COMO TER A NOTA DE CORTE PROUNI PARA MEDICINA

Já contamos para você, no nosso texto Prouni: encontre tudo o que precisa saber, do que se trata o Programa Universidade Para Todos. Mas, se você ainda não teve a oportunidade de ler, a gente explica: criado pelo Ministério da Educação, ele oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições particulares de educação superior. Desta vez, vamos esclarecer tudo sobre a nota de corte no PROUNI para Medicina.

Para poder participar do PROUNI, antes de mais nada, você precisa estar dentro das regras, que são comprovar renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa (se quiser a bolsa integral). Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos, também por pessoa.

A partir daí, pra cursar Medicina, os desafios são outros. Acompanhe!

PRA TER A NOTA DE CORTE NO PROUNI PARA MEDICINA, TENHA EM MENTE QUE É O CURSO MAIS CONCORRIDO

Não é segredo, né? O curso de Medicina está entre os mais concorridos do Brasil por várias razões: rende uma carreira com alta empregabilidade, traz prestígio, paga bem (a média salarial é superior a R$ 15 mil, pra se ter ideia) e é uma realização pessoal pra muita gente.

Olha que dado incrível nesse sentido: de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicadas (IPEA), quase 100% dos médicos brasileiros estão empregados.

O mercado de trabalho para médicos é bem amplo, com muitas oportunidades para profissionais de várias especialidades. Os lugares que oferecem vagas com os melhores salários – e que têm a maior concentração de médicos – ficam nas regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste. No entanto, nas cidades do interior, há uma grande carência de profissionais, com concursos públicos que oferecem uma excelente remuneração.


ENTENDA COMO FUNCIONAM A NOTA DE CORTE DO PROUNI

A nota de corte é, em resumo, a média entre a menor e a maior nota conseguida entre os que concorreram para o curso em questão. Ou seja, se você alcançar esses números, poderá passar no processo seletivo.

Só que muitas pessoas (mesmo) acham que todo mundo concorre com todo mundo, já que o PROUNI é um processo seletivo nacional. Da mesma forma, a disputa não é entre todos que escolheram o mesmo curso, sem considerar o local.

A concorrência do PROUNI só vale entre aqueles que selecionaram as mesmas opções de curso, turno, faculdade, campus e até modalidade de concorrência (cotas ou não). Tendo em vista todas essas variáveis, isso significa que a nota de corte de um mesmo curso (Medicina, por exemplo) pode ser diferente até dentro da mesma faculdade.

NOTA DE CORTE PROUNI PARCIAL E FINAL

Sim, existem esses dois tipos de nota de corte no PROUNI, incluindo para Medicina.

A que merece mais atenção é a nota parcial, uma vez que ela é calculada diariamente enquanto as inscrições para o programa estão abertas, considerando aquelas variáveis de que falamos. Ou seja, essas informações ficam disponíveis no sistema de inscrições e, se você ficar de olho nelas, pode ter mais chances de passar no processo seletivo.

Lembrando que as notas de corte de cada curso são disponibilizadas pelo sistema em caráter informativo, para te orientar quanto à média dos participantes para a vaga. Ou seja, quanto maior o número de concorrentes, maior será a nota de corte.

Ela não é garantia de pré-seleção para a bolsa, uma vez que o sistema não faz o cálculo em tempo real e a nota de corte se modifica de acordo com a nota dos inscritos.

Leia também: Tudo Sobre a Nota de Corte do ENEM e como conseguir a sua

 

A NOTA DE CORTE DO PROUNI PARA MEDICINA

Vamos fazer de conta que a universidade na qual você deseja cursar Medicina ofereça 40 vagas. Para conquistar uma delas, você precisa concorrer com dezenas de candidatos. E os 40 candidatos que tiverem o melhor desempenho vão ocupar as primeiras posições, reenchendo as vagas.

Dessa forma, a pontuação do 40º colocado será a nota de corte em Medicina nesse curso. E a média é o valor entre o primeiro e o quadragésimo colocados. Com exemplo fica mais fácil entender, né?

Se formos considerar o PROUNI de 2020, o curso de Medicina apresentou nota de corte média de quase 730.00 pontos, sendo que a menor nota de corte de 470.38 pontos e, a maior, de 767.46 pontos. Mesmo as menores notas de corte PROUNI de Medicina são altas, corroborando o que dissemos sobre o curso ser extremamente concorrido.

Para ver todas as notas de corte, acesse este link.

MAS ATENÇÃO: A ATINGIR A NOTA DE CORTE NÃO É GARANTIA DE INGRESSO NO CURSO DE MEDICINA

A nota de corte PROUNI para Medicina é, sim, uma peça-chave da sua estratégia para entrar no curso. Mas a grande dica é se dedicar ao máximo aos estudos e não se acomodar em ficar na margem da nota.

