O primeiro passo para muitos em relação à profissionalização é fazer um curso técnico. E, entre as opções, no Instituto Federal de São Paulo.

Afinal, ter uma qualificação técnica para ingressar no mercado de trabalho tem óbvias vantagens, além do fato de os cursos de um Instituto Federal serem totalmente gratuitos. E, seja por essa facilidade em ser contratado, pela vontade de adquirir conhecimento por si só ou pela associação de ensino regular com educação profissional, as matrículas em cursos técnicos são as que mais crescem no país – segundo o MEC.

Mas o Instituto Federal de São Paulo vai além. Conhecido pela sigla IFSP, ele oferece, além de cursos técnicos, cursos superiores e de pós-graduação em quase 40 municípios paulistas.


HISTÓRIA E INFRAESTRUTURA DO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO

O IFPS é uma autarquia federal vinculada ao MEC, especializada na oferta de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), criada por meio da Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, que também instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, da qual o IFSP é integrante.

O IFSP pode até ter sido criado em 2008, mas foi em 1909 que sua história começou, quando era conhecido como Escola de Aprendizes Artífices. E, depois de todo esse tempo, hoje, o Instituto Federal de São Paulo possui cerca de 24 mil alunos matriculados nos mais de 35 campi e mais 4 mil alunos nos 19 polos de educação a distância distribuídos pelo estado de São Paulo.

Para se ter uma ideia, só o Campus São Paulo, localizado em Canindé, corresponde a uma área total de 57.448 m². Sua estrutura física é constituída por nada mais, nada menos que: 59 salas de aula, 55 laboratórios especializados, 21 laboratórios de informática, 9 oficinas, 7 salas de desenho, 6 auditórios e 4 quadras poliesportivas.

E tem mais: Araraquara e Birigui contam com os maiores terrenos, de 69.099,80 m² e 69.887,55, respectivamente. Já seu Sistema de Bibliotecas é constituído por um acervo de mais de 30 mil exemplares de livros.

Não é brincadeira não, é?

 

COMO ENTRAR NO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO

1. PROCESSO SELETIVO PARA CURSO TÉCNICO

No segundo semestre de 2022, um pouco antes de este artigo ser publicado, a IFPS ofereceu quase 2 mil vagas no processo seletivo para ingresso em cursos técnicos concomitantes ou subsequentes ao Ensino Médio em 26 campi.

Breve pausa para explicar: cursos técnicos concomitantes ao Ensino Médio são aqueles em que o estudante cursa apenas o ensino técnico no IFSP; por isso, ele deve, obrigatoriamente, estar matriculado no 2º ou no 3º ano do Ensino Médio em outra escola. Já os cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio são aqueles em que o estudante cursa apenas o ensino técnico no IFSP (ou seja, precisa ter concluído o Ensino Médio).

Só para termos uma noção, as vagas para os cursos técnicos foram distribuídas para os seguintes campi: Araraquara, Birigui, Boituva, Bragança Paulista, Campinas, Campos do Jordão, Capivari, Caraguatatuba, Catanduva, Cubatão, Guarulhos, Hortolândia, Itapetininga, Itaquaquecetuba, Jacareí, Jundiaí, Piracicaba, Pirituba, Registro, Salto, São Carlos, São José dos Campos, São Paulo, Sertãozinho, Sorocaba e Suzano.

Para acompanhar os próximos processos seletivos do Instituto Federal de São Paulo, a gente pede para que você fique de olho no site oficial: www.ifsp.edu.br

2. PROCESSO SELETIVO PARA CURSO SUPERIOR: VESTIBULAR ENEM

As mais recentes inscrições abertas pelo IFSP foram de dezembro de 2021 a janeiro deste ano, para o Vestibular Enem IFSP: são oferecidas 5.400 vagas para cursos superiores em 32 campi.

A seleção utilizou como critério de classificação as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio, das edições: 2017, 2018, 2019, 2020 ou 2021. As regras eram não ter sido eliminado em alguma das provas ou obtido nota zero na redação.

As vagas foram distribuídas para os campi de Araraquara, Avaré, Barretos, Birigui, Boituva, Bragança Paulista, Campinas, Campos do Jordão, Capivari, Caraguatatuba, Catanduva, Cubatão, Guarulhos, Hortolândia, Itapetininga, Itaquaquecetuba, Jacareí, Matão, Piracicaba, Pirituba, Presidente Epitácio, Registro, Salto, São Carlos, São João da Boa Vista, São José dos Campos, São Paulo, São Roque, Sertãozinho, Sorocaba, Suzano e Votuporanga.

Aproveite para ler também: ENEM 2023 – Saiba Tudo Com a Gente

Lembrando que o Instituto Federal de São Paulo mantém a política de ações afirmativas na distribuição de vagas do seu processo seletivo. Dessa forma, 50% das vagas de cada curso são reservadas apenas a candidatos que estudaram o Ensino Médio, integralmente, em instituições públicas de ensino brasileiras.

