O preparatório vestibular faz parte de todo momento decisivo do adolescente que quer tentar ingressar em um curso superior. Também conhecido popularmente como pré-vestibular, ele tem o intuito de reforçar os conteúdos estudados na escola, mas direcionando-os para as questões que são comumente cobradas nas provas de seleção de universidades.

Também existem cursinhos do tipo que abordam todas as disciplinas do Ensino Médio e aqueles direcionados apenas às matérias nas quais você tem dificuldade.

Outra coisa interessante é que, em um preparatório para vestibular, os professores abordam os assuntos de forma muito mais objetiva, uma vez que o principal é fazer o aluno treinar – e isso acontece através da resolução de exercícios.

 

QUAIS AS VANTAGENS DO PREPARATÓRIO VESTIBULAR?

1. DISCIPLINA E ORGANIZAÇÃO EM DOBRO

Se você quer alcançar o resultado esperado nas provas, é fundamental ter disciplina e organização nos estudos. E isso se consegue por meio de um plano de estudos que prioriza as matérias mais difíceis e os conteúdos mais cobrados – coisa que um preparatório para vestibular aplica bem.

Além da rotina estruturada de aulas, simulados e tarefas, no preparatório você tem o suporte de uma equipe de professores especialista nesse período pré-universidade, de um material didático completo e atualizado, tempo para tirar dúvidas e muitas dicas. Como as de memorização, por exemplo.

2. ACOMPANHAMENTO E PROGRESSÃO

Durante a preparação para o vestibular, todo aluno precisa avaliar constantemente seus conhecimentos. Afinal, é entendendo quais conteúdos necessitam de maior dedicação que se consegue melhorar o desempenho, certo?

No preparatório vestibular, você participa de diversos simulados com questões que refletem as últimas tendências dos principais exames no Brasil, o que, naturalmente, assegura uma evolução gradual. É possível ter acesso a resultados de provas com o máximo de detalhes, permitindo comparações com outros candidatos; isso, consequentemente, fará com que você melhore seu nível de conhecimento para ficar mais perto do curso dos seus sonhos.

3. APOIO SEMPRE QUE PRECISAR

No pré-vestibular, conte, ainda, com um suporte digital (via web ou aplicativo, por exemplo) para encontrar mais material de apoio, resultados de simulados ou treinamento pra prova de Redação – ferramentas que fazem a diferença na hora de complementar os estudos fora da sala de aula.

E também há – por que não? – o apoio emocional para enfrentar a pressão pré-provas e ajuda na escolha da carreira que você quer seguir. O preparatório vestibular pode oferecer informações sobre as profissões, sendo uma mão na roda para quem precisa tomar uma decisão da forma mais embasada possível.

QUANTO TEMPO DURA O PREPARATÓRIO PARA VESTIBULAR?

Essa pergunta é difícil de responder, já que, hoje, existem diversos pré-vestibulares em todo o território nacional com tempos diferentes de duração entre si. Alguns, por exemplo, oferecem aulas durante o ano inteiro; outros têm um cronograma de apenas um ou dois meses, assim como é nos “intensivões”.

De toda forma, podemos dividir os preparatórios da seguinte maneira:

  • Extensivos: duram cerca de dez meses, indo de março até dezembro;
  • Semiextensivo: duram quatro meses, iniciando em março e finalizando em junho;
  • Turmas de maio: começam neste mês e seguem até dezembro;
  • Semi-intensivo: começam em agosto e terminam em dezembro;
  • Intensivão: geralmente iniciam em outubro e vão até dezembro;
  • Revisão: duram apenas um mês e podem iniciar em novembro ou dezembro.

O QUE DEVO ESTUDAR PARA ENTRAR EM UM PREPARATÓRIO VESTIBULAR?

O vestibulinho é uma ótima oportunidade para os alunos ingressarem em um curso gratuito ou reduzirem custos com um curso pago. Normalmente, instituições como COC e Anglo (das quais, inclusive, falaremos mais adiante) realizam testes de conhecimentos gerais para o Ensino Médio.

Os alunos com as notas mais altas recebem bolsa integral, enquanto os demais alunos podem deduzir o custo final do preparatório com base nas notas obtidas na avaliação. Para cursos gratuitos, esse teste é usado para selecionar alunos para a próxima etapa.

Por isso, é ideal estudar o conteúdo da primeira, segunda e terceira séries do Ensino Médio, pois é a partir delas que as questões são elaboradas (mesmo que as exigências sejam menores em relação ao vestibular).

QUAL O MELHOR CURSO PREPARATÓRIO PARA VESTIBULAR?

Geralmente, os pré-vestibular são realizados após o Ensino Médio e antes de os alunos ingressarem na faculdade, porém, isso não é uma regra – já que os cursos não são obrigatórios. Tanto é que, se o aluno tiver interesse em obter aprovação em outra instituição, ele pode fazer cursos preparatórios para a faculdade enquanto ainda está concluindo o Ensino Médio (ou até mesmo o Ensino Superior).

Cursos mais específicos seguem uma direção baseada nas necessidades do aluno. Como, por exemplo, preparatórios para vestibular de Medicina.

Entre as principais instituições estão algumas escolas tradicionais, cursos de redação, e outros cursinhos:

COLÉGIO ANGLO

O Anglo, instituição privada, é conhecido como um dos grupos educacionais mais importantes do nosso país. Sempre apresentando índices de aprovação bem altos nos vestibulares, o Anglo reúne franquias de sucesso espalhadas por todo o Brasil.

