Ingressar no Ensino Superior para poder dar início a uma carreira como dentista é o sonho de muitos alunos que viram noites estudando para passar no Vestibular ou ir bem no ENEM. Mas, fora as universidades públicas, as faculdades particulares são a outra única opção e, quem não tem orçamento para pagar as mensalidades, recorre a bolsas de estudo em odontologia.

O curso de Odontologia é, como sabido, dedicado ao estudo não só dos dentes, mas dos ossos da face, da gengiva, da língua, da mordida e articulação da mandíbula com o crânio. Ou seja, é um curso que forma profissionais com vivência em diferentes realidades de atendimento odontológico.

No mercado de trabalho, o dentista costuma atuar em programas sociais, no serviço público ou em consultórios particulares. Cursos de especialização são importantes para conseguir destaque no mercado, devido à grande oferta de profissionais, principalmente nos grandes centros urbanos.

 

A FACULDADE DE ODONTOLOGIA

Quem quer se dentista vai estudar matérias da área de Ciências Biológicas e da Saúde, entre elas fisiologia, epidemiologia, bioética, microbiologia, farmacologia, imunologia e até genética.

Já as disciplinas profissionalizantes incluem radiologia, periodontia, endodontia, odontopediatria, anestesiologia e, claro, endodontia. A partir do terceiro de curso, o aluno já pode atender pacientes na clínica da faculdade (depois de um longo treinamento em manequins).

Isso tudo faz parte de uma graduação cuja duração, em média, é de 5 anos. Além disso, é preciso fazer estágio com, no mínimo, 20% da carga horária total do curso.

 

TIPOS DE BOLSAS DE ESTUDO PARA ODONTOLOGIA

São vários os tipos de bolsas para odontologia, baseadas em diferentes critérios para distribuição. Por isso, é importante que você leia com atenção todos os editais disponíveis que as faculdades dispõem para não perder nenhum detalhe.

Você pode encontrar bolsas sob os seguintes parâmetros, que vamos exemplificar mais adiante:

  • Bolsa via PROUNI
  • Matrícula Antecipada
  • Desconto Pontualidade
  • Convênio Empresa
  • Desconto para servidores públicos e militares
  • Bolsa ENEM
  • Bolsa Incentivo
  • Bolsa Transferência

 

BOLSA DE ESTUDOS ODONTOLOGIA PELO PROUNI

O PROUNI – Programa Universidade para Todos – é, muito provavelmente, a forma mais popular pela qual os estudantes tentam ganhar uma bolsa para faculdade privada. E isso inclui o curso de odonto.

O programa é uma iniciativa do Governo Federal para, justamente, oferecer bolsas de estudos desse tipo para alunos de baixa renda que querem ingressar no Curso Superior, dentro destas exigências:

  • Ter cursado o Ensino Médio em escolas públicas
  • Ou, se cursou em escolas particulares, ter tido bolsa de estudos integral
  • Ou ser portador de necessidades especiais
  • Não ter nenhum diploma de graduação


Leia também:
O Seu Guia Para O PROUNI 2023

BOLSA PRIMEIRO SEMESTRE (PELA FACULDADE ANHANGUERA)

A exemplo da Anhanguera, há uma bolsa de estudos voltada para calouros, tanto no curso de Odontologia presencial quanto EAD, com até 20% de desconto durante todo o primeiro semestre.

Para consegui-la, basta entrar em contato com a unidade da faculdade que você prefere, mostrar o interesse pela opção de bolsa e enviar os documentos exigidos.


BOLSA
DE ESTUDOS ODONTOLOGIA POR TRANSFERÊNCIA

Mas, caso você não seja calouro, é possível conseguir uma bolsa também – por transferência de faculdade.

Então, se você já faz o curso de Odontologia em outra instituição, tente obter um desconto especial, seja na graduação presencial ou a distância.

 

BOLSA DE ESTUDOS ODONTOLOGIA VIA ENEM

Atenção: a bolsa ENEM oferece descontos de até 100% nas mensalidades de Odontologia, ou seja, você não paga nada! E o melhor: ela vale durante todo o curso. 😉

O desconto é sempre proporcional à sua nota no ENEM: quanto mais você se dedicar e estudar para tirar uma ótima pontuação no exame, melhor. Além disso, outras regras são ter tirado acima de 200 na média das provas objetivas e não ter zerado a redação.]

 

BOLSA DE ESTUDOS ODONTOLOGIA PARA SERVIDORES PÚBLICOS E MILITARES

Várias instituições parceiras do Vestibular oferecem 30% de desconto em todas as mensalidades do curso, durante todos os 5 anos, seja na modalidade EAD ou presencial.

O benefício também vale pra todos os formatos — Licenciatura, Tecnólogo ou Bacharelado. É só comprovar, por meio de documentos, a atuação na carreira pública ou militar, e você já tem direito.

 

DESCONTO PONTUALIDADE

Desconto Pontualidade é quando o aluno paga as mensalidades até o quinto dia útil do mês, mas somente para o curso de Odontologia por EAD.

É mais uma opção interessante, né? Confira nas suas faculdades de interesse quais os descontos oferecidos nesse caso.

