AS MELHORES FACULDADES DE MEDICINA PRA VOCÊ ESCOLHER HOJE

Se você tem curiosidade em saber quais são as melhores faculdades de Medicina no Brasil e no mundo, você veio ao lugar certo. Essa também é a dúvida de muitos estudantes que se preparam para seguir uma das profissões mais renomadas, importantes e complexas que existem.

Não à toa, Medicina continua sendo um dos mais concorridos cursos no ENEM e em outros processos seletivos, fazendo com que a preparação nos estudos seja extremamente importante.

Essa concorrência se dá por várias razões: rende uma carreira com alta empregabilidade, traz prestígio, paga bem (a média salarial é superior a R$ 15 mil, pra se ter ideia) e é uma realização pessoal pra muita gente. O mercado de trabalho para médicos é bem amplo, com muitas oportunidades para profissionais de várias especialidades. 

Inclusive, se você quiser saber tudo sobre bolsas de estudos para Medicina, não deixe de clicar nesse trecho linkável aí e ler nosso artigo a respeito. Agora, vamos falar sobre os rankings das melhores faculdades de Medicina!

OS CRITÉRIOS DE ESCOLHA DA “MELHOR FACULDADE”

Quando você vai prestar vestibular, sua decisão sobre qual faculdade irá ingressar é baseada em critérios como localização (caso faça o curso presencial), valor da mensalidade, inovação, credibilidade, estrutura, entre outros, certo?

Mas, quando você já está dentro de uma intuição, o que mais vai contar é seu ranqueamento em relação às outras, reconhecimento nacional e internacional, políticas e diretrizes que  estimulam inovações científicas e de pesquisa, corpo docente, etc.

Leia também: Qual faculdade escolher? 10 dicas definitivas

Então, se o seu sonho é cuidar de pessoas e salvar vidas, e você quer ingressar na faculdade que irá te proporcionar a melhor qualidade possível de aprendizado, a gente te ajuda nessa!

A seguir, separamos alguns rankings de avaliações sobre as melhores faculdade de Medicina do Brasil, que são o ENADE (exame do Ministério da Educação avalia a qualidade dos cursos universitários) e o Ranking Universitário Folha.

AS 10 MELHORES FACULDADES DE MEDICINA SEGUNDO O ENADE

1. UFV – Universidade Federal de Viçosa
2. FAMERP – Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto 
3. UECE – Universidade Estadual do Ceará
4. UEM – Universidade Estadual de Maringá
5. UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro 
6. PUC-RS – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul 
7. FCMSCSP – Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo 
8. Unicamp – Universidade Estadual de Campinas 
9. UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora
10 . PUC-PR – Pontifícia Universidade Católica do Paraná 


AS 10 MELHORES FACULDADES DE MEDICINA SEGUNDO O RANKING UNIVERSITÁRIO FOLHA (RUF)

Em 2012, a Folha de São Paulo criou o RUF a fim de mensurar quais as melhores faculdades de medicina do país. A classificação abrange todas instituições de ensino em cada um dos 40 cursos com mais ingressantes no Brasil.

Apresentado no Fórum do Observatório de Rankings da Unesco, em 2013, desde então o RUF divulga essa lista. Eis os seus indicadores:

Pesquisa – 42 pontos

  • Total de publicações científicas – 7 pontos
  • Total de citações – 7 pontos
  • Citações/publicação – 5 pontos
  • Publicações/docente – 7 pontos
  • Citações/docente – 7 pontos
  • Publicações na base “SciELo” – 3 pontos
  • Captação de recursos – 4 pontos
  • Bolsistas produtividade CNPq/docentes – 2 pontos

Ensino – 32 pontos

  • % docentes com mestrado e doutorado – 4 pontos
  • % docentes com dedicação integral e parcial – 4 pontos
  • Nota no Enade – 2 pontos
  • Pesquisa Datafolha – 22 pontos

Mercado – 18 pontos

  • Considera a opinião de milhares de profissionais de RH consultados pelo Datafolha sobre preferências de contratação no ano em que é feito o levantamento.

Internacionalização – 8 pontos

  • Citações internacionais/docente – 2 pontos
  • Artigos em colaboração internacional/total de artigos – 2 pontos

Inovação – 4 pontos

  • Número de patentes depositadas – 4 pontos

Em sua mais recente lista, de 2019, a RUF ranqueou as seguintes faculdades como as melhores para se cursar Medicina:

1. USP – Universidade de São Paulo
2. Unicamp – Universidade Estadual de Campinas
3. UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais
4. UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo
5. UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul
6. UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro
7. UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro
8. UNESP – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
9. UFPE – Universidade Federal de Pernambuco
10. UFF – Universidade Federal Fluminense

AS 10 MELHORES FACULDADES PARTICULARES DE MEDICINA 2019 (também segundo o RUF)

1. PUCRS – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
2. FCMSCSP – Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa São Paulo
3. SLMANDIC – Faculdade São Leopoldo Mandic
4. EBMSP – Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
5. UNIFOR CE– Universidade de Fortaleza
6. PUCSP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
7. PUCPR – Pontifícia Universidade Católica do Paraná
8. CESUPA – Centro Universitário do Estado do Pará
9. Santa Casa ES – Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória
10. UNP – Universidade Potiguar

E AS MELHORES FACULDADES DE MEDICINA DO MUNDO?

