TUDO SOBRE O IFSP CAMPINAS

O IFPS Campinas faz parte do IFPS – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo: uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação e especializada na oferta de Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Mas, ainda que seja vinculado ao MEC, o IFSP, assim como toda autarquia, detém autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático-pedagógica e disciplinar.

Se você tem interesse em saber tudo sobre o IFPS Campinas, incluindo seus cursos e como ingressar no seu favorito, continue acompanhando este texto! 😉

ANTES DE QUALQUER COISA: BORA CONHECER A HISTÓRIA DO IFSP?

Historicamente, o IFSP se originou da Escola de Aprendizes Artífices (EAA) de São Paulo, criada por meio do Decreto 7.566, editado pelo então presidente Nilo Peçanha, em 1909 (pois é, haja tempo!).

Posteriormente as EAA foram transformadas em Liceus Industriais, que, por sua vez, se tornaram Escolas Industriais e Técnicas por meio do Decreto-Lei nº 4.127/1942. Em 1959, as Escolas Técnicas Federais se tornaram autarquias e, depois, a Lei converteu as ETECs de Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiros nos Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefet).

Cefet, aliás, foi a organização que a Efet de São Paulo passou a ter com a edição da Lei nº 8.948/2004, que durou até a sua transformação em Instituto Federal, em 2008. Nessa mudança, o Instituto Federal de São Paulo passou a destinar 50% das vagas para os cursos técnicos e, no mínimo, 20% das vagas para os cursos de licenciatura e para os programas especiais de formação pedagógica (sobretudo nas áreas de Ciências e Matemática).

Paralela e complementarmente, o IFSP continuou oferecendo cursos de formação inicial e continuada (extensão), cursos superiores de graduação em bacharelado e de tecnologias, além dos cursos de pós-graduação lato sensu (especialização) e strictu senso (mestrado).

E não para por aí: além dos cursos presenciais, os IFPS oferecem cursos técnicos e de graduação na modalidade EAD!

Então, em resumo: o IFSP é uma autarquia federal de ensino fundada como Escola de Aprendizes Artífices, mas que, durante sua trajetória, também foi batizada de Escola Técnica Federal de São Paulo e Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo. Com a transformação em Instituto, há pouco mais de dez anos, passou a ter relevância de universidade, destacando-se pela autonomia.

O IFSP CAMPINAS

O IFSP é organizado em diversos campi e, segundo dados da Plataforma Nilo Peçanha 2020, abrange mais de 60 mil alunos matriculados nas 37 unidades que estão espalhadas pelo Estado de São Paulo. Hoje, é plenamente reconhecido por sua excelência no ensino público e atuação prioritária na oferta de educação tecnológica.

O IFSP Campinas, situado na rua Heitor Lacerda Guedes, 1000 – Cidade Satélite Íris, oferece cursos técnicos concomitantes e subsequentes ao Ensino Médio, EJA, graduações e pós-graduações, dos quais falaremos melhor a seguir.

 

O VALOR DO ENSINO NO IFSP CAMPINAS

O campus Campinas oferta cursos de nível médio, superior e pós-graduação Lato Sensu, nos períodos vespertino e noturno, e, também, cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC).

Além de ser responsável pela formação de profissionais na área da ciência tecnológica e inovação (C&T&I), o IFSP Campinas complementa o ambiente voltado para a interação com a cadeia produtiva regional e nacional, sem se esquecer de atender as demandas sociais. Esse aspecto é de suma importância para o propósito da instituição, que entende que é somente por meio dessa integração que podemos proporcionar, de fato, a formação de cidadãos capazes de promover desenvolvimento econômico e social!

Esse pensamento (e consequente ação) define o equilíbrio com o binômio ensino e pesquisa, reconhecendo a cadeia produtiva como geradora de conhecimento que promove a formação técnico-científica. Assim, os processos de inovação são muito mais facilitados. 😉

 

A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO IFSP CAMPINAS

A estrutura base do IFSP é definida pelos artigos 9º, 10, 11 e 13 da Lei nº 11.892/2008, desta maneira:

  1. A) Órgãos Superiores

Conselho Superior, de caráter consultivo e deliberativo, presidido pelo Reitor e composto por representantes discentes, docentes, técnico-administrativos, egressos, sociedade civil, Ministério da Educação e Colégio de Dirigentes, com representação paritária entre os seguimentos da comunidade acadêmica.

Colégio de Dirigentes, de caráter consultivo, presidido pelo Reitor e composto pelos Pró-Reitores e pelos Diretores-Gerais dos campi.

  1. B) Órgão Executivo

Reitoria, caracterizada como órgão de administração central, composta pelo Gabinete da Reitoria e por cinco Pró-Reitorias: de Ensino, de Pesquisa e de Extensão e de Administração e de Desenvolvimento Institucional.

  1. C) Unidades Educacionais

São os campi, que operacionalizam as políticas públicas relacionadas às atividades finalísticas da autarquia.

