8 PRINCIPAIS CURSOS DE CIÊNCIAS EXATAS: QUAL ESCOLHER?

A gente entende a paixão de muitos pelos cursos de ciências exatas. Afinal, essa é uma área fundamental para entender e descrever a natureza e o universo em que vivemos.

Sua história remonta à antiguidade, quando os povos da Mesopotâmia, Egito, China e Grécia começaram a desenvolver sistemas matemáticos e a observar e medir fenômenos naturais. E as principais áreas que compõem as ciências exatas são a matemática, a física e a química.

A matemática é a ciência que estuda as propriedades das quantidades, as relações entre números e formas e a lógica do raciocínio. A física é a que estuda os fenômenos naturais e as leis que os regem, como a gravidade, a eletricidade, o magnetismo e a mecânica dos corpos. Já a química é a ciência que estuda a composição, a estrutura, as propriedades e as transformações da matéria.

As ciências exatas são fundamentais em diversas áreas do conhecimento, incluindo a tecnologia, a engenharia, a medicina e a biologia, entre outras. Se você é craque em raciocínio lógico, resolução de problemas complexos e na aplicação de conceitos matemáticos, então, os cursos de que vamos falar adiante são pra você: tudo isso é altamente valorizado em muitos setores da economia e essencial para o progresso e desenvolvimento da sociedade. 😉

 

8 CURSOS EM CIÊNCIAS EXATAS PARA VOCÊ

No Brasil, existem muitos cursos de graduação na área de ciências exatas, em diversas instituições de ensino superior, públicas e privadas.

Veja alguns dos cursos-destaque e suas principais oportunidades de trabalho:

1. MATEMÁTICA

Esse não podia faltar (e tampouco não ser o primeiro da lista), né?

O curso de Matemática é uma das opções mais tradicionais na área de ciências exatas. Ele prepara os alunos para atuar como professores, pesquisadores ou profissionais em áreas que exigem um alto grau de conhecimento em matemática, como a engenharia, a computação e a física.

Quem é formado em Matemática tem oportunidades em empresas de tecnologia, finanças e seguros, bem como em instituições de pesquisa e desenvolvimento, laboratórios e universidades.

2. FÍSICA

O curso de Física é voltado para o estudo das leis que regem os fenômenos naturais, desde as partículas subatômicas até as grandes estruturas do universo. Ele prepara os alunos para atuar em áreas como pesquisa, desenvolvimento de tecnologias e ensino.

Profissionais formados em Física podem encontrar oportunidades em empresas de tecnologia, empresas de pesquisa e desenvolvimento, indústrias aeroespaciais e em laboratórios governamentais.

3. QUÍMICA

Completando este primeiro trio, temos o curso de Química, que é voltado para o estudo das propriedades e transformações da matéria. Ele prepara os alunos para atuar em áreas como pesquisa, desenvolvimento de produtos e processos químicos, e também, claro, para o ensino.

A demanda por químicos pode ser maior em indústrias químicas, farmacêuticas e de cosméticos, bem como em empresas que desenvolvem tecnologias limpas e sustentáveis (o que está super em alta – ainda bem!).

4. CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

O curso de Ciência da Computação compreende o estudo dos fundamentos teóricos e práticos da computação, incluindo programação, sistemas operacionais, redes de computadores, inteligência artificial e outras áreas relacionadas. Ele prepara os alunos para atuar em áreas como desenvolvimento de software, segurança da informação e pesquisa em ciência da computação.

A demanda por profissionais de Ciência da Computação tem crescido muito nos últimos anos, graças ao progressivo aumento da digitalização e da necessidade de empresas em desenvolver e manter sistemas de informação. Além disso, há demanda em empresas de tecnologia, startups, consultorias e instituições governamentais.

