4 CARREIRAS EM TECNOLOGIA QUE SÃO TENDÊNCIA

As carreiras em tecnologia estão em alta demanda e são uma das áreas de crescimento mais rápido no mercado de trabalho atual. Com as constantes inovações nos mais diversos segmentos, a demanda por profissionais qualificados só tende a aumentar. E você, a gente aposta, quer se tornar um deles. 😉

Apesar de competitivo, o mercado de trabalho oferece salários atraentes e oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional únicas. Como resultado, muita gente está de olho nos cursos da “indústria 4.0” e procurando adquirir habilidades em tecnologia para se manterem relevantes e, assim, estarem preparados para o que vem mais pra frente.

A seguir, a gente separou pra você o que mais vem sendo tendência no momento e quais as principais carreiras em tecnologia no Brasil.

Bora? Bora.

 

ALGUMAS DAS TENDÊNCIAS EM PROFISSÕES TECNOLÓGICAS INCLUEM ESTAS ÁREAS


INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

A IA tem sido uma das tecnologias mais comentadas nos últimos anos e continua a ser uma área em rápido crescimento.


CIBER SEGURANÇA

A segurança cibernética é uma preocupação crescente para empresas e governos em todo o mundo, o que, claro, torna as carreiras em segurança cibernética altamente valorizadas.


COMPUTAÇÃO EM NUVEM

A computação em nuvem é uma tecnologia que permite armazenar e acessar dados e aplicativos pela Internet, e também é uma das áreas de crescimento mais rápido na tecnologia.


INTERNET DAS COISAS (IOT)

A IoT refere-se a objetos físicos que estão conectados à Internet e podem coletar e compartilhar dados.


DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE

O desenvolvimento de software é um segmento amplo que inclui várias especialidades, como desenvolvimento de aplicativos móveis, desenvolvimento web e desenvolvimento de jogos.

 

4 DAS PRINCIPAIS CARREIRAS EM TECNOLOGIA

 

1. DESENVOLVEDOR DE SOFTWARE

A carreira de desenvolvedor de software é uma das mais importantes e em alta demanda no mercado de trabalho de tecnologia. Os desenvolvedores de software são responsáveis por criar, testar e manter programas de computador, aplicativos móveis e sistemas operacionais.

A importância deles é evidente na realidade hoje, em que a tecnologia está presente em quase todas as áreas de negócios, governos e sociedade em geral. A habilidade de desenvolver e manter software eficiente, confiável e seguro é, portanto, crucial para o sucesso das organizações em todo o mundo!

Além disso, a tendência é que a demanda por desenvolvedores de software continue a crescer. À medida que as empresas buscam transformar digitalmente suas operações, criar novos produtos e serviços e melhorar a eficiência, elas precisam de desenvolvedores altamente qualificados para criar soluções personalizadas e eficientes.

Os desenvolvedores de software podem se especializar em uma variedade de áreas, como desenvolvimento de aplicativos móveis, desenvolvimento de jogos, desenvolvimento de software empresarial, desenvolvimento web e muito mais. As habilidades em linguagens de programação populares, como Java, Python, JavaScript e C ++, são altamente valorizadas pelos empregadores, além das habilidades em metodologias ágeis de desenvolvimento de software, design de banco de dados, gerenciamento de projetos e desenvolvimento de sistemas distribuídos.


2. ENGENHEIRO DE DADOS

A carreira de engenheiro de dados é uma das carreiras em tecnologia mais procuradas atualmente. Esse profissional é responsável por coletar, processar e gerenciar grandes volumes de dados para que possam ser usados de forma eficaz.

Os engenheiros de dados são fundamentais para empresas que buscam tomar decisões baseadas em dados, pois são responsáveis por garantir que os dados sejam coletados e armazenados de forma adequada e acessados facilmente, mas de forma segura. Eles também constroem e mantêm pipelines de dados eficientes para processar e transformá-los em formatos utilizáveis.

Com o aumento da quantidade de dados gerados por empresas em todo o mundo, a demanda por esse pessoal altamente qualificado está aumentando rapidamente, viu? Além disso, o surgimento de novas tecnologias, como a Internet das Coisas e a Inteligência Artificial, está criando ainda mais novas oportunidades.

Os engenheiros de dados precisam ter habilidades em linguagens de programação, como Python e SQL, bem como um conhecimento profundo de tecnologias de banco de dados, como Hadoop e NoSQL. Habilidades em processamento de dados em tempo real, computação em nuvem e familiaridade com metodologias de desenvolvimento ágil também são bem-vindos.

 

3. CIENTISTA DE DADOS

Embora existam algumas semelhanças entre as carreiras de engenheiro de dados e cientista de dados, elas têm diferenças significativas.

O cientista de dados é responsável por coletar, analisar e interpretar grandes conjuntos de dados para extrair insights valiosos para a empresa. Eles utilizam técnicas estatísticas e de aprendizado de máquina para identificar tendências e padrões nos dados, e usam essas informações para tomar decisões informadas e recomendar soluções para problemas de negócios.

Enquanto o cientista de dados está mais focado na análise dos dados, o engenheiro de dados está mais focado na infraestrutura necessária para gerenciar esses dados. O cientista geralmente tem uma formação mais avançada em matemática e estatística, enquanto o engenheiro geralmente tem uma formação mais avançada em ciência da computação e programação. Captou?

De toda forma, ambos os profissionais precisam ter um conhecimento sólido de tecnologias de banco de dados, linguagens de programação e metodologias ágeis de desenvolvimento de software.

 

4. ANALISTA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

Analisar segurança da informação é uma das carreiras em tecnologia mais importantes e em alta demanda atualmente. O profissional é responsável por proteger os dados e sistemas de uma organização contra ameaças cibernéticas, garantindo a segurança da informação e minimizando riscos.

