VESTIBULAR UNIVESP 2022: SAIBA  O QUE ESPERAR

Mesmo com as inscrições para o vestibular 2021 encerradas pouco tempo antes da publicação deste artigo, o vestibular UNIVESP 2022 já é um dos mais desejados do país. E, se você parou por aqui, no nosso artigo, quer dizer que também tem interesse, certo?

O Projeto GAUSS tem tudo para te ajudar a conquistar a sua vaga na edição de 2022. Mas, antes de entrarmos em detalhes, que tal entender como funciona a UNIVESP?

É só ficar aqui, com a gente, e continuar lendo!

Além de uma excelente estrutura institucional, a UNIVESP – Universidade Virtual do Estado de São Paulo – é a primeira universidade pública virtual brasileira e conta com diversos cursos e um corpo docente experiente. Criada em 2012, ela tem o intuito de usar a tecnologia a serviço da educação, com cursos semipresenciais para todo o estado de São Paulo, que se realizam no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Lá é onde ocorre a interação entre tutor e alunos, disponibilizam videoaulas, bibliotecas digitais e conteúdos pedagógicos. 

O primeiro curso de graduação da UNIVESP foi de Licenciatura em Ciências, com 320 vagas. Porém, foi só em 2014 que a instituição passou a ofertar cursos de bacharelado de Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Física, Licenciatura em Química e Licenciatura em Biologia.

Atualmente, você pode escolher entre 11 cursos de ensino superior para o vestibular UNIVESP 2022. A universidade já conta com mais de 45 mil alunos distribuídos em 382 polos, em 325 municípios paulistas. Os polos são as unidades acadêmicas e operacionais para o desenvolvimento de atividades presenciais relativas aos cursos da modalidade à distância. Os alunos são avaliados com atividades virtuais e 1 prova presencial de cada disciplina em seu respectivo polo; além disso, precisam realizar um projeto que integre todos os conhecimentos aprendidos no semestre em curso.

SOBRE O VESTIBULAR UNIVESP

Na última edição, a UNIVESP ofereceu duas possibilidades de entrada, nos eixos de Licenciatura (Letras, Matemática e Pedagogia) e de Computação (Bacharel em Tecnologia da Informação, Ciências de Dados ou em Engenharia da Computação).

O EIXO DE LICENCIATURAS 

O eixo de Licenciatura terá um ciclo básico de ingresso de um ano para que, depois, o aluno realize a sua escolha qual curso pretende cursar:

. Licenciatura em Letras (4 anos): forma o profissional com habilitação em Língua Portuguesa para atuar no campo da Educação Básica, nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio. 

. Licenciatura em Matemática (4 anos): forma o profissional para ministrar aulas nas séries finais do ensino fundamental, no ensino médio e nos cursos técnicos deste nível de ensino, produzir objetos de aprendizagem com conteúdo matemático e atuar em editoras de livros didáticos, entre outras atividades. 

. Licenciatura em Pedagogia (4 anos): forma o profissional para atuar em instituições educativas, na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nas disciplinas pedagógicas de cursos de formação em nível médio e na Educação Especial e na gestão pedagógica e educacional. 

O EIXO DE COMPUTAÇÃO:

Já o eixo de Computação terá um ciclo básico de ingresso de um ano e meio para que, depois, o aluno realize a sua escolha qual curso pretende cursar:

. Bacharel em Tecnologia da Informação (3 anos): forma o profissional para o desenvolvimento de soluções que envolvem software, web, nuvem e mobile. 

. Bacharel em Ciências de Dados (4 anos): forma o profissional para trabalhar com ferramentas matemáticas, estatísticas e computacionais voltadas a auxiliar no processo de extração de conhecimentos a partir de dados. 

