:

 

6. DEDIQUE-SE À REDAÇÃO

Quando o assunto é como estudar para o ENEM considerando a redação, “a prática leva à perfeição”.

Sim, é claro que é preciso ler bastante, mas comece, por exemplo, escrevendo um texto sobre algum assunto que você leu. Tente reservar uma hora para fazer o rascunho e passar a limpa.

Lembre-se: se dois candidatos com médias iguais estiverem disputando a mesma vaga, a nota da redação também pode ser critério de desempate.

 

7. ANOTE OS ERROS E ACERTOS DOS SEUS SIMULADOS E PROVAS

Ao corrigir os simulados que fizer, anote tudo o que acertou e o que errou e a relação com as matérias correspondentes.

São os erros que vão mostrar onde você precisa investir mais tempo e energia! Se for o caso, adeque o seu cronograma de como estudar para o ENEM.

 

8. TIRE UM DIA PARA… NÃO ESTUDAR!

Se desligar totalmente do Exame e limpar a mente é fundamental e faz parte do processo.

Saia com os amigos, pratique uma atividade física, dê um passeio sozinho ou em família, bote sua série favorita em dia ou faça qualquer outra coisa que te relaxe e dê bem-estar. Inegociável, OK?

Leia também: Saiba Tudo Sobre A Nota De Corte Do ENEM

 

9. ESTUDE COM O PROJETO GAUSS E CONSIGA A MELHOR NOTA NO ENEM!

Nós, do Gauss, somos uma ONG que investe em vidas e acredita em pessoas! Oferecemos bolsas de estudo, mentoria e apoio multidisciplinar para alunos que também acreditam na educação como ferramenta de transformação e que, por muitos motivos, não tiveram oportunidades.

Estamos no caminho certo para ser referência como a alavanca mais eficiente no acesso ao ensino superior de qualidade no Brasil! Isso porque, desde 2015, 85% dos nossos alunos são aprovados nas melhores instituições brasileiras graças aos vários benefícios que você também pode aproveitar:

  • Bolsa de estudos integral em uma das instituições parceiras e de qualidade do GAUSS (seja presencial ou EAD): Master Aracaju, Anglo/SP, Cursinho CPV/SP, Intergraus/SP, Pódion/DF e Curso Positivo/PR;
  • Acompanhamento individualizado escolar e pessoal por meio de mentorias;
  • Acompanhamento psicológico e pedagógico, dentro do nosso programa de suporte multidisciplinar;
  • Bolsa auxílio presencial para custeio das suas despesas com transporte e/ou alimentação e, na modalidade EAD, para custeio das suas despesas com internet;
  • Aulas de reforço em disciplinas que o candidato tenha mais dificuldade;
  • Acesso a plataforma de simulados e de redações.

Para estudantes que estão entrando no oitavo ano do ensino fundamental e gostariam de cursar um ensino médio de qualidade, seja uma ETEC ou bolsa de estudo em escolas particulares, os benefícios são:

  • Bolsa de estudos nos cursos de português e matemática do Curso Kumon (no 8º ano do Ensino Fundamental)
  • Mentoria com pelo menos dois voluntários experientes
  • Auxílio financeiro
  • Apoios pedagógico e psicológico profissional
  • Aulas de reforço escolar

No segundo ano de apoio, quando você estiver no 9° ano do EF, receberá:

  • Bolsa de estudos em cursinho preparatório para o Vestibulinho
  • Mentoria com pelo menos dois voluntários experientes
  • Auxílio financeiro
  • Apoio psicológico profissional
  • Aulas de reforço escolar
  • Pagamento da taxa de inscrição em provas de Vestibulinho

Durante todo o ensino médio:

  • Mentoria com pelo menos dois voluntários experientes
  • Inglês
  • Auxílio financeiro
  • Apoio psicológico profissional
  • Aulas de reforço escolar
  • Pagamento da taxa de inscrição em provas de Vestibular

Com o GAUSS, você pode se dedicar totalmente aos estudos, sem se preocupar com qualquer contrapartida. As únicas coisas que exigimos “de volta” de você é comprometimento com os estudos e total transparência conosco:

  • Informar notas da escola e Kumon para os mentores em até três dias úteis após a divulgação oficial
  • Para alunos do cursinho no 9° ano: frequência mínima 80% nas aulas e 100% nos simulados, salvo justificativa prévia, claro, pois também sabemos que imprevistos acontecem 🙂
  • Comparecer às mentorias (virtuais ou presenciais)

 

Para se inscrever no nosso próximo processo seletivo, fique de olho no nosso site oficial e acompanhe nossas redes sociais: estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube e, no WhatsApp, para dúvidas.