Com o aumento desse tipo de ameaça, naturalmente a demanda por analistas de segurança da informação está em constante crescimento. Eles precisam ter conhecimento em diversas áreas, incluindo segurança da rede, segurança de aplicativos, criptografia, gerenciamento de riscos e conformidade regulatória.

São responsáveis por desenvolver e implementar políticas de segurança, realizar testes de penetração e avaliação de riscos, gerenciar incidentes de segurança e monitorar sistemas de segurança em tempo real. Também precisam ter habilidades em tecnologias de segurança, como firewalls, antivírus e sistemas de detecção de intrusão, bem como habilidades em programação e em análise de dados para poder identificar padrões e tendências de ameaças cibernéticas.

 

ONDE FAZER UM CURSO VOLTADO PARA TECNOLOGIA?

Algumas das principais faculdades brasileiras que oferecem cursos na área de tecnologia incluem:

  1. Universidade de São Paulo (USP)
  2. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  3. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  4. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
  5. Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)
  6. Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  7. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  8. Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  9. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
  10. Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Essas faculdades oferecem uma variedade de cursos voltados para tecnologia, como Engenharia de Software e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Algumas delas também têm cursos de pós-graduação nessas áreas, incluindo mestrado e doutorado.

Além das faculdades mencionadas acima, existem muitas outras em todo o Brasil que oferecem cursos em tecnologia, como a Inteli – a faculdade que forma os líderes do futuro. Criada pelos fundadores do BTG, ela tem uma estrutura incrível, proposta acadêmica supermoderna, ótimas bolsas de estudos e emprego garantido. 😉

 

ESTUDE COM O PROJETO GAUSS E TRILHE A SUA CARREIRA EM TECNOLOGIA!

Prazer, somos o GAUSS: uma ONG que investe em vidas e acredita em pessoas. Oferecemos bolsas de estudo, mentoria e apoio multidisciplinar para alunos que também acreditam na educação como ferramenta de transformação e que, por muitos motivos, não tiveram oportunidades.

Estamos no caminho certo para ser referência como a alavanca mais eficiente no acesso ao ensino superior de qualidade no Brasil! Isso porque, desde 2015, 85% dos nossos alunos são aprovados nas melhores instituições brasileiras graças aos vários benefícios que você também pode aproveitar:

  • Bolsa de estudos integral em uma das instituições parceiras e de qualidade do GAUSS (seja presencial ou EAD): Master Aracaju, Anglo/SP, Cursinho CPV/SP, Intergraus/SP, Pódion/DF e Curso Positivo/PR;
  • Acompanhamento individualizado escolar e pessoal por meio de mentorias;
  • Acompanhamento psicológico e pedagógico, dentro do nosso programa de suporte multidisciplinar;
  • Bolsa auxílio presencial para custeio das suas despesas com transporte e/ou alimentação e, na modalidade EAD, para custeio das suas despesas com internet;
  • Aulas de reforço em disciplinas que o candidato tenha mais dificuldade;
  • Acesso a plataforma de simulados e de redações.

Para estudantes que estão entrando no oitavo ano do ensino fundamental e gostariam de cursar um ensino médio de qualidade, seja uma ETEC ou bolsa de estudo em escolas particulares, os benefícios são:

  • Bolsa de estudos nos cursos de português e matemática do Curso Kumon (no 8º ano do Ensino Fundamental)
  • Mentoria com pelo menos dois voluntários experientes
  • Auxílio financeiro
  • Apoios pedagógico e psicológico profissional
  • Aulas de reforço escolar

No segundo ano de apoio, quando você estiver no 9° ano do EF, receberá:

  • Bolsa de estudos em cursinho preparatório para o Vestibulinho
  • Mentoria com pelo menos dois voluntários experientes
  • Auxílio financeiro
  • Apoio psicológico profissional
  • Aulas de reforço escolar
  • Pagamento da taxa de inscrição em provas de Vestibulinho

Durante todo o ensino médio:

  • Mentoria com pelo menos dois voluntários experientes
  • Inglês
  • Auxílio financeiro
  • Apoio psicológico profissional
  • Aulas de reforço escolar
  • Pagamento da taxa de inscrição em provas de Vestibular

Com o GAUSS, você pode se dedicar totalmente aos estudos, sem se preocupar com qualquer contrapartida. As únicas coisas que exigimos “de volta” de você é comprometimento com os estudos e total transparência conosco:

  • Informar notas dos simulados e fazer as redações obrigatórias nas datas pré-combinadas
  • Informar notas da escola e Kumon para os mentores em até três dias úteis após a divulgação oficial
  • Para alunos do cursinho no 9° ano: frequência mínima 80% nas aulas e 100% nos simulados, salvo justificativa prévia, claro, pois também sabemos que imprevistos acontecem 🙂
  • Comparecer às mentorias (virtuais ou presenciais)

Também temos o programa “Gaussiana do Futuro”, voltado a mulheres que tenham o desejo de cursar faculdades dentro das disciplinas STEM (Science, Technology, Engineering, and Mathematics).

Além dos benefícios regulares oferecidos pelo Projeto Gauss, as nossas Gaussianas do Futuro receberão uma mentoria personalizada, que abordará temas afetos às disciplinas STEM, bem como identificará os melhores cursos e faculdades, públicas e privadas, nessas áreas, além de promover encontros de formação e orientação vocacional, a fim de ampliar o horizonte das nossas estudantes em relação às inúmeras profissões e carreiras possíveis.

 

No mais, fique de olho no nosso site oficial e acompanhe nossas redes sociais: estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube e, no WhatsApp, para dúvidas.