MEDICINA NA UFPR E TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER

Medicina é, sem dúvidas, um dos cursos de graduação mais cobiçados pelos estudantes. E, quando se trata de Medicina na UFPR, a concorrência até sobe. Isso porque o curso é um dos mais antigos e prestigiados da instituição, que, por sua vez, é a mais antiga universidade do Brasil – e símbolo da cidade de Curitiba.

Não por acaso, a UFPR é referência nacional em ensino superior, considerada símbolo da intelectualidade paranaense. Além dos campi em Curitiba, ela está presente no interior e no litoral do estado, nas cidades de Pontal do Paraná, Palotina, Matinhos, Jandaia do Sul e Toledo. Aliás, o curso de Medicina da UFPR é oferecido no campus sede e no de Toledo.

O CURSO DE MEDICINA DA UFPR

A primeira turma da universidade iniciou as aulas em março de 1914, com a primeira formatura de médicos em 1919. Há mais de cem anos!

De lá pra cá, o curso já teve muitos nomes diferentes: Curso de Medicina e Cirurgia da Universidade do Paraná, Faculdade de Medicina do Paraná, Faculdade de Medicina da Universidade do Paraná e Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Paraná. Mas, desde 1973, é chamado de Curso de Medicina do Setor de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Paraná.

Atualmente, exige-se do perfil do médico estar frente às exigências da saúde, do modelo assistencial prevalente, do rápido progresso científico e tecnológico e de consideração intensa aos valores éticos e humanísticos. Essa tendência é mundial, e o currículo do curso de Medicina da UFPR é dinâmico em sua estrutura, permitindo a formação de um médico generalista, com conhecimentos gerais de clínica, ajustado à realidade de nossa sociedade.

Assim sendo, o curso de Medicina dá condições de contato mais direto com a comunidade, não se restringindo apenas aos três Hospitais-Escola de que dispõe a universidade. O graduando, então, terá convívio com a população atendida pelo SUS também nas Unidades de Saúde e Centros de Especialidades Médicas de Urgência – CEMU, atuando na manutenção da saúde com abordagem preventiva, diagnóstica e terapêutica.

Por outro lado, a UFPR oferece recursos plenos para uma futura especialização, dispondo de vários núcleos especializados e de excelência nos dezesseis departamentos envolvidos.


COMO É O VESTIBULAR DA UFPR

Com exceção do curso de Música, que tem duas fases (sendo a segunda de habilidades específicas), o vestibular da UFPR é previsto pra ser realizado em uma única fase: uma prova de conhecimentos gerais – com 60 questões objetivas – e de uma prova de compreensão e produção de textos.

A seleção é formada por 50% de candidatos da ampla concorrência e 50% de estudantes que se encaixam nas cotas estabelecidas nas leis 12.711/12 e 13.409/161.

Uma vez que o vestibular da UFPR é estruturalmente bem diferente da prova do ENEM e de outros processos seletivos, é importante entender como ele funciona.


A NOTA DE CORTE DE MEDICINA NA UFPR  

A gente disse que a concorrência é alta, né? Pois é: só pra você ter uma noção, o curso de Medicina da UFPR alcançou a maior nota de corte no SISU de 2021 na UFPR (geralmente, é o curso com a maior nota de corte mesmo).

Foram 823,22 pontos na categoria de ampla concorrência em Curitiba. O curso aparece de novo na segunda e terceira colocação. Na segunda, temos a mesma categoria – só que em Toledo –, com 813,72 pontos.

Veja abaixo outros detalhes das notas de corte em mais categorias:

Curitiba Medicina Ampla concorrência 823,22
Curitiba Medicina Cota racial 762,86
Curitiba Medicina Cota racial 1,5 salário mínimo 744,04
Curitiba Medicina Escola Pública 1,5 salário mínimo 782,72
Curitiba Medicina Escola Pública 795,68
Curitiba Medicina PNE 1,5 salário mínimo 727,76

Toledo Medicina Ampla concorrência 813,72
Toledo Medicina Cota racial 758,08
Toledo Medicina Cota racial 1,5 salário mínimo 747,88
Toledo Medicina Escola Pública 1,5 salário mínimo 774,62
Toledo Medicina Escola Pública 791,10

 

ATIVIDADES FORMATIVAS AO CURSO DE MEDICINA NA UFPR

Elas são “atividades complementares em relação ao eixo fundamental do currículo, objetivando a sua flexibilização”, regulamentadas na UFPR pela Resolução nº 70/2004 do CEPE. São inseridas no Histórico Escolar no último período do curso pela Coordenação de Medicina.

Os alunos de Medicina da UFPR devem levar uma cópia dos certificados que desejam cadastrar, que ficarão em seu arquivo pessoal para posterior realização do aporte.

 

EXTENSÃO

A extensão universitária é um processo educativo, cultural e científico que visa articular o ensino e a pesquisa de forma indissociável, viabilizando a relação transformadora entre a universidade e a sociedade. As atividades de extensão são regidas pela Resolução n. 70/08-CEPE e desenvolvidas por meio de programas, projetos, cursos, eventos e ações complementares de extensão.

