Quer dizer, não é que não contam; é que não contam como a gente: reunindo tudo o que você precisa saber sobre o Colégio Objetivo, em um só artigo. 😉 Então, prepara que aí vem história e muito conhecimento pra você, que quer entrar em uma das melhores escolas de São Paulo e do Brasil.

Tudo começou em 1965, quando os estudantes de Medicina João Carlos Di Genio e Dráuzio Varella (sim, esse mesmo) e os médicos Roger Patti e Tadasi Itto fundaram um pequeno curso preparatório para as faculdades de Medicina, na região central da cidade de São Paulo.

O sucesso foi tano que, no ano seguinte, o “Curso Objetivo” já havia se tornado um dos maiores da cidade, voltado para o desenvolvimento de um projeto educacional mais abrangente. Em 1970 foi criado o Colégio Objetivo, com currículo de Ensino Médio; em 1972, foram implantadas as Faculdades Objetivo, embrião da futura Universidade Paulista, e, em 1974, nasceu o Colégio Objetivo Júnior, abrangendo a Educação Infantil e o Ensino Fundamental.

Em 2019, o Colégio Objetivo atingiu 708,80 nas provas objetivas do ENEM e foi a terceira escola mais bem colocada do Brasil nesse mesmo ano.

 

A PROPOSTA EDUCACIONAL DO COLÉGIO OBJETIVO

Não é segredo que, hoje, educadores, crianças e jovens têm a tarefa de absorver as novas tecnologias, sem as quais qualquer atividade profissional e até mesmo a vida cotidiana se tornarão inviáveis.

Disso, desmembram-se os mais diversos campos do saber, que requerem um modelo educacional permanentemente aberto ao novo e ao interativo. E, no Colégio Objetivo, é assim: querem formar o aluno para um mundo globalizado e para os seus novos parâmetros, que envolvem a capacidade de utilização dos recursos infindáveis da informática, da computação, da telemática e das infoways.

Para isso, a escola tem orgulho de dizer que é formada pela mais experiente equipe de professores do país, permanentemente atualizada pela de visão de sistemas e métodos de aprendizagem e pelo CPT – Centro de Pesquisa e Tecnologia.

 

O MATERIAL DIDÁTICO VAI MUITO ALÉM DO CONVENCIONAL

Um dos diferenciais dos cadernos de atividades, dos livros da Coleção Objetivo de todo o material didático, é a constante atualização. Nesse trabalho:

  • o CPT traz a tecnologia de ponta;
  • a divisão de sistemas e métodos de aprendizagem atualiza e controla a metodologia de ensino e as práticas pedagógicas;
  • o corpo docente se aplica à análise do ENEM e dos exames vestibulares e a seleção das questões mais significativas ano após ano;
  • o departamento de Programação Pedagógica responsabiliza-se pela estruturação dos cursos dos horários e das demais atividades;
  • a editora e o parque gráfico encarregam se de colocar na mão do aluno, em todas as unidades, o material correspondente a cada aula.

 

AUDITÓRIOS COM RECURSOS MULTIMÍDIA

Os auditórios e as salas de aula do Colégio Objetivo são equipados para permitir que tanto professores quanto palestrantes se utilizem de recursos multimídia sofisticados como ferramentas de apoio à aprendizagem.

Existe toda uma estimulação do raciocínio crítico, tendo em vista que o sistema de videoaula permite o debate dos temas, aumentando o interesse pelos assuntos abordados.

Nas Cineaulas do Colégio Objetivo também são exibidos filmes criteriosamente selecionados a fim de relacionar o cinema com as aulas de História, Literatura, Geografia e Português. Afinal, a inserção da linguagem cinematográfica nas atividades extracurriculares é uma ferramenta pedagógica eficiente, uma vez que reúne elementos artísticos e registros culturais, potencializando o debate e a formação crítica dos alunos.

 

APOIO TOTAL AO ALUNO

Há também um plantão de dúvidas e salas de estudo com bibliotecas para leitura e pesquisa, ofertando um acervo selecionado para a faixa etária com dicionários periódicos, obras literárias e livros didáticos e paradidáticos.

Por sua vez, os laboratórios foram planejados para o pleno desenvolvimento do aluno em Biologia, Física, Química, Desenho Arquitetônico, Informática, Robótica, Comunicação e Arte, Redação, etc.

 

CURSOS COMPLEMENTARES DO COLÉGIO OBJETIVO

LABORATÓRIO DE REDAÇÃO

É uma atividade permanente, oferecida ao longo dos vários cursos, permitindo um acompanhamento personalizado da evolução de cada aluno. A partir de textos, explanações e de um debate orientado pelo professor, cria-se uma dinâmica de grupo e o aluno é estimulado a produzir o seu trabalho, sempre assistido pelo mestre.

LINGUAGEM ARQUITETÔNICA

Disciplina fundamental para os candidatos aos cursos de Arquitetura e Artes Plásticas, exige familiaridade com as técnicas do desenho de observação, de memória, geométrico e de criação, além de noções essenciais de História da Arte.

OBRAS LITERÁRIAS

O Colégio Objetivo edita para seus alunos os textos integrais de várias obras literárias de domínio público. São edições cuidadosas, preparadas por especialistas, com notas explicativas, vocabulário, análises e exercícios de fixação.

