Podemos dizer que os colégios Anglo são famosos por unirem dois mundos em um ambiente ideal para as novas gerações de alunos: a inovação com visão de futuro e a força da tradição da marca Anglo.

Os professores que a fundaram colocaram no DNA dos colégios Anglo a vocação de ensinar e, com isso, essa troca e multiplicação do conhecimento acontecem muito na prática de sala de aula, ajudando a guiar o corpo docente em todo o trabalho. Seus pilares, aliás, são estudo, reflexão e ciência.

O dia a dia do aluno nos colégios Anglo está pautado nas novas propostas para o Ensino Médio, com atividades eletivas que estimulam o saber e os estudos para além das disciplinas básicas. Isso, a gente vai contar mais pra frente neste texto.

 

A HISTÓRIA DOS COLÉGIOS ANGLO

Confira, a seguir, uma linha do tempo com os principais marcos do Anglo:

1894
O educador português Antônio Guerreiro funda, em São Paulo, o Ginásio Anglo-Latino.

1930
Celestino Rodrigues e Leo Bonfim adquirem a unidade e implantam um curso preparatório para o vestibular, chamado Curso Anglo-Latino, que rapidamente tornou-se referência em São Paulo.

1950
As atividades no Anglo-Latino são encerradas, mas a história não termina aqui. O diretor do curso, professor Simão Faiguenboim, junto com os professores Abraham Bloch, Emílio Gabriades e Carlos Marmo, aluga duas salas de aula na Rua Tamandaré para dar continuidade ao Curso.

1970
Nesta década, a procura pelo Anglo foi tanta, que os professores escreveram um material que permitia que professores de diferentes lugares dessem a mesma aula. O material, chamado de “apostila caderno”, viria a se tornar um grande diferencial do Curso Anglo.

Nascimento do Sistema Anglo
Como consequência, foi criado um curso em São José dos Campos, chamado de Anglo São José, para o qual o Anglo passa a fornecer o material e prestar toda a assessoria didático-pedagógica. Isso deu origem ao Sistema de Ensino.

1980
O Anglo decide ampliar o material para outros segmentos e cria-se o Sistema de Ensino para o Ensino Médio, com o “Projeto 2º Grau”. Também nesta década, é inaugurada a segunda unidade do Curso Anglo em São Paulo, na Rua Sergipe.

1990
A terceira unidade, na Avenida João Dias, surge para completar o atendimento prestado aos parceiros: passou-se a produzir material para a Educação Infantil e para o Ensino Fundamental.

2000
A marca é incorporada à Abril Educação em 2010 e passa a fazer parte da SOMOS Educação em 2015, promovendo uma forte expansão para fora de São Paulo. A intensa busca por novas práticas e recursos para as escolas parceiras levam à evolução do Sistema de Ensino e à criação da Solução Educacional Anglo.

2018
É inaugurado o Colégio Anglo São Paulo visando a aplicação das soluções educacionais e aprimoramento constante, de acordo com as necessidades do dia a dia escolar.

2020
A Solução Educacional Anglo passa a fazer parte da maior empresa de educação do mundo. Em 2020, o Anglo alcançou a marca de 70 anos de jornada.

 

CONHEÇA O ECOSSISTEMA DOS COLÉGIOS ANGLO


SISTEMA ANGLO

Como vimos, na década de 1970, os professores do Anglo organizaram um material inovador, composto por apostilas, livros de teoria e cadernos de exercícios que se transformou em Sistema de Ensino – o primeiro do mundo. Desde então, a Solução Educacional Anglo é utilizada por escolas no Brasil todo, desde o Ensino Infantil ao Pré-Vestibular.

Atualmente, são:

+ de 900 escolas parceiras

+ de 300 mil alunos

+ de 25 mil professores

+ de 12 mil aprovações em 2021

Esse Sistema de Ensino dos colégios Anglo (ou SAE) é uma metodologia de destaque na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), considerando o desenvolvimento da aprendizagem significativa, a autonomia e o protagonismo no aluno.

Basicamente, o SAE traz resultados significativos para a educação como um todo por possuir toda a estrutura e os pilares que tornam a didática do professor e a aprendizagem do aluno muito eficientes.


CURSO ANGLO

Nos últimos 70 anos, o Curso Anglo tem sido agente principal de grandes mudanças no mercado educacional, referência na formação de alunos e inspiração para escolas de todo o Brasil.

Sempre alinhado às novas demandas dos vestibulares e do ENEM e às necessidades dos alunos, o Anglo ampliou seu programa de ensino com base no princípio de que as características individuais dos estudantes devem ser valorizadas e otimizadas no processo de aprendizagem.