5. ENGENHARIA

Sim, a gente sabe que existem diveeersas áreas de engenharia, como Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica e por aí vai. De qualquer modo, todas elas são voltadas para a aplicação dos conhecimentos científicos na solução de problemas práticos e na construção de novas tecnologias. 😊

É por isso que a demanda por engenheiros varia de acordo com a especialização. Por exemplo, engenheiros civis têm oportunidades em empresas de construção, consultorias e órgãos governamentais, enquanto engenheiros mecânicos podem encontrar trabalho em empresas de manufatura e indústrias de energia. Engenheiros de software, por sua vez, têm uma demanda crescente em empresas de tecnologia e de desenvolvimento de software.

6. ESTATÍSTICA

O curso de Estatística envolve o estudo e aplicação de técnicas estatísticas na análise de dados e tomada de decisões. Ele prepara os alunos para atuar em áreas como pesquisa de mercado, análise de dados em saúde e finanças, e pesquisa em ciências sociais e naturais.

Profissionais formados neste curso são fundamentais em diversas áreas, como no planejamento de produção, em instituições financeiras e em empresas de tecnologia, por exemplo. Também podem trabalhar em empresas públicas ou privadas, em instituições de pesquisa e universidades, em órgãos governamentais e como consultores autônomos.

7. ECONOMIA

No curso de Economia, você estuda a produção, distribuição e consumo de bens e serviços, além do funcionamento das instituições econômicas. Ele prepara os alunos para atuar em áreas como análise de mercado, planejamento econômico, pesquisa em ciências sociais e financeiras, e também em gestão de empresas e organizações governamentais.

As oportunidades de trabalho para economistas são amplas e vão desde a consultoria econômica em empresas até o trabalho em instituições financeiras, organizações governamentais, órgãos reguladores, institutos de pesquisa, entre outros. Além disso, muitos economistas também atuam como professores universitários e pesquisadores em universidades e centros de pesquisa.

8. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

O curso de Sistemas de Informação é voltado para o estudo e desenvolvimento de sistemas de informação para empresas e organizações. Nele, você se prepara para atuar em áreas como análise de sistemas, desenvolvimento de software, gerenciamento de banco de dados, segurança da informação e gestão de tecnologia da informação.

Se você optar por este curso de Ciências Exatas, vai poder trabalhar em empresas de tecnologia da informação, consultoria de TI, departamentos de TI em empresas de outros setores, e também em órgãos públicos e empresas estatais. Com o crescimento da transformação digital em todos os setores, a demanda por profissionais de sistemas de informação tende a aumentar ainda mais nos próximos anos.

No entanto, atenção: vale ressaltar que essas demandas de mercado podem variar de acordo com a região e setor da indústria, e que o mercado de trabalho está sempre em constante mudança. Por isso, é fundamental que você se mantenha atualizado e esteja sempre em busca de aprimorar suas habilidades e conhecimentos para se destacar.

COMO SABER QUAL CURSO DE CIÊNCIAS EXATAS É O MELHOR PRA MIM?

Escolher uma graduação, jovem gafanhoto, é uma decisão importante e que deve ser feita com base em diversos fatores. Isso inclui habilidades e interesses pessoais, claro, mercado de trabalho, perspectivas de carreira e outros.

Mas, para te ajudar a definir qual curso de Ciências Exatas é o que dá mais match, aqui vão algumas sugestões:

FAÇA UMA AUTOAVALIAÇÃO

Você pode começar fazendo uma autoavaliação de suas habilidades, interesses e aptidões. Comece se perguntando, por exemplo: quais são as matérias que eu mais gosto na escola? Em que atividades eu sou bom? Que tipo de carreira eu gostaria de seguir?

JOGA NO GOOGLE

Não pare só neste artigo: você pode pesquisar sobre outras áreas de Ciências Exatas e conhecer mais sobre o mercado de trabalho, as possibilidades de atuação e as perspectivas de carreira.

Além disso, conversar com profissionais da área e participar de eventos e palestras são outros bons caminhos.

QUE TAL UM TESTE VOCACIONAL?

