ENEM INSCRIÇÃO 2022: TORNE-SE UM GAUSSIANO E SEJA APROVADO

Se você estuda na rede pública e já está pensando no ENEM inscrição 2022 para ingressar em uma universidade, mano (ou mana!), você está no lugar certo para tornar esse sonho uma realidade.

Somos o GAUSS, uma ONG que apoia o desenvolvimento integral de jovens com poucas oportunidades e grande potencial, com o objetivo de projetá-los a universidades de excelência. Para isso, oferecemos bolsas de estudo em cursos preparatórios, mentoria e apoio multidisciplinar sem você precisar pagar 1 centavo.

Meritocracia, sem igualdade de oportunidades, não existe. E a gente sabe que no Brasil há uma alta concentração de renda e que os desafios do ensino público são barreiras ao desenvolvimento. Por isso, o GAUSS acredita que investir em pessoas por meio da educação é a principal ferramenta de transformação social. E a inscrição 2022 para o ENEM faz parte disso!

Aqui, acreditamos que planejamento e dedicação caminham de mãos dadas. E, se você já está pensando lá “na frente”, estamos na mesma sintonia: o GAUSS está com as inscrições abertas para seleção de novos alunos bolsistas para o ano letivo de 2022!

Para entender melhor tanto o ENEM e a inscrição 2022 quanto a nossa ONG, continue lendo! #tmj

Aulinha introdutória só pra gente se contextualizar melhor: o ENEM, ou Exame Nacional do Ensino Médio, surgiu em 1998 para avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da Educação Básica, que hoje engloba a Educação Infantil, o Ensino Fundamental obrigatório de 9 (nove) anos e o Ensino Médio.

Pois é, a geração anterior à sua não passou necessariamente pelo ENEM na hora de entrar numa faculdade porque o exame, com uma metodologia aperfeiçoada, só começou a ser utilizado como mecanismo de acesso ao ensino superior em 2009.

Hoje, as notas do ENEM também podem ser usadas para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). Além deles, mais de 50 instituições lá em Portugal aceitam as notas, não é massa? E os participantes do ENEM podem correr atrás de financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

POSSO PARTICIPAR DO ENEM INSCRIÇÃO 2022?

Vamos lá: qualquer pessoa que já concluiu o ensino médio ou está concluindo a etapa pode fazer o ENEM. Você se encaixa? 😉

Ok, ok, se você ainda não concluiu o ensino médio, tudo bem também: dá para participar como “treineiro”, pela experiência de conhecer o processo e as provas, mais ou menos como uma forma de treinar e auto avaliar seus conhecimentos.

Também existem casos especiais de alunos que requerem um acompanhamento específico ou especializado para as provas, o que, no caso, exige documentos diferentes. Portanto, na hora da sua inscrição para o ENEM 2022, fique atento!

De toda forma, assim como em todos os programas criados pelo Governo Federal por meio do Ministério da Educação (o famoso MEC <3), é preciso se encaixar nas regras estabelecidas por eles para participar do ENEM – inscrição 2022:

  • Como dissemos, pessoas que estão no ensino médio ou que já o concluíram;
  • Quem, claro, pagar direitinho a taxa de inscrição (menos aqueles que tenham direito à isenção);
  • Estar munido do RG e CPF nos dias das provas.

COMO VAI FUNCIONAR O ENEM INSCRIÇÃO 2022?

Mais fácil que escolher filme para assistir no streaming: todo o processo da inscrição ENEM 2022 será feito online pelo site oficial do Inep. É só preencher um formulário com todos os dados solicitados, entre eles nome, endereço, e-mail, telefone, data de nascimento e outros.

Lembrando que a Política de Acessibilidade e Inclusão do Inep garante atendimento especializado, tratamento pelo nome social, diversos recursos de acessibilidade e até mesmo a possibilidade de aplicar as provas para pessoas privadas de liberdade.

