Muitos paulistas têm dúvidas sobre onde começar quando o assunto é tentar bolsa de estudos em escolas particulares SP. Afinal, é comum a família buscar nas instituições privadas uma educação de excelência para seus filhos, embora arcar com o valor das mensalidades integrais seja quase impossível.

Bolsas de estudo trazem inúmeros benefícios tanto para a vida escolar dos alunos quanto para a família: eles terão acesso a uma instituição que incentivará o seu aprendizado constante, aumentando suas chances de adquirir conhecimentos essenciais para o seu desenvolvimento e, claro, abrindo portas para um grande futuro no ensino superior. Além disso, as bolsas de estudo ajudarão a não desestabilizar o orçamento doméstico.

Antes de falarmos especificamente das escolas particulares SP, vamos explicar um pouquinho como funciona, num geral, os critérios para se conseguir uma bolsa:

 

BOLSA DE ESTUDOS POR MÉRITO

Essa categoria está relacionada a um tipo de processo seletivo na escola que envolve avaliação de conhecimento. A maioria das escolas particulares SP usa do mérito do aluno para conceder a bolsa.

A partir do resultado, o colégio determina qual o tipo de bolsa ele se enquadra (se é parcial ou integral, ou seja, não custando nada para o estudante).

BOLSA DE ESTUDOS POR STATUS SOCIOECONÔMICO

Já essa modalidade é para alunos que não têm condições de pagar integralmente uma escola particular, que, nesse caso, avalia a situação socioeconômica da família e concede os descontos nas mensalidades.

 

COMO CONSEGUIR BOLSA EM 7 DAS MELHORES ESCOLAS PARTICULARES SP

Listamos abaixo algumas opções de colégios privados paulistas que fazem parte do ranking das melhores pontuações do ENEM 2019, elaborado segundo a média das notas da parte objetiva do Exame.


1. COLÉGIO OBJETIVO INTEGRADO

Situado na Avenida Paulista, o Colégio Objetivo atende alunos do Ensino Fundamental ao Médio e atingiu 708,80 nas provas objetivas do ENEM 2019, além e ter sido a terceira escola mais bem colocada do país nesse mesmo ano.

Leia também: Tudo Sobre A Nota De Corte Do ENEM E Como Conseguir A Sua

Para tentar uma bolsa de estudos no Objetivo, é preciso ficar atento ao período de seleção, chamado de Desafio Objetivo. A rede escolar divulga, na maioria das vezes, um formulário online no site institucional de acordo com o local em que a bolsa será ofertada.

A porcentagem de desconto da bolsa é relacionada ao número de acertos total da avaliação. Ou seja, para conseguir uma bolsa de 100%, “basta” acertar todas as questões.

A gente dá a dica: uma boa forma de estudar para o processo seletivo e garantir sua vaga é consultar provas dos Desafios anteriores, como essas aqui.


2. COLÉGIO VITAL BRAZIL

Em pouco tempo desde a sua fundação, em 2011, e atendendo todos os níveis de ensino, o Colégio Vital Brazil obteve uma ótima pontuação no ENEM: 683,15.

Em 2012, a escola instituiu o Programa de Bolsas de Incentivo aos Estudos, que tem por objetivo selecionar e incentivar alunos do Vital e novos alunos que queiram estudar lá. Para 2023, serão oferecidas 40 bolsas, com desconto de 40% cada, sobre a anuidade do Ensino Médio prevista no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais do Colégio, exclusivamente para estudantes que estão cursando o 9º ano do Ensino Fundamental no ano letivo de 2022.

Se quiser conferir o regulamento do Programa de Bolsas, é só clicar aqui.

3. COLÉGIO ETAPA

Localizado na Vila Mariana, desde 1982 o Etapa oferece uma metodologia própria para alunos de todos os níveis de ensino, com atenção redobrada aos estudantes de nível Médio. No ENEM, o colégio registrou a pontuação de 671.80.

Para conseguir uma bolsa por lá, conheça o Desafio Etapa: um concurso realizado há mais de 40 anos para estudantes dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, e que premia com bolsas de estudo aqueles com os melhores desempenhos na prova.

No Desafio Sênior, para alunos do 9º ano, a prova é composta de questões de raciocínio matemático, verbal, Ciências, Geografia e História. A inscrição é gratuita e disponível no site oficial do Colégio Etapa.


4. COLÉGIO ALBERT SABIN

Quase na divisa com Osasco, o Albert Sabin é mais uma escola particular SP que obteve expressiva pontuação no ENEM 2019: 655,44.

A escola oferece um Programa de Bolsas de Incentivo aos Estudos com 40 bolsas de estudo de 40% para a 1ª série do Ensino Médio. A seleção dos estudantes, que devem cursar o 9º ano do Ensino Fundamental, se dá por meio de uma avaliação, conhecida como Desafio Acadêmico.

A seleção é composta por uma prova classificatória escrita que envolve as disciplinas de Português, Matemática, História e Geografia. Em Português, especificamente, a prova é constituída por questões discursivas e um exercício de produção de texto. Nas outras disciplinas, são questões de múltipla escolha.

Mas atenção: o aluno será considerado desclassificado caso não faça a atividade de produção de texto e/ou se obtiver nota zero em alguma das disciplinas.

Para conferir o regulamento certinho, acesse aqui.


