SPTRANS – DOCUMENTO DO ESTUDANTE: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER

A SPTrans é o canal oficial sobre os ônibus e o Bilhete Único – documento do estudante – em São Paulo.

Vamos lá: você já enfrentou alguma questão relacionada ao seu Bilhete Único? Se a resposta for afirmativa, é provável que você tenha entrado em contato com a São Paulo Transporte S.A., mais conhecida como SPTrans, uma vez que ela é responsável pelo sistema de bilhetagem da cidade de São Paulo. 😉

Criada em 1995 como uma autarquia da Prefeitura, a SPTrans tem como principal objetivo gerenciar o sistema de transporte público por ônibus na capital paulista. Essa gestão envolve atividades de fiscalização, regulamentação e abertura de editais para concessão de serviços a empresas privadas de transporte.

Atualmente, além de cuidar do Bilhete Único e da administração dos ônibus, a SPTrans também é responsável pela supervisão dos terminais de ônibus, corredores de trânsito, bem como pela gestão de benefícios destinados a estudantes e idosos. Além disso, desempenha um papel fundamental para proporcionar aos usuários finais certas tecnologias, como informações sobre horários dos ônibus e itinerários.

SPTRANS – DOCUMENTO DO ESTUDANTE: O TAL DO BILHETE ÚNICO

Lançado em 2004, o cartão de transporte paulista serviu de inspiração para diversas outras iniciativas no setor em todo o país. Com o intuito de simplificar o acesso, estabelecer uma governança eficiente sobre o sistema de transporte e aumentar a segurança, o Bilhete Único rapidamente se tornou uma parte essencial do dia a dia dos habitantes de São Paulo.

A inclusão dos modais do Metrô e da CPTM, operados pelo Estado de São Paulo, reforçou ainda mais a utilidade e o apelo do Bilhete Único, tornando-o obrigatório para todos os usuários do transporte público na região. Sua presença consolidada contribui para facilitar a mobilidade e promover uma experiência mais integrada para os passageiros!

 

QUAIS SÃO AS VANTAGENS DE OBTER O BILHETE ÚNICO DE ESTUDANTE?

O Bilhete Único de Estudante permite e facilita o acesso ao Serviço de Transporte Coletivo Público de Passageiros na Cidade de São Paulo e também no Sistema Estadual de Transporte Público Metropolitano Metroferroviário (Metrô e CPTM), para estudantes que tenham direito ao benefício da meia-tarifa ou da gratuidade.

Ao adquirir o SPTrans – documento do estudante, você poderá desfrutar de diversas vantagens, como estas aqui:

  • Acesso ao Serviço de Transporte Coletivo Público de Passageiros na Cidade de São Paulo e também no Sistema Estadual de Transporte Público Metropolitano Metroferroviário (Metrô e CPTM);
  • Possibilidade de comprar ingressos com meia entrada estudantil em cinemas, teatros, espetáculos musicais, eventos educativos, jogos de futebol, entre outros;
  • Praticidade ao receber o Bilhete em casa ou no endereço de preferência;
  • Rapidez no recebimento – o prazo é de 15 dias após a aprovação da solicitação;
  • Acompanhamento da entrega por meio do site e recebimento de avisos por e-mail em todas as etapas;
  • Dispensa de ir a um posto de atendimento para obter o selinho de revalidação para usar a meia entrada.

 

QUEM PODE SOLICITAR O BILHETE ÚNICO DE ESTUDANTE DA SPTRANS?

Estudantes matriculados em diversas modalidades de ensino têm direito a solicitar o Bilhete Único de Estudante, incluindo:

  • Ensino Fundamental;
  • Ensino Médio;
  • Ensino Técnico e Profissionalizante;
  • Ensino Superior e Tecnológico.

Esses estudantes podem pertencer tanto à rede pública municipal, estadual e federal quanto à rede privada de ensino, desde que seus cursos sejam devidamente autorizados, oficialmente reconhecidos e fiscalizados pelas autoridades competentes.

As cotas de gratuidade e meia-tarifa são disponibilizadas para estudantes de cursos inteiramente presenciais ou EAD FLEX, de forma fracionada e de acordo com o período das aulas presenciais, liberadas após a Unidade de Ensino enviar a matrícula à SPTrans com as informações.

Além disso, é necessário que a Unidade de Ensino frequentada pelo estudante esteja localizada a uma distância não inferior a 1 quilômetro da residência do aluno e que haja transporte coletivo público disponível entre esses pontos, ok?

Também é essencial que os alunos comprovadamente residam no município de São Paulo e estejam matriculados em cursos sediados na Região Metropolitana da cidade ou nos municípios constantes de portaria da SMT; ou residam na Região Metropolitana de São Paulo ou nos municípios constantes de portaria da SMT e estejam matriculados em cursos sediados em SP.

Leia também: Os 5 Melhores Sites De Bolsas De Estudo

 

COMO SOLICITAR O BILHETE ÚNICO

Para solicitar o seu SPTrans – documento do estudante, siga os passos abaixo:

  1. Informe à sua unidade de ensino que deseja utilizar o Bilhete Único de Estudante no ano vigente e certifique-se de que eles enviem os dados da sua matrícula para a SPTrans.
  1. Acesse o site documentodoestudante.com.br
  1. Preencha os dados solicitados na tela para verificar se você é elegível para solicitar o Bilhete Único de Estudante.
  1. Faça o upload de uma foto do seu rosto e também de um documento de identificação válido, como RG, CNH, Passaporte ou RNE.
  1. Escolha o endereço onde deseja que o Bilhete Único de Estudante seja entregue.
  1. Efetue o pagamento da taxa de emissão do bilhete.
  1. Após completar o processo, aguarde a conferência dos dados e da documentação pela SPTrans.

