O que é Kumon: saiba tudo

Grande parte das pessoas já ouviu falar em Kumon em algum momento da vida, mas certamente se fez a mesma pergunta que você anda se fazendo: afinal, o que é Kumon? Uma escola? Um novo jeito de ensino? Aulas de reforço de japonês e matemática?

Fique com a gente, porque trouxemos especialmente para você 13 maneiras de explicar tudo tim-tim por tim-tim!

 

1. QUAL A DEFINIÇÃO DO KUMON?

Com, atualmente, mais de 4 milhões de alunos no mundo inteiro, o Kumon é uma metodologia cujo objetivo é incentivar nas pessoas a autonomia nos estudos.

Para isso, busca fortalecer o potencial de aprendizado do estudante por meio de um processo em que a aprendizagem é bem planejada e individualizada, elevando a confiança de cada aluno para que ele se sinta capaz de enfrentar sozinho os desafios.

 

2. COMO SURGIU O KUMON?

Ele nasceu em 1954, no Japão, pela mente do professor de matemática Toru Kumon.

À época, ele estava tentando ajudar seu filho, Takeshi, a ganhar independência; então, acabou desenvolvendo seu próprio material didático e método de estudo. Tudo começou quando Toru elaborou exercícios de cálculo em folhas soltas de papel e combinou-as com um método de autoaprendizagem, o que permitiu ao seu filho avançar por si só.

É o que veremos melhor no próximo tópico.

 

3. COMO FUNCIONA O MÉTODO DO KUMON?

Para entender o que é Kumon, é preciso entender como o método funciona na prática.

Em primeiro lugar, ele não se prende à idade ou ano escolar do aluno. Cada um deles estuda no ponto mais adequado para sua capacidade, podendo avançar além dos conteúdos de seu ano escolar.

No Kumon, os alunos desenvolvem suas próprias habilidades de aprendizagem através da leitura, pensando e resolvendo o material por conta própria e fazendo suas progressões. Então, à medida que continuam a estudar em um nível adequado às suas habilidades, acabam experimentando uma sensação de realização repetidas vezes, estimulando-os a querer aprender cada vez mais.

Enquanto alunos com dificuldade começam, aos poucos, a dominar o conteúdo e a confiar mais em si mesmos, alunos mais avançados continuam gradualmente mais motivados a aprender conteúdos novos e desafiadores.

Além disso, eles iniciam seus estudos no Kumon por um nível muitas vezes inferior ao que estão estudando na escola, mas, em pouco tempo, conseguem alcançar o nível da série escolar e avançar para conteúdos além. E, depois de adiantar dois ou três anos, os estudantes otimizam sua capacidade acadêmica.

 

4. COMO OS PROFESSORES TRABALHAM NO KUMON?

Chamados de orientadores, eles descobrem o que cada um é capaz de fazer e maximizam seu potencial.

Também analisam suas habilidades acadêmicas, personalidade e sentimentos para fornecer o estudo que melhor se adapta a cada aluno.

 

5. É POSSÍVEL ESTUDAR EM CASA?

Sim! No método Kumon, o aluno estuda na unidade duas vezes por semana e, nos outros dias, em casa.

Ele terá um número e conteúdo de aulas suficientes para resolver, em poucos minutos, sozinho, sem ficar sobrecarregado. Além disso, pode frequentar a escola normalmente; muitas pessoas, quando se pergunta o que é Kumon, acham que o método se resume a aulas de reforço, mas as habilidades desenvolvidas pelos alunos por meio do estudo os levam a uma melhora natural no desempenho escolar em geral

 

6. COMO OS ALUNOS PODEM APRENDER NOVOS CONTEÚDOS DE FORMA AUTÔNOMA?

Basicamente, a autoinstrução os ajuda a se tornarem mais proativos.

No Kumon, dá-se muito valor à capacidade de estudar de forma independente, a fim de que eles descubram como resolver os problemas sem precisar de ajuda.

Quando o estudante recebe o material didático – sempre adequado à sua capacidade –, a concentração pode ser melhorada por meio de determinada quantidade de lições, a cada sessão de estudo.

Então, quando sentem dificuldade em algum ponto do material ou se levam mais tempo que o normal para finalizar aquele estudo, são realizadas revisões que os auxiliam a dominar o conteúdo e passar para a próxima etapa.

 

7. ESTOU ENTENDENDO O QUE É O KUMON! MAS E O MATERIAL DIDÁTICO, COMO É?

O material didático do Kumon, como já dissemos, foi preparado para que os alunos possam aprender sozinhos. Ele é exclusivo das franquias e não pode ser vendido ou reproduzido.

Todo o conteúdo avança sua complexidade em pequenos passos, suavemente. E, quando introduz novos assuntos, sempre dá explicações e exemplos para que cada um o estude de forma independente, avançando para estágios mais altos sem dificuldade.

Além disso, os novos exercícios sempre têm como base o que foi aprendido anteriormente!

A estrutura do material didático também permite que todos comecem por um conteúdo simples e aumentem gradualmente o nível, até alcançarem os estudos do Ensino Médio.