 

BOLSA DE ESTUDOS ODONTOLOGIA EM PÓS-GRADUAÇÃO

Com um mercado de trabalho cada vez mais concorrido, se destacar na área com uma pós-graduação é algo bem válido – além de ter mais chances de salários e promoções melhores.

Assim como a graduação em Odontologia, a pós-graduação também oferece bolsas de estudo.

 

BOLSA DE ESTUDOS ODONTOLOGIA PARA ESPECIALIZAÇÃO E MBA

A área da saúde, onde a Odontologia está inserida, por exemplo, recebe diariamente inovações em relação a tratamentos, medicamentos e outras questões. E tanto a especialização quanto o MBA (Master of Business Administration) focam na inserção do aluno no mercado de trabalho, ainda que o principal objetivo seja elevar a performance do profissional em uma área específica.

Procure uma bolsa em pós na instituição que você tem interesse para ficar por dentro dos critérios de seleção.

 

BOLSA DE ESTUDOS ODONTOLOGIA PARA MESTRADO E DOUTORADO

O Mestrado em Odontologia tem dois anos de duração e se concentra no aprofundamento do conhecimento de pós-graduação por meio de um projeto de pesquisa, com mais ênfase nos aspectos teóricos. O aluno é acompanhado por um professor que lhe dá todo o apoio necessário para desenvolver ainda mais as suas competências.

Já no Doutorado em Odontologia, os estudantes enfrentam uma carga teórica mais profunda, com um curso de duração média de 4 anos.

O processo de seleção para conseguir uma bolsa varia de acordo com a instituição de ensino. Mas, em geral, o primeiro pré-requisito é criar um programa com foco na área escolhida e, posteriormente, as propostas são analisadas juntamente com entrevistas.

 

CONSIGA UMA BOLSA DE ESTUDOS ODONTOLOGIA COM O PROJETO GAUSS

Prazer, somos o GAUSS: uma ONG que investe em vidas e acredita em pessoas. Oferecemos bolsas de estudo, mentoria e apoio multidisciplinar para alunos que também acreditam na educação como ferramenta de transformação e que, por muitos motivos, não tiveram oportunidades.

Estamos no caminho certo para ser referência como a alavanca mais eficiente no acesso ao ensino superior de qualidade no Brasil! Isso porque, desde 2015, 85% dos nossos alunos são aprovados nas melhores instituições brasileiras graças aos vários benefícios que você também pode aproveitar:

  • Bolsa de estudos integral em uma das instituições parceiras e de qualidade do GAUSS (seja presencial ou EAD): Master Aracaju, Anglo/SP, Cursinho CPV/SP, Intergraus/SP, Pódion/DF e Curso Positivo/PR;
  • Acompanhamento individualizado escolar e pessoal por meio de mentorias;
  • Acompanhamento psicológico e pedagógico, dentro do nosso programa de suporte multidisciplinar;
  • Bolsa auxílio presencial para custeio das suas despesas com transporte e/ou alimentação e, na modalidade EAD, para custeio das suas despesas com internet;
  • Aulas de reforço em disciplinas que o candidato tenha mais dificuldade;
  • Acesso a plataforma de simulados e de redações.

Para estudantes que estão entrando no oitavo ano do ensino fundamental e gostariam de cursar um ensino médio de qualidade, seja uma ETEC ou bolsa de estudo em escolas particulares, os benefícios são:

  • Bolsa de estudos nos cursos de português e matemática do Curso Kumon (no 8º ano do Ensino Fundamental)
  • Mentoria com pelo menos dois voluntários experientes
  • Auxílio financeiro
  • Apoios pedagógico e psicológico profissional
  • Aulas de reforço escolar

No segundo ano de apoio, quando você estiver no 9° ano do EF, receberá:

  • Bolsa de estudos em cursinho preparatório para o Vestibulinho
  • Mentoria com pelo menos dois voluntários experientes
  • Auxílio financeiro
  • Apoio psicológico profissional
  • Aulas de reforço escolar
  • Pagamento da taxa de inscrição em provas de Vestibulinho

Durante todo o ensino médio:

  • Mentoria com pelo menos dois voluntários experientes
  • Inglês
  • Auxílio financeiro
  • Apoio psicológico profissional
  • Aulas de reforço escolar
  • Pagamento da taxa de inscrição em provas de Vestibular

Com o GAUSS, você pode se dedicar totalmente aos estudos, sem se preocupar com qualquer contrapartida. As únicas coisas que exigimos “de volta” de você é comprometimento com os estudos e total transparência conosco:

  • Informar notas da escola e Kumon para os mentores em até três dias úteis após a divulgação oficial
  • Para alunos do cursinho no 9° ano: frequência mínima 80% nas aulas e 100% nos simulados, salvo justificativa prévia, claro, pois também sabemos que imprevistos acontecem 🙂
  • Comparecer às mentorias (virtuais ou presenciais)

 

As inscrições do perfil 1 (alunos que terminaram o sétimo ano do EF) abrem em dezembro de 2022.

No mais, fique de olho no nosso site oficial e acompanhe nossas redes sociais: estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube e, no WhatsApp, para dúvidas.