São inúmeros os fatores que diferenciam as escolas particulares das escolas públicas – no melhor dos sentidos – e, por isso, procurar por bolsa em escola particular está cada vez mais comum. Afinal, sabemos como pesquisas e mais pesquisas que saem anualmente mostram o desamparo que a rede pública de ensino sofre.

Além de ser uma alternativa no acesso a mais qualidade na educação e no desenvolvimento educacional, as vantagens em estudar em um colégio privado são várias:

  • Infraestrutura melhor
  • Professores geralmente mais qualificados e especializados
  • Menos alunos por turma
  • Melhora da comunicação escola-família
  • Melhor atendimento e acompanhamento do estudante
  • Mais atividades extracurriculares
  • E etc.

Uma bolsa de estudos nada mais é do que um auxílio oferecido pela instituição aos alunos que já estudam ou desejam estudar na escola. Ela permite justamente que estudantes, especialmente de famílias de baixa renda, ingressem na rede privada a um valor mais baixo (às vezes, sem pagar nada).

Os benefícios da bolsa em escola particular são muito significativos. Para os pais, representam uma oportunidade de ver seus filhos receberem educação de qualidade, sucesso no mercado de trabalho e vestibulares, além de:

  • Proporcionar aos alunos mais oportunidades de qualificação e estudo
    • Dar acesso a projetos pedagógicos diferenciados
    • Reduzir a inadimplência escolar
    • Reduzir dívidas das famílias
    • Motivar os alunos a manter o desempenho no Ensino Médio
    • Expor os alunos a professores treinados e escolas que entendem os desafios educacionais


Por isso tudo, a seguir, apresentamos 6 opções de bolsa em São Paulo para você tentar uma vaga (de preferência, estudando com a gente).

 

AS BOLSAS EM ESCOLA PARTICULAR

 1. CÓLEGIOS SANTA CRUZ E BANDEIRANTES

No Alto de Pinheiros encontra-se o Colégio Santa Cruz, cuja média no mais recente ENEM foi de 657,20 pontos. A escola é reconhecida pela sua metodologia de ensino focada na preparação do vestibular, disponível para todos os níveis de educação.

Já o Colégio Bandeirantes é uma instituição no bairro da Vila Mariana com tradição em ótimas pontuações no Exame, obtendo 653,91 pontos em 2019. O colégio recebe alunos de todas as faixas etárias e possui uma pedagogia própria, incluindo a dos pré-vestibulandos.

É possível ingressar nessas escolas particulares paulistas por meio de um projeto social do Instituto Sol, que oferece a inclusão de estudantes de baixa renda. Alguns pré-requisitos são: ter nota média acima de sete e renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa.

O projeto seleciona estudantes do nono ano da rede pública de ensino ou da rede particular, desde que tenham estudado com bolsa integral. Os aprovados têm acesso a um cursinho preparatório com aulas de português, matemática e redação durante cinco meses, no contraturno escolar. Ao final do período, eles estão preparados para os exames de ingresso em um desses dois colégios.

2. COLÉGIO SÃO LUÍS

O Colégio São Luís é uma instituição jesuíta de 154 anos, em que a formação acadêmica de crianças e adolescentes é tradicionalmente excelente. Por pertencer à Companhia de Jesus, fundada por Santo Inácio de Loyola, o CSL faz parte de uma rede global de colégios jesuítas, composta por mais de 840 unidades de Educação Básica, em 60 países.

Como instituição de direito privado e filantrópica, o Colégio São Luís oferece bolsas de estudo a 275 estudantes no Ensino Médio Noturno. Elas são concedidas através do Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), após análise socioeconômica, e benefícios complementares (material didático, uniforme, alimentação, vale transporte).

O currículo do Ensino Médio Noturno oferece oportunidades para que o conhecimento seja constituído de diversas formas, individual e coletivamente, garantindo acompanhamento sistemático do aluno.

Até a conclusão deste artigo, o Colégio São Luís ainda não havia divulgado o processo seletivo para a obtenção de bolsas para 2023. Para acompanhar informações sobre o ingresso de alunos bom bolsa, fique de olho no site oficial deles.

3. COLÉGIO ETAPA

Localizado na Vila Mariana, desde 1982 o Etapa oferece uma metodologia própria para alunos de todos os níveis de ensino, com atenção redobrada aos estudantes de nível Médio. No ENEM, o colégio registrou a pontuação de 671.80.

Para conseguir uma bolsa por lá, é preciso entrar no Desafio Etapa: um concurso realizado há mais de 40 anos para estudantes dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, e que premia com bolsas de estudo aqueles com os melhores desempenhos na prova.

No Desafio Sênior, para alunos do 9º ano, a prova é composta de questões de raciocínio matemático, verbal, Ciências, Geografia e História. A inscrição é gratuita e disponível no site oficial do Colégio Etapa.