DESENHO GEOMÉTRICO E GEOMETRIA DESCRITIVA

Alguns vestibulares para os cursos de Engenharia, Arquitetura e Desenho Industrial incluem essas matérias nas provas de habilidade específica ou em questões nas provas de Matemática. Por isso, o Objetivo oferece cursos especiais das duas disciplinas para os candidatos a essas carreiras.

 

CURSOS ESPECIAIS DO COLÉGIO OBJETIVO

Trazem material didático exclusivo, estudo dirigido e simulados especialmente elaborados para que o aluno possa enfrentar com sucesso as exigências dos vestibulares.

CURSO ESPECIAL PARA CIÊNCIAS EXATAS

A Engenharia, que vem apresentando modalidades cada vez mais específicas, é uma das carreiras mais tradicionais e, também, mais disputadas. Por isso, o Objetivo desenvolveu um curso dirigido aos candidatos dessa e de outras carreiras da área de Ciências Exatas, com ênfase nas disciplinas que serão decisivas para a aprovação nos vestibulares.

CURSO ESPECIAL PARA HUMANIDADES

Algumas carreiras da área de Humanas têm figurado entre as mais concorridas nos grandes vestibulares. Assim, a escola coloca à disposição um Curso Especial para Humanidades, que privilegia as disciplinas de maior peso nas provas para essas carreiras: Português, Matemática, História e Geografia.

CURSO ESPECIAL PARA MEDICINA

A carreira e o curso de Medicina dispensam apresentações, né?

No Objetivo, o Curso 100% Medicina é completo, forte em todas as disciplinas e com reforço nas matérias mais exigidas nos exames. Conte com material didático completo e atualizado, plantão de dúvidas programado e personalizado, laboratórios e salas de estudo.

CURSO ESPECIAL PARA CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

O Colégio Objetivo oferece um curso especial para os candidatos aos cursos mais procurados da área de Ciências Biológicas para o aluno concentrar os estudos nos conhecimentos específicos, sem deixar de lado os programas das disciplinas do Ensino Médio.

 

COMO CONSEGUIR BOLSA DE ESTUDOS NO COLÉGIO OBJETIVO

Para tentar uma bolsa de estudos no Objetivo, é preciso ficar atento ao período de seleção, chamado de Desafio Objetivo. A rede escolar divulga, na maioria das vezes, um formulário online no site institucional de acordo com o local em que a bolsa será ofertada.

A porcentagem de desconto da bolsa é relacionada ao número de acertos total da avaliação. Ou seja, para conseguir uma bolsa de 100%, “basta” acertar todas as questões. A gente dá a dica: uma boa forma de estudar para o processo seletivo e garantir sua vaga é consultar provas dos Desafios anteriores, como essas aqui.

Leia também: 6 Opções Incríveis De Bolsa Em Escola Particular De São Paulo

PRÉ-VESTIBULAR

O Colégio Objetivo promove periodicamente concursos para oferecer bolsas de estudos a quem quer fazer um curso pré-vestibular. De acordo com o desempenho na prova elaborada pelos professores, o estudante conquista descontos nas mensalidades e válidos durante todo o período do curso no qual se matriculou.

BOLSAS DE ESTUDOS POR DESEMPENHO

O Curso Objetivo dispõe, também, de um programa de descontos com base no desempenho do aluno.

As bolsas são concedidas após análise do desempenho no ENEM e nos vestibulares prestados no ano anterior, em Olimpíadas Científicas ou, ainda, pelo boletim do aluno no Ensino Médio.

Para saber mais, clique aqui.

 

GARANTA SUA BOLSA NO COLÉGIO OBJETIVO COM O PROJETO GAUSS

Prazer! Somos o Projeto GAUSS, uma ONG que investe em vidas e acredita em pessoas. Oferecemos bolsas de estudo, mentoria e apoio multidisciplinar para alunos que também acreditam na educação como ferramenta de transformação e que, por muitos motivos, não tiveram oportunidades.

Estamos no caminho certo para ser referência como a alavanca mais eficiente no acesso ao ensino superior de qualidade no Brasil! Isso porque, desde 2015, 85% dos nossos alunos são aprovados nas melhores instituições brasileiras graças aos vários benefícios que você também pode aproveitar:

  • Bolsa de estudos em curso de Kumon (no 8º ano do Ensino Fundamental)
  • Mentoria com pelo menos dois voluntários experientes
  • Auxílio financeiro (transporte para o cursinho)
  • Apoio psicológico profissional
  • Aulas de reforço escolar

No segundo ano de apoio, quando você estiver no 9° ano do Ensino Fundamental, receberá:

  • Bolsa de estudos em cursinho preparatório para o Vestibulinho
  • Mentoria com pelo menos dois voluntários experientes
  • Auxílio financeiro (transporte para o cursinho)
  • Apoio psicológico profissional
  • Aulas de reforço escolar
  • Pagamento da taxa de inscrição em provas de Vestibulinho

Dessa forma, você pode se dedicar totalmente aos estudos, sem se preocupar com qualquer contrapartida para o GAUSS, só mesmo muito comprometimento com os estudos e total transparência conosco:

  • Informar notas da escola e Kumon para os mentores em até três dias úteis após a divulgação oficial
  • Para alunos do cursinho no 9° ano: frequência mínima 80% nas aulas e 100% nos simulados
  • Comparecer às mentorias (virtuais ou presenciais)

Aproveite para participar da próxima turma do perfil 1 do projeto GAUSS. O processo seletivo  começa em dezembro de 2022. Fique de olho no nosso site oficial e acompanhe nossas redes sociais: estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube e no WhatsApp, para dúvidas.