7 SITES DE TESTE VOCACIONAL GRÁTIS PRA VOCÊ DESCOBRIR SUA PROFISSÃO

“Teste vocacional” é, provavelmente, o termo mais falado junto de “vestibular” quando estamos no último ano do Ensino Médio, concorda?

Isso porque ele é uma ferramenta que auxilia os estudantes (não só estudantes, mas principalmente eles) na identificação de seus interesses, habilidades e características pessoais relacionadas a possíveis áreas de carreira.

O objetivo principal de um teste vocacional é fornecer informações e insights sobre opções profissionais adequadas à personalidade e interesses de cada um.

Um dos primeiros e mais influentes teóricos na área da orientação vocacional foi o psicólogo norte-americano Frank Parsons. Conhecido como o pai da orientação vocacional moderna, ele desenvolveu um sistema em 190, chamado “Sistema de Orientação Vocacional de Boston”, que buscava ajudar os jovens a fazer escolhas profissionais.

O trabalho de Parsons foi fundamental para estabelecer a importância do teste vocacional e influenciou a criação de várias abordagens e testes subsequentes.

Ao longo do tempo, outros pesquisadores, psicólogos e profissionais da área contribuíram para o desenvolvimento de diferentes teorias e modelos, que, aliás, continuam até os dias atuais. Porém, existe uma constante evolução e adaptação dos testes para refletir as demandas e mudanças do mercado de trabalho e das aspirações individuais.

 

COMO O TESTE VOCACIONAL FUNCIONA?

Os testes vocacionais podem ser baseados em questionários, avaliações de personalidade ou testes de aptidão.

Embora possam variar em sua abordagem e formato, eles geralmente incluem uma série de perguntas, declarações, atividades e/ou exercícios projetados para explorar os interesses, personalidade, aptidões e valores do indivíduo. Assim, as pessoas precisam indicar suas preferências e opiniões em relação a diferentes áreas de trabalho, atividades ou situações. Aí, com base nas respostas, o sistema do teste – ou o profissional – gera resultados que sugerem áreas alinhadas com o perfil.

Esses testes podem ser úteis para ajudar pessoas que estão em processo de escolha de carreira, incertas sobre seus interesses profissionais ou buscando uma mudança de área. No entanto, é importante ter em mente que os testes vocacionais são apenas uma ferramenta auxiliar e não devem ser considerados decisivos.

Afinal, eles “apenas” fornecem informações que podem ser utilizadas como uma orientação inicial. Então, é fundamental realizar uma reflexão mais profunda, buscar informações adicionais e até mesmo consultar profissionais especializados para tomar uma decisão de carreira mais informada.

 

7 SITES DE TESTE VOCACIONAL PARA VOCÊ EXPERIMENTAR AGORA

Abaixo, listamos alguns testes legais na internet pra você ter uma ideia da área profissional que mais combina com você:

  1. GUIA DA CARREIRA

Esse site oferece um teste gratuito que avalia habilidades, interesses e aptidões, fornecendo uma análise completa dos resultados.

  1. QUERO BOLSA

Além de oferecer informações sobre cursos e bolsas de estudo, o site disponibiliza um teste vocacional gratuito para ajudar os estudantes a escolher uma carreira alinhada com seu perfil.

  1. EDUCA MAIS BRASIL

O Educa Mais Brasil também tem um teste gratuito que auxilia os estudantes na descoberta de suas aptidões, além de fornecer informações sobre opções de carreira.

  1. MUNDO VESTIBULAR

O Mundo Vestibular possui um teste vocacional com 17 questões que, ao fim, mostra o seu perfil profissional e uma lista de cursos ideais para suas aspirações e habilidades.

  1. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

Na UEPA, você irá obter informações sobre as profissões e áreas que mais se identificam com você de acordo com as respostas selecionadas de 19 questões de múltipla escolha.

  1. PRAVALER

O Pravaler, o maior financiamento estudantil privado do Brasil, criou um teste vocacional fácil e rápido para você encontrar as carreiras que mais combinam com a sua personalidade.

  1. ORIENTU

Simples e intuitivo, o teste da Orientu indica uma lista de cursos (e até faculdades) que mais combinam com o seu perfil.

 

Leia também: Dicas Matadoras Para Carreiras Profissionais De Sucesso

 

ALÉM DO TESTE VOCACIONAL, O QUE EU POSSO FAZER PARA ENTENDER QUAL PROFISSÃO COMBINA MAIS COMIGO?

A gente sabe que essa dúvida pode ser angustiante, ainda mais tão perto de tomar uma decisão tão importante quanto a escolha da sua carreira. Portanto, para além dos testes, tente o seguinte:

1. PRATIQUE O AUTOCONHECIMENTO

Tire um tempo para refletir sobre seus interesses, paixões, habilidades, valores e personalidade. Conhecer-se melhor é fundamental para identificar áreas profissionais alinhadas com seus pontos fortes e preferências.

2. PESQUISE, PESQUISE E PESQUISE

Realize pesquisas sobre diferentes carreiras e áreas profissionais. Descubra quais são as responsabilidades, as oportunidades de trabalho, as perspectivas de crescimento, os requisitos educacionais e as demandas do mercado para cada profissão em que você tem interesse.

