Só existe uma coisa que os estudantes de ensino médio gostam de falar mais do que o Enem: a nota de corte do Enem.

Também conhecido como Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem nasceu no final dos anos 1990 para avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da Educação Básica, que hoje engloba a Educação Infantil, o Ensino Fundamental obrigatório de 9 anos e o Ensino Médio.

O Enem é composto de duas partes: uma redação no estilo dissertativo-argumentativo, que vale até mil pontos, e uma prova objetiva, com questões de múltipla escolha, também valendo até mil pontos. Já a parte objetiva possui quatro provas, com 45 questões cada: Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática.

Atualmente, as notas do ENEM também podem ser usadas para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni), além de permitir financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Está explicado porque é tão importante saber sobre a nota de corte, né? Ela é fundamental para você garantir a sua vaga no curso dos seus sonhos – seja em universidade pública ou privada –, além de possibilitar a sua entrada em programas do governo federal, como os citados acima.

Neste artigo, a gente vai te explicar o que é a nota de corte do Enem, como calculá-la e como vamos ajudar você a conseguir a sua para ser classificado(a).

Continue lendo e descubra!


MUITO PRAZER, SOMOS O GAUSS: UM PROJETO SEM FINS LUCRATIVOS QUE VAI TE FAZER PASSAR NO ENEM

Nós apoiamos o desenvolvimento integral de jovens com poucas oportunidades e grande potencial, com o objetivo de projetá-los a universidades de excelência. Para isso, oferecemos bolsas de estudo em cursos preparatórios, mentoria e apoio multidisciplinar.

Todo esse trabalho, que começou em 2014, tornou possível que 85% dos nossos alunos – ou melhor, gaussianos – fossem aprovados nas melhores instituições do Brasil desde 2015. E você pode fazer parte desse grupo no ano letivo de 2022, aproveitando nossos vários benefícios:

  • Bolsa de estudos integral em uma das instituições parceiras e de qualidade do GAUSS (seja presencial ou EAD);
  • Acompanhamento escolar e pessoal por meio de mentoria dois supermentores;
  • Acompanhamento psicológico e pedagógico, dentro do nosso programa de suporte multidisciplinar;
  • Bolsa auxílio presencial para custeio das suas despesas com transporte e/ou alimentação e, na modalidade EAD, para custeio das suas despesas com internet;
  • Aulas de reforço em Redação, Matemática, Física e outras disciplinas que o candidato tenha mais dificuldade.

 

Ou seja, você pode ficar tranquilo para se dedicar 100% aos estudos, porque o GAUSS não exige nenhuma contrapartida, apenas a sua total transparência com a gente e comprometimento. O seu sonho é o nosso: queremos que você utilize todos os recursos disponíveis para alcançar sua nota de corte do Enem e ingressar na faculdade. Pode contar com a gente!

 

Se quiser, saiba mais sobre o projeto GAUSS aqui.

 

Agora, bora entender como funciona tudo a respeito da nota de corte do Enem.

AFINAL, O QUE É EXATAMENTE A NOTA DE CORTE DO ENEM?

É simples: trata-se da nota mínima necessária para conseguir a aprovação para ingressar no curso desejado em determinada faculdade. Quem é treineiro, por exemplo, já fica de olho nela para saber como está a progressão da performance nas provas e, lá na frente, realizar “oficialmente” o Enem preparado para alcançar a pontuação em questão.

Para fins de curiosidade, alguns exames mais concorridos exigem uma nota de corte para selecionar quais candidatos serão aprovados na primeira fase de provas e que irão para a segunda etapa. Mais ou menos como um filtro.

Há algumas instituições de ensino que, em seu vestibular tradicional (como sempre foi há alguns anos), possuem notas de corte que variam de acordo com os cursos, campus, turno e até modalidade escolhida.

Já no Sisu, o processo seletivo mais concorrido do Brasil, você utiliza sua nota de corte para concorrer somente com candidatos que optaram pelas mesmas instituições de ensino, campus, curso e turno. O detalhe é que a nota mínima é alterada todos os dias de acordo com as inscrições, ou seja, é só ao fim de todo o processo que dá para saber qual é a nota de corte oficial.


QUERO SABER QUAL É A NOTA DE CORTE DO ENEM. COMO CALCULAR?