Não se esqueça de que ela pode variar a cada processo seletivo!

 

COMO É A PRÉ-SELEÇÃO DO PROUNI 2022

Ela funciona com duas chamadas, sendo que, primeiramente, os candidatos pré-selecionados precisam comparecer às instituições de ensino para comprovarem as informações prestadas na inscrição.

Na segunda chamada, o prazo para fazer essa confirmação estará na página oficial do PROUNI e nas instituições de ensino participantes do programa. Os resultados também estarão nesses sites oficiais.

Atualmente, os documentos que o PROUNI exige para comprovar as informações são:

  • Carteira de Trabalho
  • Carteira de Identidade (RG)
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
  • Histórico Escolar do Ensino Médio
  • Atestado de bolsa de estudos integral no decurso dos períodos letivos do Ensino Médio
  • Comprovante de residência
  • Comprovante de renda

SOBRE A LISTA DE ESPERA

Ao final dessas duas chamadas, você, se quiser, pode participar da Lista de Espera, sendo única para cada curso (incluso o de Medicina) e turno de cada local de oferta.

Participam dessa Lista de Espera exclusivamente para o curso correspondente à primeira opção marcada na inscrição aqueles candidatos que:

  • não foram pré-selecionados nas chamadas regulares
  • não foram pré-selecionado na segunda opção de curso, reprovados por não formação de turma.

E participam da Lista de Espera exclusivamente para o curso correspondente à segunda opção aqueles candidatos que:

  • não foram pré-selecionados nas chamadas regulares em que não existiam bolsas disponíveis na sua primeira opção de curso
  • não foram pré-selecionados nas chamadas regulares em que tenha ocorrido não formação de turma na sua primeira opção
  • foram pré-selecionados em sua primeira opção de curso, mas reprovados por não formação de turma.

ARREGACE AS MANGAS E PLANEJE-SE PARA O CURSO DE MEDICINA

Montar um plano de ação para alcançar sua meta de não conseguir a nota de corte para Medicina, mas estudar o suficiente para passar com uma margem de respiro.

Atenção aos pontos:

  • Comece o cronograma com o máximo de antecedência possível;
  • Classifique as matérias em grau de dificuldade e separe os horários para investir nos livros com base nisso. Defina um tempo maior para os temas mais complexos;
  • Programe métodos de estudos complementares ao longo da semana;
  • Atividades lúdicas devem ser intercaladas neste processo;
  • Marque horário para fazer simulados;
  • Inclua oficinas de redação nos estudos;
  • Assista a documentários sobre os temas que precisa estudar, já que obras audiovisuais tornam mais fácil a assimilação dos conteúdos;
  • Inclua janelas de descanso e invista na qualidade do seu sono;
  • Defina metas, de pequenas a grandes;
  • Tenha uma rotina definida.

CONSIGA SUA NOTA DE CORTE NO PROUNI MEDICINA COM O PROJETO GAUSS

Quer passar no PROUNI do jeito que sempre sonhou e conseguir sua bolsa?

Então bem-vindo(a) ao GAUSS, uma ONG que oferece, para jovens em situação de vulnerabilidade social e grande potencial, oportunidades de acesso à educação de qualidade por meio da concessão de bolsas de estudo, mentoria e apoio multidisciplinar.

Queremos ser referência como a alavanca mais eficiente no acesso ao ensino superior de qualidade no Brasil, e esse sonho está cada vez mais perto da realidade. Afinal, desde 2015, 85% dos nossos alunos são aprovados nas melhores instituições brasileiras graças aos vários benefícios que você também pode aproveitar:

  • Bolsa de estudos integral em uma das instituições parceiras e de qualidade do GAUSS (seja presencial ou EAD): Master Aracaju, Pódion, Curso Positivo, Anglo, Cursinho CPV e Intergraus;
  • Acompanhamento individualizado escolar e pessoal por meio de mentorias;
  • Acompanhamento psicológico e pedagógico, dentro do nosso programa de suporte multidisciplinar;
  • Bolsa auxílio presencial para custeio das suas despesas com transporte e/ou alimentação e, na modalidade EAD, para custeio das suas despesas com internet;
  • Aulas de reforço em Redação, Matemática, Física e outras disciplinas que o candidato tenha mais dificuldade;
  • Acesso à plataforma de simulados TriEduc e de redações Redação Nota 1000.

Dessa forma, você pode se dedicar totalmente aos estudos, sem se preocupar com qualquer contrapartida para o GAUSS, só mesmo muito comprometimento com os estudos e total transparência conosco.

Para participar do próximo ano letivo do nosso projeto, fique de olho no site oficial do Projeto GAUSS e acompanhe nossas redes sociais: estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube. Se quiser tirar dúvidas, também estamos no WhatsApp. Para acessar cada um deles, é só conferir nosso site.  😉