O MELHOR SIMULADOR DE NOTAS DO PROUNI – CONHEÇA AGORA

O PROUNI – Programa Universidade para Todos – foi criado pelo Ministério da Educação com o intuito de ofertar bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições particulares de educação superior. Mas, antes de falarmos sobre o simulador PROUNI, é preciso reforçar algumas regrinhas de participação no programa. Afinal, elas vêm antes da inscrição e da prova.

Vamos lá?

QUEM PODE PARTICIPAR DO PROUNI

Para concorrer às bolsas integrais, antes de tudo é necessário comprovar renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Já para as bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos, também por pessoa.

Além disso, você não pode ter diploma de curso superior e precisa ter participado do ENEM mais recente, com pelo menos 450 pontos de média das notas e ter pontuado na prova de Redação.

Em dezembro de 2021, o presidente Jair Bolsonaro liberou o acesso ao PROUNI para alunos que cursaram o ensino médio em colégios particulares (sem bolsa de estudos), desde que se encaixem nos critérios econômicos de que falamos ali em cima (renda familiar per capita de até 3 salários mínimos).

Porém, atenção: essa mudança ainda não valerá para este PROUNI do 1º semestre de 2022.

Você está dentro dos requisitos? Ótimo! Mas, calma: antes de usar o simulador de notas do PROUNI pra prever sua classificação, veja se você se encaixa nestes grupos de pessoas que podem se inscrever no programa:

ESTUDANTES

Precisam ter cursado todo o ensino médio na rede pública ou na rede particular (nesse caso, desde que na condição de bolsista integral da própria escola).

ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA

Aqui, qualquer estudante com deficiência pode participar. Ou seja, não é necessário ter cursado todo ensino médio na rede pública ou na rede particular na condição de bolsista integral da própria escola.

PROFESSORES

Podem se inscrever, desde que sejam professores da rede pública de ensino, exercendo o magistério da educação básica e integrantes do quadro de pessoal permanente da instituição.

Não é necessária comprovação de renda, mas a bolsa a concorrer precisa ser de licenciatura.


COMO SE INSCREVER NO PROUNI

O passo a passo é todo online, olha só:

  1. A primeira coisa a se fazer é acessar o site do PROUNI durante o período de inscrição.
  2. Clicar no botão “FAZER INSCRIÇÃO”.
  3. Fazer login com seus dados e senha ou criar uma conta, caso você ainda não tenha.
  4. Preencher seus dados enquanto candidato, responder o questionário corretamente e informar as rendas do seu grupo familiar.
  5. Selecionar os cursos em que deseja concorrer a uma bolsa e, também, a modalidade (cota ou ampla concorrência). Escolha também o turno e modalidade.

Atenção aos detalhes: ao se inscrever, você tem até duas opções de instituição, cursos e turnos para escolher, de acordo com sua ordem de preferência e seu perfil socioeconômico.

Você pode até alterar essas opções depois, mas só durante o período de inscrição. Ou seja, quando as inscrições se encerrarem, será considerada válida a última inscrição sua confirmada.

QUAIS SÃO AS VAGAS PARA ESTE PRÓXIMO PROUNI?

Se você está interessado na inscrição do programa para o 1º semestre de 2022, então já pode consultar quais vagas estarão disponíveis no processo seletivo.

O MEC disponibilizou a busca (por curso, instituição de ensino ou município) no site oficial: http://prouniportal.mec.gov.br

 

CRONOGRAMA DO PROUNI 2022

  • Inscrições: 22 a 25 de fevereiro
  • 1ª chamada: 2 de março
  • Comprovação das informações da 1ª chamada: 3 a 14 de março
  • 2ª chamada: 21 de março
  • Comprovação das informações da 2ª chamada: 21 a 29 de março
  • Inscrição na lista de espera: 4 a 5 de abril
  • Divulgação da lista de espera para as instituições de ensino: 7 de abril
  • Comprovação das informações dos aprovados na lista de espera: 8 a 13 de abril

 

LISTA DE ESPERA DO PROUNI

Ao final dessas duas chamadas, você, se quiser, pode participar da Lista de Espera, sendo única para cada curso e turno de cada local de oferta.

Para tanto, você deverá comparecer à ou às instituições que escolheu e entregar a documentação que comprova as informações prestadas na inscrição do PROUNI 2022.

Participam dessa Lista de Espera exclusivamente para o curso correspondente à primeira opção aqueles candidatos que:

  • não foram pré-selecionados nas chamadas regulares
  • não foram pré-selecionado na segunda opção de curso, reprovados por não formação de turma.

E participam da Lista de Espera exclusivamente para o curso correspondente à segunda opção aqueles candidatos que:

  • não foram pré-selecionados nas chamadas regulares em que não existiam bolsas disponíveis na sua primeira opção de curso
  • não foram pré-selecionados nas chamadas regulares em que tenha ocorrido não formação de turma na sua primeira opção
  • foram pré-selecionados em sua primeira opção de curso, mas reprovados por não formação de turma.