Muita calma nessa hora: quando se trata de Enem, não basta simplesmente somar os erros e os acertos das questões com base no gabarito e aí calcular a média final.

Acontece que o método de correção do Enem se dá pela Teoria de Respostas ao Item (TRI), em que o item é a unidade básica de análise, qualificado de acordo com estes parâmetros:

• Poder de discriminação (capacidade de um item em distinguir quem tem a proficiência requisitada daqueles quem não a têm);
• Grau de dificuldade;
• Possibilidade de acerto ao acaso (o famoso “chute”).

Dessa forma, é possível não só estimar a habilidade de um candidato, como assegurar que essas habilidades sejam comparadas com outro conjunto na mesma escala.

Entendendo melhor: com o método TRI, não tem como comparar o número de acertos em uma área do conhecimento com o de outra. Ou seja, a quantidade de questões por nível de dificuldade e suas características afetam diretamente o resultado das provas! Fulano acertar 40 itens em uma área não significa, necessariamente, que ele tem uma proficiência maior do que em outra área cujo número de acertos fora 35. Sacou?

Isso explica porque o resultado oficial do Enem só é divulgado após um tempo. Porém, contudo, todavia e entretanto, é possível, sim, tentar simular a nota.

Veja duas formas a seguir:

CALCULANDO DA NOTA DE CORTE DO ENEM POR MÉDIA SIMPLES

Nesse método, você vai precisar somar as notas obtidas em cada uma das áreas – Matemática e suas Tecnologia; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e a Redação – e dividir o valor final por cinco.

Fácil, né?

CALCULANDO DA NOTA DE CORTE DO ENEM POR PESO

Porque, aqui, é um pouco mais complexo, rs.

Você terá que saber qual é o peso que cada instituição de ensino superior aplica para cada área das provas do Enem, entre peso 1, 2 e 3. Aí, depois, deve-se multiplicar cada nota pelo peso atribuído. Se a faculdade onde você quer ingressar atribui peso 2 para Ciências Humanas e suas Tecnologias, por exemplo, você precisa multiplicar a sua nota dessa disciplina por 2!

 

ENTÃO, É ISTO: PARTICIPE DO PROCESSO SELETIVO GAUSS, GANHE UMA BOLSA E ATINJA SUA NOTA DE CORTE NO ENEM

Prepara o pensamento para a sua nota de corte do Enem e para a próxima inscrição que você vai fazer, porque o processo será todo online por meio do site oficial do Inep.

É só preencher um formulário com seus dados, como nome, endereço, e-mail, telefone, data de nascimento, etc. e enviar uma foto sua (por upload, claro) para sua identificação nos dias de prova.

A taxa de inscrição deve girar em torno de R$ 85, de acordo com o valor da edição mais recente do exame, mas a boa notícia é que, com o GAUSS, todo o processo seletivo para você conseguir a bolsa de estudos é gratuito, incluindo essa taxa!

 

Para se juntar aos nossos gaussianos, é só preencher o pré-cadastro e a ficha de inscrição entre 23 de agosto e 10 de outubro deste ano de 2021!

 

GARANTA A SUA VAGA

Na modalidade presencial do GAUSS, você concorre a pelo menos 15 vagas em São Paulo (SP), 10 em Aracaju (SE), 5 em Brasília (DF) e 5 em Curitiba (PR), dependendo da nossa disponibilidade orçamentária e do desempenho dos candidatos!

Já na modalidade EAD, conte com pelo menos 10 vagas em todo o Brasil, excluindo os estados atendidos pela modalidade presencial.

Quer garantir a sua nota de corte no Enem com folga?

Então não perca mais tempo: clique aqui e faça o seu pré-cadastro no GAUSS para entrar no próximo ano letivo!

Depois, é só aguardar pelo e-mail de confirmação e para preenchimento de um novo formulário, completo, com seus dados e notas de vestibulares anteriores, para fins de elegibilidade. Em seguida, você ganhará um login exclusivo para responder a um questionário e fazer duas provas.

A primeira é de português e matemática; após avaliação, é a vez da prova de redação, que encaminhará os candidatos para as entrevistas com aprovação da bolsa GAUSS de estudos. E pronto!

Não vemos a hora de receber você entre a gente. Afinal, é para isso que estamos aqui: fazer o seu sonho de universitário se tornar realidade.