OS SEGREDOS DA NOTA DE CORTE DE MEDICINA NA UFPR

Bem-vindo, futuro vestibulando e futuro novo médico desse Brasil. Aqui, vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre a Universidade Federal do Paraná, sobre a nota de corte em Medicina na UFPR e, claro, como passar no vestibular de Medicina por lá. Preparado?

A UFPR é a mais antiga universidade do Brasil e símbolo da cidade de Curitiba. Não à toa, ela é referência nacional em ensino superior, tendo um histórico de lutas e conquistas desde 1912. Também considerada símbolo da intelectualidade paranaense, a UFPR demonstra sua importância e excelência através dos cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado (que você, sabiamente, está de olho).

Além dos campi em Curitiba, ela está presente no interior e no litoral do estado, nas cidades de Pontal do Paraná, Palotina, Matinhos, Jandaia do Sul e Toledo. Aliás, o curso de Medicina é oferecido no campus sede e no de Toledo – um dos cursos mais antigos da universidade.

O número de inscritos no vestibular 2022 (processo seletivo UFPR 2021/2022) ultrapassou 40 mil. Desses, mais de 30 mil candidatos são da ampla concorrência e 1.597 são treineiros, ou seja, não concorrem às vagas. Já dá pra imaginar que tem muita gente como você querendo saber a nota de corte de Medicina na UFPR, né?

Segura a concorrência e continue aqui com a gente. 😉

 

COMO É O VESTIBULAR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Com exceção do curso de Música, que tem duas fases (sendo a segundas de habilidades específicas), o vestibular da UFPR é previsto pra ser realizado em uma única fase: uma prova de conhecimentos gerais – com 60 questões objetivas – e de uma prova de compreensão e produção de textos.

A seleção é formada por 50% de candidatos da ampla concorrência e 50% de estudantes que se encaixam nas cotas estabelecidas nas leis 12.711/12 e 13.409/161.

Uma vez que o vestibular da UFPR é estruturalmente bem diferente da prova do ENEM e de outros processos seletivos, é importante entender como ele funciona.

SOBRE AS QUESTÕES DO VESTIBULAR UFPR

São 60 questões objetivas para todos os candidatos em 5h30 de prova. Porém, as matérias terão pesos diferentes de acordo com o curso escolhido.

·         04 questões de Literatura

·         08 questões de Língua Portuguesa

·         04 questões de Língua Estrangeira Moderna (Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Japonês ou Polonês)

·         06 questões de Matemática

·         06 questões de Biologia

·         06 questões de Física

·         06 questões de Química

·         04 questões de Filosofia

·         06 questões de Geografia

·         06 questões de História

·         04 questões de Sociologia

 

REDAÇÃO

Será apenas uma redação no modelo dissertativo-argumentativo, mas diferente da do ENEM. Enquanto nos anos anteriores os candidatos precisavam escrever três textos de diferentes gêneros textuais, agora será apenas um.

O QUE CAI NAS OUTRAS MATÉRIAS

Saber a nota de corte de Medicina da UFPR é importante para ter uma noção da “cobrança”. Mas, antes disso, vem ficar por dentro também das matérias no vestibular da universidade.


MATEMÁTICA

Reza a lenda que basta dar uma analisada nas provas dos anos anteriores pra sacar que as questões são bem diretas e sem rodeios.

  • Matemática básica: é bem comum encontrar temas como porcentagem e proporção
  • Probabilidade: chatinho, mas geralmente cai na prova da UFPR
  • Geometria: tanto a parte plana como a parte espacial também são bastante cobradas

FÍSICA

Entre as coisas que mais caem, considere:

  • Eletrodinâmica: estude capítulos como resistores, capacitores e potência elétrica
  • Cinemática: gráficos costumam marcar presença!

QUÍMICA

Fique de olho em:

·         Funções orgânicas e nomenclatura: é só ver as provas antigas e encontrará, facilmente, até duas questões de orgânica em algumas.

·         Eletroquímica: atente-se para a parte de pilhas, nox e reações de oxirredução

·         Química básica: os conteúdos mais cobrados e que podem fazer a diferença na nota de corte na UFPR são propriedades periódicas e a tabela periódica, ligações químicas e fórmulas dos compostos resultantes

BIOLOGIA

Atenção para o peso de Biologia, heim?

·         Evolução: tipos de seleção natural, implicações e causas de mutações e o próprio surgimento e evolução das espécies

·         Ecologia: o que vale estudar pra UFPR principalmente a parte de relações ecológicas, pirâmides ecológica, teias e cadeias alimentares

·         Doenças: futuro médico, de olho nessa aqui! Abra os capítulos dos seus materiais em febre amarela, sarampo e dengue (Viroses); malária e Doença de Chagas (Protozooses); esquistossomose (Verminoses) e tuberculose (Bacterioses)

·         Genética: invista nas 1ª e 2ª Leis de Mendel e um pouco de heredogramas

HISTÓRIA

Nesta matéria, estude temas como:

  • Roma e Grécia: ao menos uma questão vai ter; confia
  • Idade Média: outro queridinho dos vestibulares
  • Ditadura Militar: da parte de História do Brasil, esse é o assunto mais recorrente na UFPR

GEOGRAFIA

Todo ano, é provável que você encontre questões envolvendo:

  • Cartografia e orientação: questões teóricas sobre projeções e de cálculo de escalas podem ser cobradas
  • Urbanização: esse é outro assunto bastante presente
  • Atualidades e geopolítica: previsível, né? Então, ficar antenado também vai equilibrar a nota de corte de Medicina na UFPR

PORTUGUÊS

Na Universidade Federal do Paraná, as questões que mais caem abrangem isso aqui:

  • Interpretação de texto: uma dica é usar as provas anteriores dos vestibulares para treinar
  • Conjunção: são comuns questões perguntando significados de termos
  • Crase: tema relevante no Português da UFPR!

