COMO CONSEGUIR BOLSA DE ESTUDO PSICOLOGIA

Muitos estudantes sonham em ingressar no Ensino Superior para seguir carreira como psicólogos. Para alcançar esse objetivo, é necessário se dedicar diariamente aos estudos para passar no Vestibular específico da faculdade pretendida ou ter um bom desempenho no ENEM, para posterior aplicação nas universidades via SISU ou PROUNI. E, além das universidades públicas, a outra opção são as faculdades particulares. Aqueles que não têm condições financeiras para pagar as mensalidades, inclusive, podem recorrer a bolsas de estudo em psicologia.

O mercado de trabalho para psicólogos no Brasil é bastante amplo e diversificado. Os profissionais podem atuar em clínicas, hospitais, escolas, empresas, ONGs, órgãos públicos, entre outros. Além disso, a área de pesquisa acadêmica também é uma opção para quem deseja seguir carreira na psicologia. No entanto, assim como em outras áreas, a concorrência é acirrada, especialmente nas grandes cidades. Por isso, é importante que o psicólogo busque se especializar em uma área específica e investir em cursos de atualização para se destacar no mercado de trabalho.

Outra questão importante é a regulamentação da profissão. Para exercer a psicologia no Brasil, é necessário estar registrado no Conselho Regional de Psicologia (CRP) e seguir as normas e ética profissional estabelecidas pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). Isso garante a qualidade do atendimento prestado pelos psicólogos e protege a população de possíveis fraudes ou abusos por parte de profissionais não habilitados.

 

A FACULDADE DE PSICOLOGIA

O curso superior de Psicologia no Brasil é voltado para o estudo do comportamento humano e seus processos mentais. Durante a graduação, os alunos têm contato com diversas áreas da psicologia, como psicologia clínica, social, escolar, organizacional e esportiva. Além disso, o curso contempla disciplinas como neurociência, psicopatologia, teorias da personalidade, psicologia do desenvolvimento e técnicas de intervenção psicológica.

A graduação em Psicologia no Brasil tem duração média de cinco anos, divididos em dez semestres. É comum que a graduação em Psicologia exija estágios obrigatórios, nos quais os alunos podem vivenciar na prática a rotina de trabalho de um psicólogo em diferentes áreas de atuação. O estágio é uma oportunidade para aplicar os conhecimentos teóricos em situações reais e se preparar para a atuação profissional após a conclusão do curso.

TIPOS DE BOLSA DE ESTUDO PARA PSICOLOGIA

São vários os tipos de bolsas para psicologia, baseadas em diferentes critérios para distribuição. Daí a importância de ler com atenção todos os editais das faculdades para não perder nenhum detalhe, viu?

Veja as principais categorias de bolsa de estudo para Psicologia, em linhas gerais:

  • Bolsa Incentivo;
  • Bolsa Primeiro Semestre;
  • Bolsa Servidores Públicos e Militares;
  • Bolsa Transferência;
  • Convênio Empresas

BOLSA INCENTIVO

É uma alternativa interessante para aqueles que desejam ingressar na faculdade, mas têm dificuldades financeiras. A bolsa pode ser solicitada pelos calouros ou novos ingressantes durante a inscrição do vestibular, desde que atendam a critérios de seleção específicos. Para compreender esses critérios, é necessário acessar a página de resultados e regulamentos, que varia de acordo com a instituição de ensino escolhida.
 

BOLSA DE ESTUDOS PSICOLOGIA PELO PROUNI

O PROUNI – Programa Universidade para Todos – é, muito provavelmente, a forma mais popular pela qual os estudantes tentam ganhar uma bolsa para faculdade privada. E isso inclui o curso de Psicologia.

O programa é uma iniciativa do Governo Federal para, justamente, oferecer bolsas de estudos desse tipo para alunos de baixa renda que querem ingressar no Curso Superior, dentro destas exigências:

  • Ter cursado o Ensino Médio em escolas públicas
  • Ou, se cursou em escolas particulares, ter tido bolsa de estudos integral
  • Ou ser portador de necessidades especiais
  • Não ter nenhum diploma de graduação


Leia também:
Como Vai Ser O PROUNI 2023.2: Segundo Semestre?

BOLSA PRIMEIRO SEMESTRE

Trata-se da disponibilidade de bolsa de estudos para calouros ou candidatos que farão o vestibular. O desconto, de até 20%, é válido nos primeiros seis meses do curso e, no caso do curso de Psicologia, contempla apenas a modalidade presencial.

BOLSA DE ESTUDOS PSICOLOGIA POR TRANSFERÊNCIA

Mas, caso você não seja calouro, é possível conseguir uma bolsa também – por transferência de faculdade.
Então, se você já faz o curso de Psicologia em outra instituição, tente obter um desconto especial, seja na graduação presencial ou a distância. Alunos que vierem de outra faculdade a partir da transferência externa podem ganhar até 60% de desconto nas mensalidades.


BOLSA
DE ESTUDOS PSICOLOGIA PARA SERVIDORES PÚBLICOS E MILITARES

A bolsa é de até 30% e contempla servidores públicos federais, estaduais e municipais, além de militares. Cônjuges e/ou filhos de até 24 anos também podem fazer a solicitação. Assim como nos casos citados, também valem cursos EAD ou presenciais.

Acessando o site da instituição em que você está de olho, é possível entender quais são os documentos necessários para a comprovação e como solicitar essa bolsa para Psicologia.