 

COMO INGRESSAR NO IFSP CAMPINAS

A boa notícia é que existem formas variadas de acesso aos cursos do IFSP; a diferença está no nível e na modalidade de ensino.

O mais importante é que você, enquanto candidato, se inscreva seguindo as orientações, local e datas definidos pelos editais dos processos seletivos, que apresentam o número de vagas por curso e turno e os requisitos.

CURSOS TÉCNICOS CONCOMITANTES OU SUBSEQUENTES

O processo seletivo específico é realizado semestralmente (com informações geralmente divulgadas a partir de maio e outubro).

Para efetivar a matrícula, é preciso ter o Ensino Médio completo ou estar cursando a partir do 2º ano dele. Para os cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, também há processo seletivo específico realizado anualmente (fique de olho nas informações divulgadas a partir do mês de outubro). Para efetivar a matrícula, é necessário ter o Ensino Fundamental completo.

Se o aluno já estuda no IFSP Campinas ou em outra instituição, pode tentar o acesso por meio dos processos para Transferência Interna ou Transferência Externa. Os editais também são específicos e divulgados em períodos fixados no Calendário Acadêmico. As solicitações são analisadas pelo Coordenador do curso em questão.

CURSOS DE GRADUAÇÃO (TECNOLOGIAS E LICENCIATURAS)

Aqui há o SISU, que utiliza a nota do ENEM e é realizado semestralmente seguindo calendário próprio (divulgado pelo Ministério da Educação). Para efetivar a matrícula, é necessário ter o Ensino Médio completo.

E atenção: eventualmente, quando as vagas do SISU não são totalmente preenchidas, é possível que seja realizado um Processo Seletivo Simplificado para Vagas Remanescentes, regido por edital específico divulgado somente após a realização das matrículas dos ingressantes pelo SISU.

Também é possível, para aqueles que já estudam no IFSP ou em outra instituição, ingressar em novo curdo. Há processos para Reopção de Curso, Transferência Interna, Transferência Externa e para Portador de diploma de graduação.

CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

Neste caso, o processo seletivo específico é divulgado por meio de edital próprio semestralmente (divulgado em abril e agosto).

No ato da inscrição, é necessário que você seja portador de diploma ou atestado de conclusão de curso de graduação em nível superior, em áreas compatíveis à do curso escolhido.

CURSOS DE EXTENSÃO

Podem ser realizados processos seletivos específicos divulgados por meio de edital juntamente com as informações sobre inscrições e pré-requisitos.

Aqui, outro ponto de atenção: a oferta e divulgação dos cursos e processos seletivos pode variar a cada semestre. Consulte o site e os editais!

 

ESTUDE COM O GAUSS E INGRESSE NO CURSO QUE VOCÊ QUER DENTRO DO IFSP CAMPINAS

Seu desejo de ser um aluno IFSP Campinas está mais perto do que nunca. Afinal, a gente está aqui para te ajudar com a melhor equipe de professores e orientadores.

O GAUSS é uma ONG que investe em vidas e acredita em pessoas. Oferece bolsas de estudo, mentoria e apoio multidisciplinar para alunos que também acreditam na educação como ferramenta de transformação e que, por muitos motivos, não tiveram oportunidades.

Estamos no caminho certo para ser referência como a alavanca mais eficiente no acesso ao ensino superior de qualidade no Brasil! Isso porque, desde 2015, 85% dos nossos alunos são aprovados nas melhores instituições brasileiras graças aos vários benefícios que você também pode aproveitar:

  • Bolsa de estudos integral em uma das instituições parceiras e de qualidade do GAUSS (seja presencial ou EAD): Master Aracaju, Anglo, Cursinho CPV, Intergraus, Pódion e Curso Positivo;
  • Acompanhamento individualizado escolar e pessoal por meio de mentorias;
  • Acompanhamento psicológico e pedagógico, dentro do nosso programa de suporte multidisciplinar;
  • Bolsa auxílio presencial para custeio das suas despesas com transporte e/ou alimentação e, na modalidade EAD, para custeio das suas despesas com internet;
  • Aulas de reforço em disciplinas que o candidato tenha mais dificuldade;
  • Acesso a plataforma de simulados e de redações.

Ou seja, com o GAUSS, você pode se dedicar totalmente aos estudos, sem se preocupar com qualquer contrapartida. As únicas coisas que exigimos “de volta” de você é comprometimento com os estudos e total transparência.

Aproveite para ficar sempre atento ao nosso ano letivo para entrar no nosso projeto – basta acompanhar o site oficial do Projeto GAUSS e as nossas redes; assim, você não perde nenhuma novidade. Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube!

Se quiser tirar dúvidas, também marcamos presença no WhatsApp (para acessar cada um deles, é só conferir nosso site mesmo).

 

ENTRE EM CONTATO COM O IFSP CAMPINAS

O horário de funcionamento é das 7h às 22h45, enquanto o horário de atendimento ao público é das 9h às 21h.

Para conato por telefone, use o número (11) 3775-4620 ou, especificamente para WhatsApp, (11) 3775-4621.