Você pode começar por aqui, no nosso blog: temos vários artigos sobre carreiras.

3. FAÇA NETWORKING

Converse com profissionais que atuam nas áreas que você está considerando (nem que seja de longe). Peça conselhos, compartilhe suas dúvidas e procure obter uma visão mais realista e prática sobre o dia a dia de trabalho.

4. PROCURE POR ESTÁGIOS E VOLUNTARIADO

Busque oportunidades de estágio, programas de aprendizagem ou trabalho voluntário em áreas de seu interesse. Isso proporcionará uma experiência prática e a oportunidade de vivenciar o ambiente de trabalho e as demandas da profissão.

5. FAÇA EXPERIMENTAÇÃO

Experimente diferentes atividades, cursos ou projetos que estejam relacionados às áreas de interesse. Isso permitirá que você tenha uma experiência prática e descubra se realmente se sente realizado e motivado ao realizar determinadas tarefas.

 

ESTUDE COM O PROJETO GAUSS, GANHE ORIENTAÇÃO VOCACIONAL E TRILHE A PROFISSÃO DA SUA VIDA!

Prazer, somos o GAUSS: uma ONG que investe em vidas e acredita em pessoas. Oferecemos bolsas de estudo, mentoria e apoio multidisciplinar para alunos que também acreditam na educação como ferramenta de transformação e que, por muitos motivos, não tiveram oportunidades.

Estamos no caminho certo para ser referência como a alavanca mais eficiente no acesso ao ensino superior de qualidade no Brasil! Isso porque, desde 2015, 85% dos nossos alunos são aprovados nas melhores instituições brasileiras graças aos vários benefícios que você também pode aproveitar:

  • Bolsa de estudos integral em uma das instituições parceiras e de qualidade do GAUSS (seja presencial ou EAD): Master Aracaju, Anglo/SP, Cursinho CPV/SP, Intergraus/SP, Pódion/DF e Curso Positivo/PR;
  • Acompanhamento individualizado escolar e pessoal por meio de mentorias;
  • Acompanhamento psicológico e pedagógico, dentro do nosso programa de suporte multidisciplinar;
  • Programa individual de orientação vocacional
  • Bolsa auxílio presencial para custeio das suas despesas com transporte e/ou alimentação e, na modalidade EAD, para custeio das suas despesas com internet;
  • Aulas de reforço em disciplinas que o candidato tenha mais dificuldade;
  • Acesso a plataforma de simulados e de redações.

Para estudantes que estão entrando no oitavo ano do ensino fundamental e gostariam de cursar um ensino médio de qualidade, seja uma ETEC ou bolsa de estudo em escolas particulares, os benefícios são:

  • Bolsa de estudos em matemática no Curso Kumon (no 8º ano do Ensino Fundamental)
  • Curso de estudos contextualizados de linguagem e produção textual (no 8º ano do Ensino Fundamental)
  • Mentoria com pelo menos dois voluntários experientes
  • Auxílio financeiro
  • Apoios pedagógico e psicológico profissional
  • Aulas de reforço escolar

No segundo ano de apoio, quando você estiver no 9° ano do EF, receberá:

  • Bolsa de estudos em cursinho preparatório para o Vestibulinho
  • Mentoria com pelo menos dois voluntários experientes
  • Programa de orientação vocacional
  • Auxílio financeiro
  • Apoio psicológico profissional
  • Aulas de reforço escolar
  • Pagamento da taxa de inscrição em provas de Vestibulinho

Durante todo o ensino médio:

  • Mentoria com pelo menos dois voluntários experientes
  • Curso extensivo de Inglês no Cellep
  • Auxílio financeiro
  • Apoio psicológico profissional
  • Aulas de reforço escolar
  • Pagamento da taxa de inscrição em provas de Vestibular

Com o GAUSS, você pode se dedicar totalmente aos estudos, sem se preocupar com qualquer contrapartida. As únicas coisas que exigimos “de volta” de você é comprometimento com os estudos e total transparência conosco:

  • Informar notas dos simulados e fazer as redações obrigatórias nas datas pré-combinadas
  • Informar notas da escola e Kumon para os mentores em até três dias úteis após a divulgação oficial
  • Para alunos do cursinho no 9° ano: frequência mínima 80% nas aulas e 100% nos simulados, salvo justificativa prévia, claro, pois também sabemos que imprevistos acontecem 🙂
  • Comparecer às mentorias (virtuais ou presenciais)

Também temos o programa “Gaussiana do Futuro”, voltado a mulheres que tenham o desejo de cursar faculdades dentro das disciplinas STEM (Science, Technology, Engineering, and Mathematics).

Além dos benefícios regulares oferecidos pelo Projeto Gauss, as nossas Gaussianas do Futuro receberão uma mentoria personalizada, que abordará temas afetos às disciplinas STEM, bem como identificará os melhores cursos e faculdades, públicas e privadas, nessas áreas, além de promover encontros de formação e orientação vocacional, a fim de ampliar o horizonte das nossas estudantes em relação às inúmeras profissões e carreiras possíveis.

 

No mais, fique de olho no nosso site oficial e acompanhe nossas redes sociais: estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube e, no WhatsApp, para dúvidas.