QUAL ESCOLHER:
ENEM DIGITAL OU IMPRESSO?

 

Em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi criado a fim de avaliar o desempenho escolar dos estudantes assim que terminassem a Educação Básica (englobando a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio). Desde então, as provas têm sido aplicadas na versão tradicional com uso de papéis e caneta, porém, a última edição trouxe uma versão online – o que levou muitos alunos a se perguntarem: e agora, escolho o ENEM digital ou impresso?

Em 2020, o ENEM digital é um ótimo exemplo das recentes transformações do off-line para o online (infelizmente, graças à pandemia). Para nós, do Projeto GAUSS, isso é um ótimo passo em direção à “digitalização do futuro”, em que cada vez mais estudantes da rede pública podem aproveitar as oportunidades que cenários mais dinâmicos, práticos e tecnológicos como esse proporcionam. 

 

AS VANTAGENS DO ENEM DIGITAL

O ENEM digital – aplicado em computadores – reduz custos principalmente com papel e mão de obra, dando uma mãozinha para o meio ambiente. 

Olha só como é verdade: segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), só em 2019 mais de 10 milhões de provas foram impressas para o ENEM tradicional e, sem seguida, descartadas. Isso custou nada menos que R$ 500 milhões para os cofres públicos! 

Ou seja, com o ENEM digital, a economia financeira é óbvia. Mais vai além: melhora a logística das provas e oferece mais possibilidades na formulação das questões; agora, os professores podem utilizar ferramentas tecnológicas, como vídeos, games e infográficos para testar os conhecimentos dos candidatos. 

Como se não bastasse, o ENEM digital traz recursos de acessibilidade, como tradutor-intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), prova com letra ampliada (fonte de tamanho 18 e figuras ampliadas), prova com letra superampliada (fonte de tamanho 24 e figuras ampliadas) e tempo adicional.

A primeira versão dessa modalidade do ENEM já foi realizada, na edição de 2020, e tem previsão de acontecer integralmente digital até 2026 (ou seja, a versão tradicional será extinguida). Entre 2022 e 2025, o exame será aprimorado para ganhar até quatro aplicações digitais em datas diferentes, inclusive com possibilidade de agendamento prévio. Isso quer dizer que na próxima edição do ENEM você já pode aproveitar essa novidade!

Como uma OSC – Organização da Sociedade Civil – que apoia o desenvolvimento integral de jovens com poucas oportunidades e grande potencial, o GAUSS trabalha para projetá-los a universidades de excelência, por meio de bolsas de estudo gratuitas em cursos preparatórios, mentoria e apoio multidisciplinar. 

Mais para frente, neste artigo, você vai entender como funciona o projeto e como ele é vantajoso para você passar no ENEM – seja digital ou impresso.

ENEM DIGITAL OU IMPRESSO: QUAL DEVO ESCOLHER?

É preciso que você tenha certeza da escolha que fizer pois, uma vez confirmada a sua participação em uma modalidade ou outra, não será possível alterar essa opção após a finalização da inscrição.

 

TENHA EM MENTE A SUA REGIÃO DE INTERESSE

Então, vamos lá: a primeira coisa a se avaliar é a “disponibilidade” do exame.

Enquanto o ENEM impresso acontece em todos os estados e no DF para todos os participantes (inclusive para treineiros), o ENEM digital oferece vagas e locais limitados. Se quiser conferir como foi a distribuição mais recente dessas vagas, acesse o Anexo I do edital do Enem Digital 2021.

Portanto, se estiver pensando em escolher o ENEM digital, avalie antes se ele estará disponível onde você mora.

FORMA DE APLICAÇÃO

 

Como já dissemos, a principal diferença entre o ENEM impresso e o digital está na forma de aplicação das provas.

O ENEM impresso se dá por meio do sistema de tradicional, que consiste em caderno de perguntas e folha de respostas preenchidas à caneta, enquanto sua versão digital é feita pelo computador. Porém, a redação continua sendo escrita à mão, iqualzinha às edições anteriores.

Além disso, os dois exames ainda possuem a mesma estrutura: cadernos de questões das quatro áreas de conhecimento, que exemplificamos a seguir.

Porém, atenção: as provas do ENEM digital não podem ser feitas em um computador pessoal. É preciso ir a um dos laboratórios de informática de faculdades conveniadas ao Inep, que abrigam computadores programados contra fraudes, com acesso à internet bloqueado.

E, ainda que esse nível de segurança proteja as provas de qualquer “cola”, os laboratórios também contarão com fiscais/orientadores, que não só cumprirão seu papel de garantir a ordem e a legitimidade ao ENEM, como estarão à disposição para ajudar os alunos com quaisquer dúvidas ou problemas durante as provas.

