SAIBA TUDO SOBRE O CRONOGRAMA DO ENEM

Quem está se preparando para ingressar em uma universidade tem plena consciência de que a sua pontuação nesse exame ajuda e muito a abrir as portas para diversos cursos de graduação. Ou seja, motivo mais que suficiente para acompanhar todo o cronograma do ENEM, né? 

E, claro, não só acompanhar as datas é necessário, como conseguir muitos pontos. Para isso, o GAUSS está aqui: somos uma ONG que apoia o desenvolvimento integral de jovens com poucas oportunidades e grande potencial, com o objetivo de projetá-los a universidades de excelência. Nessa, a gente oferece bolsas de estudo em cursos preparatórios, mentoria e apoio multidisciplinar; e tudo de graça. Sim, você leu certo. 😉

Portanto, se você estuda na rede pública, se inscreveu para as provas e está só o pó da ansiedade, continue acompanhando o texto e seja um dos nossos gaussianos para arrasar nos estudos

Mas, antes de chegarmos nessa parte da história, vamos começar do começo e, claro, te apresentar o cronograma do ENEM. 

O ENEM, ou Exame Nacional do Ensino Médio, surgiu em 1998 para avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Mas foi só em 2009 que ele passou a ser utilizado como mecanismo de acesso à educação superior em 2009. 

Hoje, as notas do ENEM servem para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni), além de mais de 50 instituições em Portugal. Se quiser, o participante também pode procurar financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

 

QUEM PODE PARTICIPAR DO PRÓXIMO ENEM? 

Assim como em todos os programas criados pelo Governo Federal juntamente com o Ministério da Educação, é preciso se encaixar em algumas regras para participar do ENEM: 

  • Estudantes que estão no ensino médio ou que já o concluíram;
  • Quem pagar a taxa de inscrição das provas (exceto aqueles que tenham direito a isenção, claro);
  • Estar munido do RG e CPF nos dias das provas.

Só isso!

Nesta edição, as versões impressa e digital do ENEM serão realizadas no mesmo dia, assim como os itens das provas também serão iguais. Na inscrição, você escolheu qual a modalidade (impressa ou digital) que prefere; agora, saiba que não poderá mais mudá-la, ok?

Os treineiros (participantes que ainda não finalizaram o ensino médio e realizam a prova só para se autoavaliarem), por sua vez, só podem se inscrever para a versão impressa. Clique para saber direitinho quais as diferenças entre o ENEM impresso e o digital.

Sobre a taxa que mencionamos, ela vale para ambas as modalidades. Para a edição de 2021 do ENEM, o valor continua sendo de R$ 85,00, mas pode sofrer alterações nos próximos. Já em relação à sua gratuidade, o ENEM estabelece três perfis de participantes que têm direito. Veja: 

  • Estudantes que estão cursando a última série do Ensino Médio, no ano de aplicação do exame, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar;
  • Todos que cursaram todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e possui renda, por pessoa da família, igual ou menor que um salário mínimo e meio;
  • Quem se encontra em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda que possua NIS, único e válido; além de ter renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

 

VEJA O CONOGRAMA DO ENEM

Mesmo que o período de inscrições já tenha sido concluído antes da publicação deste artigo, registramos todas as datas do próximo exame:

  • Inscrições: 30/6 a 14/7
  • Pagamento da taxa de inscrição: até 19/7
  • Solicitação de atendimento especializado: 30/6 a 14/7
    • Resultado: 23/7
    • Recurso: 26 a 30/7
    • Resultado do recurso: 4/8
  • Solicitação de tratamento pelo nome social: 19 a 23/7
    • Resultado: 30/7
    • Recurso: 2 a 6/8
    • Resultado do recurso: 11/08
  • Aplicação das provas: 21 e 28/11

Horários:

  • Abertura dos portões: 12h
  • Fechamento dos portões: 13h
  • Início das provas: 13h30
  • Término das provas no 1º dia: 19h
  • Término das provas no 2º dia: 18h30

COMO FUNCIONAM AS PROVAS DO ENEM

O ENEM, como nos anos anteriores, vai acontecer em dois domingos consecutivos, tanto na modalidade impressa quanto na digital. No caso desta última, as provas aplicadas serão em computadores, em locais de prova definidos pelo Inep.

No primeiro dia, você vai precisar responder questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas suas Tecnologias, e fazer a Redação, totalizando 5 horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização do chefe de sala para o início das provas. No segundo, é hora de testar seus conhecimentos em conteúdos ligados às Ciências da Natureza e suas Tecnologias, além de Matemática e suas Tecnologias, com duração de prova de 5 horas.

