QUEM CRIOU O PROUNI? ESTA E OUTRAS PERGUNTAS RESPONDIDAS AGORA

O objetivo do PROUNI é conceder de bolsas de estudo integrais e bolsas de estudo parciais de 50% (meia-bolsa) para estudantes dos cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de ensino superior (com ou sem fins lucrativos). Enquanto a bolsa integral é ofertada a quem tem renda familiar per capita não superior a 1,5 salário mínimo, a parcial é voltada a quem a renda per capita não exceda três salários mínimos. Mas vamos começar do começo: quem criou o PROUNI?

O programa foi criado em 2004, pela Lei nº 11.096/2005, pelo ex-ministro da Educação Fernando Haddad. Sancionada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a lei do Programa Universidade para Todos – elaborada pelo Ministério da Educação –, como dissemos, assegura bolsas de estudo do ensino superior a alunos oriundos do ensino público ou que tenham estudado em escola particular com bolsa integral. 

 

POR QUE E COMO FUNCIONAM AS BOLSAS DO PROUNI

No caso de bolsas integrais, o PROUNI paga 100% da mensalidade para a faculdade. Quando a bolsa é parcial, o PROUNI paga metade e, o estudante, a outra metade, direto pra faculdade em questão. Claro que, ao se formar, o bolsista (seja da bolsa parcial ou integral) não precisa devolver o valor pago pelo governo. 😉

O importante, além de saber quem criou o PROUNI, é entender que o Ministério da Educação levou adiante o programa com um objetivo mais amplo de justiça social, busca de igualdade de condições básicas de acesso ao ensino e promoção do desenvolvimento pessoal e nacional, melhorando a qualidade de vida da sociedade. Essa, por acaso, também é a missão do Projeto GAUSS – mas vamos falar disso mais pra frente. 

O PROUNI iniciou o ano de 2005 abrindo pouco mais de 110 mil vagas para os estudantes de baixa renda nas instituições particulares de ensino superior. E, a cada ano, mais de 50 universidades federais existentes no Brasil colocam 122 mil vagas à disposição nos vestibulares!  


ALGUNS PRINCIPAIS DADOS DA HISTÓRIA E LEGISLAÇÃO DO PROUNI

  • Em 2019, ele ofereceu cerca de 243.888 vagas à estudantes de todo o país;
  • É destinado a estudantes de família de baixa renda;
  • Sempre foi atrelado à prova do ENEM;
  • Pode ser utilizado com o FIES (do qual falaremos logo mais);
  • Começou com 115 mil vagas no primeiro ano e já chegou a dobrar este valor de bolsa aos alunos.

LEGAL! E COMO SABER SE POSSO ME INSCREVER NO PROUNI

Veja se você se encaixa em um dos 3 grupos de pessoas abaixo, permitidos para participar do programa: 

ESTUDANTES

Somente aqueles que tenham cursado todo o ensino médio na rede pública ou na rede particular (nesse caso, desde que na condição de bolsista integral da própria escola).

ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA

Qualquer estudante com deficiência pode participar. Ou seja, não é necessário ter cursado todo ensino médio na rede pública ou na rede particular na condição de bolsista integral da própria escola.

PROFESSORES

Desde que sejam da rede pública de ensino e exercendo o magistério da educação básica, sendo integrantes do quadro de pessoal permanente da instituição. 

Para professores não é exigida a comprovação de renda, porém, a bolsa a concorrer precisa ser de licenciatura.


OUTRAS ALTERNATIVAS AO PROUNI EXISTEM?

Sim! Para conseguir entrar no ensino superior através da prova do Enem, existem outras formas, como:

  • SISU: nesse caso, o aluno concorre somente para as Faculdades Federais, também de forma gratuita. Se quiser, pode se inscrever primeiro no SISU e, depois, se não selecionado, tentar o PROUNI.
  • Fies e P-Fies: aqui, se trata de um financiamento estudantil: você paga o curso após se formar em parcelas amenas, tornando o programa bem acessível.

Com relação ao custeio, assim como no PROUNI, o SISU é pago através de impostos federais. Já o Fies e P-Fies são pagos pelos próprios aluno e o governo federal dá condições que facilitam o pagamento.

Leia também: 8 perguntas sobre a Bolsa Permanência PROUNI


O CRONOGRAMA PROUNI 2022

No cronograma PROUNI 2022 estarão apresentadas todas as datas de cada etapa do processo seletivo.
Até a publicação deste artigo, o MEC ainda não divulgou a data exata de início das inscrições, mas, sim, uma previsão: 22 a 25 de fevereiro de 2022. Considerando as edições passadas e a divulgação do resultado do Enem, faz todo o sentido que as inscrições do novo PROUNI sejam abertas no final de fevereiro.

A partir daí, a ordem do cronograma PROUNI é:

  • Resultado divulgado (1ª chamada);
  • Primeira chamada (comprovação de informações): 
  • Resultado da segunda chamada;
  • Comprovação de informações para as pessoas da lista da 2ª chamada;
  • Lista de espera;
  • Resultado da lista de espera;
  • Lista de espera e comprovação de informações.

