TODAS AS VERDADES SOBRE
BOLSA DE ESTUDOS DE MEDICINA

Podemos dizer que aquele famoso curso superior que forma médicos é tão desejado quanto caro no Brasil. Mas, graças a bolsas de estudo de Medicina, ele tem se tornado cada vez mais acessível. O motivo não é tão difícil de entender quando notamos que as vagas disponíveis nas instituições públicas não estão conseguindo suprir à grande demanda de estudantes que não veem a hora de vestir o jaleco branco e pendurar um estetoscópio no pescoço.

O curso de Medicina capacita profissionais para trabalharem diretamente com a saúde humana, em mil e um aspectos diferentes, e é conhecido por um dos vestibulares mais concorridos do país. Quiçá o mais concorrido.

A duração mínima do curso é de 6 anos para que você esteja apto a diagnosticar doenças, prescrever medicamentos, acompanhar e conduzir o tratamento do paciente e prevenir as mais diversas enfermidades. E, para quem visa a seguir uma especialidade, ainda são necessários mais dois anos de residência após a graduação.

Se você leu esses parágrafos com a cabeça na lua, sonhando com esse futuro, respire fundo: vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre o curso, bolsas de estudos de Medicina e como conseguir a sua. Vamos lá?

COMO É A FACULDADE DE MEDICINA?

Como dissemos, o curso de Medicina requer ao menos seis anos de estudos e geralmente é oferecido em período integral.

Sobre a formação médica em si, varia de instituição para instituição: há cursos cuja grade curricular é mais voltada para disciplinas majoritariamente teóricas no início e mais práticas a partir da metade, enquanto outros apresentam mais metodologias baseadas na solução de problemas – o que irá expões os alunos a experiências mais práticas logo de cara. Um choque de realidade que pode vir muito bem a calhar.

Em relação ao estágio, ele acontece em regime de internato e requer pelo menos 35% da carga horária do curso; desse percentual, 30% devem ser realizados no SUS (atenção básica e no serviço de urgência e emergência). Já os 70% restantes se dividem entre os conteúdos de Clínica Médica, Cirurgia, Pediatria, Ginecologia, Obstetrícia, Saúde Coletiva e Saúde Mental. O pormenor é que nenhum deles pode ocupar mais que 20% do tempo total de estágio.

Como diria Roberto Carlos: “detalhes”.

TENHO RAZÃO EM QUERER BOLSA DE ESTUDOS PARA MEDICINA. POR QUE A FACULDADE É TÃO CARA?

A resposta para essa pergunta está, basicamente, no formato do curso. Veja bem, a Medicina é o bacharelado mais longo do país (sim, bater nessa tecla é importante). E, durante as mais de 7 mil horas de estudos, os alunos terão uma carga importante de aulas práticas, em laboratórios muito especializados e com equipamentos novos, geralmente importados.

Além disso, professores de renome são importantes para as instituições atraírem alunos, o que, naturalmente, também eleva os custos.

Ah, você quer falar de números? Pois saiba que os valores das mensalidades podem variar de R$ 5 mil a mais de R$ 10 mil. Se você estava soluçando agora, certamente não está mais.

Não à toa, o jeito é recorrer mesmo às bolsas para quem quer investir em instituições particulares e não arriscar perder uma vaga na corrida das universidades públicas.

COMO CONSEGUIR BOLSA DE ESTUDOS PARA MEDICINA?

POR MEIO DO PROUNI

Tudo o que as pessoas dizem é verdade, não vamos mentir: o PROUNI – Programa Universidade para Todos – oferece o meio mais comum de conquistar uma bolsa de estudos para Medicina, já que seu maior propósito é democratizar o estudo no Brasil. A bolsa pode ser tanto integral como parcial (50%).

Saiba tudo sobre o PROUNI 2022 aqui!

Conduzido pelo Governo Federal, ele concede as bolsas a estudantes que comprovadamente não tenham condições de arcar com os custos do curso. Para isso, é realizado um processo seletivo que exige uma boa nota no ENEM mais recente, sendo um mínimo de 450 pontos na média das provas e uma nota maior que zero na redação.

Outras exigências que os candidatos precisam atender é ter feito todo o ensino médio em escolas da rede pública (ou na rede particular, desde que como bolsista integral), ter renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa e não ter diploma de nível superior.

No entanto, atenção: a concorrência é alta quando o assunto é bolsa de estudos para Medicina. As notas que garantem a bolsa pelo PROUNI variam de 700 a 850 pontos, em média. Se quiser saber em detalhes como ter a nota de corte PROUNI para Medicina, clique aqui.

1.1 CONSIGO AUMENTAR AS CHANCES DE CONSEGUIR UMA BOLSA DE ESTUDOS PARA MEDICINA NO PROUNI?

Consegue, sim, se ficar de olho em algumas dicas.

