Não fosse pela pandemia do coronavírus, provavelmente o ENEM digital não surgiria no momento que vivemos hoje, com a urgência que a época pede. Concorda?

Não é segredo que a covid-19 e suas consequências mexeram com a vida de todas as pessoas no mundo, de várias formas diferentes. E, entre o que mais alterou o dia a dia delas, foi essa necessidade de repensarmos nossos hábitos para conseguir enfrentar com menor impacto o período de isolamento social. Nesse sentido, houve um enorme impulsionamento dos processos de digitalização.

No setor da educação, o estudo “Digitalização, Resiliência e Continuidade dos Negócios: o que aprendemos com a pandemia da Covid-19” aponta que a liberação compulsória e necessidade de adaptação para aulas a distância, bem como a adoção de boas plataformas tecnológicas educacionais neste período, são fatores que devem acelerar a digitalização do setor nos próximos anos.

O ENEM digital chega como mais um exemplo das transformações que vêm acontecendo. E nós, do Projeto GAUSS, queremos ver cada vez mais estudantes da rede pública aproveitando as oportunidades que o meio digital está proporcionando, como a praticidade na realização das provas.

Como uma OSC – Organização da Sociedade Civil – que apoia o desenvolvimento integral de jovens com poucas oportunidades e grande potencial, o GAUSS trabalha para projetá-los a universidades de excelência, por meio de bolsas de estudo em cursos preparatórios, mentoria e apoio multidisciplinar. E o melhor: tudo de graça!

Nossa equipe acredita, de coração (e comprova na prática), que planejamento e dedicação andam juntas. E, a partir deles, investe em pessoas por meio da educação, pois esta é a principal ferramenta de transformação social.

Por isso, estamos aqui para explicar tudo sobre o ENEM digital para que você possa estudar com a gente, se preparar o melhor possível para as provas e realizar o seu sonho de começar um curso superior. Simbora?

É só continuar lendo!

 

ENEM IMPRESSO X ENEM DIGITAL: ENTENDA COMO FUNCIONA

Começando do começo: o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM – surgiu em 1998 para avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da Educação Básica, que hoje engloba a Educação Infantil, o Ensino Fundamental obrigatório de 9 anos e o Ensino Médio. Atualmente, as notas do ENEM também podem ser usadas para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni), além de permitir financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

E como funciona o ENEM digital? Bom, pelo que o próprio nome indica, ele é a versão digital das provas que todo mundo já conhece, ou seja, aplicadas em computadores. O objetivo é, além de encaixar o Exame neste modelo mais dinâmico, moderno e interativo, reduzir custos principalmente com papel e mão de obra. Ponto para o meio ambiente.

A primeira versão do ENEM digital já foi realizada na edição 2020 (que aconteceu em 2021 por causa dela, a pandemia) e tem previsão de acontecer integralmente digital até 2026. E, entre 2022 e 2025, ele será aprimorado e avaliado pelo Inep, a fim de ganhar até quatro aplicações digitais em datas diferentes, inclusive com possibilidade de agendamento prévio.

Fora a diferença básica entre o ENEM tradicional e o digital – usa-se computadores, e não papéis para as provas –, essa nova versão teve limite de inscrições na primeira edição. Além disso, só pôde fazer as provas quem já concluiu ou vai concluir o ensino médio até o final do ano de aplicação, exceto treineiros do ENEM e provas sem recursos de acessibilidade.

Mas, agora, novidades: segundo o Inep, participantes que precisarem de atendimento especializado e recursos de acessibilidade serão contemplados:

  • Possibilidade de prova ampliada, superampliada ou com contraste;
  • Uso de materiais próprios para realização da prova no computador;
  • Tradução e interpretação de Língua Brasileira de Sinais (Libras);
  • Solicitação de tempo adicional;
  • Ingresso a salas com maior acessibilidade.

Além disso, será possível usar ferramentas como máquina de escrever em braile, lâmina overlay, reglete, punção, sorobã (ou cubaritmo), caneta de ponta grossa, tiposcópio, assinador, óculos especiais, lupa ou telelupa, luminária, tábuas de apoio, multiplano e plano inclinado. Demais, né?

 

COMO SÃO AS PROVAS DO ENEM DIGITAL

Como a gente disse, as provas são basicamente iguais, tirando a forma como são feitas (com papel e sem papel): somam-se 180 questões + a redação, que já é aplicada na mesma data da prova impressa, porém manuscrita. O tempo de resolução também continua igual.

Dá uma olhada na divisão:

DIA 1: 5h30 de prova
. Serão 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Educação Física, Artes e Língua Estrangeira);
. Mais 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias (Filosofia, Geografia, História e Sociologia);
. E a redação.

DIA 2: 5h de prova
. São 45 questões de Matemática e suas Tecnologias;
. E mais 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Química e Física).

Os computadores onde serão realizadas as provas ficam em locais já determinados pelo Inep. Essas máquinas permitem acesso somente ao sistema da prova, impossibilitando qualquer participante espertinho que queira acessar a internet ou outros documentos.