Durante o prazo de inscrição, você poderá mudar as opções dos cursos escolhidos. Imagine que você escolheu Psicologia como primeira opção e Química como segunda; se a sua nota ENEM foi maior que a nota de corte durante a seleção, existe a probabilidade de conseguir vaga nos dois cursos!

Porém, atenção: o sistema do PROUNI irá conceder a bolsa somente na primeira opção de curso escolhida. Essa informação é muito importante, pois trata-se de uma escolha automática do sistema. Portanto, fique ciente disso e atento na hora de se inscrever! Além disso, é bom ficar de olho no portal durante o período de inscrição a fim de conhecer como está a concorrência pelo curso. Boa sorte na seletiva!


COMO ME INSCREVO NO PROUNI 2022?

Guarde o passo a passo a seguir – todo online e bem didático – para quando chegar a hora: copie e cole em algum lugar seguro para não perder.

  1. Primeiro, acesse o site do PROUNI – siteprouni.mec.gov.br – durante o período de inscrição.
  2. Clique no botão “FAZER INSCRIÇÃO”, que estará na home.
  3. Faça login com seus dados e senha ou crie uma conta, caso você ainda não tenha uma.
  4. Preencha seus dados enquanto candidato, responda o questionário corretamente e informe as rendas do seu grupo familiar. Se você preencher o número de inscrição e senha do ENEM 2022 no ano anterior, a plataforma irá resgatar vários dos seus dados pessoais, além da nota obtida nas provas do Exame.
  1. Selecione os cursos em que deseja concorrer a uma bolsa e, também, a modalidade (cota ou ampla concorrência). Escolha também o turno e modalidade.
  2. Confirme a inscrição e acompanhe o cronograma do PROUNI 2022 (que estará, em breve, oficialmente no site do Programa), nota de corte e resultado.

Mas, atenção aos detalhes: ao se inscrever, você tem até duas opções de instituição, cursos e turnos para escolher, de acordo com sua ordem de preferência e seu perfil socioeconômico.

Você pode até alterar essas opções depois, mas só durante o período de inscrição. Ou seja, quando as inscrições se encerrarem, será considerada válida a última inscrição sua confirmada, ok?

Ah e lembre-se: você não precisa se preocupar com gastos nesse processo para seu PROUNI: não há pagamento de taxas.

Leia também: Documentos PROUNI: conheça a lista definitiva

 

ENFIM: ESTUDE COM O PROJETO GAUSS E CONSIGA A BOLSA DO PROUNI!

Agora que você já sabe quem criou o PROUNI e está por dentro de várias informações essenciais sobre o programa, chegou a hora de conhecer o GAUSS! Vamos nos apresentar: somos uma ONG que oferece, para jovens em situação de vulnerabilidade social e grande potencial, oportunidades de acesso à educação de qualidade por meio da concessão de bolsas de estudo, mentoria e apoio multidisciplinar. Nossas ideias são ou não são parecidas com as do PROUNI? 😉

Estamos no caminho certo para ser referência como a alavanca mais eficiente no acesso ao ensino superior de qualidade no Brasil! Isso porque, desde 2015, 85% dos nossos alunos são aprovados nas melhores instituições brasileiras graças aos vários benefícios que você também pode aproveitar:

  • Bolsa de estudos integral em uma das instituições parceiras e de qualidade do GAUSS (seja presencial ou EAD): Master Aracaju, Pódion, Curso Positivo, Anglo, Cursinho CPV e Intergraus
  • Acompanhamento individualizado escolar e pessoal por meio de mentorias;
  • Acompanhamento psicológico e pedagógico, dentro do nosso programa de suporte multidisciplinar;
  • Bolsa auxílio presencial para custeio das suas despesas com transporte e/ou alimentação e, na modalidade EAD, para custeio das suas despesas com internet;
  • Aulas de reforço em disciplinas que o candidato tenha mais dificuldade;
  • Acesso à plataforma de simulados TriEduc e de redações Redação Nota 1000.

Ou seja, com o GAUSS, você pode se dedicar totalmente aos estudos, sem se preocupar com qualquer contrapartida. As únicas coisas que exigimos “de volta” de você é comprometimento com os estudos e total transparência.

Em breve, vamos divulgar os selecionados que se inscreveram no nosso processo e vão prestar vestibular. Se você conhece alguém que esteja entrando no 8° ano em 2022, indique o processo seletivo do Gauss que está com inscrições abertas até 07/02. Afinal, quanto mais cedo começar a se preparar para a universidade, melhor!

Também fique de olho no site oficial do Projeto GAUSS e nas nossas redes para acompanhar novidades: estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube. Se quiser tirar dúvidas, também estamos no WhatsApp. Para acessar cada um deles, é só conferir nosso site mesmo. 😉

E, se você quiser conhecer quem já estudou com a gente, ingressou no curso superior e tem muito a dizer, acesse as histórias de sucesso dos nossos alunos.