PROUNI 2022: ENCONTRE TUDO O QUE PRECISA SABER

 

O Programa Universidade para Todos (ou PROUNI, para os íntimos), criado pelo Ministério da Educação, oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições particulares de educação superior. Até a conclusão deste artigo, a edição 2021 já havia sido encerrada, mas vamos te contar tudo sobre ele para você conseguir sua bolsa no PROUNI 2022 e concluir sua tão sonhada faculdade.

Para começo de conversa, existem algumas regras que devem ser seguidas. Se você quer concorrer às bolsas integrais, é necessário comprovar renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Já para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos, também por pessoa.

Além disso, você só estará apto a se inscrever no PROUNI 2022 se não tiver diploma de curso superior. Também precisa ter participado não só do Enem mais recente, como ter obtido, no mínimo, 450 pontos de média das notas. Ah, e sem ter zerado a redação, viu?

QUEM PODE PARTICIPAR DO PROUNI 2022?

Existem 3 grupos de pessoas que podem entrar na inscrição do programa:

ESTUDANTES

Somente aqueles que tenham cursado todo o ensino médio na rede pública ou na rede particular, desde que na condição de bolsista integral da própria escola.

ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA

Neste caso aqui, qualquer estudante com deficiência pode participar. Ou seja, não é necessário ter cursado todo ensino médio na rede pública ou na rede particular na condição de bolsista integral da própria escola.

PROFESSORES

Desde que sejam da rede pública de ensino e exercendo o magistério da educação básica, sendo integrantes do quadro de pessoal permanente da instituição.

Nesse caso, não é exigida a comprovação de renda, e a bolsa a concorrer precisa ser de licenciatura.


COMO SE INSCREVER NO PROUNI 2022?

O passo a passo é todo online. Se liga, hein:

  1. A primeira coisa a se fazer é acessar o site do PROUNI – siteprouni.mec.gov.br – durante o período de inscrição, que será a partir do dia 28 de janeiro de 2022.
  2. Clicar, claro, no botão “FAZER INSCRIÇÃO”.
  3. Fazer login com seus dados e senha ou criar uma conta, caso você ainda não tenha.
  4. Preencher seus dados enquanto candidato, responda o questionário corretamente e informar as rendas do seu grupo familiar.

Se você preencher o número de inscrição e senha do ENEM 2022 no ano anterior, a plataforma irá resgatar vários dos seus dados pessoais, além da nota obtida nas provas do Exame.

  1. Selecionar os cursos em que deseja concorrer a uma bolsa e, também, a modalidade (cota ou ampla concorrência). Escolha também o turno e modalidade.
  2. Confirmar a inscrição e acompanhar o cronograma do PROUNI 2022, nota de corte e resultado.

Mas, atenção aos detalhes: ao se inscrever, você tem até duas opções de instituição, cursos e turnos para escolher, de acordo com sua ordem de preferência e seu perfil socioeconômico.

Você pode até alterar essas opções depois, mas só durante o período de inscrição. Ou seja, quando as inscrições se encerrarem, será considerada válida a última inscrição sua confirmada, ok?

Lembrando que você não precisa se preocupar com gastos nesse processo para seu PROUNI 2022: não há pagamento de taxas (além de tudo ser feito pela internet).

CRONOGRAMA DO PROUNI 2022

Anote as datas abaixo para não se perder. Afinal, estes prazos são irredutíveis; o que significa que, se você perder o calendário, só pode participar na próxima edição do PROUNI.

  • Início das inscrições: 28 de janeiro de 2022
  • Fim das inscrições: 01 de fevereiro de 2022 (às 23h59)
  • Primeira chamada: 04 de fevereiro de 2022
  • Entrega dos documentos para garantir a matrícula: 04 a 11 de fevereiro de 2022
  • Segunda chamada: 18 de fevereiro de 2022
  • Entrega dos documentos para garantir a matrícula: 18 a 28 de fevereiro de 2022
  • Adesão à lista de espera: 06 a 09 de março de 2022

 NOTA DE CORTE

As notas de corte de cada curso são disponibilizadas pelo sistema em caráter informativo. São elas que determinarão a média dos participantes para a vaga. Ou seja, quanto maior o número de concorrentes, maior será a nota de corte.

Você pode acompanhar todas elas e alterar suas opções até o encerramento das inscrições (assim como as instituições, cursos e turno).

Não se esqueça de que a nota de corte é apenas uma referência para te orientar, tá? Ela não é  garantia de pré-seleção para a bolsa, uma vez que o sistema não faz o cálculo em tempo real e a nota de corte se modifica de acordo com a nota dos inscritos.