A função social da UFPR se dá no trabalho de parceria com as comunidades, organizações sociais e instituições públicas e privadas, especialmente em Curitiba, região metropolitana e litoral paranaense.

No desenvolvimento das ações de extensão, professores, alunos e técnico-administrativos têm buscado o atendimento das questões prioritárias da sociedade, com ênfase na melhoria da qualidade de vida da população.

 

INICIAÇÃO CIENTÍFICA


Programa de Iniciação Científica e em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação PICDTI/PRPPG/UFPR

O PICDTI é embasado nas seguintes Resoluções: Resolução Normativa 017/2006 CNPq, de 13 de Julho de 2006, Resolução 46/03 CEPE/UFPR, de 23 de Maio de 2003, Resolução 27/08 CEPE/UFPR, de 27 de Junho de 2008 e Resolução do COUN 37/04, de 10 de Maio de 2004. Ele é constituído pelos programas institucionais de bolsas:

I – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC;

II – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Ações Afirmativas – PIBIC – Af;

III – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – PIBITI;

IV – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio e Educação Profissional – PIBIC EM.

E qual é o propósito do PICDTI? É promover o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação do ensino superior, médio e educação profissional.


CONHEÇA TODOS OS OBJETIVOS DO PROGRAMA

  1. Incentivar a participação dos estudantes de graduação em projetos de pesquisa, para que desenvolvam o pensamento científico e criatividade e aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, ao desenvolvimento e transferência de novas tecnologias e inovação sob a orientação de pesquisadores qualificados;
  2. Despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes do ensino médio e profissional da rede pública, mediante participação em atividades de pesquisa científica ou tecnológica;
  3. Estimular pesquisadores produtivos a engajarem estudantes de graduação em atividades científicas, de inovação tecnológicas, profissionais e artístico-culturais;
  4. Qualificar recursos humanos para os programas de pós-graduação e aprimorar o processo de formação de profissionais para o setor produtivo;
  5. Contribuir para a redução do tempo médio de titulação de mestres e doutores;
  6. Estimular o aumento da produção científica;
  7. Possibilitar a interação entre Ensino Médio, Graduação e Pós-graduação.

 

COORDENAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA DA UFPR

Quer entrar em contato com a Coordenação do seu futuro curso de graduação? Aqui vão os contatos e responsáveis:

  • Coordenador: Prof. Dr. Rui Fernando Pilotto (decano)
  • SecretárioIrone Ferreira da Silva
  • Assistente: Mariana Cristina Scorsin Teixeira

O atendimento é apenas pelo e-mail [email protected] ou WhatsApp 041 3360-7239.

Endereço: rua Padre Camargo, 285 – Alto da Glória, Curitiba/PR – CEP 80060-240

Clique aqui para ler o Manual do Aluno da UFPR.

 

ESTUDE COM O PROJETO GAUSS E PASSE EM MEDICINA NA UFPR!

Agora que você já está mais por dentro da universidade, de como é a prova e da nota de corte de Medicina da UFPR, é hora de começar desde cedo a se preparar com os melhores.

Nós o projeto GAUSS, uma ONG que oferece, para jovens em situação de vulnerabilidade social e grande potencial, oportunidades de acesso à educação de qualidade por meio da concessão de bolsas de estudo, mentoria e apoio multidisciplinar.

Estamos no caminho certo para ser referência como a alavanca mais eficiente no acesso ao ensino superior de qualidade no Brasil! Isso porque, desde 2015, 85% dos nossos alunos são aprovados nas melhores instituições brasileiras graças aos vários benefícios que você também pode aproveitar:

  • Bolsa de estudos integral em uma das instituições parceiras e de qualidade do GAUSS (seja presencial ou EAD): Master Aracaju, Anglo, Cursinho CPV, Intergraus, Pódion e Curso Positivo – parceiro do GAUSS no Paraná desde 2020 e um dos melhores cursos do Brasil;
  • Acompanhamento individualizado escolar e pessoal por meio de mentorias;
  • Acompanhamento psicológico e pedagógico, dentro do nosso programa de suporte multidisciplinar;
  • Bolsa auxílio presencial para custeio das suas despesas com transporte e/ou alimentação e, na modalidade EAD, para custeio das suas despesas com internet;
  • Aulas de reforço em disciplinas que o candidato tenha mais dificuldade;
  • Acesso a plataforma de simulados e de redações.

Ou seja, com o GAUSS, você pode se dedicar totalmente aos estudos, sem se preocupar com qualquer contrapartida. As únicas coisas que exigimos “de volta” de você é comprometimento com os estudos e total transparência.

Aproveite para ficar sempre atento ao nosso ano letivo para entrar no nosso projeto – basta acompanhar o site oficial do Projeto GAUSS e as nossas redes; assim, você não perde nenhuma novidade. Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube! Se quiser tirar dúvidas, também marcamos presença no WhatsApp (para acessar cada um deles, é só conferir nosso site mesmo).