Uma vez que sua solicitação seja aprovada, o Bilhete Único de Estudante será personalizado e enviado para o endereço cadastrado no momento da solicitação. Demais, né?

 

POSTOS DE VENDA DA SPTRANS

Para resolver problemas e esclarecer dúvidas sobre o sistema de transporte em São Paulo, a SPTrans disponibiliza diversos canais de atendimento para os usuários.

O principal meio de contato com a SPTrans é através do telefone 156, onde é possível obter respostas para dúvidas simples.

Porém, quando se trata de questões mais complexas, como resolver problemas com o Bilhete Único, solicitar segunda via do cartão ou tratar de assuntos relacionados ao Vale-Transporte, Passe Livre Estudantil e outros serviços, é recomendado procurar um dos Postos de Venda e Atendimento da empresa.

Neles, é possível retirar os cartões solicitados previamente pela internet, bem como resolver questões relacionadas aos serviços oferecidos pela SPTrans.

Confira aqui todos os serviços disponíveis em cada posto, digitando seu endereço e encontrando o mais perto de você.

 

ESTUDE COM O PROJETO GAUSS E VÁ PARA A FACULDADE DOS SEUS SONHOS – USANDO OU NÃO O BILHETE ÚNICO 😉

Prazer, somos o GAUSS: uma ONG que investe em vidas e acredita em pessoas. Oferecemos bolsas de estudo, mentoria e apoio multidisciplinar para alunos que também acreditam na educação como ferramenta de transformação e que, por muitos motivos, não tiveram oportunidades.

Estamos no caminho certo para ser referência como a alavanca mais eficiente no acesso ao ensino superior de qualidade no Brasil! Isso porque, desde 2015, 85% dos nossos alunos são aprovados nas melhores instituições brasileiras graças aos vários benefícios que você também pode aproveitar:

  • Bolsa de estudos integral em uma das instituições parceiras e de qualidade do GAUSS (seja presencial ou EAD): Master Aracaju, Anglo/SP, Cursinho CPV/SP, Intergraus/SP, Pódion/DF, Escrita Única/D e Curso Positivo/PR;
  • Acompanhamento individualizado escolar e pessoal por meio de mentorias;
  • Acompanhamento psicológico e pedagógico, dentro do nosso programa de suporte multidisciplinar;
  • Bolsa auxílio presencial para custeio das suas despesas com transporte e/ou alimentação e, na modalidade EAD, para custeio das suas despesas com internet;
  • Aulas de reforço em disciplinas que o candidato tenha mais dificuldade;
  • Acesso a plataforma de simulados e de redações.

Para estudantes que estão entrando no oitavo ano do ensino fundamental e gostariam de cursar um ensino médio de qualidade, seja uma ETEC ou bolsa de estudo em escolas particulares, os benefícios são:

  • Bolsa de estudos nos cursos de matemática do Curso Kumon (no 8º ano do Ensino Fundamental)
  • Bolsa de estudos no curso Kairós de linguagem e escrita contextualizada (no 8º ano do Ensino Fundamental)
  • Mentoria com pelo menos dois voluntários experientes
  • Auxílio financeiro
  • Apoios pedagógico e psicológico profissional
  • Aulas de reforço escolar

No segundo ano de apoio, quando você estiver no 9° ano do EF, receberá:

  • Bolsa de estudos em cursinho preparatório para o Vestibulinho
  • Mentoria com pelo menos dois voluntários experientes
  • Auxílio financeiro
  • Orientação vocacional profissional
  • Apoio psicológico profissional
  • Aulas de reforço escolar
  • Pagamento da taxa de inscrição em provas de Vestibulinho

Durante todo o ensino médio:

  • Mentoria com pelo menos dois voluntários experientes
  • Curso extensivo de Inglês no Cellep
  • Auxílio financeiro
  • Apoio psicológico profissional
  • Orientação vocacional profissional
  • Aulas de reforço escolar
  • Pagamento da taxa de inscrição em provas de Vestibular

Com o GAUSS, você pode se dedicar totalmente aos estudos, sem se preocupar com qualquer contrapartida. As únicas coisas que exigimos “de volta” de você é comprometimento com os estudos e total transparência conosco:

  • Informar notas dos simulados e fazer as redações obrigatórias nas datas pré-combinadas
  • Informar notas da escola e Kumon para o Gauss após a divulgação oficial
  • Para alunos do cursinho no 9° ano: frequência mínima 80% nas aulas e 100% nos simulados, salvo justificativa prévia, claro, pois também sabemos que imprevistos acontecem 🙂
  • Comparecer às mentorias (virtuais ou presenciais)

Também temos o programa “Gaussiana do Futuro”, voltado a mulheres que tenham o desejo de cursar faculdades dentro das disciplinas STEM (Science, Technology, Engineering, and Mathematics).

Além dos benefícios regulares oferecidos pelo Projeto Gauss, as nossas Gaussianas do Futuro receberão uma mentoria personalizada, que abordará temas afetos às disciplinas STEM, bem como identificará os melhores cursos e faculdades, públicas e privadas, nessas áreas, além de promover encontros de formação e orientação vocacional, a fim de ampliar o horizonte das nossas estudantes em relação às inúmeras profissões e carreiras possíveis.

 

No mais, fique de olho no nosso site oficial e acompanhe nossas redes sociais: estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube e, no WhatsApp, para dúvidas.