Não à toa, os colégios Anglo possuem a maior aprovação nos vestibulares do Brasil e sabe que os estudos começam na sala de aula, mas vão muito além. Para se inscrever no concurso de bolsas deles, há um processo seletivo por avaliação ou por boletim, que você confere mais aqui: https://descontos.cursoanglo.com.br/ (e, pra saber como ingressar, continue lendo este texto até o final 😉).

PRINCIPAIS SERVIÇOS

Material

Materiais físicos e digitais, organizados ao longo do curso, redigidos pelos próprios professores dos colégios Anglo, com base em estatísticas do que é cobrado nos principais vestibulares.

Plantão de dúvidas

Presencial e por videoconferência com especialistas de plantão em cada disciplina; ou digital com Plurall, em que você tem a resposta para a sua dúvida em até 2 horas.

Plurall

O Plurall, aliás, é a maior plataforma de ensino digital do país! Lá, você pode acessar aulas ao vivo e gravadas, vídeos de resolução de exercícios, material digital, simulados, banco de questões, relatórios de desempenho e muito mais, como o plantão de dúvidas 24h.


Cursos digitais

Cursos de Matemática, Atualidades, Obras Literárias Fuvest e Unicamp, Filosofia & Sociologia.

Eles estão disponíveis para turmas tanto na modalidade presencial quanto na online e já inclusos na mensalidade.


Simulados e revisões

Conte com mais de 30 simulados ao longo do ano dos principais vestibulares, ENEM e Redação, elaborados com 100% de questões autorais e inéditas.


SAP – Serviço de Atendimento Psicológico

Além de todo o suporte nos estudos, os alunos Anglo recebem orientação profissional com espaço de acolhimento e escuta. O objetivo é sempre fortalecer seu psicológico a fim de que alcance um melhor rendimento escolar e mais segurança em suas escolhas de carreira e universidade.

 

O ANGLO NO NOVO ENSINO MÉDIO

As mudanças propostas pela reforma do Ensino Médio reconhecem que, nesta etapa da jornada da educação, os alunos buscam novos desafios e têm autonomia para escolher em que serão investidos seus potenciais.

Nesse sentido, o Anglo oferece um ensino relevante tanto para as necessidades da sociedade quanto para a realidade desses jovens, que serão estimulados a exercer cada vez mais a escolha na construção de seus projetos de vida.

Uma das novidades do novo Ensino Médio é a capacidade de organizar os alunos em turmas multisseriadas, por exemplo. Com isso, os materiais do Ensino Médio do Anglo permitem que alunos das 1ª e 2ª séries da Formação Geral sejam agrupados numa mesma turma, com base em seus interesses acadêmicos. Essa mudança favorece um novo tipo de interação em termos de protagonismo, uso de metodologias ativas e troca de experiências!

 

GARANTA SUA BOLSA NOS COLÉGIOS ANGLO COM O PROJETO GAUSS

Prazer! Somos o Projeto GAUSS, uma ONG que investe em vidas e acredita em pessoas. Oferecemos bolsas de estudo, mentoria e apoio multidisciplinar para alunos que também acreditam na educação como ferramenta de transformação e que, por muitos motivos, não tiveram oportunidades.

Estamos no caminho certo para ser referência como a alavanca mais eficiente no acesso ao ensino superior de qualidade no Brasil! Isso porque, desde 2015, 85% dos nossos alunos são aprovados nas melhores instituições brasileiras graças aos vários benefícios que você também pode aproveitar:

  • Bolsa de estudos em curso de Kumon (no 8º ano do Ensino Fundamental)
  • Mentoria com pelo menos dois voluntários experientes
  • Auxílio financeiro (transporte para o cursinho)
  • Apoio psicológico profissional
  • Aulas de reforço escolar

No segundo ano de apoio, quando você estiver no 9° ano do Ensino Fundamental, receberá:

  • Bolsa de estudos em cursinho preparatório para o Vestibulinho
  • Mentoria com pelo menos dois voluntários experientes
  • Auxílio financeiro (transporte para o cursinho)
  • Apoio psicológico profissional
  • Aulas de reforço escolar
  • Pagamento da taxa de inscrição em provas de Vestibulinho

Dessa forma, você pode se dedicar totalmente aos estudos, sem se preocupar com qualquer contrapartida para o GAUSS, só mesmo muito comprometimento com os estudos e total transparência conosco:

  • Informar notas da escola e Kumon para os mentores em até três dias úteis após a divulgação oficial
  • Para alunos do cursinho no 9° ano: frequência mínima 80% nas aulas e 100% nos simulados
  • Comparecer às mentorias (virtuais ou presenciais)

 

Aproveite para participar da próxima turma do perfil 1 do projeto GAUSS. O processo seletivo  começa em dezembro de 2022. Fique de olho no nosso site oficial e acompanhe nossas redes sociais: estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube e no WhatsApp, para dúvidas.