Leia também: Tudo Sobre a Nota de Corte do ENEM e como conseguir a sua

COMO É A PRÉ-SELEÇÃO DO PROUNI 2022?

Ela funciona com duas chamadas.

Os estudantes pré-selecionados devem comparecer às instituições de ensino para comprovarem as informações prestadas na inscrição do PROUNI 2022. Na segunda chamada, o prazo para fazer essa confirmação estará na página oficial do PROUNI e nas instituições de ensino participantes do programa. Fique de olho no cronograma que disponibilizamos aqui, OK?

Os resultados também estarão nesses sites oficiais.

Atualmente, os documentos que o PROUNI 2022 exige para comprovar as informações são:

  • Carteira de Trabalho
  • Carteira de Identidade (RG)
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
  • Histórico Escolar do Ensino Médio
  • Atestado de bolsa de estudos integral no decurso dos períodos letivos do Ensino Médio
  • Comprovante de residência
  • Comprovante de renda

SOBRE A LISTA DE ESPERA

Ao final dessas duas chamadas, você, se quiser, pode participar da Lista de Espera, sendo única para cada curso e turno de cada local de oferta.

Para tanto, você deverá comparecer à ou às instituições que escolheu e entregar a documentação que comprova as informações prestadas na inscrição do PROUNI 2022.

Participam dessa Lista de Espera exclusivamente para o curso correspondente à primeira opção aqueles candidatos que:

  • não foram pré-selecionados nas chamadas regulares
  • não foram pré-selecionado na segunda opção de curso, reprovados por não formação de turma.

E participam da Lista de Espera exclusivamente para o curso correspondente à segunda opção aqueles candidatos que:

  • não foram pré-selecionados nas chamadas regulares em que não existiam bolsas disponíveis na sua primeira opção de curso
  • não foram pré-selecionados nas chamadas regulares em que tenha ocorrido não formação de turma na sua primeira opção
  • foram pré-selecionados em sua primeira opção de curso, mas reprovados por não formação de turma.

POR FIM, DICAS IMPORTANTES PARA VOCÊ SE DAR BEM NO PROUNI 2022

  • Escolha somente os cursos pelos quais você tenha realmente interesse.
  • Não vale ser indeciso. Só será considerada válida a sua inscrição para o PROUNI se ela tiver pelo menos uma opção de curso selecionada por você.
  • A bolsa do PROUNI só poderá ser concedida caso haja a formação de turma no período letivo inicial do curso que você escolheu. Portanto, nada de bobeira: se você não está matriculado, não vai funcionar.
  • Aproveite e verifique junto à instituição de ensino se o curso no qual deseja se inscrever exige algum requisito específico para matrícula.

AGORA, CONHEÇA O PROJETO GAUSS, ESTUDE COM A GENTE E PASSE NAS PROVAS

Prazer! Somos o GAUSS, uma ONG que oferece, para jovens em situação de vulnerabilidade social e grande potencial, oportunidades de acesso à educação de qualidade por meio da concessão de bolsas de estudo, mentoria e apoio multidisciplinar.

Queremos ser referência como a alavanca mais eficiente no acesso ao ensino superior de qualidade no Brasil!

Desde 2015, 85% dos nossos alunos são aprovados nas melhores instituições brasileiras graças aos vários benefícios que você também pode aproveitar:

  • Bolsa de estudos integral em uma das instituições parceiras e de qualidade do GAUSS (seja presencial ou EAD): Master Aracaju, Pódion, Curso Positivo, Anglo, Cursinho CPV e Intergraus;
  • Acompanhamento individualizado escolar e pessoal por meio de mentorias;
  • Acompanhamento psicológico e pedagógico, dentro do nosso programa de suporte multidisciplinar;
  • Bolsa auxílio presencial para custeio das suas despesas com transporte e/ou alimentação e, na modalidade EAD, para custeio das suas despesas com internet;
  • Aulas de reforço em Redação, Matemática, Física e outras disciplinas que o candidato tenha mais dificuldade;
  • Acesso à plataforma de simulados TriEduc e de redações Redação Nota 1000.

Dessa forma, você pode se dedicar totalmente aos estudos, sem se preocupar com qualquer contrapartida para o GAUSS, já que só exigimos de você comprometimento com os estudos e total transparência.


Para ficar de olho no próximo ano letivo do nosso projeto, fique de olho no site oficial do Projeto GAUSS e acompanhe nossas redes sociais: estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube. Se quiser tirar dúvidas, também estamos no WhatsApp. Para acessar cada um deles, é só conferir nosso site mesmo. 😉

E, se você quiser conhecer quem já estudou com a gente, ingressou no curso superior e tem muito a dizer, acesse as histórias de sucesso dos nossos alunos