 

SIMULADOR PROUNI: OS MELHORES DA INTERNET

Depois de uma boa pesquisa pelos cantos da www, selecionamos dois sites com os melhores simuladores de notas do PROUNI para você tomar conhecimento da sua nota.

São eles:

COMO FUNCIONAM ESSES SIMULADORES?

A primeira coisa que você precisa ter em mente é que os simuladores do PROUNI não podem te dar certeza de nada; eles são mais como uma bússola, apresentando uma estimativa baseada na sua pontuação. Ou seja, é uma forma de saber quais chances você tem de conseguir a bolsa de estudos.

Afinal, lembre-se que pode haver anulação de questões na prova do ENEM, e isso embaralha todas as previsões.

Primeiro, você precisa informar à plataforma a cidade onde quer estudar, curso e seu e-mail. Com esses dados, o site do PROUNI te mostra as melhores opções conforme sua pontuação no Exame Nacional do Ensino Médio.

Outra maneira de se orientar é pela nota de corte, uma vez que é a pontuação mínima exigida para concorrer à vaga do curso que você quer.

Leia também: Como Ter A Nota De Corte PROUNI Para Medicina

NOTAS DE CORTE DO PROUNI DO ANO DE 2020

Abaixo, para você ter uma boa noção das notas e cursos mais concorridos no PROUNI 2020, veja as maiores e menores notas de corte:

Curso Maior Nota Menor Nota
1 Medicina 815 710
2 Farmácia 765 565
3 Engenharia Elétrica 760 625
4 Medicina Veterinária 755 600
5 Fisioterapia 755 560
6 Odontologia 745 520
7 Engenharia Civil 740 590
8 Letras / Português 735 500
9 Ciências Biológicas 730 625
10 Psicologia 735 470
11 Arquitetura e Urbanismo 730 610
12 Ciências Econômicas 730 680
13 Jornalismo 725 455
14 Biomedicina 715 640
15 Engenharia de Produção 715 600
16 Gestão de Rec. Humanos 715 460
17 Nutrição 715 460
18 Enfermagem 710 565
19 Publicidade e Propaganda 705 550
20 Direito 703 660
21 Comércio Exterior 705 450
22 Serviço Social 700 460
23 Marketing 700 455
24 Artes Visuais 695 455
25 Administração 680 610
26 Gestão Comercial 680 455
27 Logística 660 455
28 Pedagogia 655 480
29 Radiologia 655  –
30 Agronomia 650 540
31 Ciências Contábeis 640 460
32 Gastronomia 635 605
33 Segurança no Trabalho 630 455
34 Educação Física 610 595
35 Empreendedorismo 605 500

 


ESTUDE COM O PROJETO GAUSS E CONSIGA SUA BOLSA NO PROUNI

Agora que você sabe mais sobre o programa, notas de corte e simulador de notas PROUNI, esteja pronto para se preparar com os melhores.

Nós somos o projeto GAUSS, uma ONG que oferece, para jovens em situação de vulnerabilidade social e grande potencial, oportunidades de acesso à educação de qualidade por meio da concessão de bolsas de estudo, mentoria e apoio multidisciplinar.

Estamos no caminho certo para ser referência como a alavanca mais eficiente no acesso ao ensino superior de qualidade no Brasil! Isso porque, desde 2015, 85% dos nossos alunos são aprovados nas melhores instituições brasileiras graças aos vários benefícios que você também pode aproveitar:

  • Bolsa de estudos integral em uma das instituições parceiras e de qualidade do GAUSS (seja presencial ou EAD): Master Aracaju, Anglo, Cursinho CPV, Intergraus, Pódion e Curso Positivo;
  • Acompanhamento individualizado escolar e pessoal por meio de mentorias;
  • Acompanhamento psicológico e pedagógico, dentro do nosso programa de suporte multidisciplinar;
  • Bolsa auxílio presencial para custeio das suas despesas com transporte e/ou alimentação e, na modalidade EAD, para custeio das suas despesas com internet;
  • Aulas de reforço em disciplinas que o candidato tenha mais dificuldade;
  • Acesso a plataforma de simulados e de redações.

Ou seja, com o GAUSS, você pode se dedicar totalmente aos estudos, sem se preocupar com qualquer contrapartida. As únicas coisas que exigimos “de volta” de você é comprometimento com os estudos e total transparência.

Aproveite para ficar sempre atento ao nosso ano letivo para entrar no nosso projeto – basta acompanhar o site oficial do Projeto GAUSS e as nossas redes; assim, você não perde nenhuma novidade.  Se você conhece alguém que esteja entrando no 8° ano em 2022, indique o processo seletivo do Gauss que está com inscrições abertas (até o fechamento deste artigo).

Também estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube! Se quiser tirar dúvidas, também marcamos presença no WhatsApp (para acessar cada um deles, é só conferir nosso site mesmo). 😉