BOLSAS DE ESTUDO SP – ENSINO SUPERIOR E TÉCNICO

As bolsas de estudo SP são uma ótima oportunidade para estudantes como você, que desejam aprimorar seus conhecimentos e, claro, sua formação, a fim de conquistar melhores perspectivas no mercado de trabalho. São Paulo é uma das maiores cidades do Brasil (e a mais populosa), e oferece diversas opções de bolsas de estudo em diferentes áreas, desde cursos técnicos a pós-graduações. Então, opção é que não falta. 😉

As bolsas podem ser concedidas por diversas instituições, como empresas, organizações não governamentais, universidades e o próprio governo. Cada uma delas possui suas próprias exigências e critérios para a seleção dos candidatos; no entanto, algumas exigências são comuns, como bom desempenho acadêmico, baixa renda e origem de escola pública.

Neste artigo, iremos apresentar pra você algumas das principais instituições que oferecem bolsas de estudo em São Paulo para ensino superior e técnico.

 

TIPOS DE BOLSAS DE ESTUDO EM SÃO PAULO

Existem diferentes tipos de bolsas disponíveis, cada uma com suas próprias características e benefícios.

BOLSAS INTEGRAIS

Uma das principais categorias são as bolsas integrais. Essas bolsas cobrem 100% das mensalidades do curso e são destinadas a estudantes de baixa renda. Para se candidatar a elas, os alunos precisam comprovar que possuem uma renda per capita familiar inferior a um determinado valor estipulado pelas instituições de ensino.


BOLSAS PARCIAIS

Outra categoria de bolsas de estudo SP são as bolsas parciais. Essas bolsas cobrem uma porcentagem do valor das mensalidades do curso, geralmente variando de 50% a 75%, e podem ser destinadas a diferentes grupos de estudantes, como atletas, alunos com bom desempenho acadêmico, entre outros.

Além disso, existem também as bolsas de estudo oferecidas por empresas e organizações não governamentais. Essas bolsas geralmente são voltadas para estudantes com habilidades específicas, como habilidades em tecnologia, artes ou liderança.

Leia também: Entenda Como Funcionam As Bolsas De Estudo

 

BOLSA DE ESTUDO SP PELO SENAC

Uma das instituições que oferece bolsas de estudo em São Paulo é o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), voltadas para cursos técnicos e de graduação em diversas áreas, como administração, gastronomia, design, moda, entre outras. Elas são concedidas para estudantes que desejam se qualificar em uma dessas áreas e que atendam aos critérios de seleção, que levam em consideração o desempenho acadêmico e a situação socioeconômica do candidato.

 

BOLSA PELO SESI

Outra instituição que oferece bolsas de estudo em SP é o Serviço Social da Indústria (SESI), com opções para cursos técnicos, de graduação e pós-graduação em várias áreas, que englobam saúde, educação, tecnologia, entre outras.

As bolsas são concedidas por meio de um processo seletivo que leva em conta o desempenho acadêmico, a situação socioeconômica e a área de atuação do candidato.

 

BOLSA PELO SENAI

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) é uma instituição que oferece cursos técnicos e de graduação em segmentos variados, como mecânica, eletrônica e informática.

As bolsas de estudo são ofertadas para estudantes que desejam se qualificar em uma dessas áreas e que, claro, atendam aos critérios de seleção.


BOLSA PELA
FUNDAÇÃO ESTUDAR

A Fundação Estudar é uma organização sem fins lucrativos que oferece bolsas de estudo para jovens talentos que querem aprimorar sua formação e desenvolver habilidades de liderança.

Na Fundação, você encontra bolsas atreladas a cursos de graduação, pós-graduação e intercâmbio em instituições no Brasil e até no exterior.

 

BOLSAS PELO GOVERNO

O governo também oferece bolsas de estudo em São Paulo por meio de programas como o Programa Universidade para Todos (PROUNI) e o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).

As bolsas no PROUNI são integrais e parciais para cursos de graduação em instituições privadas. Em São Paulo, muitas instituições de ensino superior aderem ao programa e também ofertam bolsas de estudo, como a Universidade Anhembi Morumbi, a Universidade Presbiteriana Mackenzie e a Universidade São Judas Tadeu.

Já o FIES oferece financiamento para cursos de graduação em instituições privadas, com juros baixos e facilidades de pagamento.

 

No entanto, é importante destacar que a concorrência por essas bolsas é alta e que o processo seletivo pode ser bastante exigente. Por isso, procure se preparar com antecedência, buscando informações sobre os requisitos exigidos e se dedicando aos estudos para conseguir um bom desempenho, combinado?

Além disso, é fundamental se atentar aos prazos de inscrição e documentação exigidos para cada processo seletivo, para não perder a oportunidade de concorrer às bolsas. Também busque informações sobre as instituições antes de decidir em qual você quer se graduar.