Existem testes vocacionais que podem te ajudar a identificar suas aptidões e interesses profissionais, tanto online quanto por meio de um orientador profissional.

VISITE UNIVERSIDADES

Visite instituições que oferecem cursos de Ciências Exatas para conhecer a infraestrutura, conversar com professores e alunos e participar de atividades.

OLHE AS GRADES CURRICULARES

Analise as grades curriculares dos cursos que você está considerando e verifique quais são as matérias e disciplinas que mais lhe atraem e que, claro, estão alinhadas com seus objetivos de carreira.

 

ESTUDE COM O PROJETO GAUSS E ENTRE NO MELHOR CURSO POSSÍVEL DE CIÊNCIAS EXATAS!

Prazer, somos o GAUSS: uma ONG que investe em vidas e acredita em pessoas. Oferecemos bolsas de estudo, mentoria e apoio multidisciplinar para alunos que também acreditam na educação como ferramenta de transformação e que, por muitos motivos, não tiveram oportunidades.

Estamos no caminho certo para ser referência como a alavanca mais eficiente no acesso ao ensino superior de qualidade no Brasil! Isso porque, desde 2015, 85% dos nossos alunos são aprovados nas melhores instituições brasileiras graças aos vários benefícios que você também pode aproveitar:

  • Bolsa de estudos integral em uma das instituições parceiras e de qualidade do GAUSS (seja presencial ou EAD): Master Aracaju, Anglo/SP, Cursinho CPV/SP, Intergraus/SP, Pódion/DF e Curso Positivo/PR;
  • Acompanhamento individualizado escolar e pessoal por meio de mentorias;
  • Acompanhamento psicológico e pedagógico, dentro do nosso programa de suporte multidisciplinar;
  • Bolsa auxílio presencial para custeio das suas despesas com transporte e/ou alimentação e, na modalidade EAD, para custeio das suas despesas com internet;
  • Aulas de reforço em disciplinas que o candidato tenha mais dificuldade;
  • Acesso a plataforma de simulados e de redações.

Para estudantes que estão entrando no oitavo ano do ensino fundamental e gostariam de cursar um ensino médio de qualidade, seja uma ETEC ou bolsa de estudo em escolas particulares, os benefícios são:

  • Bolsa de estudos nos cursos de português e matemática do Curso Kumon (no 8º ano do Ensino Fundamental)
  • Mentoria com pelo menos dois voluntários experientes
  • Auxílio financeiro
  • Apoios pedagógico e psicológico profissional
  • Aulas de reforço escolar

No segundo ano de apoio, quando você estiver no 9° ano do EF, receberá:

  • Bolsa de estudos em cursinho preparatório para o Vestibulinho
  • Mentoria com pelo menos dois voluntários experientes
  • Auxílio financeiro
  • Apoio psicológico profissional
  • Aulas de reforço escolar
  • Pagamento da taxa de inscrição em provas de Vestibulinho

Durante todo o ensino médio:

  • Mentoria com pelo menos dois voluntários experientes
  • Inglês
  • Auxílio financeiro
  • Apoio psicológico profissional
  • Aulas de reforço escolar
  • Pagamento da taxa de inscrição em provas de Vestibular

Com o GAUSS, você pode se dedicar totalmente aos estudos, sem se preocupar com qualquer contrapartida. As únicas coisas que exigimos “de volta” de você é comprometimento com os estudos e total transparência conosco:

  • Informar notas dos simulados e fazer as redações obrigatórias nas datas pré-combinadas
  • Informar notas da escola e Kumon para os mentores em até três dias úteis após a divulgação oficial
  • Para alunos do cursinho no 9° ano: frequência mínima 80% nas aulas e 100% nos simulados, salvo justificativa prévia, claro, pois também sabemos que imprevistos acontecem 🙂
  • Comparecer às mentorias (virtuais ou presenciais)

 

Fique de olho no nosso site oficial e acompanhe nossas redes sociais: estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube e, no WhatsApp, para dúvidas.