Sobre taxas, têm, sim: em 2021, foi preciso pagar uma no valor de R$ 85,00 para confirmar a inscrição. Para 2022, acreditamos que haverá algum reajuste.

Mas garantimos que será a única coisa que você vai pagar, porque, no GAUSS, todo o processo seletivo para você conseguir a bolsa de estudos é gratuito. Incluindo a Taxa do Enem, caso você venha a ser aprovado no GAUSS e, lá na frente, não consiga a isenção <3

COMO SÃO AS PROVAS DO ENEM?

A aplicação do ENEM – inscrição 2022, como nos anos anteriores, vai acontecer em dois dias – mais especificamente, em dois domingos consecutivos – nas modalidades impressa e digital, com provas aplicadas em computadores, em locais de prova definidos pelo Inep.

No primeiro dia, você vai precisar responder questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas suas Tecnologias, e fazer a Redação, totalizando 5 horas e 30 minutos. No segundo, prepare-se para testar seus conhecimentos em conteúdos ligados às Ciências da Natureza e suas Tecnologias, além de Matemática e suas Tecnologias, com duração de prova de 5 horas.

Ao todo, são 180 questões objetivas. Na avaliação da redação, será considerado o desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema.

AGORA, VAMOS LÁ: COMO FUNCIONA O GAUSS (E POR QUE ELE VAI FAZER VOCÊ SER APROVADO NO ENEM – INSCRIÇÃO 2022)

Para começar, desde 2015, 84% dos nossos alunos são aprovados nas melhores instituições do Brasil.

Além disso, temos mentores dedicados e alinhados com todos os benefícios que você, como nosso candidato e futuro “Gaussiano”, terá no ano letivo de 2022:

  • Bolsa de estudos integral em uma das instituições parceiras e de qualidade do GAUSS (seja presencial ou EAD);
  • Acompanhamento escolar e pessoal por dois super-mentores;
  • Acompanhamento psicológico e pedagógico, dentro do nosso programa de suporte multidisciplinar;
  • Bolsa auxílio presencial para custeio das suas despesas com transporte e alimentação e, na modalidade EAD, para custeio das suas despesas com internet!
  • Aulas de reforço em Redação, Matemática, Física e outras disciplinas que o candidato tenha mais dificuldade

Tudo para que, na sua hora de fazer o ENEM inscrição 2022, você possa se dedicar totalmente aos estudos.

Ah, e esses benefícios aí não exigem qualquer contrapartida, viu? O GAUSS apenas requer que você aja com muita transparência com a gente e comprometimento, utilizando os recursos necessários para alcançar o seu sonho de ingressar na faculdade 😉

Na modalidade presencial, você concorre a pelo menos 15 vagas em São Paulo (SP), 10 em Aracaju (SE), 5 em Brasília (DF) e 5 em Curitiba (PR), dependendo da nossa disponibilidade orçamentária e do desempenho dos candidatos! Já na modalidade EAD, conte com pelo menos 10 vagas em todo o Brasil, excluindo os estados atendidos pela modalidade presencial.

Lembrando que você não precisa pagar nenhuma taxa de inscrição, só preencher o pré-cadastro e a ficha de inscrição entre os dias 23 de agosto e 10 de outubro deste ano de 2021!

O ENEM INSCRIÇÃO 2022 JÁ É SEU! PARTICIPE DO PROCESSO SELETIVO GAUSS!

Não perca mais tempo: clique aqui e faça o seu pré-cadastro!

Você receberá um e-mail de confirmação e para preenchimento de um novo formulário, completo, com seus dados. Depois, você ganhará um login exclusivo para responder a um questionário e fazer uma prova de português e matemática.

Após avaliação, é a vez da fase da prova de redação, que encaminhará os candidatos para as entrevistas com aprovação da bolsa de estudos.

Estamos te esperando para realizar com você o seu sonho do ENEM – inscrição 2022!