COLÉGIO CPV

A proposta pedagógica do Colégio CPV e seus mais de 60 anos de história em São Paulo, tem o compromisso de promover uma educação integral e personalizada, em um ambiente escolar amplo, saudável e instigador. Tudo supervisionado por uma equipe pedagógica e administrativa engajada e motivada.

CURSINHO INTERGRAUS

O Intergraus é o único cursinho em que as salas têm o mesmo número de alunos que as dos melhores colégios. Com menos alunos na turma, estimulam-se as perguntas e a individualização das respostas, com total prioridade ao aprendizado dos conteúdos.

PÓDION

O Pódion está no mercado desde 2001 como curso preparatório para os vestibulares mais difíceis do país. Tendo como reconhecimento do trabalho realizado nos últimos anos, os melhores resultados possíveis dos nossos alunos em instituições como ITA, IME, UniCamp, USP, UnB, entre outros.

ESCRITA ÚNICA (BRASÍLIA)

Ao contrário de tanto outros cursos que visam apenas à forma estrutural de textos, o Escrita Única tem o objetivo do desenvolvimento e do fortalecimento da argumentação. Para tanto, são discutidos diversos temas acerca da sociedade brasileira e dos conflitos sociais, a fim de se apropriar das informações para a escrita e não somente para o entendimento.

MASTER (SERGIPE)

Criado em 1995 como um curso de reforço para matérias isoladas, o “Curso Master”, em seu primeiro ano de atuação, alcançou resultados no vestibular da Universidade Federal de Sergipe que superaram as metas estipuladas Em 2006, já er reconhecido como o melhor curso de preparação para o vestibular da região.

POSITIVO (CURITIBA)

O Colégio Positivo nasceu com o compromisso de formar cidadãos éticos, conscientes, solidários e preparados para o futuro. De um conceituado curso pré-vestibular transformou-se em um colégio voltado para o Ensino Médio e, anos depois, evoluiu para uma ação transformadora de educação desde os primeiros anos de vida escolar.

PROJETO GAUSS: PREPARATÓRIO VESTIBULAR GRATUITO PARA ESTUDANTES DE BAIXA RENDA

O GAUSS é uma ONG que investe em vidas e acredita em pessoas. Oferecemos bolsas de estudo, mentoria e apoio multidisciplinar para alunos que também acreditam na educação como ferramenta de transformação e que, por muitos motivos, não tiveram oportunidades.

Estamos no caminho certo para ser referência como a alavanca mais eficiente no acesso ao ensino superior de qualidade no Brasil! Isso porque, desde 2015, 85% dos nossos alunos são aprovados nas melhores instituições brasileiras graças aos vários benefícios que você também pode aproveitar:

  • Bolsa de estudos integral em uma das instituições parceiras e de qualidade do GAUSS (seja presencial ou EAD): Master Aracaju, Anglo, Cursinho CPV, Intergraus, Pódion e Curso Positivo;
  • Acompanhamento individualizado escolar e pessoal por meio de mentorias;
  • Acompanhamento psicológico e pedagógico, dentro do nosso programa de suporte multidisciplinar;
  • Bolsa auxílio presencial para custeio das suas despesas com transporte e/ou alimentação e, na modalidade EAD, para custeio das suas despesas com internet;
  • Aulas de reforço em disciplinas que o candidato tenha mais dificuldade;
  • Acesso a plataforma de simulados e de redações.

Para estudantes que estão entrando no oitavo ano do ensino fundamental e gostariam de cursar um ensino médio de qualidade, seja uma ETEC ou bolsa de estudo em escolas particulares, os benefícios são:

  • Bolsa de estudos nos cursos de português e matemática do Curso Kumon (no 8º ano do Ensino Fundamental)
  • Mentoria com pelo menos dois voluntários experientes
  • Auxílio financeiro
  • Apoios pedagógico e psicológico profissional
  • Aulas de reforço escolar

No segundo ano de apoio, quando você estiver no 9° ano do EF, receberá:

  • Bolsa de estudos em cursinho preparatório para o Vestibulinho
  • Mentoria com pelo menos dois voluntários experientes
  • Auxílio financeiro
  • Apoio psicológico profissional
  • Aulas de reforço escolar
  • Pagamento da taxa de inscrição em provas de Vestibulinho

Durante todo o ensino médio:

  • Mentoria com pelo menos dois voluntários experientes
  • Inglês
  • Auxílio financeiro
  • Apoio psicológico profissional
  • Aulas de reforço escolar
  • Pagamento da taxa de inscrição em provas de Vestibular

 

Com o GAUSS, você pode se dedicar totalmente aos estudos, sem se preocupar com qualquer contrapartida. As únicas coisas que exigimos “de volta” de você é comprometimento com os estudos e total transparência conosco:

  • Informar notas da escola e Kumon para os mentores em até três dias úteis após a divulgação oficial
  • Para alunos do cursinho no 9° ano: frequência mínima 80% nas aulas e 100% nos simulados, salvo justificativa prévia, claro, pois também sabemos que imprevistos acontecem 🙂
  • Comparecer às mentorias (virtuais ou presenciais)

A próxima turma do perfil 2 do projeto GAUSS já vem aí: o processo seletivo começa em setembro de 2022. A do perfil 1, em dezembro.

No mais, fique de olho no nosso site oficial e acompanhe nossas redes sociais: estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube e no WhatsApp, para dúvidas. Não perca nenhuma novidade! Estamos na torcida para que possamos nos encontrar em breve e fazer de você o mais novo calouro de medicina de uma grande universidade. 😊