 

8. ADULTOS E QUEM ESTÁ CURSANDO O ENSINO MÉDIO PODEM SE MATRICULAR?

Claro!

O método individualizado do Kumon certamente possibilita que alunos de absolutamente todas as idades consigam se desenvolver – tudo a partir de atividades programadas de acordo com a necessidade de cada pessoa.

Lembre-se: o material didático foi desenvolvido com conteúdo desde pré-escolares até os de nível superior.

 

9. QUAIS CURSOS O KUMON OFERECE?

Cursos de Matemática, Inglês, Português e Japonês.

 

10. QUANTO TEMPO DURAM OS CURSOS DO KUMON?

Agora que você já sabe melhor o que é Kumon, vamos para questões mais específicas.

Após a matrícula, cada aluno recebe um planejamento de estudos, que contém a previsão de conclusão dos estágios do material didático. Mas o método do ensino, na verdade, segue a duração de acordo com o ritmo de aprendizado de cada aluno! Assim, ele se adapta ao seu próprio desempenho e tempo disponível para fazer as lições.

 

11. A PARTIR DE QUAL IDADE É POSSÍVEL INICIAR OS ESTUDOS NO KUMON?

O material aborda desde conteúdos pré-escolares, o que significa que a criança pode começar a estudar no Kumon antes mesmo de estar matriculada na escola.

Os primeiros estágios do curso de Matemática, por exemplo, têm o objetivo de familiarizar o aluno com os números para que ele possa lê-los e recitá-los sem dificuldades, distinguir a quantidade de bolinhas, desenvolver a coordenação motora fina e dominar a sequência numérica. Bem básico mesmo.

Já no curso de Português, os estágios iniciais visam desenvolver a capacidade de leitura e escrita do aluno, o que inclui desde a alfabetização até a leitura de pequenas histórias.

No de Inglês, o aluno inicia com a associação de imagem e som, adquirindo vocabulário. E, no de Japonês, o intuito é desenvolver os estudantes dentro da capacidade de leitura e escrita de palavras e sentenças simples.

 

12. QUAL O VALOR DO CURSO? EXISTE TAXA DE MATRÍCULA?

Existe, mas ela é cobrada apenas uma vez no início do curso.

Quanto aos valores das mensalidades, elas podem variar de acordo com a região e custos operacionais de cada unidade. Entre em contato com a unidade de seu interesse para se informar melhor: veja todas no site oficial do Kumon.

 

13. COMO FAÇO A MATRÍCULA?

Para se matricular, você ou seus pais primeiro precisam marcar uma entrevista individual com o orientador da unidade escolhida, a fim de conhecer o material didático e apresentar suas expectativas sobre o método.

Nessa ocasião, o orientador então explicará, em detalhes, como o método Kumon irá contribuir para o desenvolvimento do aluno.

 

Em caso de mais dúvidas, a gente recomende que você ligue para a Central deles, no número 0800 728 1121 (dias úteis, das 8h às 18h).

 

ESTUDE KUMON COM O PROJETO GAUSS E PASSE EM QUALQUER ETEC OU VESTIBULAR

Deixe a gente se apresentar: somos o Projeto GAUSS, uma ONG que investe em vidas e acredita em pessoas. Oferecemos bolsas de estudo, mentoria e apoio multidisciplinar para alunos que também acreditam na educação como ferramenta de transformação e que, por muitos motivos, não tiveram oportunidades.

Estamos no caminho certo para ser referência como a alavanca mais eficiente no acesso ao ensino superior de qualidade no Brasil! Isso porque, desde 2015, 85% dos nossos alunos são aprovados nas melhores instituições brasileiras graças aos vários benefícios que você também pode aproveitar:

  • Bolsa de estudos em curso de Kumon (no 8º ano do Ensino Fundamental)
  • Mentoria com pelo menos dois voluntários experientes
  • Auxílio financeiro (transporte/alimentação para o cursinho)
  • Apoio psicológico profissional
  • Aulas de reforço escolar

No segundo ano de apoio, quando você estiver no 9° ano do EF, receberá:

  • Bolsa de estudos em cursinho preparatório para o Vestibulinho
  • Mentoria com pelo menos dois voluntários experientes
  • Auxílio financeiro (transporte para o cursinho)
  • Apoio psicológico profissional
  • Aulas de reforço escolar
  • Pagamento da taxa de inscrição em provas de Vestibulinho

Dessa forma, você pode se dedicar totalmente aos estudos, sem se preocupar com qualquer contrapartida para o GAUSS, só mesmo muito comprometimento com os estudos e total transparência conosco:

  • Informar notas da escola e Kumon para os mentores em até três dias úteis após a divulgação oficial
  • Para alunos do cursinho no 9° ano: frequência mínima 80% nas aulas e 100% nos simulados
  • Comparecer às mentorias (virtuais ou presenciais)

 

Aproveite para participar da próxima turma do perfil 1 do projeto GAUSS. O processo seletivo  começa em dezembro de 2022. Fique de olho no nosso site oficial e acompanhe nossas redes sociais: estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube e no WhatsApp, para dúvidas.