BOLSA DE ESTUDO POR CONVÊNIO COM EMPRESA

Se trata de uma parceria entre empresas (matrizes e filiais) e instituições de ensino, que oferecem descontos em cursos de graduação para os alunos, incluindo Bacharelado, Tecnólogo ou Licenciatura. Além disso, assim como outras bolsas mencionadas, cônjuges e dependentes também podem ser contemplados, com a mesma regra de idade limite de 24 anos para o segundo grupo.

Confira com o setor de RH da empresa em que você trabalha se ela também oferece esse tipo de vantagem para os funcionários. Verifique também quais são as faculdades que estão disponíveis, bem como os pré-requisitos ou regras para participar desse programa de incentivo.

 

BOLSA DE ESTUDO PARA ESPECIALIZAÇÃO E MBA EM PSICOLOGIA

Bolsas desse tipo são bolsas de pós-graduações do tipo lato sensu, voltadas para o mercado de trabalho. Essas opções permitem que o estudante se especialize em uma área específica da Psicologia, o que não ocorre durante a graduação, que é mais generalista.

Algumas das especializações mais procuradas e requisitadas no mercado de trabalho são: Psicanálise, Psicologia Hospitalar, Psicologia Clínica, Psicopedagogia, Psicologia Organizacional e do Trabalho, Neuropsicologia, Psicologia Criminal e Psicoterapia. A bolsa de estudos para especialização em Psicologia ou MBA pode ser obtida diretamente com a faculdade, que pode ter uma política de bolsas e descontos.

BOLSA DE ESTUDO PARA MESTRADO E DOUTORADO EM PSICOLOGIA

Esta é uma ótima opção para quem quer, depois da graduação, seguir carreira acadêmica, tornar-se pesquisador ou professor universitário na área. As instituições de ensino público e privadas oferecem programas de mestrado e doutorado com exigências e regras específicas. No entanto, o custo pode ser alto, ultrapassando os R$ 1000. Por isso, é importante buscar uma bolsa de estudos para ajudar a cobrir os custos.

 

CONSIGA UMA BOLSA DE ESTUDOS PSICOLOGIA COM O PROJETO GAUSS!

Prazer, somos o GAUSS: uma ONG que investe em vidas e acredita em pessoas. Oferecemos bolsas de estudo, mentoria e apoio multidisciplinar para alunos que também acreditam na educação como ferramenta de transformação e que, por muitos motivos, não tiveram oportunidades.

Estamos no caminho certo para ser referência como a alavanca mais eficiente no acesso ao ensino superior de qualidade no Brasil! Isso porque, desde 2015, 85% dos nossos alunos são aprovados nas melhores instituições brasileiras graças aos vários benefícios que você também pode aproveitar:

  • Bolsa de estudos integral em uma das instituições parceiras e de qualidade do GAUSS (seja presencial ou EAD): Master Aracaju, Anglo/SP, Cursinho CPV/SP, Intergraus/SP, Pódion/DF e Curso Positivo/PR;
  • Acompanhamento individualizado escolar e pessoal por meio de mentorias;
  • Acompanhamento psicológico e pedagógico, dentro do nosso programa de suporte multidisciplinar;
  • Bolsa auxílio presencial para custeio das suas despesas com transporte e/ou alimentação e, na modalidade EAD, para custeio das suas despesas com internet;
  • Aulas de reforço em disciplinas que o candidato tenha mais dificuldade;
  • Acesso a plataforma de simulados e de redações.

Para estudantes que estão entrando no oitavo ano do ensino fundamental e gostariam de cursar um ensino médio de qualidade, seja uma ETEC ou bolsa de estudo em escolas particulares, os benefícios são:

  • Bolsa de estudos nos cursos de português e matemática do Curso Kumon (no 8º ano do Ensino Fundamental)
  • Mentoria com pelo menos dois voluntários experientes
  • Auxílio financeiro
  • Apoios pedagógico e psicológico profissional
  • Aulas de reforço escolar

No segundo ano de apoio, quando você estiver no 9° ano do EF, receberá:

  • Bolsa de estudos em cursinho preparatório para o Vestibulinho
  • Mentoria com pelo menos dois voluntários experientes
  • Auxílio financeiro
  • Apoio psicológico profissional
  • Aulas de reforço escolar
  • Pagamento da taxa de inscrição em provas de Vestibulinho

Durante todo o ensino médio:

  • Mentoria com pelo menos dois voluntários experientes
  • Inglês
  • Auxílio financeiro
  • Apoio psicológico profissional
  • Aulas de reforço escolar
  • Pagamento da taxa de inscrição em provas de Vestibular

Com o GAUSS, você pode se dedicar totalmente aos estudos, sem se preocupar com qualquer contrapartida. As únicas coisas que exigimos “de volta” de você é comprometimento com os estudos e total transparência conosco:

  • Informar notas dos simulados e fazer as redações obrigatórias nas datas pré-combinadas
  • Informar notas da escola e Kumon para os mentores em até três dias úteis após a divulgação oficial
  • Para alunos do cursinho no 9° ano: frequência mínima 80% nas aulas e 100% nos simulados, salvo justificativa prévia, claro, pois também sabemos que imprevistos acontecem 🙂
  • Comparecer às mentorias (virtuais ou presenciais)

 

Fique de olho no nosso site oficial e acompanhe nossas redes sociais: estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube e, no WhatsApp, para dúvidas.