OS 5 MELHORES SITES DE BOLSAS DE ESTUDO
Possuir um diploma de graduação é, muitas vezes o primeiro passo para uma carreira de sucesso. Antes disso, no entanto, você terá que frequentar a faculdade – o que pode levar a altos custos gerais de mensalidade. A boa notícia é que é perfeitamente possível que pouco ou nada seja investido em gastos com educação graças às bolsas e, aqui, a gente vai te mostrar os principais sites de bolsas de estudo pra você pesquisar. 😉
Elas contribuem para o desenvolvimento da sociedade justamente por serem ferramentas que auxiliam na qualificação dos alunos. Principalmente quando consideramos que muitos deles não podem arcar com os custos de sua educação e outras despesas adjacentes, devido à sua condição socioeconômica.
Quando pensamos em escolas e faculdades particulares ou em cursos de pós-graduação, muitas pessoas não conseguiriam estudar sem bolsas, sejam elas integrais ou parciais. E estudantes de faculdades ou universidades públicas podem até não pagar mensalidades, mas muitos possuem gastos com alojamento, alimentação, transporte e outros materiais. Por isso, para não largarem os estudos, precisam de um financiamento desses custos, e a bolsa é que mantém esse sonho adiante.
BOLSAS DE ESTUDO x FINANCIAMENTO UNIVERSITÁRIO
Muita gente confunde as duas coisas.
Enquanto as bolsas de estudo são valores deduzidos de forma permanente da mensalidade (ou seja, o aluno não precisará devolver NADA à instituição), os financiamentos são uma espécie de empréstimo que você pega com o governo ou instituição financeira. Isso significa que você deverá devolver o valor futuramente; com sorte, sem taxas de juros e com um prazo interessante.
TIPOS DE BOLSAS DE ESTUDO
BOLSAS DE ESTUDO PARCIAIS x INTEGRAIS
Para bolsas destinadas à faculdade, é bem comum que o aluno receba o benefício por meio do abatimento parcial das mensalidades ou que paga 100% dos encargos educacionais, o que abrange o curso escolhido inteiro ou períodos específicos.
E tem mais: alguns programas ainda pagam um valor extra para o estudante, com a intenção de que ele possa se manter enquanto estuda. Essa ajuda de custo pode cobrir despesas como moradia, transporte, alimentação, materiais e livros usados no curso pretendido.
BOLSAS INSTITUCIONAIS x BOLSAS DO GOVERNO
Primeiro, tenhamos em mente que o investimento no aluno por meio da bolsa objetiva a ampliação do acesso ao ensino superior para, sobretudo, pessoas com renda limitada ou vulneráveis socioeconomicamente.
Grande parte das bolsas atualmente vem de recursos públicos, como:
- PROUNI – Programa Universidade Para Todos: se você não viveu em uma caverna na última década, com certeza pelo menos já ouviu falar na PROUNI. Ele disponibiliza tanto bolsas integrais quanto de 50% para alunos de baixa renda que estudam em instituições privadas;
- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES): aqui, as bolsas são destinadas para, entre várias coisas, intercâmbios e programas de mestrado e doutorado;
- Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico: bolsas com auxílio para pesquisa científica, em especial.
E, quando falamos em programas de bolsas de estudos do governo federal, saiba que os critérios são super bem elaborados a fim de que haja uma distribuição o mais justa possível da verba destinada.
No caso do PROUNI, os critérios são estes aqui:
- Renda familiar por pessoa de 1,5 salário mínimo (para bolsas integrais) a 3 (para parciais);
- O aluno pode ter estudado em escola pública ou particular, desde que como bolsista integral;
- Precisa ter atingido 450 pontos na última edição ENEM, sem zerar a redação;
- Tem que ser a primeira graduação.
BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
Esses tipos de bolsas de estudo são especificamente para alunos de faculdades e universidades que desejam entrar no campo da pesquisa científica dentro da instituição de ensino. E, para conseguir a sua, é necessário passar por um processo seletivo, em que você deverá apresentar um projeto sob orientação de um professor e ter bom desempenho nas disciplinas.
A bolsa de iniciação científica é oferecida por entidades vinculadas ao governo, como a Fundação CAPES e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Porém, instituições privadas também oferecem esses programas de bolsa de pesquisa.
Leia também: 10 Programas De Bolsas De Estudo Imperdíveis
OS 5 MELHORES SITES DE BOLSAS DE ESTUDO
1. EDUCA MAIS BRASIL
Provavelmente você já deve ter ouvido falar desse. O Educa Mais Brasil é bastante popular e famoso por oferecer bolsas de estudo de até 70% de desconto e por ter parcerias com mais de 30 mil instituições particulares por todo o Brasil, abrangendo universidades, faculdades, colégios e escolas técnicas.
Para conseguir as bolsas, antes de qualquer coisa, você precisa buscar o curso e instituição desejado no site, para que ele te informe, então, a modalidade dele, entre Ensino a Distância (EAD) e presencial.
Para se inscrever, basta preencher uma ficha de inscrição disponível no site, fazer a pré-matrícula e aguardar a avaliação feita pelo próprio Educa Mais Brasil. Se você for aprovado, poderá depois confirmar o interesse na bolsa pelo site ou pelos canais de atendimento.
Ah, e um detalhe bem legal é que a plataforma segue a política do reembolso – seu dinheiro é devolvido caso tenha algum problema com a instituição e não consiga realizar matrícula.