E, para candidatos que estudaram integralmente em escolas públicas, as listas de reserva de vagas também consideram estes requisitos aqui:

  • A renda bruta por pessoa que mora no mesmo domicílio que estudante precisa ser igual ou menor que R$ 1.650,00 (vigente aos três meses anteriores à data de inscrição)
  • PPI: se o candidato se autodeclara preto, pardo ou indígena
  • PCD: se o candidato é pessoa com deficiência (em conformidade com o Art. 2° da Lei n° 13.146/15)

PÓS-GRADUAÇÃO LATO E STRICTO SENSU

Os cursos de pós-graduação são destinados para o aprimoramento acadêmico e profissional, com caráter de educação continuada, como manda o figurino.

Os cursos nesta modalidade têm um formato semelhante aos cursos tradicionais, com aulas, seminários, atividades complementares e Trabalho de Conclusão de Curso. E, assim como os cursos técnicos e de graduação, as especializações são gratuitas, não há taxa de inscrição para o processo seletivo e nem taxa de matrícula!

Os cursos de pós no Instituto Federal de São Paulo possuem duração mínima de 360 horas, são ofertados no formato presencial ou EAD, e os processos seletivos são semestrais, anuais ou bianuais. Mesmo conselho: fique de olho no site da instituição. 😉

Falando em Ensino a Distância, só pra não passar em branco: desde 2009, o IFSP oferece a modalidade EAD pelo Programa Escola Aberta do Brasil. Para cursos técnicos, por enquanto são ofertados apenas os cursos de Técnico em Administração e Técnico em Informática para Internet em 10 polos de apoio presenciais.

 

QUAIS SÃO OS CURSOS TÉCNICOS OFERECIDOS PELO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO?

Bom, os Institutos Federais possuem autonomia para criar seus cursos; ou seja, a variedade é bem grande e única para cada região. E isso vale para a unidade de São Paulo, que é bem diversificada neste aspecto.

Em relação aos cursos técnicos, as opções englobam o técnico integrado e o técnico concomitante ou subsequente, como mencionamos.

Para cursos superiores, temos tecnólogo, licenciatura, bacharelado e pós-graduação.

As listas são bem grandes. Por isso, convidamos você a conhecer curso por curso direto pelo site do IFSP, neste link.

 

ESCOLHEU SEU CURSO NO IFSP? ENTÃO, ESTUDE COM O PROJETO GAUSS PARA PASSAR NAS PROVAS!

O GAUSS é uma ONG que investe em vidas e acredita em pessoas como você. Oferecemos bolsas de estudo, mentoria e apoio multidisciplinar para alunos que também acreditam na educação como ferramenta de transformação e que, por muitos motivos, não tiveram oportunidades.

Estamos no caminho certo para ser referência como a alavanca mais eficiente no acesso ao ensino superior de qualidade no Brasil! Isso porque, desde 2015, 85% dos nossos alunos são aprovados nas melhores instituições brasileiras graças aos vários benefícios que você também pode aproveitar:

  • Bolsa de estudos integral em uma das instituições parceiras e de qualidade do GAUSS (seja presencial ou EAD): Master Aracaju, Anglo, Cursinho CPV, Intergraus, Pódion e Curso Positivo
    • Acompanhamento individualizado escolar e pessoal por meio de mentorias
    • Acompanhamento psicológico e pedagógico, dentro do nosso programa de suporte multidisciplinar
    • Bolsa auxílio presencial para custeio das suas despesas com transporte e/ou alimentação e, na modalidade EAD, para custeio das suas despesas com internet;
    • Aulas de reforço em disciplinas que o candidato tenha mais dificuldade;
    • Acesso a plataforma de simulados e de redações.

Para estudantes que ainda não pensam em ingressar numa faculdade, mas querem fazer um curso técnico ou de ensino médio profissionalizante, por exemplo, os benefícios são:

  • Bolsa de estudos nos cursos de português e matemática do Curso Kumon (no 8º ano do Ensino Fundamental)
    • Mentoria com pelo menos dois voluntários experientes
    • Auxílio financeiro
    • Apoios pedagógico e psicológico profissional
    • Aulas de reforço escolar

No segundo ano de apoio, quando você estiver no 9° ano do EF, receberá:

  • Bolsa de estudos em cursinho preparatório para o Vestibulinho
    • Mentoria com pelo menos dois voluntários experientes
    • Auxílio financeiro
    • Apoio psicológico profissional
    • Aulas de reforço escolar
    • Pagamento da taxa de inscrição em provas de Vestibulinho

Com o GAUSS, você pode se dedicar totalmente aos estudos, sem se preocupar com qualquer contrapartida. As únicas coisas que exigimos “de volta” de você são comprometimento com os estudos e total transparência conosco:

  • Informar notas da escola e Kumon para os mentores em até três dias úteis após a divulgação oficial
    • Para alunos do cursinho no 9° ano: frequência mínima 80% nas aulas e 100% nos simulados, salvo justificativa prévia, claro, pois também sabemos que imprevistos acontecem 🙂
    • Comparecer às mentorias (virtuais ou presenciais)

 

Com nossos parceiros, você garante o seu curso ETEC com o respaldo de uma equipe pedagógica especializada e qualificada, aulas interativas e dinâmicas, material didático específico e simulados periódicos para avaliação das suas necessidades e progressão. É uma coisa exclusiva mesmo, de verdade.

Aproveite para participar do próximo ano letivo do projeto GAUSS, que começa em dezembro de 2022. Fique de olho no nosso site oficial e acompanhe nossas redes sociais: estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube e no WhatsApp, para dúvidas.