. Bacharel em Engenharia da Computação (5 anos): forma o profissional para atuar na área, realizando análise, planejamento e desenvolvimento de sistemas computacionais centralizados e distribuídos, sistemas embarcados, desenvolvimento e uso de tecnologias de comunicação, entre outras atividades

COMO É ESTUDAR À DISTÂNCIA AO PASSAR NO VESTIBULAR UNIVESP 

O simples fato de não ser necessário ir a uma instituição de ensino presencial em dias e horários predeterminados faz com que muita gente possa concluir sua graduação. 

Afinal, na educação a distância há flexibilidade de horário para cursar as disciplinas, uma vez que você consegue acessá-las onde quiser. Desde que, claro, você desenvolva as competências requeridas para acompanhar um curso não presencial. Flexibilidade não significa menos exigência, viu? 

Na UNIVESP, a matriz curricular está organizada em semestres para a matrícula do aluno, mas cada semestre está dividido em dois bimestres. Assim, a cada bimestre o aluno cursa as respectivas disciplinas, realiza as atividades previstas e, ao final do bimestre, se submete às provas – estas, sim, presenciais. 

Além disso, o estudante é acompanhado por tutores que cumprem o papel de facilitadores, condutores e mentores do processo de aprendizagem. 

DATAS E HORÁRIO DO VESTIBULAR UNIVESP

A prova do vestibular UNIVESP, seguindo a edição mais recente de 2021, terá cinco horas de duração e acontecerá em um único dia

Porém, os horários exatos de início e término ainda serão divulgados no site oficial da UNIVESP, bem como o local dos exames, de acordo com o cronograma presente no edital.

A prova consistirá em duas partes, sendo redação dissertativa e prova objetiva de 56 questões de múltipla escolha. Cada disciplina terá 7 dessas questões: matemática, português e literatura brasileira, inglês, história, geografia, química, biologia e física.

Uma vez realizada a prova, você poderá posteriormente conferir a lista dos aprovados também no site da UNIVESP, seguindo o cronograma do edital. 😉 E, se você estudar com o GAUSS, seu nome certamente estará nessa lista:

PASSE NO VESTIBULAR UNIVESP COM O PROJETO GAUSS: INSCREVA-SE PARA O ANO LETIVO

O GAUSS oferece, para jovens em situação de vulnerabilidade social e grande potencial, oportunidades de acesso à educação de qualidade por meio da concessão de bolsas de estudo, mentoria e apoio multidisciplinar. Queremos ser referência como a alavanca mais eficiente no acesso ao ensino superior de qualidade no Brasil.

Ainda bem que, ao que tudo indica, estamos no caminho certo. Desde 2015, 85% dos nossos alunos são aprovados nas melhores instituições brasileiras graças aos vários benefícios que você também pode aproveitar:

  • Bolsa de estudos integral em uma das instituições parceiras e de qualidade do GAUSS (seja presencial ou EAD): Master Aracaju, Pódion, Curso Positivo, Anglo, Cursinho CPV e Intergraus
  • Acompanhamento individualizado escolar e pessoal por meio de mentorias;
  • Acompanhamento psicológico e pedagógico, dentro do nosso programa de suporte multidisciplinar;
  • Bolsa auxílio presencial para custeio das suas despesas com transporte e/ou alimentação e, na modalidade EAD, para custeio das suas despesas com internet;
  • Aulas de reforço em Redação, Matemática, Física e outras disciplinas que o candidato tenha mais dificuldade;
  • Acesso à plataforma de simulados TriEduc e de redações Redação Nota 1000.

Dessa forma, você pode se dedicar totalmente aos estudos, sem se preocupar com qualquer contrapartida para o GAUSS, já que só exigimos de você comprometimento com os estudos (e muita transparência, claro).

Para entrar no ano letivo que começa já, faça seu pré-cadastro e preencha a ficha de inscrição até 17 de outubro deste ano de 2021, clicando aqui! 

Quer conhecer quem já estudou com a gente, ingressou no curso superior e tem muito a dizer pra você? Acesse aqui as histórias de sucesso dos nossos alunos.