5. E 6. COLÉGIO SANTA CRUZ E COLÉGIO BANDEIRANTES

No Alto de Pinheiros encontra-se o Colégio Santa Cruz, cuja média no ENEM foi de 657,20 pontos. A escola é reconhecida pela sua metodologia de ensino focada na preparação do vestibular, disponível para todos os níveis de educação.

Já o Colégio Bandeirantes é uma instituição no bairro da Vila Mariana com tradição em ótimas pontuações no Exame, obtendo 653,91 pontos em 2019. O colégio recebe alunos de todas as faixas etárias e possui uma pedagogia própria, incluindo a dos pré-vestibulandos.

É possível ingressar nessas escolas particulares paulistas por meio de um projeto social do Instituto Sol, que oferece a inclusão de estudantes de baixa renda. Alguns pré-requisitos são: ter nota média acima de sete e renda familiar de até um salário mínimo e meio (R$1.815,66) por pessoa.

O projeto seleciona estudantes do nono ano da rede pública de ensino ou da rede particular, desde que tenham estudado com bolsa integral. Os aprovados têm acesso a um cursinho preparatório com aulas de português, matemática e redação durante cinco meses, no contraturno escolar. Ao final do período, eles estão preparados para os exames de ingresso no Colégio Bandeirantes ou Colégio Santa Cruz.

7. BÔNUS: COLÉGIO ANGLO

O Colégio Anglo São Paulo é a escola que une dois mundos em um ambiente ideal para as novas gerações: a inovação com visão de futuro e a força da tradição do Curso Anglo, o curso pré-vestibular que mais aprova no país. Famoso pelo curso, agora o Anglo também tem Ensino Médio com bolsa de estudos.

Participando do concurso para as bolsas, o aluno pode garantir até 100% de desconto na mensalidade. Para as turmas de 2023, a seleção é no dia 28 de maio, com inscrições pelo site do colégio.

 

MAIS DICAS DE COMO CONSEGUIR BOLSA EM ESCOLAS PARTICULARES SP

MOTIVE SEU FILHO A ESTUDAR

Como vimos, em geral essas escolas que oferecem bolsa de estudos exigem que o aluno tenha desempenho exemplar no histórico escolar. Então, para que você se destaque entre os concorrentes para conseguir sua vaga, é preciso estar bem preparado.

NEGOCIE DIRETO COM A ESCOLA

Para migrar da rede pública para a privada, uma ótima dica é ir à secretaria da escola pretendida e perguntar sobre a possibilidade de uma bolsa de estudos. Procure mostrar os motivos pelos quais você merece a bolsa, e a maior arma para isso é uma carta de recomendação da antiga escola, com o registro do seu desempenho escolar, as principais conquistas, habilidades, qualidades, etc.

Você e seus pais também podem tentar negociar um desconto na mensalidade: algumas instituições estão abertas a esse tipo de conversa e chegam a conceder bolsas parciais de 30% para pagamentos em dia.


PROCURE POR UMA ENTIDADE FILANTRÓPICA

Quem sabe uma saída é buscar as oportunidades da Fundação Bradesco?

A entidade tem unidades em todas as regiões brasileiras, inclusive (e principalmente) São Paulo, e seu processo seletivo dá preferência a alunos de baixa renda e que moram mais perto da escola.

GARANTA SUA BOLSA DE ESTUDOS E MAIS COM O PROJETO GAUSS

Agora, é nossa vez! Somos o Projeto GAUSS, uma ONG que investe em vidas e acredita em pessoas. Oferecemos bolsas de estudo, mentoria e apoio multidisciplinar para alunos que também acreditam na educação como ferramenta de transformação e que, por muitos motivos, não tiveram oportunidades.

Estamos no caminho certo para ser referência como a alavanca mais eficiente no acesso ao ensino superior de qualidade no Brasil! Isso porque, desde 2015, 85% dos nossos alunos são aprovados nas melhores instituições brasileiras graças aos vários benefícios que você também pode aproveitar:

  • Bolsa de estudos em curso de Kumon (no 8º ano do Ensino Fundamental)
  • Mentoria com pelo menos dois voluntários experientes
  • Auxílio financeiro (transporte para o cursinho)
  • Apoio psicológico profissional
  • Aulas de reforço escolar

No segundo ano de apoio, quando você estiver no 9° ano do EF, receberá:

  • Bolsa de estudos em cursinho preparatório para o Vestibulinho
  • Mentoria com pelo menos dois voluntários experientes
  • Auxílio financeiro (transporte para o cursinho)
  • Apoio psicológico profissional
  • Aulas de reforço escolar
  • Pagamento da taxa de inscrição em provas de Vestibulinho

Dessa forma, você pode se dedicar totalmente aos estudos, sem se preocupar com qualquer contrapartida para o GAUSS, só mesmo muito comprometimento com os estudos e total transparência conosco:

  • Informar notas da escola e Kumon para os mentores em até três dias úteis após a divulgação oficial
  • Para alunos do cursinho no 9° ano: frequência mínima 80% nas aulas e 100% nos simulados
  • Comparecer às mentorias (virtuais ou presenciais)

 

Aproveite para participar da próxima turma do perfil 1 do projeto GAUSS. O processo seletivo  começa em dezembro de 2022. Fique de olho no nosso site oficial e acompanhe nossas redes sociais: estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube e no WhatsApp, para dúvidas.