Além dessas instituições que citamos, existem outras que também oferecem bolsas de estudo em São Paulo. Algumas empresas, por exemplo, disponibilizam bolsas de estudo para seus funcionários ou para candidatos que se enquadram em determinados critérios, como ser funcionário de uma empresa parceira, ter um determinado perfil profissional ou ter interesse em cursar áreas relacionadas ao negócio (como administração, marketing ou tecnologia).

Leia também: Como Conseguir Uma Bolsa De Estudos? Dicas Definitivas

 

BENEFÍCIOS DE CONSEGUIR UMA BOLSA DE ESTUDO EM SÃO PAULO

Os benefícios de conseguir uma bolsa de estudos na “cidade onde tudo acontece” são muitos, como é de imaginar.

Primeiramente, uma bolsa pode ajudar a reduzir significativamente o custo da educação superior ou técnica, permitindo que mais alunos tenham acesso a uma formação de qualidade. Isso é especialmente importante para estudantes de baixa renda, que, muitas vezes, têm dificuldades para arcar com os altos custos das mensalidades.

Ao não precisar se preocupar tanto com esses pagamentos, as pessoas podem se dedicar mais aos estudos e à sua formação acadêmica. Reduzir a pressão financeira sobre essas famílias é um feito e tanto.

Além disso, bolsas podem abrir portas para oportunidades profissionais e acadêmicas, como já falado. Muitas instituições de ensino ficam de olho em estudantes com desempenho acadêmico excepcional, o que pode ajudá-los a se destacar em suas carreiras futuras. Alguns programas também oferecem oportunidades de intercâmbio, permitindo que os alunos estudem em instituições estrangeiras e ampliem seus horizontes acadêmicos e culturais.

 

CONSIGA UMA BOLSA DE ESTUDOS EM SÃO PAULO COM O PROJETO GAUSS!

Prazer, somos o GAUSS: uma ONG que investe em vidas e acredita em pessoas. Oferecemos bolsas de estudo, mentoria e apoio multidisciplinar para alunos que também acreditam na educação como ferramenta de transformação e que, por muitos motivos, não tiveram oportunidades.

Estamos no caminho certo para ser referência como a alavanca mais eficiente no acesso ao ensino superior de qualidade no Brasil! Isso porque, desde 2015, 85% dos nossos alunos são aprovados nas melhores instituições brasileiras graças aos vários benefícios que você também pode aproveitar:

  • Bolsa de estudos integral em uma das instituições parceiras e de qualidade do GAUSS (seja presencial ou EAD): Master Aracaju, Anglo/SP, Cursinho CPV/SP, Intergraus/SP, Pódion/DF e Curso Positivo/PR;
  • Acompanhamento individualizado escolar e pessoal por meio de mentorias;
  • Acompanhamento psicológico e pedagógico, dentro do nosso programa de suporte multidisciplinar;
  • Bolsa auxílio presencial para custeio das suas despesas com transporte e/ou alimentação e, na modalidade EAD, para custeio das suas despesas com internet;
  • Aulas de reforço em disciplinas que o candidato tenha mais dificuldade;
  • Acesso a plataforma de simulados e de redações.

Para estudantes que estão entrando no oitavo ano do ensino fundamental e gostariam de cursar um ensino médio de qualidade, seja uma ETEC ou bolsa de estudo em escolas particulares, os benefícios são:

  • Bolsa de estudos nos cursos de português e matemática do Curso Kumon (no 8º ano do Ensino Fundamental)
  • Mentoria com pelo menos dois voluntários experientes
  • Auxílio financeiro
  • Apoios pedagógico e psicológico profissional
  • Aulas de reforço escolar

No segundo ano de apoio, quando você estiver no 9° ano do EF, receberá:

  • Bolsa de estudos em cursinho preparatório para o Vestibulinho
  • Mentoria com pelo menos dois voluntários experientes
  • Auxílio financeiro
  • Apoio psicológico profissional
  • Aulas de reforço escolar
  • Pagamento da taxa de inscrição em provas de Vestibulinho

Durante todo o ensino médio:

  • Mentoria com pelo menos dois voluntários experientes
  • Inglês
  • Auxílio financeiro
  • Apoio psicológico profissional
  • Aulas de reforço escolar
  • Pagamento da taxa de inscrição em provas de Vestibular

Com o GAUSS, você pode se dedicar totalmente aos estudos, sem se preocupar com qualquer contrapartida. As únicas coisas que exigimos “de volta” de você é comprometimento com os estudos e total transparência conosco:

  • Informar notas dos simulados e fazer as redações obrigatórias nas datas pré-combinadas
  • Para alunos do 9° ano: frequência mínima 80% no kumon e aulas do cursinho preparatório para ensino médio e 100% de presença nos simulados, salvo justificativa prévia, claro, pois também sabemos que imprevistos acontecem 🙂
  • Comparecer às mentorias (virtuais ou presenciais)

 

Estamos preparados para te receber e fazer com que você estude em uma ótima instituição em São Paulo por meio de bolsa.

Fique de olho no nosso site oficial para estar sempre por dentro dos processos seletivos e acompanhe nossas redes sociais: estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube e, no WhatsApp, para dúvidas.