6 ÁREAS DE CURSOS DE HUMANAS EM ALTA: ESCOLHA A SUA

Parar para pensar nos cursos de humanas é pensar na grande quantidade – e diversidade – de áreas que eles englobam. Afinal, humanas se concentra em estudar os seres humanos, a cultura, a sociedade, história, línguas e literatura; ou seja, basicamente voltada para o aspecto humano e social, em oposição às ciências exatas, de que falamos anteriormente (para ler o artigo, clique aqui).

Alguns exemplos de cursos de humanas incluem antropologia, sociologia, psicologia, filosofia, história, letras, pedagogia e geografia. Quem escolhe seguir por esse caminho de estudos pode desenvolver habilidades de análise crítica, pensamento criativo, escrita, argumentação e resolução de problemas, que então, podem ser aplicadas em uma variedade de carreiras.

A história de humanas vem desde o início das universidades na Europa medieval, quando as primeiras instituições de ensino superior foram criadas para oferecer estudos em filosofia, teologia e direito. A partir do século XVIII, surgiram novas disciplinas como a história, a literatura, a língua e a arte, que começaram a ser incorporadas aos currículos universitários. No entanto, os cursos de humanas como os conhecemos hoje em dia surgiram principalmente no século XIX.

Embora os cursos de humanas não sejam tão enfatizados quanto as ciências exatas e biológicas em alguns sistemas educacionais, eles desempenham um papel fundamental na formação de indivíduos críticos, reflexivos e capazes de compreender as complexidades da sociedade e da cultura. 😊

Vamos descer mais um degrau?

 

ALGUNS DOS PRINCIPAIS CURSOS DE HUMANAS

Existem vários cursos de humanas que estão em alta hoje em dia devido à demanda do mercado de trabalho e as necessidades sociais, culturais e políticas atuais. Algumas das áreas mais procuradas incluem:


PSICOLOGIA

A psicologia é uma disciplina que estuda o comportamento humano, as emoções e os processos mentais. É uma área em constante evolução e que tem uma grande demanda no mercado, tanto em clínicas como em empresas.

DIREITO

O curso de Direito forma profissionais aptos a atuar em diversas áreas, como advocacia, magistratura, procuradoria, defensoria pública, entre outras. É uma área que oferece boas oportunidades de carreira e tem grande importância social, concorda?

ADMINISTRAÇÃO

Já a administração envolve o gerenciamento de empresas e organizações, incluindo estratégia, planejamento, organização, controle e gestão de recursos humanos e financeiros, marketing, vendas e produção.

COMUNICAÇÃO SOCIAL

A comunicação social engloba diversas disciplinas, desde jornalismo, publicidade, relações públicas ao audiovisual. É uma área importante para a produção e circulação de informações e ideias na sociedade atual, cujos processos vêm se atualizando junto da tecnologia nos últimos anos.

CIÊNCIAS SOCIAIS

As ciências sociais são um conjunto de disciplinas que estudam a sociedade, suas instituições, cultura, comportamentos e relações. É uma área importante para a compreensão das dinâmicas sociais e políticas contemporâneas!

LETRAS

Por fim, o curso de Letras forma profissionais para atuarem em áreas relacionadas à linguagem e literatura, como a tradução, a produção textual, o ensino de línguas e a crítica literária.

 

6 ÁREAS DE CURSOS DE HUMANAS EM ALTA HOJE E NOS PRÓXIMOS ANOS

Mas, nos últimos anos, algumas áreas dos cursos de humanas têm apresentado um aumento na demanda de mercado maior que outros, seguindo as transformações quase em tempo real da sociedade.

Entre elas, destacamos seis:

DATA SCIENCE E ANÁLISE DE DADOS

A classificação de Data Science e Análise de Dados como um curso de humanas pode ser um pouco controversa, já que ela envolve habilidades e conhecimentos técnicos em matemática, estatística, programação e ciência da computação (além de habilidades analíticas e de resolução de problemas).

No entanto, muitas instituições de ensino superior a classificam como de humanas por ser uma área multidisciplinar que envolve também conhecimentos de ciências sociais, econômicas e comportamentais.

E, com o crescimento exponencial da quantidade de dados gerados em diversas áreas, profissionais capacitados em análise e interpretação de dados têm sido cada vez mais procurados.

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Com as mudanças no mercado de trabalho e nas relações trabalhistas, a gestão de recursos humanos se tornou uma área estratégica para empresas e organizações. Por isso, profissionais formados em cursos de humanas como psicologia, administração e ciências sociais com especialização em gestão de pessoas têm sido cada vez mais demandados.

MARKETING DIGITAL

Como dissemos, a comunicação social tem mudado muito. Com o crescimento do comércio eletrônico e das redes sociais, profissionais capacitados em marketing digital e comunicação digital têm sido cada vez mais procurados.

DESIGN E UX/UI

Outro exemplo: com a crescente importância da experiência do usuário e da usabilidade em produtos e serviços, profissionais capacitados em design e UX/UI têm sido bastante requisitados. Cursos de humanas como design gráfico e comunicação social e visual oferecem formação nessas áreas.

SUSTENTABILIDADE E MEIO AMBIENTE

Graças à crescente preocupação com as questões ambientais e de sustentabilidade, profissionais capacitados em áreas como gestão ambiental, ciências ambientais e engenharia ambiental têm sido cada vez mais procurados.