Acompanhar as notas de corte para o curso é uma delas. Assim, você já terá uma noção de qual média precisa alcançar. Outra ideia é pesquisar sobre universidades com notas mais acessíveis, já que o Programa é válido para as mais variadas instituições do país. Nessa, as notas de corte variam.

Outra forma de avaliação do candidato é pela nota do ENEM: ao invés de prestar vestibular para a faculdade, prepare-se com bastante empenho para o Exame Nacional do Ensino Médio. Que tal estudar com antecedência pra sair na frente da concorrência? Aproveite que o governo abre duas edições por ano e saiba sobre o cronograma do ENEM aqui.

BOLSAS DE MEDICINA POR OUTROS MEIOS

Em faculdades mais tradicionais, alunos que passaram em primeiro ou segundo lugar no vestibular de Medicina podem garantir uma bolsa parcial ou integral, sabia?

Além disso, existem instituições cujo convênio com empresas possibilita descontos muito bons nas mensalidades, quase como uma bolsa parcial. Tente também se informar nas secretarias de educação do estado ou município onde a faculdade que você almeja está situada; muitas delas contam com algum programa de bolsa de estudos para Medicina.

Nesse outro artigo do nosso blog, falamos em mais detalhes como funcionam as bolsa de estudos num geral. Dá uma lida!


FINANCIAR O CURSO DE MEDICINA É UMA ALTERNATIVA ÀS BOLSAS

Sabe o FIES? Ele é um programa do Governo Federal que te permite financiar o curso de Medicina. O melhor é que você só começa a pagar depois da formatura, com juros mais baixos do que os cobrados pelo mercado e um prazo longo.

Mas, assim como o PROUNI, o FIES também tem regras para serem seguidas na hora de se candidatar e nem sempre financia 100% do curso. Tem que ficar ligado! A gente te explica agora.

COMO É O FIES PARA MEDICINA?

Uhul! Medicina está entre os cursos prioritários do Governo Federal e, por isso, anualmente o FIES oferece centenas de vagas em Medicina, em cada canto do Brasil.

Para concorrer a uma vaga do Programa, você precisa, antes de tudo, apresentar boas notas no ENEM (olha ele aí, de novo) e atender aos requisitos de renda exigidos pelo MEC. Vamos lá:

  • Se você fez qualquer edição do Enem a partir de 2010, alcançando o mínimo de 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação;
  • Se a sua família tem renda bruta mensal de, no máximo, três salários mínimos por pessoa;

pode comemorar, que é só se inscrever e correr para o abraço: vai ser como se você tivesse conseguido uma bolsa de estudos para Medicina.

Depois, durante seu curso, você só terá que arcar com uma taxa trimestral referente aos juros do financiamento. E vamos pensar bem: considerando o mercado de trabalho brasileiro para médicos, não vai ser difícil pagar a dívida ao governo depois da sua graduação.

CONSIGA A SUA NOTA NO ENEM E/OU SUA BOLSA COM O PROJETO GAUSS

Quer passar no PROUNI ou no FIES e conseguir ou sua bolsa de estudos para Medicina, ou seu financiamento para o curso?

Então é bom pensar em estudar com os melhores para tem uma excelente nota no ENEM. Passar no vestibular também é quase regra por aqui, considerando que você queira uma faculdade que requer o método convencional de provas para admissão. Afinal, desde 2015, 85% dos nossos alunos são aprovados nas melhores instituições brasileiras.

Tá, mas quem é o GAUSS? Somos uma ONG que oferece, para jovens em situação de vulnerabilidade social e grande potencial, oportunidades de acesso à educação de qualidade por meio da concessão de bolsas de estudo, mentoria e apoio multidisciplinar. Olha só os benefícios:

  • Bolsa de estudos integral em uma das instituições parceiras e de qualidade do GAUSS (seja presencial ou EAD): Master Aracaju, Pódion, Curso Positivo, Anglo, Cursinho CPV e Intergraus;
  • Acompanhamento individualizado escolar e pessoal por meio de mentorias;
  • Acompanhamento psicológico e pedagógico, dentro do nosso programa de suporte multidisciplinar;
  • Bolsa auxílio presencial para custeio das suas despesas com transporte e/ou alimentação e, na modalidade EAD, para custeio das suas despesas com internet;
  • Aulas de reforço em Redação, Matemática, Física e outras disciplinas que o candidato tenha mais dificuldade;
  • Acesso à plataforma de simulados TriEduc e de redações Redação Nota 1000.

Dessa forma, você pode se dedicar totalmente aos estudos, sem se preocupar com qualquer contrapartida para o GAUSS, só mesmo muito comprometimento com os estudos e total transparência conosco.

Para participar do próximo ano letivo do nosso projeto, que começa em janeiro de 2022, fique de olho no site oficial do Projeto GAUSS e acompanhe nossas redes sociais: estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube e no WhatsApp, para dúvidas.