INGLÊS (ou outro idioma)

Interpretação de texto são as palavras-chaves nessa matéria. Tente treinar com várias questões desse tipo feitas pela mesma banca e aprimore sua leitura no idioma para enriquecer o vocabulário.

LITERATURA

Nesse caso da UFPR, o que você precisa estudar é uma lista de obras que a universidade divulga.

Pra você ter uma ideia, mais ou menos, a lista do vestibular 2021 foi esta:

  • Clara dos Anjos
  • Casa de Pensão
  • O Uruguai
  • Últimos Cantos
  • Morte e Vida Severina
  • Sagarana
  • Nove Noites
  • Relato de um Certo Oriente

FILOSOFIA E SOCIOLOGIA

Mesma coisa para essas duas disciplinas: haverá uma lista de obras e páginas para estudo.

A NOTE DE CORTE DE MEDICINA NA UFPR  

Para te dar uma noção, Medicina alcançou a maior nota de corte no SISU de 2021 na UFPR (geralmente, é o curso com a maior nota de corte mesmo).

Foram 823,22 pontos na categoria de ampla concorrência em Curitiba. O curso aparece de novo na segunda e terceira colocação. Na segunda, temos a mesma categoria – só que em Toledo –, com 813,72 pontos.

Depois de Medicina, o curso entre as maiores notas de corte é Engenharia de Biotecnologia, com 777,24 pontos para a categoria de ampla concorrência.

Veja abaixo outros detalhes das notas de corte em mais categorias:

Curitiba Medicina Ampla concorrência 823,22
Curitiba Medicina Cota racial 762,86
Curitiba Medicina Cota racial 1,5 salário mínimo 744,04
Curitiba Medicina Escola Pública 1,5 salário mínimo 782,72
Curitiba Medicina Escola Pública 795,68
Curitiba Medicina PNE 1,5 salário mínimo 727,76

Toledo Medicina Ampla concorrência 813,72
Toledo Medicina Cota racial 758,08
Toledo Medicina Cota racial 1,5 salário mínimo 747,88
Toledo Medicina Escola Pública 1,5 salário mínimo 774,62
Toledo Medicina Escola Pública 791,10

 

FIQUE POR DENTRO DAS NOTAS DE CORTE DO SISU

Como citamos acima, as disputas pelas vagas ocorrem em várias categorias: se um curso tem 100 vagas, por exemplo, 50% delas são para a categoria de ampla concorrência (onde todos podem participar), enquanto os outros 50% ficam reservados a alunos que fizeram o Ensino Médio em escolas públicas.

Dentro de ampla concorrência ainda há outras divisões: políticas de cotas por faixa de renda, cotas raciais, pessoas com deficiência e por aí vai.

E essa é uma dica boa: de acordo com os dados das edições anteriores do SISU, as maiores notas de corte aconteceram na disputa de ampla concorrência, enquanto as menores ocorreram em alguma das categorias das ações afirmativas.

 

ESTUDE COM O PROJETO GAUSS E PASSE EM MEDICINA NA UFPR!

Agora que você já está mais por dentro da universidade, de como é a prova e da nota de corte de Medicina da UFPR, é hora de começar desde cedo a se preparar com os melhores.

Nós o projeto GAUSS, uma ONG que oferece, para jovens em situação de vulnerabilidade social e grande potencial, oportunidades de acesso à educação de qualidade por meio da concessão de bolsas de estudo, mentoria e apoio multidisciplinar.

Estamos no caminho certo para ser referência como a alavanca mais eficiente no acesso ao ensino superior de qualidade no Brasil! Isso porque, desde 2015, 85% dos nossos alunos são aprovados nas melhores instituições brasileiras graças aos vários benefícios que você também pode aproveitar:

  • Bolsa de estudos integral em uma das instituições parceiras e de qualidade do GAUSS (seja presencial ou EAD): Master Aracaju, Curso Positivo, Anglo, Cursinho CPV, Intergraus e o Pódion;
  • Acompanhamento individualizado escolar e pessoal por meio de mentorias;
  • Acompanhamento psicológico e pedagógico, dentro do nosso programa de suporte multidisciplinar;
  • Bolsa auxílio presencial para custeio das suas despesas com transporte e/ou alimentação e, na modalidade EAD, para custeio das suas despesas com internet;
  • Aulas de reforço em disciplinas que o candidato tenha mais dificuldade;
  • Acesso a plataforma de simulados e de redações.

Ou seja, com o GAUSS, você pode se dedicar totalmente aos estudos, sem se preocupar com qualquer contrapartida. As únicas coisas que exigimos “de volta” de você é comprometimento com os estudos e total transparência.

Aproveite para ficar sempre atento ao nosso ano letivo para entrar no nosso projeto – basta acompanhar o site oficial do Projeto GAUSS e as nossas redes; assim, você não perde nenhuma novidade. Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube! Se quiser tirar dúvidas, também marcamos presença no WhatsApp (para acessar cada um deles, é só conferir nosso site mesmo).