Ao todo, são 180 questões objetivas, sendo que as questões de língua estrangeira podem ser respondidas em inglês ou espanhol, segundo o que você escolheu no momento da inscrição. Na avaliação da redação, será considerado o desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema. 

 

QUANDO VOCÊ RECEBE O CARTÃO DE CONFIRMAÇÃO DE INSCRIÇÃO?

A divulgação desse cartão geralmente acontece no mês que antecede a aplicação das provas. E isso é muito importante, porque você precisa consultar informações únicas e exclusivas suas enquanto candidato do ENEM. Lá tem:

  • Seu número de inscrição;
  • A data, a hora e o local das provas;
  • Se consta atendimento especializado e/ou específico;
  • Sua opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol).

Então, em outubro agora, você pode acessar seu cartão pelo site do Inep e clicar em “Página do participante”, do lado esquerdo: lá, você verá um chat e precisará seguir as instruções orientadas. 

QUANDO PODERÁ TER OS GABARITOS E CADERNOS DAS QUESTÕES DAS PROVAS?

Depois de queimar uns bons neurônios nas provas, você terá acesso ao gabarito oficial e aos cadernos de questões em uma data que ainda será divulgada. Dessa forma, você consegue saber quais questões acertou e quantas errou, mas não a nota que vai alcançar.

Isso porque a correção do ENEM é feita pelo método TRI – Teoria de Resposta ao Item. Clique no link a seguir para saber tudo sobre nota de corte do ENEM e como conseguir a sua.  Portanto, o máximo que dá é poder analisar o seu desempenho e ver o que você domina mais e o que precisa estudar mais, se for o caso.

E A DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS INDIVIDUAIS? 

Aqui, você vai ter que aguardar um pouquinho: sendo o cronograma do ENEM, a divulgação do seu resultado será no início de 2022 (ainda sem data exata). Você poderá consultar as suas notas também na Página do Participante do site do Inep.

Já para quem se inscreveu como treineiro, como esse participante não precisa da nota com caráter de urgência (afinal, ainda não ingressará em uma universidade), o resultado sai um pouco depois.


ÚLTIMA ETAPA DO CRONOGRAMA DO ENEM: A DIVULGAÇÃO DA VISTA PEDAGÓGICA DA REDAÇÃO

Assim que o Inep divulgar a data, você poderá acessar (adivinha – na Página do Participante) o espelho da sua redação, mas só para fins pedagógicos: conferir o que errou ou o que acertou no seu texto.

Por fim, fique de olho às datas do SISU para escolher o seu curso e universidade caso queira usar a nota do ENEM no ingresso ao ensino superior, ok? Basta clicar aqui e acompanhar. 

 

PASSE NAS PROVAS DO ENEM COM OS CURSINHOS PARCEIROS DO PROJETO GAUSS

Agora que você já está por dentro do cronograma do ENEM, conheça o nosso projeto e saiba como podemos te ajudar a passar no exame para ser aprovado na universidade dos seus sonhos.

O GAUSS oferece, para jovens em situação de vulnerabilidade social e grande potencial, oportunidades de acesso à educação de qualidade por meio da concessão de bolsas de estudo, mentoria e apoio multidisciplinar. Queremos ser referência como a alavanca mais eficiente no acesso ao ensino superior de qualidade no Brasil.

Ainda bem que, ao que tudo indica, estamos no caminho certo. Desde 2015, 85% dos nossos alunos são aprovados nas melhores instituições brasileiras graças aos vários benefícios que você também pode aproveitar:

  • Bolsa de estudos integral em uma das instituições parceiras e de qualidade do GAUSS (seja presencial ou EAD): Master Aracaju, Pódion, Curso Positivo, Anglo, Cursinho CPV e Intergraus
  • Acompanhamento individualizado escolar e pessoal por meio de mentorias;
  • Acompanhamento psicológico e pedagógico, dentro do nosso programa de suporte multidisciplinar;
  • Bolsa auxílio presencial para custeio das suas despesas com transporte e/ou alimentação e, na modalidade EAD, para custeio das suas despesas com internet;
  • Aulas de reforço em Redação, Matemática, Física e outras disciplinas que o candidato tenha mais dificuldade;
  • Acesso à plataforma de simulados TriEduc e de redações Redação Nota 1000.

Dessa forma, você pode se dedicar totalmente aos estudos, sem se preocupar com qualquer contrapartida para o GAUSS, já que só exigimos de você comprometimento com os estudos (e muita transparência, claro).

O nosso ano letivo já vai começar. Para entrar nessa, faça seu pré-cadastro e preencha a ficha de inscrição até 17 de outubro deste ano de 2021, clicando aqui! Juntos, a gente consegue não só uma pontuação excelente no ENEM, como realizar esse sonho de ingressar no curso que você sempre sonhou.