COMO É APLICADA A PROVA DO ENEM DIGITAL: ITEM POR ITEM

Saiba que o caderno da prova do ENEM digital é personalizado. Em cada um dos dias, há quatro modelos de cores diferentes para cada pessoa. O detalhe crucial é aqui: ao invés de uma frase usada na versão impressa para iniciar, reiniciar e finalizar a prova, nesta versão digital há uma chave de acesso. Ela é fornecida por quem está comandando a sala, e você poderá acessá-la na plataforma de prova.

  1. Portanto, para iniciar a prova, você deve inserir a chave. Se precisar pausar, como para ir ao banheiro, use-a também; porém, esse tempo gasto não será acrescido ao prazo de conclusão da prova, OK?
  2. Durante a aplicação, por meio do Mapa de Questões, você consegue visualizar as alternativas que já foram respondidas e aquelas sinalizadas.
  3. Ao concluir a prova, basta acessar novamente a tela do Mapa de Questões e clicar no item “Finalizar Prova”.
  4. O responsável pela sala também irá inserir uma chave para confirmar o recebimento da sua prova.
  5. Quando ela for entregue, a plataforma vai gerar uma Assinatura Eletrônica no Cartão-Resposta Digital, que deverá ser transcrita por você na folha de rascunho. Ou seja, as canetas ainda têm sua utilidade aqui.


COMO VAI FUNCIONAR A INSCRIÇÃO PARA O ENEM DIGITAL EM 2022?

O todo o processo da inscrição para o ENEM digital em 2022 será feito online pela Página do Participante, no site oficial do Inep, em que você terá que preencher um formulário com seus dados, como nome, endereço, e-mail, telefone, data de nascimento, etc. Além disso, você precisará enviar uma foto sua (por upload, claro) para sua identificação nos dias de prova.

O processo é o mesmo da versão impressa, mas, atenção: como mencionamos, há limite de inscrições! Se esse limite for atingido, você não fica sem fazer a prova, só terá que ser na modalidade tradicional (manuscrita).

A taxa de inscrição deve girar em torno de R$ 85, se considerarmos a edição mais recente do ENEM. Mas, além do seu direito à isenção dessa taxa, com o GAUSS você também não paga nada durante todo o processo seletivo para conseguir a bolsa de estudos.

E, FINALMENTE, ENTENDA COMO FUNCIONA O GAUSS!

Quer fazer parte dos 85% dos nossos alunos que são aprovados nas melhores instituições do Brasil desde 2015?

É que, além dos mentores mais dedicados que você irá conhecer, você ainda conta com vários benefícios já no ano letivo de 2022:

  • Bolsa de estudos integral em uma das instituições parceiras e de qualidade do GAUSS (seja presencial ou EAD);
  • Acompanhamento escolar e pessoal por meio de uma mentoria individualizada;
  • Acompanhamento psicológico e pedagógico, dentro do nosso programa de suporte multidisciplinar;
  • Bolsa auxílio presencial para custeio das suas despesas com transporte e/ou alimentação e, na modalidade EAD, para custeio das suas despesas com internet! E
  • Aulas de reforço em Redação, Matemática, Física e outras disciplinas que o candidato tenha mais dificuldade

 

Dessa forma, você pode se dedicar totalmente aos estudos, sem se preocupar com qualquer contrapartida para o GAUSS, viu? Nosso projeto apenas requer que você aja com muita transparência com a gente e comprometimento, utilizando os recursos necessários para alcançar o seu sonho de ingressar na faculdade 😉

 

Na modalidade presencial, você concorre a pelo menos 15 vagas em São Paulo (SP), 10 em Aracaju (SE), 5 em Brasília (DF) e 5 em Curitiba (PR), dependendo da nossa disponibilidade orçamentária e do desempenho dos candidatos! Já na modalidade EAD, conte com pelo menos 10 vagas em todo o Brasil, excluindo os estados atendidos pela modalidade presencial.

 

A isenção de taxas, como dissemos, é total: basta apenas preencher o pré-cadastro e a ficha de inscrição entre os dias 23 de agosto e 10 de outubro deste ano de 2021!

 

 

PARTICIPE DO PROCESSO SELETIVO GAUSS E VEM PARA O ENEM DIGITAL!

Não perca mais tempo: clique aqui e faça o seu pré-cadastro!

Em seguida, você receberá um e-mail de confirmação e para preenchimento de um novo formulário, completo, com seus dados e notas de vestibulares anteriores, para fins de elegibilidade. Depois, ganhará um login exclusivo para responder a um questionário e fazer uma prova de português e matemática.

Após avaliação, é a vez da fase da prova de redação, que encaminhará os candidatos para as entrevistas com aprovação da bolsa GAUSS de estudos.

Estamos te esperando para realizar com você o seu sonho de passar no ENEM digital e começar uma nova jornada rumo à graduação no ensino superior!