Sonhar alto é sempre bom. E estudar fora do país traz várias vantagens profissionais e pessoais, como desenvolver sua própria autonomia por passar vários anos longe do seu local de origem, oportunidade de aprender com professores renomados (alguns, inclusive, ganhadores de prêmios Nobel) e, claro, o enriquecimento cultural que inevitavelmente acontece quando entramos em contato com pessoas de diferentes tradições e nacionalidades.

Pensando nisso, trouxemos também uma lista que elenca as melhores faculdades de Medicina do mundo em 2021, elaborada pela respeitada instituição de pesquisa britânica Quacquarelli Symonds

Os critérios que ela usa para chegar aos resultados são:

  • Reputação acadêmica
  • Reputação entre empregados
  • Proporção de professores por estudante
  • Citações em trabalhos acadêmicos
  • Número de estudantes e docentes internacionais

Então, vamos ao ranking:

  1. Harvard Universit

Só de escrever esse nome a mão até treme.

Para ingressar no curso de medicina em Harvard é preciso realizar dois testes de conhecimentos gerais, apresentar o certificado de proficiência na língua inglesa, escrever uma redação sobre si, enviar cartas de recomendação e passar por entrevistas. O histórico escolar, claro, também é considerado nesse processo seletivo.

  1. University of Oxford

Se você tem preferência pelas terras inglesas, existe a conceituadíssima universidade de Oxford. Mas, se ela ainda for um sonho distante diante da sua realidade, uma alternativa válida é concluir seu curso de Medicina no Brasil e revalidar o diploma na Inglaterra.

  1. Stanford University

Ela é conhecida por empresas como o Google, o eBay, o Instagram, a Nike e a Netflix terem saído de lá, mas sua escola dedicada à Medicina é referência global na formação de profissionais de qualidade.

  1. University of Cambridge

Outra instituição de grande renome, possui entre as principais áreas de interesse médico as pesquisas sobre câncer, medicina cardiorrespiratória, imunidade e infecções.

  1. Johns Hopkins University

Mais uma americana na lista e que também possui grande foco das atuações em pesquisas, a Johns Hopkins alcançou um nome de referência mundial. No campo da medicina, a universidade se destaca pelos estudos voltados para engenharia genética.

MAS, INDEPENDENTEMENTE DA MELHOR FACULDADE DE MEDICINA,
O SUCESSO ESTÁ DENTRO DE VOCÊ

É claro que é fabuloso poder estudar em uma das instituições mais renomadas da atualidade, no entanto, sempre é importante lembrar que isso não é tudo: quem irá construir a sua carreira como médico será você.

E, muito mais que um bom diploma, ela vai exigir bastante disciplina, organização, tempo, dedicação e, claro, amor. E tudo isso vem de você, e não da sala de aula, concorda? 

PASSE NA MELHOR FACULDADE DE MEDICINA POSSÍVEL ESTUDANDO COM A GENTE, O PROJETO GAUSS

Quer realizar o seu sonho de cursar Medicina estudando com os melhores parceiros dos cursinhos nacionais e até ganhar uma bolsa?

Então bem-vindo(a) ao GAUSS, uma ONG que oferece, para jovens em situação de vulnerabilidade social e grande potencial, oportunidades de acesso à educação de qualidade por meio da concessão de bolsas de estudo, mentoria e apoio multidisciplinar. 

Queremos ser referência como a alavanca mais eficiente no acesso ao ensino superior de qualidade no Brasil, e esse sonho está cada vez mais perto da realidade. Afinal, desde 2015, 85% dos nossos alunos são aprovados nas melhores instituições brasileiras graças aos vários benefícios que você também pode aproveitar:

  • Bolsa de estudos integral em uma das instituições parceiras e de qualidade do GAUSS (seja presencial ou EAD): Master Aracaju, Pódion, Curso Positivo, Anglo, Cursinho CPV e Intergraus
  • Acompanhamento individualizado escolar e pessoal por meio de mentorias;
  • Acompanhamento psicológico e pedagógico, dentro do nosso programa de suporte multidisciplinar;
  • Bolsa auxílio presencial para custeio das suas despesas com transporte e/ou alimentação e, na modalidade EAD, para custeio das suas despesas com internet;
  • Aulas de reforço em Redação, Matemática, Física e outras disciplinas que o candidato tenha mais dificuldade;
  • Acesso à plataforma de simulados TriEduc e de redações Redação Nota 1000.

Dessa forma, você pode se dedicar totalmente aos estudos, sem se preocupar com qualquer contrapartida para o GAUSS, só mesmo muito comprometimento com os estudos e total transparência conosco.

 

Para participar do próximo ano letivo do nosso projeto, fique de olho no site oficial do Projeto GAUSS e acompanhe nossas redes sociais: estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube. Se quiser tirar dúvidas, também estamos no WhatsApp. Para acessar cada um deles, é só conferir nosso site.  😉