CRITÉRIOS DE CORREÇÃO

Com isso, não precisa se preocupar: os critérios de correção continuam os mesmos, seja para o ENEM impresso ou digital, por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Isso significa que o Inep considera a dificuldade das perguntas e a consistência das respostas para extrair uma pontuação, cujo teto é 1000.

Sobre a redação, como dissemos sua estrutura também se mantém, assim como sua correção. Uma banca responsável corrige cada redação e confere uma nota de acordo o nível de atendimento às competências do ENEM (ou seja, de gramática até o entendimento da proposta). Aqui, a nota máxima também é de 1000 pontos, sendo que pontuações abaixo de 500 são consideradas abaixo da média.

Para entender melhor o TRI e qual é a sua nota de corte no ENEM, clique aqui.


COMO É A APLICAÇÃO DA PROVA DO ENEM DIGITAL EM DETALHES

Como dissemos, a estrutura dos cadernos não muda: são personalizados, sendo que, em cada um dos dias de prova, há quatro modelos de cores diferentes para cada pessoa. 

O que muda é que, ao invés de uma frase usada na versão impressa para iniciar, reiniciar e finalizar a prova, na versão digital há uma chave de acesso fornecida pelo fiscal da sala. 

  1. Para iniciar a prova, é preciso inserir a chave, bem como para pausá-la. No entanto, atenção: esse tempo gasto não será acrescido ao prazo de conclusão da prova.
  2. Durante a aplicação, por meio do Mapa de Questões, você consegue visualizar as alternativas que já foram respondidas e aquelas sinalizadas.
  3. Ao concluir a prova, basta acessar novamente a tela do Mapa de Questões e clicar no item “Finalizar Prova”. 
  4. O responsável pela sala também irá inserir uma chave para confirmar o recebimento da sua prova.
  5. Quando ela for entregue, a plataforma vai gerar uma Assinatura Eletrônica no Cartão-Resposta Digital, que deverá ser transcrita por você na folha de rascunho à caneta.

Recapitulando

Antes de escolher entre o ENEM digital e o impresso, avalie os pontos principais:

1. Disponibilidade da prova na região de interesse
2. Realização do exame como treineiro ou não
3. Se você prefere fazer a prova no computador ou no papel


E AS INSCRIÇÕES PARA O ENEM DIGITAL 2022?

O todo o processo da inscrição para o ENEM digital em 2022 será feito online pela Página do Participante, no site oficial do Inep, em que você terá que preencher um formulário com seus dados, como nome, endereço, e-mail, telefone, data de nascimento, etc. Além disso, você precisará enviar uma foto sua, via upload, para sua identificação nos dias de prova.

Porém, lembre-se que há limite de inscrições nessa modalidade e, se ele for atingido, você precisará fazer o ENEM na versão tradicional impressa. 


GANHE UMA BOLSA COM O GAUSS E ESTUDE PARA PASSAR NO ENEM (INDEPENDENTEMENTE DA MODALIDADE)!

É agora que a magia acontece: que tal fazer parte dos 85% dos alunos GAUSS – os gaussianos – que são aprovados nas melhores instituições do Brasil desde 2015? 

É isso mesmo! Modéstia à parte, nossos mentores são realmente dedicados em fazer você passar nas provas. Além disso, olha quantos benefícios você já aproveita no ano letivo de 2022:

  • Bolsa de estudos integral em uma das instituições parceiras e de qualidade do GAUSS (seja presencial ou EAD): Master Aracaju, Pódion, Curso Positivo, Anglo, Cursinho CPV e Intergraus
  • Acompanhamento individualizado escolar e pessoal;
  • Acompanhamento psicológico e pedagógico, dentro do nosso programa de suporte multidisciplinar;
  • Bolsa auxílio presencial para custeio das suas despesas com transporte e/ou alimentação e, na modalidade EAD, para custeio das suas despesas com internet;
  • Aulas de reforço em Redação, Matemática, Física e outras disciplinas que o candidato tenha mais dificuldade.

 

Dessa forma, você pode se dedicar totalmente aos estudos, sem se preocupar com qualquer contrapartida para o GAUSS. Nosso propósito é ajudar você, e, por isso, exigimos apenas transparência e comprometimento!

Na modalidade presencial, você concorre a pelo menos 15 vagas em São Paulo (SP), 10 em Aracaju (SE), 5 em Brasília (DF) e 5 em Curitiba (PR), dependendo da nossa disponibilidade orçamentária e do desempenho dos candidatos! Já na modalidade EAD, conte com pelo menos 10 vagas em todo o Brasil, excluindo os estados atendidos pela modalidade presencial.

Ah, sem esquecer que há isenção de taxas, viu? Você só precisa preencher o pré-cadastro e a ficha de inscrição até 10 de outubro deste ano de 2021! É só clicar aqui. 

 

Estamos te esperando para realizar contigo o sonho de ingressar em uma faculdade e cursar o tão desejado ensino superior. Pode contar com o GAUSS!