4. COLÉGIO OBJETIVO

Situado na Avenida Paulista, o Colégio Objetivo atende alunos do Ensino Fundamental ao Médio e atingiu 708,80 nas provas objetivas do ENEM 2019, além e ter sido a terceira escola mais bem colocada do país nesse mesmo ano.

Para tentar uma bolsa de estudos no Objetivo, é preciso ficar atento ao período de seleção, chamado de Desafio Objetivo. A rede escolar divulga, na maioria das vezes, um formulário online no site institucional de acordo com o local em que a bolsa será ofertada.

A porcentagem de desconto da bolsa é relacionada ao número de acertos total da avaliação. Ou seja, para conseguir uma bolsa de 100%, “basta” acertar todas as questões.

A gente dá a dica: uma boa forma de estudar para o processo seletivo e garantir sua vaga é consultar provas dos Desafios anteriores, como essas aqui.

5. COLÉGIO ANGLO

O Colégio Anglo São Paulo é a escola que une dois mundos em um ambiente ideal para as novas gerações: a inovação com visão de futuro e a força da tradição do Curso Anglo, o curso pré-vestibular que mais aprova no país. Famoso pelo curso, agora o Anglo também tem Ensino Médio com bolsa de estudos.

Participando do concurso para as bolsas, o aluno pode garantir até 100% de desconto na mensalidade. Para as turmas de 2023, a seleção já aconteceu. Mas você pode acompanhar quaisquer novidades relacionadas ao ingresso com bolsa pelo site do Anglo.

6. LICEU DE ARTES E OFÍCIOS

Atualmente, o Liceu é uma instituição de ensino particular sem fins lucrativos cujo objetivo é oferecer a melhor formação de seus alunos no Ensino Médio e no Ensino Técnico gratuito.

Para o Liceu de Artes e Ofícios, estão aptos jovens a partir com 13 ou 14 anos que estejam cursando o 9º ano do Ensino Fundamental, desde que suas famílias ganhem até 3 salários-mínimos per capta.

A proposta pedagógica do Liceu se estabelece a partir de princípios de formação integral de cada indivíduo, visando experiências que sejam capazes de garantir responsabilidade e cidadania, além de proporcionar o exercício do pensamento científico e crítico e o estímulo à participação nas práticas artísticas e culturais.

Leia também: Saiba Tudo Sobre o Liceu de Artes e Ofícios

Segundo o ranking mais recente do ENEM, o Ensino Médio do Liceu está entre os 5 melhores de São Paulo. O curso na instituição tem carga horária semi-integral, pensando na possibilidade de o aluno ter mais tempo para se desenvolver individualmente com os conteúdos das disciplinas.

São 3 bolsas por turma no Ensino Médio aqui e, pra concorrer a elas, dica: fique de olho na página oficial do Processo Seletivo do Liceu. O desafio da instituição é preparar os estudantes para que estejam aptos para dar continuidade à sua vida acadêmica, deixando-os preparados para as exigências do vestibular e para a prova do ENEM. 😉

 

GARANTA SUA BOLSA EM ESCOLA PARTICULAR COM O PROJETO GAUSS

Prazer! Somos o Projeto GAUSS, uma ONG que investe em vidas e acredita em pessoas. Oferecemos bolsas de estudo, mentoria e apoio multidisciplinar para alunos que também acreditam na educação como ferramenta de transformação e que, por muitos motivos, não tiveram oportunidades.

Estamos no caminho certo para ser referência como a alavanca mais eficiente no acesso ao ensino superior de qualidade no Brasil! Isso porque, desde 2015, 85% dos nossos alunos são aprovados nas melhores instituições brasileiras graças aos vários benefícios que você também pode aproveitar:

  • Bolsa de estudos em curso de Kumon (no 8º ano do Ensino Fundamental)
  • Mentoria com pelo menos dois voluntários experientes
  • Auxílio financeiro (transporte para o cursinho)
  • Apoio psicológico profissional
  • Aulas de reforço escolar

No segundo ano de apoio, quando você estiver no 9° ano do Ensino Fundamental, receberá:

  • Bolsa de estudos em cursinho preparatório para o Vestibulinho
  • Mentoria com pelo menos dois voluntários experientes
  • Auxílio financeiro (transporte para o cursinho)
  • Apoio psicológico profissional
  • Aulas de reforço escolar
  • Pagamento da taxa de inscrição em provas de Vestibulinho

Dessa forma, você pode se dedicar totalmente aos estudos, sem se preocupar com qualquer contrapartida para o GAUSS, só mesmo muito comprometimento com os estudos e total transparência conosco:

  • Informar notas da escola e Kumon para os mentores em até três dias úteis após a divulgação oficial
  • Para alunos do cursinho no 9° ano: frequência mínima 80% nas aulas e 100% nos simulados
  • Comparecer às mentorias (virtuais ou presenciais)

 

Aproveite para participar da próxima turma do perfil 1 do projeto GAUSS. O processo seletivo  começa em dezembro de 2022. Fique de olho no nosso site oficial e acompanhe nossas redes sociais: estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube e no WhatsApp, para dúvidas.