2. NEORA
O Neora promete bolsas com até 89% de desconto em mais de 500.000 cursos, sejam de graduação, pós-graduação, técnicos, de idiomas ou até cursos livres. O site também oferece testes vocacionais grátis e orientação profissional para quem saiu do Ensino Médio e ainda não sabe qual caminho seguir.
Depois de encontrar os cursos que deseja com o desconto, você precisa comprar o “Cupom Neora” para se tornar bolsista, que deve ser entregue na instituição na hora da matrícula ou no dia do vestibular. É assim que o aluno é identificado como bolsista Neora e ganha o direito do desconto da bolsa de estudo.
3. QUERO BOLSA
O Quero Bolsa dá descontos de até 75% em universidades de todo o Brasil e usa um sistema de busca que permite filtrar por cidade, universidade, nome do curso desejado e até por preço da mensalidade. Se quiser garantir uma bolsa, é preciso se cadastrar no site e efetuar o pagamento de uma pré-matrícula.
O programa também oferece testes vocacionais de forma gratuita, além de um sistema de pontos, em que você pode indicar amigos e resgatar pontos pelo pagamento de mensalidades.
4. PORTAL BOLSAS DE ESTUDO
Já o Portal Bolsas de Estudo bolsas oferece descontos de até 80% em diversas modalidades, englobando graduação, pós-graduação, especialização, idiomas e cursos livres.
Para receber a bolsa, é só você criar uma conta gratuita no portal, escolher o curso, pagar o boleto e imprimir um voucher de desconto para, depois, seguir as instruções da instituição de ensino.
5. EDUCAFRO
A Educafro tem a missão de promover a inclusão da população negra (em especial) e pobre (em geral), nas universidades públicas e particulares com bolsa de estudos (em graduação, pós-graduação e cursos preparatórios), através do serviço de seus voluntários nos núcleos de pré-vestibular comunitários e setores da sua Sede Nacional, na Sé, em São Paulo.
As bolsas são ofertadas em instituições parceiras da associação, tanto nacionais quanto internacionais. O desconto é de 100% e é válido até o fim do curso. Para ser apto para uma vaga é necessário ser um associado da Educafro: o primeiro passo é participar das reuniões às quintas-feiras, às 18h30, ou aos sábados, às 14h30, na Sede Nacional.
Leia também: 7 Opções De Bolsas Para Faculdades Particulares
GARANTA SUA BOLSA DE ESTUDOS E ESTUDE COM O PROJETO GAUSS
O GAUSS é uma ONG que investe em vidas e acredita em pessoas. Oferecemos bolsas de estudo, mentoria e apoio multidisciplinar para alunos que também acreditam na educação como ferramenta de transformação e que, por muitos motivos, não tiveram oportunidades.
Estamos no caminho certo para ser referência como a alavanca mais eficiente no acesso ao ensino superior de qualidade no Brasil! Isso porque, desde 2015, 85% dos nossos alunos são aprovados nas melhores instituições brasileiras graças aos vários benefícios que você também pode aproveitar:
- Bolsa de estudos integral em uma das instituições parceiras e de qualidade do GAUSS (seja presencial ou EAD): Master Aracaju, Anglo/SP, Cursinho CPV/SP, Intergraus/SP, Pódion/DF e Curso Positivo/PR;
- Acompanhamento individualizado escolar e pessoal por meio de mentorias;
- Acompanhamento psicológico e pedagógico, dentro do nosso programa de suporte multidisciplinar;
- Bolsa auxílio presencial para custeio das suas despesas com transporte e/ou alimentação e, na modalidade EAD, para custeio das suas despesas com internet;
- Aulas de reforço em disciplinas que o candidato tenha mais dificuldade;
- Acesso a plataforma de simulados e de redações.
Para estudantes que estão entrando no oitavo ano do ensino fundamental e gostariam de cursar um ensino médio de qualidade, seja uma ETEC ou bolsa de estudo em escolas particulares, os benefícios são:
- Bolsa de estudos nos cursos de português e matemática do Curso Kumon (no 8º ano do Ensino Fundamental)
- Mentoria com pelo menos dois voluntários experientes
- Auxílio financeiro
- Apoios pedagógico e psicológico profissional
- Aulas de reforço escolar
No segundo ano de apoio, quando você estiver no 9° ano do EF, receberá:
- Bolsa de estudos em cursinho preparatório para o Vestibulinho
- Mentoria com pelo menos dois voluntários experientes
- Auxílio financeiro
- Apoio psicológico profissional
- Aulas de reforço escolar
- Pagamento da taxa de inscrição em provas de Vestibulinho
Durante todo o ensino médio:
- Mentoria com pelo menos dois voluntários experientes
- Inglês
- Auxílio financeiro
- Apoio psicológico profissional
- Aulas de reforço escolar
- Pagamento da taxa de inscrição em provas de Vestibular
Com o GAUSS, você pode se dedicar totalmente aos estudos, sem se preocupar com qualquer contrapartida. As únicas coisas que exigimos “de volta” de você é comprometimento com os estudos e total transparência conosco:
- Informar notas da escola e Kumon para os mentores em até três dias úteis após a divulgação oficial
- Para alunos do cursinho no 9° ano: frequência mínima 80% nas aulas e 100% nos simulados, salvo justificativa prévia, claro, pois também sabemos que imprevistos acontecem 🙂
- Comparecer às mentorias (virtuais ou presenciais)
Para se inscrever nos próximos processos seletivos do GAUSS, é só ficar de olho no nosso site oficial e acompanhe nossas redes sociais: estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube e no WhatsApp, para dúvidas.