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

O aumento da oferta de cursos à distância e a necessidade de adaptação das instituições de ensino para o ensino remoto, profissionais capacitados em tecnologia educacional e educação à distância têm sido bastante requisitados.

 

COMO SABER QUAL CURSO DE HUMANAS É O MELHOR PRA MIM?

Escolher uma graduação é realmente uma decisão importante e que deve ser feita com base em diversos fatores. Isso inclui habilidades e interesses pessoais, claro, mercado de trabalho, perspectivas de carreira e outros.

Mas, para te ajudar a definir qual curso de humanas é o que dá mais match, aqui vão algumas sugestões:

FAÇA UMA AUTOAVALIAÇÃO

Você pode começar fazendo uma autoavaliação de suas habilidades, interesses e aptidões. Comece se perguntando, por exemplo: quais são as matérias que eu mais gosto na escola? Em que atividades eu sou bom? Que tipo de carreira eu gostaria de seguir?

JOGA NO GOOGLE

Não pare só neste artigo: você pode pesquisar sobre outras áreas de humanas e conhecer mais sobre o mercado de trabalho, as possibilidades de atuação e as perspectivas de carreira.

Além disso, conversar com profissionais da área e participar de eventos e palestras são outros bons caminhos.

QUE TAL UM TESTE VOCACIONAL?

Existem testes vocacionais que podem te ajudar a identificar suas aptidões e interesses profissionais, tanto online quanto por meio de um orientador profissional.

VISITE UNIVERSIDADES

Visite instituições que oferecem cursos de humanas para conhecer a infraestrutura, conversar com professores e alunos e participar de atividades.

OLHE AS GRADES CURRICULARES

Analise as grades curriculares dos cursos que você está considerando e verifique quais são as matérias e disciplinas que mais lhe atraem e que, claro, estão alinhadas com seus objetivos de carreira.

 

ESTUDE COM O PROJETO GAUSS E ENTRE NO MELHOR CURSO DE HUMANAS!

Prazer, somos o GAUSS: uma ONG que investe em vidas e acredita em pessoas. Oferecemos bolsas de estudo, mentoria e apoio multidisciplinar para alunos que também acreditam na educação como ferramenta de transformação e que, por muitos motivos, não tiveram oportunidades.

Estamos no caminho certo para ser referência como a alavanca mais eficiente no acesso ao ensino superior de qualidade no Brasil! Isso porque, desde 2015, 85% dos nossos alunos são aprovados nas melhores instituições brasileiras graças aos vários benefícios que você também pode aproveitar:

  • Bolsa de estudos integral em uma das instituições parceiras e de qualidade do GAUSS (seja presencial ou EAD): Master Aracaju, Anglo/SP, Cursinho CPV/SP, Intergraus/SP, Pódion/DF e Curso Positivo/PR;
  • Acompanhamento individualizado escolar e pessoal por meio de mentorias;
  • Acompanhamento psicológico e pedagógico, dentro do nosso programa de suporte multidisciplinar;
  • Bolsa auxílio presencial para custeio das suas despesas com transporte e/ou alimentação e, na modalidade EAD, para custeio das suas despesas com internet;
  • Aulas de reforço em disciplinas que o candidato tenha mais dificuldade;
  • Acesso a plataforma de simulados e de redações.

Para estudantes que estão entrando no oitavo ano do ensino fundamental e gostariam de cursar um ensino médio de qualidade, seja uma ETEC ou bolsa de estudo em escolas particulares, os benefícios são:

  • Bolsa de estudos nos cursos de português e matemática do Curso Kumon (no 8º ano do Ensino Fundamental)
  • Mentoria com pelo menos dois voluntários experientes
  • Auxílio financeiro
  • Apoios pedagógico e psicológico profissional
  • Aulas de reforço escolar

No segundo ano de apoio, quando você estiver no 9° ano do EF, receberá:

  • Bolsa de estudos em cursinho preparatório para o Vestibulinho
  • Mentoria com pelo menos dois voluntários experientes
  • Auxílio financeiro
  • Apoio psicológico profissional
  • Aulas de reforço escolar
  • Pagamento da taxa de inscrição em provas de Vestibulinho

Durante todo o ensino médio:

  • Mentoria com pelo menos dois voluntários experientes
  • Inglês
  • Auxílio financeiro
  • Apoio psicológico profissional
  • Aulas de reforço escolar
  • Pagamento da taxa de inscrição em provas de Vestibular

Com o GAUSS, você pode se dedicar totalmente aos estudos, sem se preocupar com qualquer contrapartida. As únicas coisas que exigimos “de volta” de você é comprometimento com os estudos e total transparência conosco:

  • Informar notas dos simulados e fazer as redações obrigatórias nas datas pré-combinadas
  • Informar notas da escola e Kumon para os mentores em até três dias úteis após a divulgação oficial
  • Para alunos do cursinho no 9° ano: frequência mínima 80% nas aulas e 100% nos simulados, salvo justificativa prévia, claro, pois também sabemos que imprevistos acontecem 🙂
  • Comparecer às mentorias (virtuais ou presenciais)

 

Fique de olho no nosso site oficial e acompanhe nossas redes sociais: estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube e, no WhatsApp, para dúvidas.